Por Carolina Medeiros

CAMISETA NOVEMBRO AZUL

O mês de novembro já chegou ao fim, mas a tradicional campanha dessa época do ano deve ser lembrada ao longo do ano todo. “Novembro Azul” é uma campanha dirigida aos homens para conscientização sobre doenças masculinas, com ênfase na prevenção e diagnóstico precoce do câncer de próstata. Segundo dados do Instituto do Câncer de São Paulo (INCa), em 2014 foram diagnosticados 68.800 novos casos da doença, e em 2013 a doença levou 13.772 homens a óbito.

Na tentativa de descrever as características sociais e clínicas de um determinado grupo de pacientes diagnosticados com câncer de próstata, o artigo “Caracterização social e clínica dos homens com câncer de próstata atendidos em um hospital universitário”, publicado pela “Revista Mineira de Enfermagem” (vol. 19.2), entrevistou 20.620 pacientes atendidos em um hospital universitário em Ribeirão Preto,no interior de São Paulo.

O estudo, definido como descritivo e retrospectivo, realizado entre 2011 e 2013, apontou que dos 1.641 não tinham o diagnóstico principal de neoplasia prostática, apresentavam idade média de 73 anos, predominantemente casados, com a cor da pele branca, ensino fundamental completo e aposentados. Outro dado identificado pela pesquisa é que os principais tratamentos realizados com os pacientes entrevistados pelos pesquisadores foram a prostatectomia, ressecção transureteral, hormonioterapia, linfadenectomia, orquidectomia e quimioterapia.

Para os responsáveis pela pesquisa, esse perfil aponta para a necessidade de se realizar estudos mais aprofundados, que permitam analisar de maneira qualitativa e quantitativa dificuldades e necessidades dos pacientes diagnosticados com câncer. E tais estudos devem permitir o conhecimento da realidade dos serviços direcionados a esses homens, e assim, apontar a eficiência do que já vem sendo feito, e o que ainda pode e deve melhorar, e assim, melhorar os índices de diagnóstico e morte.

O câncer de próstata

A próstata é uma glândula que só o homem possui e que se localiza na parte baixa do abdômen. Ela é um órgão muito pequeno, tem a forma de maçã e se situa logo abaixo da bexiga e à frente do reto. A próstata envolve a porção inicial da uretra, tubo pelo qual a urina armazenada na bexiga é eliminada. A próstata produz parte do sêmen, líquido espesso que contém os espermatozóides, liberado durante o ato sexual.

No Brasil, o câncer de próstata é o segundo mais comum entre os homens (atrás apenas do câncer de pele não-melanoma). Em valores absolutos, é o sexto tipo mais comum no mundo e o mais prevalente em homens, representando cerca de 10% do total de cânceres. Sua taxa de incidência é cerca de seis vezes maior nos países desenvolvidos em comparação aos países em desenvolvimento.

Mais do que qualquer outro tipo, é considerado um câncer da terceira idade, já que cerca de três quartos dos casos no mundo ocorrem a partir dos 65 anos. O aumento observado nas taxas de incidência no Brasil pode ser parcialmente justificado pela evolução dos métodos diagnósticos (exames), pela melhoria na qualidade dos sistemas de informação do país e pelo aumento na expectativa de vida.