Qual o papel da Geografia no ensino de Geociências?

Em um post anterior,  já definimos as Geociências,como sendo uma área que estuda o sistema Terra e suas relações, eque envolve disciplinas como Geologia, Geografia, Biologia, Química e Física. Excetuando a Geologia, todas as demas constituem disciplinas escolares no sistema educacional brasileiro. Isso exige um conhecimento de Geologia dos professores dessas disciplinas, obtido durante a graduação, na formação inicial de professores.

O ensino de Geociências é sinônimo de ensino de Geologia? Qual o papel da Geografia no ensino de Geociências? A partir de uma visão mais ampla, englobando outras áreas do conhecimento, podemos fazer uma reflexão mais aprofundada sobre o papel da Geografia no ensino de Geociências.

Para começar, vamos tentar identificar a presença dos conteúdos de Geociências na educação básica. O professor Paulo César Soares, no 48º Congresso Brasileiro de Geologia, fez uma brilhante palestra sobre a ausência das ciências da Terra nas diretrizes curriculares do ensino médio no Brasil. Assista aqui a palestra.

Embora não exista a disciplina de Geociências na escola básica brasileira, grande parte dos seus conteúdos é trabalhada pelos professores de Geografia e Biologia, sendo uma menor parte  abordada nas disciplinas de Química, Física e Matemática. Isso nos aponta uma necessidade de formação continuada de professores na área de Geociências.

Quais são os conteúdos da Geografia que fazem parte das Geociências? Seria apenas a geografia física? O trabalho de Adalberto Scortegagna (2009) aponta que os conteúdos de geologia estão presentes no curso de licenciatura em Geografia nas disciplinas de Cartografia geral, Geomorfologia, Geografia dos Solos, Biogeografia, Climatologia ,Hidrogeografia, Espaço Geográfico Brasileiro, Espaço Geográfico Mundial, Espaço Geográfico Paranaense. Isso nos indica que tais conteúdos de Geociências extrapolam a dicotomia entre geografia física e humana, colocando o papel da Geografia como sendo o de integrar os aspectos físicos e humanos que envolvem o sistema Terra.

Tal discussão nos coloca no meio do conflito entre as disciplinas por maior reconhecimento ou competência para ministrar um determinado conhecimento na sociedade. Vamos imaginar a criação da disciplina de Geociências na educação básica. Quem seriam os professores? Quais seriam os conteúdos que deixariam de ser lecionados pelos geógrafos, biólogos, químicos e físicos? Tais disciplinas teriam a carga horária reduzida, ou iríamos aumentá-la? Essas questões remetem a uma discussão mais aprofundada sobre o tema e, principalmente, uma reflexão conjunta dos profissionais dessa grande área denominada Geociências. Convido a todos a assistir ao trecho da entrevista que fizemos com o Prof. Oscar Negrão, em que ele aborda essa questão do Ensino de Geociências na educação básica.

As Políticas curriculares e o Ensino de Geografia

A discussão sobre o currículo da Geografia esteve presente durante o 5º EREG – Encontro Regional de Ensino de Geografia, ocorrido no Instituto de Geociências da Unicamp, entre os dias 20 e 22 de outubro de 2016. O Prof. Rafael Straforini, organizador do evento nos contou um pouco da história do EREG nessa entrevista.

O debate sobre um currículo comum para todo o território nacional, denominado Base Nacional Comum Curricular (BNCC) está envolvendo pesquisadores de várias universidades. Durante o encontro foi possível conhecer as posições de quem contribuiu para sua construção e de pesquisadores críticos a essa proposta de currículo comum. Em breve será disponibilizado a íntegra das palestras proferidas, entre elas, a da professora Gisele Girardi da UFES, a da professora Valéria de Oliveira Roque Ascenção da UFMG e a da professora Ana Angelita Costa Neves da Rocha da UFRJ que abordaram o tema da BNCC e o ensino de Geografia.

A reforma do ensino médio, escolas ocupadas e o ensino de geociências: o que está acontecendo?

No próximo post irei trazer mais informações sobre a reforma do ensino médio e suas repercussões na sociedade brasileira e os impactos para o ensino de Geociências, bem como o caso das ocupações em diversas escolas e universidades em nosso País.

Referências

SCORTEGAGNA, Adalberto. Contribuições dos conteúdos de Geologia para a Licenciatura em Geografia. 2009. 220 p. Tese (doutorado) – Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Geociências, Campinas, SP. Disponível em: <http://libdigi.unicamp.br/document/?code=000477248>. Acesso em: 18 nov. 2016.

Texto revisado por Elaine Canisela Ferreira (garimpodasletras@gmail.com).

”Qual o papel da Geografia no ensino de Geociências?” by EnsinoGeo is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International

creativecommons
Sobre claudiomarinho 11 Artigos
Professor de Geografia, mestre em Educação e doutorando em Ensino de Geociências. Desenvolve pesquisa em educação a distância envolvendo produção de conteúdos educacionais e formação de professores em ambiente virtual de aprendizagem.

Seu e-mail não será publicado.