No segundo post da série sobre pandemia, coronavírus e doenças, vamos falar um pouco sobre a história dos isolamentos e da quarentena. Bora lá?

Isolamentos e quarentenas como estratégias de controle de doenças

Uma das práticas que têm sido usadas historicamente para combater ou impedir o alastramento de doenças, é o isolamento. Temos debatido isso e buscado colocar em prática a partir do surgimento do Coronavírus (COVID-19). Esta, no entanto, é uma prática de saúde anterior à compreensão de saúde pública contemporânea, mas que foi incorporada como prática em tempos de alastramento de doenças. O isolamento de doentes não é, portanto, atual. Por exemplo, desde textos bíblicos, são comuns os relatos dos leprosários, em que as pessoas eram afastadas por tempos indefinidos das cidades e/ou da região em que moravam. Já a quarentena, como compreendemos até os dias de hoje, remonta a uma prática do Século XIV, inicialmente no porto de Ragusa (hoje Croácia) determinou oficialmente que haveria um tempo de trentina – 30 dias entre o tempo em que as embarcações chegavam ao porto, e poderiam desembarcar. Posteriormente, este tempo depois passou para 40 dias, sendo nomeado de quaranta para viajantes terrestres, que estivessem vindo de regiões em que a peste era endêmica. Dessa forma, em 1377 temos como marco a primeira quarentena oficial, visando proteger juridicamente tanto o comércio, quanto a  saúde da região. Veneza, no ano de 1423, estabelece uma estação de quarentena em uma ilha próxima à sua costa, tornando-se um modelo. Portanto, a quarentena é compreendida como um isolamento físico temporário de pessoas (ou outros seres vivos) que possam estar infectadas com alguma doença contagiosa. Temporário exatamente por conhecermos o tempo em que a doença pode se manifestar.

Para saber mais

CYNAMON, Szachna Eliasz (1990) Saúde Pública, qualidade de vida. Cadernos de Saúde Pública, 6(3), 243-246 https://doi.org/10.1590/S0102-311X1990000300001. FOUCAULT, Michel (2002) Em defesa da Sociedade São Paulo: Martins Fontes. ___ (2008) Segurança, Território e População São Paulo: Martins Fontes. GENSINI, Gian Franco; YACOUB, Magdi H; CONTI, Andrea A (2004) The concept of quarantine in history: from plague to SARS Journal of Infection, 49(4), 257-261. https://doi.org/10.1016/j.jinf.2004.03.002 SOUZA, Luis Eugenio Portela Fernandes (2014) Saúde Pública ou Saúde Coletiva? Revista Espaço para a Saúde, 15(4), 07-21.

Documentos e instâncias oficiais

BRASIL Ministério da Saúde (2020a) O que é Corona Vírus  BRASIL Ministério da Saúde (2020b) Plano de Contingência Nacional para Infecção Humana pelo novo Coronavírus (COVID-19)

Aqui neste blog

Série: Coronavírus Primeiro texto da série: Para que precisamos de estudos sobre controle de doenças?

Os argumentos expressos nos posts deste especial são dos pesquisadores, produzidos a partir de seus campos de pesquisa científica e atuação profissional e foi revisado por pares da mesma área técnica-científica da Unicamp. Não, necessariamente, representam a visão da Unicamp. Essas opiniões não substituem conselhos médicos.