29 – Os carros solares e sua inovação em relação aos veículos elétricos

O texto de hoje é para falar de algo que vem sido desenvolvido a partir dos veículos elétricos. Nada mais e nada menos do que os carros solares.

Vocês se lembram do texto anterior em que comento sobre a origem da energia elétrica ser de fonte não-renovável (combustíveis fosseis), na qual pode ser utilizada para abastecer os carros elétricos?

Pois bem, existe uma alternativa destes carros elétricos dependerem de fontes renováveis. Tais carros são os carros solares, ou carros movidos pela energia solar.

Os carros elétricos movidos a energia solar

Recentemente, a empresa holandesa Lightyear lançou o seu protótipo de carro solar, capaz de percorrer até 725 km (450 milhas). Sua bateria pode ser carregada através da energia solar, ou em postos de carregamento convencionais [1].

Porém, este não é o primeiro modelo de carro solar a ser desenvolvido. A empresa alemã Sono Motors lançou o seu protótipo de carro solar em 2018 denominado Sion. Este carro tem um alcance de 250 km (155 milhas), que é menor que o carro da empresa da Holanda [2].

Ressaltando que o uso de carros solares já foi incentivado através de pequenos torneios nos EUA, consistindo em corrida de protótipos de carros movidos a energia solar. Exemplos são o American Solar Challenge (ASC) e o South American Solar Challenge [3].

Desta forma, nos próximos anos, teremos estes carros sendo produzidos a larga escala. Tal previsão é após o final de 2019[4].

Aspectos dos carros solares

Uma das vantagens dos carros solares, conforme citado no começo deste texto, é a origem desta fonte. O sol é uma fonte renovável e não emite poluentes para geração de energia elétrica, diferentemente das fontes de origem fóssil.

Inclusive, caso vocês se lembrem do texto anterior, ele falava justamente dos carros elétricos “poluírem” mais por conta da rede elétrica ser de origem fóssil. Logo, este carro é uma boa opção para a redução da dependência destas fontes de energia não-renováveis.

Outro ponto é que este carro depende de uma fonte sazonal. Ou seja, de uma fonte que depende do tempo para estar disponível. No caso do carro, ele depende do sol que só aparece em um determinado período de tempo. Logo, este carro dependera também de baterias elétricas que podem ser carregadas utilizando energia solar. Ou depender de outras fontes de energia para sua recarga, como as convencionais.

Há também o impacto ambiental gerado pelos componentes deste carro solar. Tal impacto, dependendo do estudo a se fazer, pode ser comparado com o carro elétrico comum. Sempre é bom lembrar que nenhuma fonte de energia é 100% limpa, conforme é visto no texto 5.

Para o futuro

O futuro parece muito promissor para este novo carro. Recomendo que você possa estudar maneiras de estudar a viabilidade deste carro solar. Como por exemplo, estudos de dimensionamento deste carro, cujas diretrizes podem ser inspiradas na nossa serie de dimensionamento de sistemas energéticos.

Referências

[1] Lightyear lança carro movido a energia solar, Ambiente Energia, disponível em: <https://www.ambienteenergia.com.br/index.php/2019/07/lightyear-lanca-carro-movido-energia-solar/36448?utm_campaign=UA-10095781-1&utm_medium=twitter&utm_source=twitter>, acesso em: 18 jul. 2019.

[2] FAGUNDES, Dyogo, Sono Motors Sion: conheça o carro elétrico solar que roda até 250 km, Motor 1, disponível em: <https://motor1.uol.com.br/news/261835/sono-motors-sion-carro-eletrico-solar/>, acesso em: 19 jul. 2019.

[3] HAYOATTA, Carros movidos a energia solar são uma realidade, HAYOS Engenharia, disponível em: <http://www.hayos.com.br/carros-movidos-a-energia-solar/>, acesso em: 18 jul. 2019.

[4] Solar powered cars will be mass produced by the end of 2019, 1 Solar Solution, disponível em: <http://1solarsolution.com/solar-cars-2019-europe/>, acesso em: 18 jul. 2019.

Créditos do icone da capa:

Icons made by Flat Icons from www.flaticon.com is licensed by CC 3.0 BY

Rafael Henrique

Sou graduado em Engenharia de Energia pela PUC Minas. Recentemente, concluí o mestrado em Planejamento de Sistemas Energéticos pela UNICAMP. Decidi dar inicio a este blog, com o intuito de abrir o espaço de divulgação científica relacionado a energia e seus temas relacionados.

Você pode gostar...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Skip to content