A Cirurgia do Ligamento Cruzado Anterior

A ruptura do Ligamento Cruzado Anterior (LCA) é uma das lesões mais comuns do joelho, principalmente por causa do aumento da prática de atividades esportivas que envolvem movimentos de dribles e saltos, tais como o futebol, o voleibol, artes marciais e skate. Particularmente no mês de Julho, muitos brasileiros se dão mal nas estações de esqui sul-americanas.  O joelho é uma articulação que depende dos ligamentos para ficar estável, já que não tem uma boa congruência óssea (figura 1). Em consequência, a falta de um ligamento pode provocar sintomas de instabilidade, com torções repetidas que lesionam progressivamente os meniscos e a cartilagem, geralmente progredindo para artrose, a principal causa de dor crônica articular em adultos.

 

Figura 1: Esquema do joelho, mostrando os quatro principais ligamentos responsáveis pela estabilidade da articulação. Por fora, os COLATERAIS, um de cada lado, conhecidos pelas siglas LCM (ligamento colateral medial) e LCL (ligamento colateral lateral). Por dentro, os CRUZADOS, o LCA (ligamento cruzado anterior) na frente e o LCP (ligamento cruzado posterior) atrás dele.

 

Como saber se você rompeu o LCA?

 

O diagnóstico é feito sempre por um médico ortopedista, mas dá para você já ter uma ideia pelo jeito que se machucou (mecanismo de trauma) e pelos sintomas. A maneira mais comum para lesar o LCA é através da torção do joelho. Muitas vezes, a pessoa escuta um forte estalo no joelho e a dor é imediata e muito intensa, fazendo com que o paciente caia no chão e não consiga mais prosseguir com a atividade que estava fazendo. É difícil até para andar.

Então, se você torceu mas conseguiu continuar jogando, é menos provável que tenha rompido o LCA.

Outro sintoma é o inchaço, que geralmente aparece nas primeiras horas depois da torção. Algumas pessoas referem falseio no joelho ao tentar andar, ou seja, sentem que o joelho está “solto”, parece que ao pisar ele vai sair do lugar.

Se você torceu o joelho e está com dor, procure um médico. Com essa história, o ortopedista vai examinar seu joelho em busca de sinais da lesão, que são muito claros para o profissional. Em geral, são pedidos dois exames complementares: a radiografia, para avaliar a parte óssea; a ressonância magnética, para avaliar o ligamento, os meniscos e a cartilagem.

 

Toda lesão do LCA precisa ser tratada com cirurgia?

 

Não. Nas primeiras duas semanas após a lesão, precisa ser feito um tratamento de fisioterapia para tratar a inflamação causada pela lesão. Não é recomendado fazer a cirurgia neste período por causa do risco de rigidez articular causada pela inflamação.

Após as primeiras duas semanas, a primeira pergunta é: você quer continuar a praticar esportes com dribles e saltos? Se a resposta for sim, o mais prudente é fazer a cirurgia de reconstrução do LCA.

Se a resposta for não, a segunda pergunta é se existem lesões associadas, como menisco, outros ligamentos ou fraturas. Se sim, pode ser necessária a cirurgia.

Se novamente a resposta for não, então é recomendado iniciar um programa de fisioterapia específico, que dura de 3 a 6 meses. Durante e após esse período, o paciente é monitorado para saber se está tendo falseios. Se estiver bem, não precisa da cirurgia.

 

Como é feita a cirurgia?

 

Existem muitas maneiras de operar, mas a mais comum é a realização da cirurgia com vídeo artroscopia, sem necessidade de abrir a articulação. É preciso retirar um tendão da parte posterior do joelho, que faz pouca falta para o organismo em comparação com o LCA. Este tendão irá ser transplantado para dentro do joelho e o corpo irá transformá-lo em um novo ligamento, um processo chamado “ligamentização do enxerto”. Isto demora cerca de 1 ano. O enxerto precisa ficar preso no osso com parafusos, até que ele grude definitivamente, um processo chamado “integração do enxerto”, que dura em geral 3 meses. Como esses parafusos são feitos de materiais biocompatíveis, eles podem ficar a vida toda e não precisam ser retirados. Entender esses processos biológicos é importante para entender as decisões tomadas durante a reabilitação pós-cirúrgica.

À seguir, um vídeo demonstra o passo-a-passo da cirurgia, da maneira como fazemos com maior frequência no Hospital de Clínicas da UNICAMP:

<iframe width=”854″ height=”480″ src=”https://www.youtube.com/embed/2qPQ9J4GCPY?ecver=1″ frameborder=”0″ allowfullscreen></iframe>

E depois, como é a recuperação?

Em geral, a alta hospitalar ocorre no dia seguinte da cirurgia.

O paciente pode movimentar o joelho e pode inclusive pisar no chão, a menos que tenha havido algum outro procedimento associado durante a cirurgia, como por exemplo uma sutura do menisco. A reabilitação descrita aqui é para a cirurgia da lesão isolada do LCA. É importante sempre seguir a reabilitação individualmente prescrita para cada paciente pelo cirurgião.

Nas primeiras semanas, o principal objetivo é combater o inchaço e “acordar o quadríceps”. O quadríceps é o músculo da coxa que estica a perna (faz a extensão do joelho). A tendência natural de todo mamífero é manter o joelho dobrado, como mecanismo de proteção. Isso diminui a dor e evita a pisada. Só que o ser humano é um animal bípede e precisa muito da extensão completa do joelho para andar. Por isso, mesmo com dor, é preciso lutar contra essa tendência de dobrar o joelho e mantê-lo a maior parte do tempo completamente esticado.

Durante seis semanas, o joelho costuma doer e ficar inchado, então nessa fase é difícil fazer atividades como dirigir, andar, subir escadas. Depois da sexta semana, o joelho já está bem melhor e dá para começar o fortalecimento.

Após o fortalecimento, virão exercícios de equilíbrio e coordenação motora (exercícios de propriocepção), depois exercícios de movimentos explosivos (pliométricos) e depois o treinamento funcional dos gestos esportivos.

Antes de ter alta e retornar ao esporte, existe uma avaliação específica, feita pelo fisioterapeuta, que servirá de subsídio para a decisão final, que é do ortopedista que fez a cirurgia.

 

Saiba mais em www.joelhounicamp.com.br

 

Alessandro Zorzi

Médico ortopedista e pesquisador na UNICAMP e no Hospital Albert Einstein, com mestrado e doutorado em ciências da cirurgia pela UNICAMP e especialização em pesquisa clínica pela Harvard Medical School.

522 thoughts on “A Cirurgia do Ligamento Cruzado Anterior

  • 18 de julho de 2017 em 07:31
    Permalink

    Antes de fazer a cirurgia do LCA, achava que o maior problema estava em reconstruir o ligamento. Após a cirurgia percebi que o problema não era recuperar o joelho mas sim a musculatura, atrofia mesmo e para recuperar sao meses puxandopeso…

    Resposta
    • 18 de julho de 2017 em 16:48
      Permalink

      Importante comentário Douglas! A cirurgia em si é só o primeiro passo de um longo caminho de reabilitação, que depende muito da força de vontade e disciplina do paciente, além da assistência de um bom fisioterapeuta.

      Resposta
      • 17 de janeiro de 2019 em 09:26
        Permalink

        Ola doutor . Hoje descobri que o ligamento cruzado esta quebrado e vou ter que operar , feito os exames estou em duvida em questao ao tempo parado no servico uma vez que moro no japao e aqui se trabalha em pé por varias horas por dia .
        Dito isso , o medico disse que pelo menos 6 meses de recuperacao , entre pos op e fisio , minha duvida seria a respeito desse tempo . Por favor

        Resposta
        • 16 de fevereiro de 2021 em 12:15
          Permalink

          Olá Doutor, fiz uma menisectomia e setura meniscal ha 4 dias, ainda não consigo fazer extensão total do joelho. É normal?

          Resposta
          • 22 de fevereiro de 2021 em 15:16
            Permalink

            Epa, epa, epa! Isso preocupa Hugo. Deveria ser capaz de fazer extensão sim. Precisa ver isso logo. Converse com seu cirurgião.

          • 14 de março de 2021 em 14:36
            Permalink

            Olá doutor , tudo bem .
            Então, estou muito preocupado nem estou dormindo bem , devido a esse parafuso está apontando pra fora a cirurgia de LCAfoi feita em 2016 isso vem aumentando de 2019 até hoje sinto dores fracas , já senti dores muito forte mas quando esforcei muito trabalho caminhando muito e com peso .O que pode está acontecendo com esse parafuso se toco o joelho sinto dor a pele e sensível estou muito frustado ?

          • 26 de abril de 2021 em 20:02
            Permalink

            Te que tirar Washington, não pode ficar parafuso saliente. Pode ter ficado desde a cirurgia, mas ele pode sim ter migrado com o tempo. Isso as vezes acontece.

        • 24 de abril de 2021 em 09:56
          Permalink

          Olá dr.. fiz uma cirurgia de lca e sutura menisco medial .. estou focado fiz 40 sessões de fisio e logo após já entrei no fortalecimento .. 3 vezes por semana.. faz 4 meses que estou no fortalecimento .. e entramos na parte dos teste do joelho .. saltos e aterrisagem, ontem em um desses exercícios de descer do step e saltar meu joelho deu um forte estalo e percebi que ele movimentou para dentro .. na hora não senti muita dor .. mais hoje acordei com bastante dor e o joelho inchado .. dor na região menisco medial .. devo me preocupar ? O que pode ter acontecido ? Desde já muito obrigado

          Resposta
        • 3 de maio de 2021 em 19:06
          Permalink

          Estou sentindo falseio mesmo após ter operado já faz 7 meses é normal?

          Resposta
          • 7 de junho de 2021 em 09:46
            Permalink

            De jeito nenhum Marcos, falseio após reconstrução do LCA é falha da cirurgia. Precisa entender o motivo de ter falhado para corrigir. Converse com seu médico e seu fisioterapeuta.

          • 29 de junho de 2021 em 07:27
            Permalink

            Oi dr.. tenho ligamentos rompidos ja faz mais 8 anos pedir n acidente d moto tbm quebrei dois ossos d perna meu dedo dos pés tbm não meche mais iss é porque ligamento ta rompido, agora to com problema d pressão dai comecei fazer caminhada para ajudar n preço so q agora venho sentido dor d mais joelho pode ser por causa d caminhada?

          • 5 de julho de 2021 em 08:31
            Permalink

            Olá Nayara, como você tem uma lesão crônica do ligamento (8 anos), aposto que você desenvolveu ARTROSE. A artrose é uma espécie de desgaste junto com inflamação. Quando você fica quieta fica tudo bem, mas quando caminha inflama. Precisa ir no médico para examinar e fazer um RX.

          • 21 de novembro de 2021 em 07:57
            Permalink

            Sofri um acidente de moto e tive um coste bem grande na lateral direito do joelho direito já está bem cicatrizado mais sinto dores fortes no pé e não tenho muito movimento do pé desde o dia do acidente será que apenas com o corte pode ter rompido o ligamento??

          • 27 de novembro de 2021 em 14:52
            Permalink

            Olá, pela descrição fico muito preocupado com lesão do NERVO FIBULAR. É um nervo importante que passa na região lateral do joelho e que comanda o pé.

      • 19 de fevereiro de 2019 em 16:42
        Permalink

        Fiz reconstrução do Lca meses antes da cirurgia o Dr
        Recomendou fazer musculação.Ganhei Massa e força depois da cirurgia a recuperação foi perfeita e voltei a jogar futebol com 9 meses com um pouco de receio mais depois ganhei confiança .10 anos após a cirurgia tudo normal mais é importante manter o reforço muscular.

        Resposta
        • 20 de março de 2020 em 16:21
          Permalink

          Fiz uma artroscopia no joelho direito, a mais de 18 anos no ligamento cruzado do joelho direito, voltei a sentir muitas dores e caimbras no joelho porem vou no medico tiram uma radiografia uma medicacao e volto para casa. O que pode ser o que devo fazer

          Resposta
          • 21 de março de 2020 em 11:03
            Permalink

            Oi Wagner, duas complicações frequentes que podem ocorrer depois da reconstrução do LCA são a lesão degenerativa do corno posterior do menisco medial e a osteoartrite (famosa artrose). Você precisa conversar com um especialista em joelho.

          • 29 de dezembro de 2020 em 16:46
            Permalink

            Fiz uma cirurgia de lca no joelho direito após 7 meses tava andando e ele começou aquere sai fora oque pode ser

        • 26 de março de 2020 em 16:58
          Permalink

          Entao fiz a cirurgia do ligamento cruzado , ja faz quase 5 meses mas no caminhar sinto alguma torção no joelho ( tipo querendo sair fora) e normal isso?

          Resposta
          • 27 de março de 2020 em 08:16
            Permalink

            Oi Marcos, o nome disso é FALSEIO. Não é normal, procure seu médico ou uma segunda opinião com um especialista em joelho da Sociedade Brasileira de Cirrugia do Joelho (www.sbcj.org.br).

        • 26 de novembro de 2020 em 09:08
          Permalink

          Sofri um acidente de carro e tive que abrir o joelho para limpar e os ligamentos foi rompido! Agora faz 2 meses e o meio não está cicatrizando!! Isso demora mesmo e existe um exercício que devo fazer sem o fisioterapia

          Resposta
          • 27 de novembro de 2020 em 19:01
            Permalink

            Olá Ricardo, 2 meses e não está cicatrizando? Isso preocupa! EM geral a ferida operatória cicatriza em 7 dias e com 2 semanas já da para retirar os pontos. Se a ferida ainda estiver úmida, vazando, é preciso pensar em infecção. Procure um médico, é importante ser examinado.

          • 19 de julho de 2021 em 18:40
            Permalink

            Boa noite dr.fui operado faz 2 anos aos ligamentos e menisco devido a acidente de moto.
            Estou sentindo dores, esteja parado ou a andar.
            Picadas fortes junto da rótula e atrás que parece ser dos tendões é normal?
            Sinto sempre uma dor dormente no local onde levei os parafusos.

          • 30 de julho de 2021 em 08:49
            Permalink

            Olá Rui, ter dor nunca é normal. Uma causa muito frequente de dor após acidentes e cirurgias é a chamada ARTROSE (osteoartrite). Existem outras dezenas de causas de dor, mas a artrose é de longe a mais frequente.

          • 22 de julho de 2021 em 12:44
            Permalink

            Olá, fiz minha cirurgia do meu ligamento cruzado da perna esquerda, faz 3 anos, mas, essa semana, comecei a sentir dores e fisgadas, consigo dobra a perna normalmente, andar, correr, mas, essas dores estão me incomodando bastante, principalmente no meu trabalho, devo me preocupar??

          • 30 de julho de 2021 em 08:54
            Permalink

            Marcos, dor sempre preocupa. É um sinal de alerta do corpo de que algo não está legal. É melhor procurar o ortopedista para ser examinado e se necessário ele vai te pedir exames complementares.

          • 10 de outubro de 2021 em 09:01
            Permalink

            Olá Doutor tive um rotura total do lca e do menisco quanto tempo posso voltar a praticar esporte

          • 13 de outubro de 2021 em 19:22
            Permalink

            Isaias, com lesão do LCA e do menisco, você deve passar por uma cirurgia antes de retornar ao esporte.

        • 21 de dezembro de 2020 em 23:54
          Permalink

          Fez um mês que fiz cirurgia de lca e hoje tirei a casquinha do local e tem uma linha roxa com a pontinha pra fora que estava embaixo da casquinha. O que seria?

          Resposta
          • 23 de dezembro de 2020 em 09:28
            Permalink

            Oi Maristone, essa linha roxa deve ser um fio de sutura chamado Vycril. É um ponto muito usado embaixo da pele, para aproximar o tecido subcutâneo. É um fio absorvível, ele costuma desmanchar com o tempo. Mas se estiver incomodando o médico pode tirar com facilidade.

          • 12 de maio de 2021 em 14:04
            Permalink

            Olá Dr fiz uma cirurgia a 8 dias oca minúsculo é dois parafuso não consigo pode no chão ainda é nem dobra o joelho tô mta dor

        • 22 de julho de 2021 em 01:56
          Permalink

          Fiz a cirurgia de LCA faz 37 dias ,porém meu joelho ainda está inchado e tenho dor na parte interna do joelho,faço fisioterapia todos os dias , isso e normal, obrigado

          Resposta
          • 30 de julho de 2021 em 08:53
            Permalink

            Olá Vanessa, 37 dias é pouco. Mas a maioria dos pacientes já estaria sem dor e sem inchaço. É bom o seu médico dar uma examinada pra ver se tem algum coisa errada.

      • 30 de novembro de 2019 em 15:40
        Permalink

        Boa tarde Dr!
        Estou com 5 meses de Reconstrução do LCA e menisco, essa é minha 2 cirurgia no mesmo joelho. Com 2 meses tinha a extensão completa, meu joelho travou no 3 mês e desde então não tenho mais a extensão do joelho e sinto dor constante.
        O que eu faço, estou muito preocupada e correndo risco de ficar manca né ?

        Resposta
        • 20 de julho de 2020 em 20:45
          Permalink

          Fiz a mesma cirurgia que vc na última quinta-feira,estou com muita dor na panturrilha e atras do joelho , nao consigo flexionar nada ele tbm estou ficando com
          Medo hahaha.Pode me falar como foi sua experiência por agora?

          Resposta
          • 13 de julho de 2021 em 12:13
            Permalink

            Olá
            Fiz o LCA a quase dois anos, porém aínda sinto dor e incômodo, Dr falou que é normal que requer mais tempo, é possível ?

          • 13 de julho de 2021 em 15:59
            Permalink

            Oi Sandro, dois anos é um bom tempo. Acredito que você pode estar desenvolvendo algum outro problema associado. Pacientes que fazem cirurgia do LCA podem desenvolver um quadro algico cronico chamado Osteoartrite. Precisa fazer exames pra ver se é isso.

          • 23 de julho de 2021 em 11:11
            Permalink

            Tenho um ano e dois meses de cirurgia de LCA, tô indo pra academia e minha musculação não está 100%, sinto dor na área do parafuso que ainda sinto inchado, o pode ter acontecido?

          • 30 de julho de 2021 em 09:00
            Permalink

            Olá Maria, dor significa problema. Não existe dor normal. No caso do parafuso, existem pacientes que melhoram com a retirada. Às vezes ele pode estar causando uma pequena inflamação no local que melhora com a retirada. Mas precisa ver se você não outras causas de dor, dentre elas a artrose. Artrose é muito frequente em adultos após cirurgias articulares. Aí a retirada do parafuso não ajuda.

        • 19 de outubro de 2020 em 00:51
          Permalink

          Fiz cirurgia de LCA e limpeza DE MENISCO em 13 de maio eu sinto dores constante no osso..

          Eu tive uma sinovite, fiz aplicação no joelho..

          Após 1 mês dores voltaram..

          Resposta
          • 24 de outubro de 2020 em 17:24
            Permalink

            Oi Viviane, limpeza de menisco é um termo que sugere meniscectomia parcial, a retirada de uma parte dele. Isso evolui com artrose. Precisa ver se não é o seu caso e qual o grau que já está.

      • 18 de março de 2020 em 15:58
        Permalink

        Olá Dr. Zorzi, primeiramente obrigado pelo texto.
        Eu tenho uma pergunta. Fiz uma cirurgia do LCP, e após a cirurgia meu joelho ficou estável, até que comecei fazer descarga de peso nas fisioterapias, para fazer o desmame da muleta. Isso foi no terceiro mês, no primeiro mês fiz só CPM. Agora tem uma leve deslocação do joelho pra trás, e passou a estalar bastante. É normal? Acontece com frequência? Meu cirurgião falou que preciso fortalecer os músculos, as minhas fisioterapias são diárias é muito intensas. Quero uma segunda opinião, obrigado pela atenção, e parabéns pelo seu trabalho.

        Resposta
        • 19 de março de 2020 em 13:47
          Permalink

          Oi Wendel, não é normal, mas é frequente ficar uma GAVETA RESIDUAL após a cirurgia do LCP. O que é isso? O tendão que foi usado para refazer o ligamento perde seu suprimento sanguineo ao ser retirado. Com isso, ele sofre um processo de necrose, seguido de outro chamado revascularização. No final, o tendão volta a ficar vivo e se transforma em um novo ligamento. Isso se chama LIGAMENTIZAÇÂO do ENXERTO. As vezes, durante o processo, o tendão pode afrouxar um pouco. Aí fica uma folga e um pouco de deslocamento para trás, que os médicos chamam de GAVETA POSTERIOR. Existem 3 graus de gaveta posterior: gra 1, grau 2 e grau 3. Se ficar uma gaveta grau 1 tudo bem. Mas se ficar grau 2 ou 3 aí não é legal. Pra saber isso, só passando por um exame clínico com um especialista de joelho. Confie no seu médico, mas se você deseja uma segunda opinião, recomendo o sie da SBCJ (www.sbcj.org.br)

          Resposta
          • 12 de junho de 2020 em 19:15
            Permalink

            Boa noite doutor. Fui operado ao lca e menisco em maio do ano passado. Passado este tempo ainda não voltei a praticar desporto. Já consigo rematar e saltar (sempre a medo) mas não tenho confiança para mais. O que me preocupa além do estalar constante, é uma dormência na zona frontal. Sempre pressiono sinto um formigueiro. É natural? Obrigado desde já pela atenção.

          • 8 de julho de 2020 em 08:51
            Permalink

            Oi César, obrigado pelo comentário. Você já tem mais de 1 ano depois da cirurgia. Já deveria ter mais confiança. Existem vários testes que seu médico ou seu fisioterapeuta podem fazer para saber se está tudo bem. Ja em relação a dormêcia, teria que examinar pra te falar o que é, mas já te adianto que uma queixa comum de quem opera o LCA é uma perda de sensibilidade na região lateral do joelho. Isso acontece porque tem um nervo chamado safeno. Ele fica no lado de dentro da perna, mas solta um raminho que da a sensibilidade da parte da frente e de fora do joelho. Muitas vezes a incisão cirurgica precisa passar justo onde ele está e ele acaba sendo seccionado.

          • 9 de março de 2021 em 22:43
            Permalink

            Doutor fiz essa cirurgia TB a 1 ano e 7 meses estava recuperando bem apesar da pandemia ter me limitado nós exercícios, mas tem uns 3 dias q estou sentindo uma dor média na parte de trás do joelho, superior ao joelho com um pouco de inchaço e na cicatriz do corte onde foi retirado o tendão pra cirurgia o que pode está acontecendo ? Obs meu joelho está ranjindo muito e minha musculatura ainda está bem mais fraca q da perna esquerda.

          • 12 de março de 2021 em 11:42
            Permalink

            Oi Viviane, dificil dizer sem fazer todo o processo de diagnostico medico: entrevista, exame fisico e exames complementares. De qualquer forma, vamos fazer um pequeno exercicio de raciocinio: pelo que você descreve, daria para pensar numa lesão da cartilagem, consequencia da lesão do LCA. Mesmo operado, o trauma que provocou a lesão do ligamento danifica com frequencia a cartilagem. Com o tempo ela pode evoluir e causar dor, inchaço e o rangido. É uma possibilidade, mas consulte um medico, online ou presencialmente. @drzorzi

        • 25 de dezembro de 2020 em 22:12
          Permalink

          Olá Dr. Sofri um acidente em 2016, cai sobre a perna esquerda a uma altura de quase 2mts, rompi ligamento cruzado esquerdo anterior e o direito anterior e menisco lateral devido o impacto. Fiz cirurgia de reconstrução do LCA e rutura do menisco. Ainda sinto muita dor não consigo correr, fazer caminhada, eu posso fazer algum tipo de exercícios ciclismo etc?

          Resposta
          • 26 de dezembro de 2020 em 16:23
            Permalink

            Ola Glêdson, precisa fazer o diagnóstico da causa da dor. Mas com raríssimas exceções, exercícios são sempre benéficos, desde que feitos com orientação adequada de um fisioterapeuta ou de um educador físico.

      • 10 de agosto de 2020 em 17:53
        Permalink

        Dr Alessandro. tudo bem . estou no 5 dia de pos operatorio . fiz cirurgia de lca e menisco fui toma banho e escorreguei . mais nao sinti nada na hr e nem depois . porque eu nao forçei meu pe no chao . mais tem perigoo de eu perder minha cirurgia ?? abraçoo Dr Voce e um otimo profissional !

        Resposta
      • 20 de dezembro de 2020 em 23:11
        Permalink

        Após quase 3 meses da cirurgia de LCA ainda não consigo fazer a extensão completa, é normal ?
        Meu joelho estala muito é normal?

        Resposta
        • 23 de dezembro de 2020 em 09:33
          Permalink

          Nunca Ana, 3 meses e não consegue extensão completa é problema. Precisa ver. Tem duas possibilidades: já saiu da cirurgia sem conseguir esticar tudo, pode ser um problema do posicionamento do enxerto. Ou saiu da cirurgia esticando tudo e depois começou a perder, pode ser um problema chamado “ciclope”, que é um carocinho que forma em cima do enxerto e trava a extensão. Precisa fazer um rx e uma ressonância para esclarecer.

          Resposta
          • 6 de fevereiro de 2021 em 11:03
            Permalink

            Fiz cirurgia de LCA a 9 meses atrás, sinto dor ao abaixar pressionando o quadril no calcanhar, e dor na área do parafuso, o que pode ser?

          • 9 de fevereiro de 2021 em 11:37
            Permalink

            Olá Maria, pode ser vários tipos de problema. Somente através do exame físico e realização de vários testes é possível te dizer o que dói.

          • 7 de fevereiro de 2021 em 18:42
            Permalink

            Olá Doutor! Parabéns pelo blog e por dedicar um tempo aos pacientes através dele.
            Passei por reconstrução de LCA e sutura de menisco há 15 meses após lesão traumática.
            Repouso de 30 dias e iniciei a fisio, desde o inicio não tinha extensão terminal e flexão continua dolorosa.
            Fiz uma nova ressonãncia após 6 meses de procedimento e tive esse parecer “sinais de artrofibrose junto ao aspecto posteroinferior da gordura de hoffa, anteriormente ao neoligamento cruzado anterior, sendo importante a correlação clínica.”

            Após 15 meses de procedimento, 75 sessões de fisio, 7 meses de ´pilates, sem melhora permanente, o que o Sr. sugere como tratamento?

          • 9 de fevereiro de 2021 em 11:35
            Permalink

            Olá Wellington, o primeiro passo é você definir se o joelho incomoda ou não. Se incomoda, será necessário tratamento. A fisioterapia é a primeira escolha, mas quando falha, o próximo passo é a artroscopia para remoção das aderências internas que estão atrapalhando seu movimento.

      • 24 de novembro de 2021 em 21:25
        Permalink

        Boa noite Dr.!!!

        Na cirugia só LCA altera o líquido sinovial da articulação do joelho?!

        Grato!!!

        Resposta
        • 27 de novembro de 2021 em 14:50
          Permalink

          Olá Welington, SIM. Em geral a cirurgia é feita por artroscopia. Uma grande quantidade de soro fisiológico é usado e altera por um longo tempo as propriedades do liquido sinovial. No longo prazo tende a voltar ao normal, a menos que existam lesões secundárias (menisco e cartilagem), que possam levar ao desenvolvimento de osteoartrite (artrose). A artrose tem o liquido sinovial permanentemente alterado.

          Resposta
    • 24 de janeiro de 2019 em 22:17
      Permalink

      Boa noite!!
      Fiz a cirurgia tem 3 dias e os meus pés estão dormentes e normal??

      Resposta
      • 18 de fevereiro de 2019 em 22:35
        Permalink

        Oi Lais, desculpe a demora. Agora você ja deve estar com quase um mês de pós-operatório. Não , não é normal ter os pés dormentes. Toamara que tenha passado, caso contrário informe seu médico. A sensibilidade dos pés é dada pelos nervos fibular e tibial principalmente. Ambos atravessam o joelho. A lesão de nervos na cirurgia é rara.

        Resposta
        • 6 de março de 2021 em 09:42
          Permalink

          Olá doutor fiz a cirurgia de lca faz 17 dias estou fazendo fisioterapia todos os dias, mas estou sentindo meu joelho meio solto, isso é normal?

          Resposta
          • 12 de março de 2021 em 11:43
            Permalink

            Ola Eduarda, sentir o joelho solto não é normal não. Precisa ver com seu cirurgião. Ele vai ter que examinar o seu joelho e ver o que está errado.

    • 28 de agosto de 2019 em 12:06
      Permalink

      Boa tarde Doutor, faz dois anos que eu tive a lesão, porém não fiz a cirurgia, estou pensando em voltar a jogar bola, então tenho que fazer a cirurgia.
      Trabalho em escritório, não pego peso, porém fico o dia todo sentado, em quanto tempo mais ou menos eu consigo voltar para o trabalho ?

      Resposta
    • 10 de agosto de 2020 em 17:55
      Permalink

      Dr Alessandro. tudo bem . estou no 5 dia de pos operatorio . fiz cirurgia de lca e menisco fui toma banho e escorreguei . mais nao sinti nada na hr e nem depois . porque eu nao forçei meu pe no chao . mais tem perigoo de eu perder minha cirurgia ?? abraçoo Dr Voce e um otimo profissional !

      Resposta
    • 19 de setembro de 2020 em 23:31
      Permalink

      Fiz minha cirurgia de ligamento anterior cruzado tem 7 dias, o meu joelho tá doendo, dando umas pontadas e as vezes não tô com força, é normal ? Vou tirar os pontos daqui a 4 dias e devo começa a fisio .

      Resposta
      • 4 de fevereiro de 2021 em 08:17
        Permalink

        Em Qual semana o movimento do joelho consegue dobrar para trás de forma completa?

        Resposta
        • 9 de fevereiro de 2021 em 11:43
          Permalink

          Ola, a flexão do joelho (que é o nome para dobrar) não é a maior preocupação inicial. No início a prioridade é a extensão completa (esticar tudo). A flexão pode ser ganha aos poucos. Em geral com 6 semanas já dobra tudo.

          Resposta
    • 19 de setembro de 2020 em 23:40
      Permalink

      Fiz minha cirurgia de ligamento anterior cruzado tem 7 dias, o meu joelho tá doendo, dando umas pontadas e as vezes não tô com força, é normal ? Vou tirar os pontos daqui a 4 dias e devo começa a fisio .

      Resposta
      • 24 de outubro de 2020 em 17:44
        Permalink

        Oi Romario, 7 dias é muito recente. Normal doer e estar inchado, mas espero que o médico esteja acompanhado e examinando para ver se não está tendo infecção ou trombose.

        Resposta
        • 20 de março de 2021 em 21:37
          Permalink

          Boa noite fiz uma cirurgia no joelho direito de clã após 1 ano dependendo do movimento ele torce oque pode ser doutor

          Resposta
    • 3 de maio de 2021 em 19:05
      Permalink

      Estou sentindo falseio mesmo após ter operado já faz 7 meses é normal?

      Resposta
    • 26 de setembro de 2021 em 12:43
      Permalink

      Olá, boa tarde.

      Fiz a cirurgia de LCA tem 6 e já tenho flexão completa… Estou preocupado de ter inciado os exercícios cedo demais e ter causado frouxidão.

      Em todo lugar que leio é a partir da segunda semana q começa a passar dos 90°.

      Eu estou de repouso sem colocar o pé no chão. Mas será q fui precipitado???

      Resposta
    • 26 de setembro de 2021 em 12:44
      Permalink

      Olá, boa tarde!!

      Fiz a cirurgia de LCA tem 6 e já tenho flexão completa… Estou preocupado de ter inciado os exercícios cedo demais e ter causado frouxidão.

      Em todo lugar que leio é a partir da segunda semana q começa a passar dos 90°.

      Eu estou de repouso sem colocar o pé no chão. Mas será q fui precipitado???

      Resposta
      • 27 de setembro de 2021 em 08:41
        Permalink

        Oi Gabriel, não existe uma regra fixa. Cada organismo responde de uma maneira a cirurgia. Se você está fazendo a reabilitação com um fisioterapeuta e confia nele, siga em frente.

        Resposta
    • 19 de novembro de 2021 em 00:20
      Permalink

      Olá fiz cirurgia a dois anos de lca senti um falceio grande posso ter rompido novamente?
      Aurivan

      Resposta
      • 27 de novembro de 2021 em 14:55
        Permalink

        Olá, não é para ter falseio depois da reconstrução do LCA. Precisa examinar, algo pode não estar legal.

        Resposta
  • 18 de julho de 2017 em 17:13
    Permalink

    Excelente explicação do Dr. Zorzi sobre diagnóstico, prognóstico e tratamento das lesões do Ligamento Cruzado Anterior!

    Resposta
    • 4 de agosto de 2017 em 07:55
      Permalink

      Bom dia Freddy, agradeço seu elogio. Vindo de um cara com a sua capacidade é muito gratificante. Veja se arruma um tempo pra visitar os amigos.

      Resposta
      • 22 de janeiro de 2019 em 18:21
        Permalink

        Boa tarde,vai fazer 6 meses e meio q operei lca,sempre teve uma bola atras isso é normal??pois é um desconforto muito chato,no começo o médico falava q era inchaço,mas n to achando normal depois de tanto tempo

        Resposta
        • 4 de fevereiro de 2019 em 15:57
          Permalink

          Olá Adriano, bola atras do joelho não é normal. Pode ser um cisto de Baker. Aparece no ultra-som e na ressonância magnética.

          Resposta
          • 10 de março de 2020 em 02:25
            Permalink

            Quanto custa uma cirurgia para operar o joelho com lca

          • 17 de junho de 2021 em 22:45
            Permalink

            Doutor faz 4 meses de cirurgia e sinto dor frontal no joelho ao pegar peso, ou fazer esforço. Isso é normal ?

          • 21 de junho de 2021 em 08:35
            Permalink

            Olá Rafael, ter dor não é normal não. Mas a dor na região anterior do joelho é frequente (parte da frente), principalmente quando é usado o enxerto do tendão patelar, Mas mesmo os tendões flexores podem evoluir com dor anterior. É preciso avaliar para descobrir a cuasa da sua dor e tratá-la.

    • 13 de outubro de 2020 em 18:41
      Permalink

      Boa noite Doutor! Rompi o LCA e ainda não operei, fui consultado e o médico disse que a tendência é piorar o quadro, podendo ter uma artrose. Atualmente tenho 33 anos e o médico disse ainda que futuramente posso precisar utilizar uma prótese que é bem mais complexo. Realmente é vdd tudo isso ? Ou consigo fazer um tratamento conservador e viver bem, praticando ciclismo como gosto ?

      Resposta
      • 24 de outubro de 2020 em 17:29
        Permalink

        O ciclismo é um esporte ótimo para o joelho. Pode praticar mesmo com lesão do LCA.

        Resposta
  • 8 de outubro de 2017 em 18:21
    Permalink

    Olá doutor ,sofri essa lesão faz 3 semanas jogando futebol não fiz
    Nenhum tipo de ressonância ou raio x mais tenho quase certeza que rompi o lcs pelo estralo i sinto meu joelho solto , queria saber mais o menos o valor da cirurgia, não tenho nenhum plano de saude i tenhos 24 anos preciso operar ,pq futebol é tudo pra min

    Resposta
    • 22 de outubro de 2017 em 14:45
      Permalink

      OI Danilo,
      O preço de uma cirurgia de LCA é altamente variável, pois envolve muitas variáveis (preço da equipe médica, preço da internação no hospital, preço dos implantes usados para fixar o enxerto). Por que você não procura um hospital do SUS? Ao contrário do que parece, o SUS é muito ruim para atendimento básico, como consultas e exames em postos de saúde. Mas é muito bom para tratamentos complexos, como cirurgias ortopédicas, hemodiálise, transplantes e tratamento de câncer. No HC da UNICAMP tenho operado muitos pacientes que tem inclusive convênios, mas preferem operar num hospital renomado.

      Resposta
    • 1 de junho de 2019 em 08:51
      Permalink

      Fiz cirugia LCA a quatro dias tenho que começar a fisioterapia com 5 dias porém não será possível só poderei fazer fisioterapia daqui dois meses. Favor tem algum risco pra meu tratamento e recuperação?

      Resposta
      • 6 de junho de 2019 em 18:11
        Permalink

        Olá Lisímaco, a cirurgia é 50% do trabalho, os outros 50% é a fisioterapia. Você vai ter prejuízos importantes se não começar logo.

        Resposta
      • 6 de junho de 2019 em 18:26
        Permalink

        Oi Lisimaco, tem problema sim. A cirurgia é 50% do tratamento, a fisioterapia é os outros 50%. Melhor começar logo.

        Resposta
        • 14 de dezembro de 2019 em 22:55
          Permalink

          Mas o problema é que pelo sus eles marcam a fisio pra mais de 3 semanas,fiz minha cirugia a 2 semanas atrás já consultei com meu médico ele disse pra começar quanto antes a fisio,mas fui pra marca eles falaram só depois de 15 dias que foi que meu médico prescreveu no papel da minha alta

          Resposta
      • 4 de julho de 2021 em 07:17
        Permalink

        Fiz uma cirurgia de LCA e reconstrução do menisco . Agora depois de 4 meses o joelho está desincaixando. Meu médico pediu uma ressonância e disse que está tudo normal. Falou que vai melhorar com reforço para o joelho. Mais eu estou descrente disso, visto que já estou fazendo esse trabalho de reforço tem 1 mês e meio depois de 30 sessões de fisioterapia e ficar 35 dias de cama sem colocar o pé no chão. Vc acha que reforço vai melhorar totalmente?

        Resposta
        • 5 de julho de 2021 em 08:17
          Permalink

          Olá Henrique, é preocupante. A ressonância é um exame estático (joelho parado). Muitas vezes o problema só aparece quando o joelho movimenta. É possível avaliar o movimento pelo exame clínico e por um aparelho chamado artrômetro. Se você está inseguro, aconselho a fazer uma consulta de segunda opinião.

          Resposta
  • 11 de novembro de 2017 em 21:25
    Permalink

    Fiz uma cirurgia para reconstituir o clã há 40 dias, o joelho ainda está inchado e ainda manco para andar, isso é o esperado para esse tipo de procedimento?

    Resposta
    • 26 de janeiro de 2020 em 17:22
      Permalink

      Tenho 12 anos rompi o ligamento com 11 anos e fiz a cirurgia no início desse ano .essa lesão e difícil de acontecer em crianças e quanto tempo leva mais ou menos para uma criança se recuperar totalmente?

      Resposta
  • 11 de novembro de 2017 em 21:28
    Permalink

    Fiz uma cirurgia para reconstituir o clã há 40 dias, o joelho ainda está inchado e ainda manco para andar, isso é o esperado para esse tipo de procedimento?

    Resposta
    • 12 de novembro de 2017 em 21:46
      Permalink

      Oi Dirceu, 40 dias (aproximadamente 6 semanas) após a cirurgia, geralmente o paciente já está caminhando bem e sem inchaço. Mas isso depende muito da fisioterapia e se houve alguma outra lesão ou procedimento, como por exemplo, lesões no menisco ou na cartilagem. É bom conversar com o cirurgião e explicar a sua preocupação, que de fato tem fundamento.

      Resposta
    • 22 de fevereiro de 2021 em 14:52
      Permalink

      Fiz uma cirurgia agora estou sofrendo muito e o que pior entrei só para fazer um minisc e agora estou alejada só o ódio dói muita dor no joelho .tiraram pedaço de me sem me comunica quebraram minha perna minha vida está um causo alguém pode esplicar pq isso acontecer pq tem gente fazendo isso como ser humano

      Resposta
  • 30 de novembro de 2017 em 01:32
    Permalink

    Boa noite
    Meu esposo fez a cirurgia de ligamento cruzado anterior, hoje faz 6 dias.
    Ficamos preocupados pois hoje percebi uma roxura na parte de trás do joelho, isso é comum?
    Normal?

    Resposta
    • 8 de dezembro de 2017 em 22:46
      Permalink

      oi Ligia, Desculpe a demora em responder. Hoje ele deve estar com 14 dias de pós operatório e já deve estar se sentindo bem melhor. Sim, essas equimoses (nome científico da mancha roxa) costumam aparecer por causa da retirada do enxerto. Provavelmente ele retirou os tendões posteriores da coxa, grácil e semitendíneo. Espero que ele esteja se recuperando bem.

      Resposta
      • 22 de janeiro de 2021 em 16:29
        Permalink

        OLA DR GOSTARIA MUITO DE SABER ESTOU COM 3 MESES DE OPERADA DO JOELHO, ENCHERTO E CORTE DE ONDE ONDE FOI TIRADA PARTE PARA O ENCHERTO DO JOELHO,JA SOFRI MUITO ENTREI LA PARA OPERA O MINISCULO QUE EM MEDIA ERA DE 20 DIAS ESTA MUITO BEM,ESSA CIRURGIA NÃO TINHA CONHECIMENTO E AINDA TENHO A PERNA TORTA E ELA FOI QUEBRADA PARA CONCERTA,SINTO UM DOR TERRIVEL FAÇO USO DE REMEDIOS MUITO FORTE,NÃO PODERIA FAZER ESTA CIRUGIA POIS TENHO DORES CRONICAS,COMO FRIBRIMOOGIA ,AGORA INFELISMENTE JA ESTA FEITO NADA POSSO FAZER,GOSTARIA DE SABER DO SENHOR O QUE POSSO FAZER PARA MELHORA ESTA DORES E VOLTA A NADA ESTOU NA AMOLETA NÃO SAIU DE CASA E O MEDICO FALOU QUE E E PARA TIRA AS AS MOLETAS COM 4 MESES E EU NÃO SEI O QUE FAZER ESTOU MACANDO E A PERNA PARECER QUE ESTA MAIOR QUE A OUTRA,PERGUNTO MAIS FALA MUITO POUC TUDO QUE SEI E PELO INTERNE,COMO FAÇO PARA MELHORA,FAÇO FISI,

        Resposta
        • 9 de fevereiro de 2021 em 11:51
          Permalink

          Ola Edson, fico muito triste com sua história e sua evolução ruim. O importante é saber que existem muitos recursos para te ajudar. Não perca a esperança. É necessário em primeiro lugar entender o que foi que deu errado. Porque evoluiu tão mal. Normalmente não é assim. Então tem um problema. Precisa identificar qual é o problema para tratar e melhorar.

          Resposta
  • 20 de fevereiro de 2018 em 20:03
    Permalink

    Boa tarde. Eu fui operada ao joelho o ano passado. Nessa operação devia ter sido operado o LCA, uma vez que o mesmo se encontrava com uma ruptura subtotal. No entanto, apenas foi feita uma operação ao Menisco e à postura da rótula. Após a operação e após a recuperação, continuei a sentir uma grande instabilidade em movimentos como mudanças de direção bruscas/repentinas. Nessa instabilidade o meu joelho parece que sofre uma entorse. Gostava de saber se é normal ou se devia ter alguma atenção a isso.

    Resposta
    • 12 de março de 2018 em 10:40
      Permalink

      Olá Inês, não sei como está o seu joelho especificamente, nem porque seu médico tomou esta decisão. Mas uma regra geral é: não pode mexer no menisco (nem tirar, nem suturar), sem concertar o LCA. É bom você procurar o médico logo, pois essa sensação de falseio pode evoluir para sintomas piores.

      Resposta
  • 4 de março de 2018 em 01:21
    Permalink

    Olá doutor… Meu esposo é pós operatório de cirurgia de fêmur (3 meses) ele já estava caminhando, mancando, sem muleta. Porém, fez força nos últimos dias e caminhando sentiu uma forte dor e logo após um estalo no joelho e desde então não consegue nem levantar a perna.
    Fomos até um ortopedista do SUS e o mesmo olhou o RX e não identificou nada, sem realizar ressonância (ou algum tipo de eco) e nem avaliação com as mãos mandou ele para casa e deu alguns remédios. Não sabemos o que fazer pois ele n mexe mais a perna do lugar. O que acha? Obrigada, boa noite!!!

    Resposta
    • 12 de março de 2018 em 10:30
      Permalink

      Olá Greyce, muito me entristece ouvir uma história como essa. Recomendo que você procure o mais rápido possível o médico ou o hospital onde a cirurgia do fêmur foi realizada, para que ele possa ser examinado e se necessário faça os exames.

      Resposta
      • 30 de setembro de 2020 em 22:13
        Permalink

        Boa noite,em 04/10/2019 fiz uma cirurgia no joelho direto segundo o cirurgião eu teria que fazer uma cirurgia para desgruda os ligamentos da cartilagem depois fazer outra cirurgia para reconstruir o ligamento cruzado e posterior e a cartilagem,no dia 04/10/2019 depois da cirurgia o cirurgião falo que não precisava fazer a segunda cirurgia blz,no terceiro dia ganhei alta depois da cirurgia até hoje sendo que dia 04/10/2020 não tive nem um progresso fasso fisioterapia direto meu joelho sempre inchado dói muito e ainda preciso das muletas para anda pq perco o movimento do joelho e sinto muita dor de eu não tiver com as muletas eu cai,daí procurei outro ortopedista que examino o joelho e chego na seguinte conclusão que a sirurgia foi feita de forma errada segundo esse cirurgião que não vou fala o nome por questão de ética falo que não existe reconstrução de ligamento sem coloca parafusos ou pinos para reforça os ligamentos e no meu caso não foi colocado parafusos nem pinos por isso deu errado já faz um ano e 5 meses que sofro com dores muito fortes 24 horas,daí semana passada voltei a consultar com outro cirurgião que é o chefe da equipe médica do hospital São Lucas de Cascavel no Paraná,o Hotopedista fez um bloqueio no meu joelho mas também não obtive sucesso,o cirurgião falo que se eu não melhora em trinta dias ele vai fazer uma nova cirurgia no meu joelho segundo o cirurgião ele disse que vai me reabilitar para trabalha volta a fazer exercícios e joga futebol tô mais animado,mas nesse período eu desenvolvi dores crônicas e vou te que aprende a conviver com as dores pro resto da vida pq não tem cura só um milagre de Deus, conversei com vários amigos que fizeram cirurgia no joelho por artroscopia não deu certo falei com jogadores de futebol me disseram a mesma coisa não fica boa.

        Resposta
        • 24 de outubro de 2020 em 17:36
          Permalink

          Caramba Anderson. 90% dos pacientes ficam bastante satisfeitos com a cirurgia de LCA, mas 10% tem complicações. O que de fato é uma taxa alta. Porisso existe tanta pesquisa e tantos congressos médicos que tentam aprimorar esta cirurgia para chegar em resultados
          melhores.

          Resposta
    • 12 de março de 2019 em 21:44
      Permalink

      Boa noite Dr. No dia 11/02 fOi feito a operação do LCA do meu joelho esquerdo. Logo no dia seguinte recebi alta e foi marcado o retorno ao médico uma semana após a operação. Nesse retorno meu médico tentou dobrar já minha perna, embora sentia muita dor não dobrou muito. Meu médico me informou que deveria fazer exercícios em casa pra poder dobrar a perna. Sendo q não consegui dobrar os 90 graus por causa da dor. Por causa do carnaval só tive retorno no médico novamente um mês após a cirurgia, no dia 11/03 voltei ao médico para ser retirado os pontos. Nesse dia meu médico conseguiu dobrar a perna toda mas mesmo assim a dor foi muito forte e estou fazendo em casa esse procedimento pra poder dobrar. Sendo que o médico falou q não preciso mais usar as muletas mas ainda utilizo pelo menos uma por no conseguir andar sem muletas ainda. Me passou fazer Hidroterapia por um mês e voltar ao nele após esse periodo ao invés da Fisioterapia.
      Após esse 1 mês de hidroterapia iria me passar o fortalecimento muscular em academia.
      Seria esse mesmo o procedimento? Pois as vezes sinto meu joelho muito duro e pronto andar sem muletas eh complicado.
      Aguardo resposta.
      Desde já agradeço e parabéns pelo seu trabalho!

      Resposta
    • 19 de outubro de 2019 em 21:22
      Permalink

      Dr. fiz reconstrução de LCA há 11 meses fiz toda recuperação certinho e fortalecimento , voltei a jogar futebol hj e tive um entorse de joelho onde ouvi estalido no joelho e dor intensa imediato, porém não inchou e não limitou movimento, serás que perdi a cirurgia?

      Resposta
    • 22 de abril de 2021 em 13:29
      Permalink

      Boa tarde Dr. Fui operada ao LCA e menisco a 2019. Acidente de trabalho. Nesse mesmo ano tive alta. Operação a julho e sem baixa a Dez. desse mesmo ano. Desde que comecei a trabalhar e até hoje, 22/4/2021, sempre tive dores. Fiz fisio antes e depois da óperacao. Desde a altura do acidente tive sempre líquido no joelho. O médico sempre disse que era normal. Depois de muitas queixas médicas, raios x, que nada se sabe, hoje consegui consulta com um ortopedista. A sensação que tenho é que tenho algo solto por dentro. É estranho. Dores, muitas, coxeio, ao trabalhar o joelho parece um melão e ninguém me consegue dizer o que tenho. Vou reabrir processo da seguradora só que tudo demora uma eternidade. Como disse á bocado a minha ida hoje ao ortopedista Mandou me fazer uma ressonância. A sério. Acho que brincam pois não conseguem imaginar as dores que se tem como TB a nível psicológico. Sou do Norte de Portugal, Viana do Castelo. Agradecia se me podia dar a sua opinião? Obrigada…
      .

      Resposta
      • 26 de abril de 2021 em 19:34
        Permalink

        Caramba Sra Maria. Isso com certeza não é normal. Pode ter ocorrido vários tipos de problemas, desde falha da reconstrução até lesões secundárias como menisco e cartilagem. Uma nova ressonância vai ajudar muito.

        Resposta
  • 9 de março de 2018 em 13:26
    Permalink

    Operei o lca e minisco,e no 7 dia pós operação minha muleta escorregou e apoiei o peso do corpo em cima ,senti um formigamento na hora,quanto aguentam esses enxertos no começo ? Será que estragou?

    Resposta
    • 12 de março de 2018 em 10:19
      Permalink

      Olá Israel, que mancada heim! Infelizmente acontece com frequência. Nesta etapa, o ligamento está preso somente pelos parafusos. Ele ainda não está integrado. O tem-ode integração depende do enxerto: 6 semanas para o enxerto patelar e 12 semanas para o enxerto de tendões flexores.
      Não tem jeito, você precisa fazer um exame clínico para testar a estabilidade do joelho e se possível, também uma ressonância magnética para avaliar a integridade do enxerto.

      Resposta
    • 25 de setembro de 2019 em 19:02
      Permalink

      E ae estragou o ligamento novo?

      Resposta
    • 4 de fevereiro de 2020 em 21:30
      Permalink

      Estou com 3 meses de cirurgia e semana passada eu escorreguei e meus joelhos foram flexionados ouvi um barulho no joelho operado , (LCA)., porem não inxou e não doeu , qual o risco de ter perdido a cirurgia?

      Resposta
    • 4 de fevereiro de 2020 em 21:31
      Permalink

      Estou com 3 meses de cirurgia e semana passada eu escorreguei e meus joelhos foram flexionados para frente ouvi um barulho no joelho operado , (LCA)., porem não inxou e não doeu , qual o risco de ter perdido a cirurgia?

      Resposta
      • 10 de agosto de 2020 em 17:49
        Permalink

        aconteceu alguma coisa ?? estou com medo so que o meu e 3 dias so de pos operatorio

        Resposta
  • 12 de março de 2018 em 15:47
    Permalink

    Ola, eu pratico corrida de 5km e 21 km, porém no ano passado após ficar de joelhos e levantar eu senti uma agulhada no joelho direito e comecei a sentir dor para descer e subir escada, notei que a rotula vibra um pouco, procurei um medico e o mesmo solicitou um RM do joelho, onde acusou o LCA com espessamento (parcialmente rompido conforme o medico), o mesmo me receitou fisioterapia e fortalecimento, fiz os dois porem não voltei a correr, mas agora em 2018 voltei a correr e senti uma sensibilidade 2 dedos abaixo da rotula, as vezes sinto agulhadas na rotula, quando flexiono o joelho e estico tem um nervinho fino no lado de fora do joelho que vibra muito (coisa que no outro joelho não tem), o que pode ser isso? Com o LCA parcialmente rompido é aconselhável eu so fortalecer para voltar a correr ou o necessário seria a cirurgia?

    Resposta
    • 13 de março de 2018 em 22:11
      Permalink

      Olá Rafael, que história esquisita em meu amigo. O sintoma que você descreve lembra muito algum problema na cartilagem da patela. O LCA não rompe espontaneamente, tem que ter um entorse importante. Meu conselho: faça uma nova consulta para verificar no exame físico se você apresenta alterações nas manobras de Lachman e Ressalto. São testes que o médico faz com as mãos para sentir se o LCA está frouxo. Da mesma forma, existem testes clínicos para provocar a dor e descobrir o que está doendo. A interpretação da ressonância precisa ser feia com base nestes achados.

      Resposta
      • 14 de março de 2018 em 07:30
        Permalink

        Então, eu desde que ele me falou do rompimento parcialmente do LCA eu achei estranho, mas não entendo isso, fiquei quieto. Agora que apareceu algumas coisas de novo eu estou investigando melhor. Agora dor quase não sinto, as vezes alguma agulhada bem de leve e o joelho não falsa.
        obrigado.

        Resposta
      • 17 de dezembro de 2018 em 02:34
        Permalink

        Olá Dr. Provavelmente irei operar o lca e menisco segundo o q meu médico disse pelo exame físico.. aguardando fazer a ressonância mas o meu médico disse pelo exame físico o caso é cirúrgico.. Minha preocupação é a seguinte…sou praticante de atividade física intensa..futebol ,funcional corrida bicicleta…Vou poder voltar 100 por cento pra isso tudo ..sou apaixonado por futebol…quero demais jogar de.novo…e logo…Moro em Juazeiro da Bahia e preciso de um excelente fisioterapeuta…o plano da empresa q trabalho cobre a cirurgia gracas a Deus..Mas fisioterapia eu quero a MELHOR e preciso saber se recomenda algum…paz Dr.

        Resposta
      • 15 de maio de 2019 em 23:20
        Permalink

        Tomei uma tombo, estava sentado e cai pro lado não sei como mas cai, isso com 18 dias após a cirurgia de LCA e Menisco, não senti dor nenhuma no joelho será que ta tudo normal ou preciso consultar o médico , pois já tenho uma consulta marcada pra daqui dois dias

        Resposta
        • 21 de agosto de 2019 em 08:20
          Permalink

          Olá dr. Fiz cirurgia de lca e tbm uma ruptura de menisco, faz duas semanas, de uns dias pra cá nos locais onde foram colocados os parafusos, onde foi feito os pontos está enchado tipo que um caroço/coágulo do aspecto meio mole” queria saber se devo me preocupar? Oque pode ser”?

          Resposta
  • 14 de março de 2018 em 09:25
    Permalink

    Bom dia!! tive uma torção no joelho, estou em preparo pré operatório com fortalecimento fisioterápico, pois estou com o Lca rompido. Neste procedimento o meu ortopedista irá verificar todas as lesões ocorridas nas articulações? É um procedimento tranquilo? A volta de prática de esporte é de quantos % eficaz?
    Meu ortopedista é Dr. Sergio Piedade

    Resposta
    • 20 de março de 2018 em 23:21
      Permalink

      Oi José. Você está em ótimas mãos. O Dr Sérgio é professor da unicamp e um profissional respeitado mundialmente. Sim, além do exame clínico e da ressonância, durante a cirurgia é feita a inspeção da cavidade e o cirurgião olha tudo “tim-tim por tim’tim”. O procedimento é tranquilo no sentido de ser rotineiro, frequente, muito bem conhecido e estudado. Agora, é normal doer um pouco, afinal é uma articulação, uma coisa sensível. A maioria dos atletas retorna ao esporte depois de 1 ano. É difícil falar em porcentagem, porque isso envolve o tipo de esporte que você pratica.

      Resposta
  • 19 de março de 2018 em 00:06
    Permalink

    Fui submetido a uma cirurgia de restauração de LCA utilizando o tendão do quadríceps. Ocorre que três semanas se passaram e ainda não consigo estender todo o joelho direito, por isso manco quando ando e ainda assim com ajuda de uma muleta. Será que algo não deu certo ?

    Resposta
    • 20 de março de 2018 em 23:17
      Permalink

      OI Alexandre. Seu caso preocupa, é preciso buscar seu médico com uma certa urgência e falar com ele sobre isso. O principal objetivo da reabilitação nas primeiras semanas após a reconstrução do LCA é justamente atingir extensão completa e evitar o desenvolvimento de uma contratura em flexão.

      Resposta
      • 28 de setembro de 2018 em 16:47
        Permalink

        Ola Dr. fiz uma cirurgia de LCA há mais ou menos 60 dias, não sentir dor nem mesmo no dia da cirurgia, com um mes ja tinha conseguido a flexão por completo, mas a extensão vem sendo meio complicado, deve está em uns 7 a 8º, gostaria de saber se é normal, pelo o tempo de cirurgia… O menisco o médico disse que só “limpou” acho que foi esse o termo que ele usou falando comigo em uma consulta… desde ja agradeço aah, o enxerto usado foi o patelar!

        Resposta
      • 15 de outubro de 2019 em 07:01
        Permalink

        bom dia fiz uma cirurgia do joelho do ligamento em 2012 agora fiz outra no mesmo joelho de menisco porque ele saiu e não voltou mais, so q eu fui anda aqui em casa eu senti q ia sai de novo mais não saiu

        Resposta
      • 4 de abril de 2020 em 22:14
        Permalink

        Olá Dr. Zorzi,
        Estive pesquisando na internet sobre a cirurgia do LCA, pois eu à fiz a 5 dias, minha dúvida é sobre o inchaço da perna (canela/panturrilha), no meu caso tenho problema de circulação com varizes MMII tenho observado além do inchaço que a perna esta mais quente que a outra e tem manchas amareladas iguais as que ficam após uma pancada.
        Queria saber se isso é normal e se tem alguma recomendação para amenizar.
        Obrigado

        Resposta
        • 20 de abril de 2020 em 17:49
          Permalink

          Oi Rodrigo, só examinando. Um médico precisa ver sua perna para saber se está normal. O risco neste caso é o de trombose venosa profunda. Mas na maioria das vezes pode ser só um hematoma.

          Resposta
  • 13 de abril de 2018 em 07:57
    Permalink

    Olá Dr. tive uma lesão LCA e menisco parcial durante uma aula de boxe chinês a 3 meses , no mês passado troquei de médico e passei em consulta com o Dr Sérgio Rocha e estou terminando as sessões de fisioterapia, porém sem melhoras, ainda tenho dor, ando um pouco manca, sem contar o medo do joelho falsear novamente. O profissional da academia que eu frequentava ( estou parada no momento) falou que posso voltar para fazer fortalecimento, e que já tiveram casos que nem cirurgia foi preciso depois disso.
    A minha grande dúvida é a seguinte, somente com fortalecimento eu consigo ter uma vida normal (inclusive voltar as atividades) ? Tenho escutado tantos casos de pessoas falando que após a cirurgia o joelho nunca mais será o mesmo, que a limitação pode continuar, que mesmo assim ficarei refem do fortalecimento, como funciona esse processo de pós dos casos que não necessitam de cirurgia?Se eu pretendo voltar a fazer tudo que fazia a cirurgia é a melhor solução?
    Obrigada e parabéns pelo excelente trabalho!

    Resposta
    • 22 de abril de 2018 em 22:00
      Permalink

      Oi Helen, posso imaginar a angústia que você está sentindo. Cada caso é um caso, mas de forma geral, a lesão do menisco preocupa tanto ou mais que a do LCA. Se for uma lesão passível de sutura, ou seja, se for possível consertar seu menisco, te digo que é melhor operar. Aí já aproveita e conserta o LCA junto. Quando é só o LCA, sem menisco, dá para fazer uma boa fisioterapia e esperar um pouco pra ver como o joelho se comporta. Se tiver falseios, melhor operar para não lesar o menisco ou a cartilagem. Mais ou menos um terço dos pacientes toleram bem a falta do LCA e não sentem os falseios, não precisando da cirurgia.

      Resposta
  • 16 de abril de 2018 em 15:31
    Permalink

    Boa tarde Alessandro!
    Li seu artigo hoje quando completo 10 dias de cirurgia do LCA. O rompimento foi total porém eu não tinha os chamados “falseios” no joelho, ao contrário , ele estava bem forte. Eu conseguia correr, pular, fazer agachamentos e , inclusive, fazia aulas de muai thay. O médico não perguntou sobre os falseios, apenas viu os exames e concluiu que a cirurgia era necessária. Como pretendo fazer o concurso da Polícia Civil, me preocupei com o teste físico e achei que seria imprescindível faze-la. Conforme coloquei acima, ao ler seu artigo vi que talvez não fosse necessário passar por esta cirurgia, a qual aliás, eu já havia passado em 2016 com o outro joelho. Diante do que lhe disse, das coisas que fazia antes da cirurgia, vc acha que existia a possibilidade real de não ter passado pelo procedimento cirúrgico? 😕

    Resposta
    • 22 de abril de 2018 em 21:55
      Permalink

      Oi Léa, cada caso tem que ser analisado em seus mínimos detalhes. Arrisco dizer que não existem duas lesões iguais do joelho. Mas em termos gerais, está bem demonstrado há muito tempo pela ciência que um terço dos pacientes com lesão do LCA não precisam de cirurgia. Difícil saber agora se seu caso se enquadra nesse terço. O importante agora é focar numa boa reabilitação. Torço por você!

      Resposta
  • 26 de abril de 2018 em 03:31
    Permalink

    doutor ,irei fazer uma cirurgia do lca,recontituição total,o ortopedista me falou que após minha cirurgia vou demorar um pouco ainda para entrar em fisioterapia,estou afastado pelo inss e essa é minha preocupação..meu trabalho é pesado e esforçado,é correria o dia inteiro,agilidade e força, no caso a minha pergunta é…
    quantos dias são necessarios para eu voltar ao emprego sem correr o risco de nao voltar ou ritmo ou ate msm pior e acaba mee machucando???(o musculo que o enxerto vai ser retirado é patelar)no caso tenho praticamente 8 semanas ou 60 dias para tratar ou pedir prorrogação no inss

    Resposta
    • 2 de maio de 2018 em 07:28
      Permalink

      Oi Gabriel, se você tem um trabalho “braçal” no bom sentido, é como se você fosse um atleta profissional. Pelo menos 9 meses para retornar.

      Resposta
      • 20 de novembro de 2021 em 02:21
        Permalink

        Olá doutor, fiz cirurgia de lca e menisco faz 23 dias, e ao ficar em pé, a perna operada fica vermelha e pesada, é normal? E já é recomendável andar sem muletas com esse tempo de cirurgia?

        Resposta
        • 27 de novembro de 2021 em 14:54
          Permalink

          Olá, 3 semanas é pouco tempo. A perna pode sim ficar inchada ainda, mas é preciso ter certeza que não tem problema na circulação. O médico precisa examinar e se achar pertinente pode pedir um exame chamado Doppler. Em relação a muletas, depende de cada médico. Alguns deixam 2 semanas, outros um pouco mais ou um pouco menos, dependendo da individualidade de cada caso.

          Resposta
  • 26 de abril de 2018 em 03:33
    Permalink

    doutor ,irei fazer uma cirurgia do lca,recontituição total,o ortopedista me falou que após minha cirurgia vou demorar um pouco ainda para entrar em fisioterapia,estou afastado pelo inss e essa é minha preocupação..meu trabalho é pesado e esforçado,é correria o dia inteiro,agilidade e força, no caso a minha pergunta é…
    quantos dias são necessarios para eu voltar ao emprego sem correr o risco de nao voltar ao ritmo ou ate msm pior e acaba mee machucando???(o musculo que o enxerto vai ser retirado é patelar)no caso tenho praticamente 8 semanas ou 60 dias para tratar ou pedir prorrogação no inss..eu sei q 6 meses sao ao esporte,mas e ao trabalho pesado(no caso eu puxo paletis de refrigerantes entre outras coisas

    Resposta
  • 26 de abril de 2018 em 08:51
    Permalink

    Bom dia. Existe alguma forma de minimizar o estrago feito pela falta do LCA? Tipo… uma joelheira, ou coisa assim. Eu tenho ele rompido e uma parte do menisco retirado (artroscopia). Me sinto bem, não sinto dor, jogo bola, mas de vez em quando eu tenho que me atentar para não torcer o joelho.

    Resposta
    • 2 de maio de 2018 em 07:27
      Permalink

      Oi ricardo, você fez a cirurgia? Caso contrário não deveria estar jogando bola. Joelheiras só ajudam na parte psicológica. Pode usar, mal não faz. Mas bem para o joelho também vai fazer muito pouco.

      Resposta
      • 21 de maio de 2021 em 12:54
        Permalink

        Fiz uma cirurgia de LCA e LCP juntas, faz três meses de pos operatorio e não tenho extensão completa, e a flexão esta em torno de 100 graus. Acha normal ?

        Resposta
        • 7 de junho de 2021 em 09:22
          Permalink

          Não Lucas, infelizmente EXTENSÃO é fundamental. Precisa esticar completamente. Tem que conversar com seu médico sobre o motivo de não estar esticando. Isso é importante.

          Resposta
  • 30 de abril de 2018 em 19:07
    Permalink

    Olá, praticando futebol simplesmente correndo p traz senti como se um osso no saísse do lugar aparentemente,não ouvi estralo nem nada apenas não conseguia mais esticar a perna 100%, aparentando q havia algo pegando me limitando a fazer o movimento, logo sai do jogo.. fiz um movimento brusco e a dor sumiu..não houve nada de deformação visual.. se passou alguns dias(15) e agr voltei a sentir na pratica, fui teimoso e continuei a jogar e no meio do jogo a dor sumiu novamente..isso pode ser a LCA rompida..obs agora estou parado sem forçar apenas repousando..mas consigo esticar a perna completamente sem dor algum

    Resposta
  • 2 de maio de 2018 em 22:05
    Permalink

    Olá, Dr.! Fiz uma cirurgia de reconstrução do lca há 15 dias. A perna e o joelho ainda estão inchados. Fiz 4 sessões de fisioterapia, mas já tenho Boa extensão do joelho e piso com firmeza no chão, mas ainda com muletas. O que tem me deixado preocupada é que após ficar alguns minutos em pé ou caminhando, a perna começa a ficar meio roxa, formigando e pesada; é só colocá-la pra cima que volta ao normal. Será que desenvolvi algum problema vascular?? Ou é normal nas primeiras semanas?

    Resposta
    • 3 de maio de 2018 em 11:05
      Permalink

      Oi Erica, normal não é, mas nas primeiras 3 semanas é esperado que ocorra um inchaço. Mas te aconselho a procurar seu médico e pedir pra ele examinar e se necessário, até pedir um exame de Doppler Venoso para descartar uma complicação tromboembólica.

      Resposta
      • 13 de maio de 2018 em 21:22
        Permalink

        Obrigada, Dr! Procurei meu médico e fiz o Doppler venoso, cujo resultado deu normal. Ele prescreveu Diosmin SDU para melhorar o retorno venoso; tomo há 5 dias e não vi melhora ainda… o inchaço da perna diminuiu muito, mas na região do joelho ainda está. Faz 27 dias que a cirurgia ocorreu. Continuo preocupada…

        Resposta
  • 11 de maio de 2018 em 21:53
    Permalink

    Olá, eu machuquei meu joelho em outubro, só que foi estranho, porque eu senti minha perna pesar e comecei sentir começo de febre, no outro dia acordei com o joelho inchado e falseando, o falseio parece que é uma dor de anos, mais é alguns segundos só, minha coxa atrofiou, e não consigo chutar uma bola de futebol que vem uma dor insuportável, poderia ter rompido o lca?

    Resposta
    • 5 de junho de 2018 em 07:08
      Permalink

      Oi Cristian, a história que você conta não é para pensar em lesão do LCA. Claro que na Medicina não existe “sempre” e “nunca”, existem casos raros e as vezes bizarros. Mas uma história típica de quem lesa o LCA seria:
      “Estava jogando bola, fui driblar, perdi o equilíbrio e torci o joelho. Ouvi um estalo e tive uma dor insuportável”.
      Sua história, principalmente por causa da febre, é preocupante. Procure um médico rapidamente.

      Resposta
      • 22 de dezembro de 2019 em 08:18
        Permalink

        Olá Dr. Fiz uma reconstrução do LCA, com sutura do menisco que estava em alça de balde, e tinha um derrame articular. Estou no 10 dia da cirurgia, ainda não consigo sustentar a perna, sinto muita dor já panturrilha, principalmente quando fico de pé, ela está pesada e dormente. Tive um retorno há dois dias, citei a trombose (oque mais me preocupa), o médico apalpou a panturrilha e disse que não era, já a enfermeira quando foi realizar procedimento curativo disse que era pra massagear bastante a área pois estava um pouco duro por ser sangue em toda aquela região. O fato é que, a área está bastante sensível ao toque, até mesmo passa massagear (dói muito), tenho num retorno daqui duas semanas para retirar os pontos, oque acha que devo fazer? Essa dor é normal? O médico disse ainda, que era normal a dor contínua por conta da retirada do tendão para fazer o enxerto. Estou bastante preocupada!

        Resposta
  • 24 de maio de 2018 em 18:44
    Permalink

    Boa noite!! Fiz a cirurgia de de lca tbem sutura dos meniscos ha uma semana. Quando deitado ao erguer a perna sobre as almofadas doi muito minha panturrilha e tb o calcanhar inclusive amortece meu pe e ao levantar com as muletas encosto o pe no chao incha na hora minha panturrilha e pra cima do joelho dificultando ate mesmo de pisar no chao devido a dor. Isso e normal??? Desde ja agradeco

    Resposta
    • 5 de junho de 2018 em 06:55
      Permalink

      Oi Delamar, não. Normal não é. Você precisa procurar seu cirurgião e contar isso pra ele. Dependendo do inchaço da perna, pode ser que ele te peça um exame de Doppler Venoso dos Membros Inferiores para avaliar a circulação. Isso precisa ser visto logo. Abraço

      Resposta
  • 31 de maio de 2018 em 00:38
    Permalink

    Olá Doutor tenho uma dúvida, lesionei o joelho LCA e Menisco a mais de 6 anos, e desde então não consigo mais a extensão total da perna lesionada, isso é normal?
    Faz 15 dias que fiz a cirurgia e tenho medo que não consiga mais a extensão total da Perna, qual opinião do senhor? Desde já agradeço.

    Resposta
    • 5 de junho de 2018 em 06:53
      Permalink

      Oi Demetrio, quando um paciente não consegue extensão total do joelho, os ortopedistas chamam isso de FLEXO. O flexo do joelho é uma das complicações mais temidas no pós-operatório do LCA. Precisa fisioterapia para ativar o quadríceps o mais rápido possível. Toda vez que forma líquido dentro do joelho, ocorre um desligamento do músculo quadríceps, que é o extensor do joelho. Só que os flexores continuam funcionando e causam o flexo. Converse com seu fisioterapeuta. Abraço

      Resposta
  • 4 de junho de 2018 em 19:04
    Permalink

    Ola Dr. rompi o ligamento cruzado anterior jogando futebol, porém meu esporte que praticava era corrida, pergunto, se eu não querer mais praticar futebol, para correr eu preciso reconstruir o LCA, e quanto tempo apos a lesão eu posso voltar a correr?

    Resposta
    • 5 de junho de 2018 em 06:50
      Permalink

      Oi José Carlos, cada caso precisa ser avaliado individualmente. Então vou falar sobre regra geral, não sobre o seu caso, OK? Como regra geral, não é necessário cirurgia em todos os pacientes. Se não houverem outras lesões, tais como menisco ou outros ligamentos, ou seja, uma lesão isolada do LCA, fazemos fisioterapia. Durante e após a fisioterapia, avaliamos os episódios de falseio. Se o paciente estiver tendo episódios de falseio, que é quase uma torção, indicamos a cirurgia. Se não tiver falseio, não precisa operar. Mas tem que tomar cuidado com futebol e com qualquer atividade que possa causar uma torção nova do joelho. Como está sem um ligamento, um novo entorse pode romper o menisco. Abraço

      Resposta
  • 6 de junho de 2018 em 00:54
    Permalink

    Boa noite dr. Hoje faz 3 semanas que fiz a cirurgia do LCA. Porem eu havia rompido total lca..parcial colateral lateral..edema ósseo. .sinovite..e estesopatia grau 1 e 2 .
    Hoje 14 dias já estou tentando caminhar sem muletas mas n tenho coonfiança. Fiz 5 fisioterapias e queria saber se estou fazendo tudo certo?minha extensão está quase completa. Sinto dor na patela quando dobro o joelho… Quando será poderei fazer academia para reforçar mais?e voltar a trabalhar onde meu trabalho exige carregar alguns pesos em escadas algumas vezes.. Obrigado e grande abraço doutor. Sucesso

    Resposta
    • 6 de junho de 2018 em 10:39
      Permalink

      Olá Douglas! Bom, o fato de você estar fazendo a fisioterapia já é um bom indício de que está fazendo as coisas certas. Difícil te falar sobre o seu caso específico sem te examinar. Mas em termos gerais, as primeiras duas semanas são as piores. O objetivo principal nesta fase é evitar que o joelho perca a extensão completa, acordar o quadríceps (músculo da parte da frente da coxa que estica o joelho) e combater o inchaço. Depois que o inchar for embora, a dor começa a melhorar e dá para partir para um fortalecimento mais eficaz. Alguns estudos mostram que a retomada da atividade física ou de trabalhos “braçais” que exijam muito dos joelhos, não deve acontecer antes de 9 meses. Existem alguns testes que seu fisioterapeuta irá fazer com você para saber se você está apto a retomar suas atividades. Abraço.

      Resposta
      • 2 de novembro de 2020 em 19:11
        Permalink

        Olá Dr. fiz minha cirurgia de LCA dia 23/10, hoje estou com 10 dias de pós operatório. Consigo a extensão total e flexão de ângulo 110°. Não uso muletas desde a o 7º dia. Ainda está inchado….e a parte anterior da tíbia mantém um pequeno inchaço e dói quando faço a flexão . Panturrilha não está dolorida, somente um pouco rígida ….início minha fisioterapia amanhã 11º dia de pós operatório. Porém por ser educador físico….já faço alguns exercícios de mobilidade articular desde o 2º dia. A dúvida é: sou atleta de JUDÔ…e utilizo muito o joelho. Uma volta no sexto mês pós cirúrgico e considerada uma volta prematura ? Obrigado

        Resposta
        • 22 de novembro de 2020 em 10:40
          Permalink

          Sim Cristiano, sexto mês é cilada! Alto risco de romper o enxerto. O mínimo é 9 meses. O ideal é depois de 1 ano. O enxerto precisa “amadurecer”, um processo chamado ligamentização. Para ficar forte e aguentar os esforços.

          Resposta
  • 7 de junho de 2018 em 00:43
    Permalink

    boa noite,tenho 22 anos e 40 dias de pos operatorio de LCA..hoje algo me intrigou e preciso da ajuda de voces…a situação é assim..meu fisioterapeuta nao fez a shift e o teste de gaveta quanto cheguei ao laboratorio dele,hoje ele resolveu fazer após 10 sessões ja realizadas ele fez a shift e constatou que tenho hiperflexibilidade mas desconfia que o meu menisco mmedial tenha alguma lesão…porém o meu medico que operou afirma que mesmo as duas ressonancia acusando lesão grau 1 no medial nao era necessario mexer..pois o necessario era o lca…quem esta certo???o fisioterapeuta que acha que ele tinha que ter mexido no medial??ou o doutor que quis preservar o menisco medial e apostou na fisioterapia??

    Resposta
    • 7 de junho de 2018 em 17:44
      Permalink

      Olá Gilson, que situação difícil ! O médico fala uma coisa e o fisioterapeuta outra. Só vejo duas possibilidades: ou você confia no seu médico, afinal ele fez a cirurgia e olhou o seu menisco; ou você busca uma segunda opinião. Para responder sua dúvida, é necessário examinar você e seus exames. Mas se isso serve de consolo, nem toda lesão de menisco precisa ser abordada cirurgicamente. Abraço

      Resposta
  • 7 de junho de 2018 em 00:52
    Permalink

    outra pergunta minha tambem sobre lca é a seguinte…tenho 22 anos e 40 dias de p.o e 10 dias de fisioterapia…não sinto dores,(apenas onde fica o enxerto quanto e apalpado)e meu joelho só incha em caso de exercicios ou de muita caminhada… estou trabalhando com pesos de 2 kg,flexão de 130 graus me parece,extensão falta 5 graus para chega ao 100%…subo e desco escadas trocando passos..ja estou na bicicleta,alem de tudo isso,o que posso fazer em casa para auxiliar e acelerar o ganho de força na coxa e a ganhar tempo para a recuperação(o meu caso esta devagar??)

    Resposta
    • 7 de junho de 2018 em 17:47
      Permalink

      Olá Gilson, pela descrição, parece que está indo tudo bem. Não dá para eu te falar sem um exame físico completo e sem ver seus exames, mas seu relato é bom. Para acelerar a recuperação, você tem que conversar primeiro com seu médico. Nem todo paciente pode realizar reabilitação acelerada. Depende muito de como transcorreu a cirurgia. Converse com seu cirurgião. Abraço.

      Resposta
      • 13 de novembro de 2020 em 20:15
        Permalink

        Boa noite!
        À 2 dias meu marido fez uma cirurgia de lca com reparaçao com tendão e menisco!
        Mas mesmo antes da cirurgia ja sentia dores frequentes no tornozelo(na parte da frente,perto da dobra do pe) que continuaram após a cirurgia, que comentou com o medico mas nao teve uma resposta certa do que poderia ser! Esta tomando remédio pra dor direto, mas a dor murrinha e nao para! O que acha que poderia ser? Desde ja,obrigada!

        Resposta
  • 9 de junho de 2018 em 11:21
    Permalink

    Ola doutor eu rompi o ligamento do meu joelho tem 4 anos …
    Mas não consegui operar
    Pelo sus fiz a ressonância e o médico falou que eu tinha rompido ligamento cruzado posterior ele falou isso..
    Passou dois anos sem chamar para cirurgia devido muito tempo ele falou que a ressonância precisava ser feito de novo fui lá e fizemos pelo sus
    E já faz mais dois anos e nada…

    Já são 4 anos e nada o senhor acha que se eu usar aquelas joelheiras irá me ajudar na questão dele ficar joelho meio bambo falso as vezes…?

    O senhor acha que vou precisar fazer outra ressonância ..?
    O Dr sabe aonde possa dar entrada no sus nesse procedimento ou em alguma cidade?
    Muito grato por sua atenção e que Deus abençoe sua vida imensamente

    Resposta
    • 11 de junho de 2018 em 07:12
      Permalink

      Olá Luiz, que história triste! Aqui em Campinas e região não temos tido problema. Em geral não há filas e as cirurgias do LCA são marcadas rapidamente. O agendamento de consultas é feito através do posto de saúde, pelo sistema CROSS. Vá até o posto mais perto e peça informação. Não sei em que região você mora. Não, um RX é suficiente, não precisa de uma nova ressonância, pelo menos no meu ponto de vista. Abraço!

      Resposta
  • 15 de junho de 2018 em 01:12
    Permalink

    Olá doutor! Fiz cirurgia de LCA há 60 dias, porém após relizar extensão total para fazer a flexão do joelho, sinto como se algo ficasse preso, como se a patela ficasse “enganchada”, depois que alguma coisa libera ou encaixa dentro do joelho, consigo fazer uma maior flexão no joelho. A cirurgia pode Ter dado errado? Como saberei se a cirugia deu certo? Há e ainda ando mancando, mas suspeito que por insegurança.

    Resposta
    • 26 de junho de 2018 em 10:48
      Permalink

      Olá Roberto, que dureza hein?! É importante você retornar rapidamente com o cirurgião e falar sobre esse sintoma. O exame clínico vai determinar o que está acontecendo. Se necessário, uma ressonância pode tirar a dúvida.

      Resposta
  • 17 de junho de 2018 em 12:20
    Permalink

    Olá Alessandro.
    Após queda de moto recente em 03/05, houve um impacto do JE. Os procedimentos do médico ortopedista foram: 2 radiografias e punção em 2 pontos para retirada do sangue diminuindo substancialmente o inchaço, repouso total, gelo, antiinflamatório e antibiótico. Após 6 semanas e 3 dias, a funcionalidade articular está 100% íntegra, flexão, extensão caminhadas sem queixas. O teste de Lachman, feito em consulta acusa uma frouxidão maior tibial em relação ao JD, algo em torno de 1cm. Fui examinado por dois ortopedistas, sendo que o 2° solicitou a RM, inclusive, me disse que existe a necessidade cirúrgica pois afirmou que o LCA está rompido, só não sabemos o grau. Não jogo bola, mas sempre pratiquei todo tipo de esporte, inclusive o surf.
    Porém, a minha opção é o tratamento convencional. Assim que eu tiver a RM, gostaria de lhe enviar a imagem para sua avaliação.

    Resposta
  • 3 de julho de 2018 em 22:46
    Permalink

    Doutor fiz a cirurgia a quase quatro meses e me sinto muito bem, já estou na academia fazendo fortalecimento e vejo melhoras, mas o meu joelho estala muito, não dói quando estala,e outra coisa é que sinto umas dores ainda queria saber se isso é normal.

    Resposta
    • 4 de julho de 2018 em 06:33
      Permalink

      Bom dia Thiago, obrigado por escrever aqui no Blog . Seguinte, estalos são um sintoma muito inespecífico. Pode não ser nada ou pode ser algo como uma lesão do menisco ou da cartilagem. Também podem aparecer depois de uma cirurgia por causa da atrofia muscular. O fato de não doer é positivo. Estalos associados a dores são sempre mais preocupantes. Quatro meses ainda é pouco tempo. Converse com seu fisioterapeuta e com seu médico sobre seu sintoma para que eles possam realizar manobras clínicas para determinar a causa dos estalos e principalmente a causa dessa dor.

      Resposta
  • 5 de julho de 2018 em 16:01
    Permalink

    Dr, boa tarde!
    Hoje é meu 14° dia após cirurgia do LCA. Consigo apoiar o pé no chão mas não consigo completar o passo pela dor de esticar a perna nos músculos de traz da perna….

    Ainda há um pouco de inchaço. Mas qndo fico em repouso meu tornozelo fica normal.

    Tenho uma dúvida, é normal as canelas e tornozelos incharem após ficar com o joelho por algumas horas pra baixo? (Sentado por exemplo)

    E não sei como fazer as compressas de gelo, se na lateral interna próximo do joelho onde há inchaço ou na batata da perna ou tornozelo.

    Obrigado pela atenção,

    William Chabes

    Resposta
    • 6 de julho de 2018 em 08:23
      Permalink

      Oi William,
      Em primeiro lugar, meus comentários não tem o objetivo de substituir a avaliação e conduta do seu médico. É importante que ele saiba destas suas queixas, OK? De forma geral, sim, é esperado que pernas para baixo nesta fase causem inchaço e que você ainda tenha um pouco de dor aos movimentos. É importante movimentar ativamente os tornozelos para bombear o sangue da perna. É importante manter também os pés elevados sempre que possível. As compressas de gelo devem ser aplicadas na parte da frente do joelho. Não aplique do lado , porque tem nervos que podem ser paralisados pelo frio. abraço

      Resposta
      • 6 de julho de 2018 em 08:54
        Permalink

        Muito obrigado pela atenção!

        E sim pode deixar que repasso essas queixas para o meu médico.

        Abs

        Resposta
  • 12 de julho de 2018 em 08:06
    Permalink

    Bom dia, meu nome éFernando, fiz cirurgia de reconstrução do lca, fazem 7 dias hoje, meu joelho não apresenta dor, ontem comecei a fisioterapia e todos os exercícios que me foram pedidos executei com desenvoltura. Porém sinto uma dor relativamente forte na panturrilha da perna operada, não inchou, mas a dor me impediu de ficar muito tempo em pé , para executar as passadas apoiando o pé no chão com o auxílio de muletas. Poderia me falar sobre esse tema!!!

    Resposta
    • 15 de julho de 2018 em 08:03
      Permalink

      Olá Fernando, fico feliz que você está tão bem com apenas 7 dias. A dor na panturrilha pode ser várias coisas, desde uma dor irradiada por causa da retirada do enxerto, o que é normal nesta fase, até uma trombose de pequenas veias intra-musculares, que pode não causar inchaço. Você precisa ser examinado clinicamente e se for necessário, seu médico irá pedir para você fazer um exame de ultrassom com doppler. Abraço!

      Resposta
  • 12 de julho de 2018 em 17:57
    Permalink

    Boa tarde Alessandro,tudo bem? Bom, o caso não é comigo e sim com o meu namorado, pois á dois meses ele sofreu um rompimento no ligamento anterior jogando bola, ele já fez o raio x e a ressonância, poderia me dizer qual o valor seria dessa cirurgia? Pois, ele esta numa abstinência para voltar a jogar e não quer esperar pelo SUS. Desde já agradeço a atenção!

    Resposta
    • 15 de julho de 2018 em 08:00
      Permalink

      Olá Thays, dois pontos: Primeiro, o valor da cirurgia depende basicamente de três variáveis; o honorário médico, a diária hospitalar e o valor dos implantes. É difícil estabelecer um preço único, mas é raro sair por menos de R$ 10.000,00 tudo isso. Não existe um tabelamento. Você teria que procurar uns três cirurgiões e pedir orçamentos para ter ideia do preço aí na sua região. Segundo, procure saber se tem um hospital grande de referência do SUS perto de onde você mora. Muitos hospitais não tem fila para este tipo de cirurgia. O que demora é a ponte entre a Unidade Básica de Saúde (UBS) e o hospital de referência. Infelizmente este é um dos maiores problemas do SUS. Perde-se muito tempo com a burocracia.

      Resposta
  • 14 de julho de 2018 em 19:37
    Permalink

    Olá doutor, gostaria de tirar uma dúvida. Numa cirurgia pelo SUS e numa particular é utilizado o mesmo material ou teria alguma diferença na qualidade do mesmo? Desde ja agradeço.

    Resposta
  • 14 de julho de 2018 em 19:55
    Permalink

    Olá doutor, tenho uma dúvida. Na cirurgia pelo SUS e na particular o material utilizado é o mesmo ou tem alguma diferença na qualidade do mesmo. Desde ja agradeço.

    Resposta
    • 15 de julho de 2018 em 07:54
      Permalink

      Olá Ismael, depende de hospital para hospital. Não existe um material único no SUS. Cada hospital é responsável por abrir uma licitação e comprar o seu material. Por isso você vai encontrar hospitais com materiais muito bons e outros com materiais inferiores. Isto também acontece nos convênios de saúde privados. Bons convênios costumam oferecer bons materiais, mas uma infinidade de convênios ruins oferecem materiais ruins também. Converse com o seu cirurgião e pergunte qual o material e a empresa que irá fornecer o implante. Tome especial cuidado em saber se aquela empresa costuma oferecer vantagens para médicos, como viagens ou até pagamento em dinheiro, o que é anti-ético. Um bom material não precisa deste tipo de subterfúgio.

      Resposta
  • 17 de julho de 2018 em 21:12
    Permalink

    Olá doutor, queria saber se após 4 meses de cirurgia de LCA é normal o joelho ter uma pequena folga quando se faz teste de gaveta,e se é normal ainda sentir dores?

    Resposta
  • 3 de agosto de 2018 em 20:19
    Permalink

    Boa noite, fiz a minha cirurgia de LCA fazem 4 semanas. Já consigo andar normalmente e apenas sinto uma dor na parte de tras do joelho devido a retirada do enxerto. Ainda tenho uma certa sensação de falseio e gostaria de saber se ela é normal apos esse tempo e caso seja, essa sensação vai passar?

    Resposta
    • 4 de agosto de 2018 em 16:57
      Permalink

      Bom dia Matheus, quatro semanas ainda é muito cedo. Você precisa fortalecer e recuperar o equilíbrio. Pode ser que a sensação desapareça sim. Mas é bom avisar seu médico, ele pode fazer um teste clínico, chamado manobra de Lachman, para avaliar a qualidade do seu enxerto. No Brasil é pouco comum, mas existe um aparelho chamado artrômetro. É uma maneira mais objetiva de avaliar o enxerto. Abraço!

      Resposta
  • 22 de agosto de 2018 em 21:34
    Permalink

    Boa noite!
    Fiz a cirurgia de LCA a exatamente 9 dias e na noite passada quando fui esticar o joelho senti que estralou e perna ficou bem mais solta e leve,tem risco de ter perdido a cirurgia?

    Resposta
    • 4 de setembro de 2018 em 14:56
      Permalink

      Prezado Walmiro. Pouco provável romper o enxerto ao esticar a perna. A cirurgia evoluiu muito nas últimas décadas, permitindo a reabilitação e os movimentos precoces. Mas na dúvida, o médico consegue, através do exame clínico, saber como está a cirurgia. Converse com seu cirurgião.

      Resposta
  • 4 de setembro de 2018 em 15:07
    Permalink

    Boa tarde Alessandro!

    Faz exatamente 75 dias após a cirurgia e ainda sinto leve dores quando faço movimento de esticar e dobrar… percebo também que o meu joelho fica levemente quente quando passo o dia no escritório. E ainda não consigo sentar em cima do joelho, quando coloco o peso do corpo no joelho a dor é forte.

    Isso ainda é normal? e pode durar até os 90 dias?

    Muito obrigado!

    Will Chabes

    Resposta
    • 13 de setembro de 2018 em 18:01
      Permalink

      olá Will,
      Já vai para quase 11 semanas, então não é esperado que você tenha joelho quente. Pode não ser nada, mas é interessante relatar isso para seu médico e principalmente observar se o joelho está inchado e se tem dor noturna. Também é importante perguntar para seu médico se além do ligamento, havia alguma outra lesão, como menisco ou cartilagem, que poderiam causar desconforto e dor. Abraço!

      Resposta
  • 10 de setembro de 2018 em 00:54
    Permalink

    Olá meu nome é Emerson e fiz uma cirurgia de LCA à 23 dias.Já no terceiro dia após a cirurgia comecei a fisioterapia.Além de fazer exercícios na clinica faço em casa também.Aplico gelo diariamente no mínimo 3x no dia conforme o médico e minha fisioterapeuta ordenaram.Minha dúvida é, ainda sinto umas fisgadas no joelho e não tenho flexão total ainda caminho mancando.Sei que cada um tem um tempo de recuperacao mas de regra geral quantos dias após a cirurgia conseguimos esticar e flexionar 100% a perna? As fisgadas são normais? E o inchaço até quando vou ter? Outra duvida, ainda sinto como o joelho estivesse um pouco solto nao falsete mas depende do movimento que faço sinto uma dor.Sei que são protocolos que temos que seguir para uma boa recuperação.

    Obrigado pela oportunidade Abraço!

    Resposta
    • 13 de setembro de 2018 em 17:58
      Permalink

      Olá Emerson, parabéns pela disciplina e dedicação! Vamos às suas dúvidas:
      1- esticar o joelho nessa fase inicial é mais importante que flexionar. Então, não faz mal que com apenas 3 semanas ainda tenha pouca flexão, desde que a extensão esteja boa. É esperado que com cerca de 6 semanas o joelho esteja desinchado, sem dor e com movimento próximo do normal, mas isso depende muito do seu organismo.
      2- Fisgadas nunca são normais, mas um pouco de dor após a cirurgia é esperado, principalmente por causa da retirada do enxerto.
      3- O inchaço deve sumir entre 3 e 6 semanas.
      4- O joelho solto nessa fase pode ser por falta de força no quadríceps. Seu médico pode realizar uma manobra clínica, chamada Lachman, para sentir a folga do ligamento e saber se está adequado.
      Espero ter contribuído um pouco para o entendimento da sua recuperação, sempre enfatizando que são conceitos gerais, não estou dizendo que seu caso vai evoluir assim. Por isso é muito importante o acompanhamento com seu fisio e seu cirurgião.
      Grande abraço!

      Resposta
  • 27 de setembro de 2018 em 18:19
    Permalink

    Boa noite, Dr. Alessandro!
    Faz 1 ano e 7 meses que passei pela cirurgia do lca(tendões flexores) e ruptura parcial do menisco medial. Já pratico diversas atividades físicas, mas após as mesmas, sinto um desconforto na parte posterior do joelho. Esse mesmo desconforto acontece ao flexionar o joelho ou agachar.
    O que pode ser?
    Obrigado.
    Abraço

    Resposta
    • 1 de outubro de 2018 em 09:30
      Permalink

      Olá Guilherme, existem inúmeras possibilidades, mas o fato de doer atrás e piorar quando agacha, faz pensar muito em lesão do menisco. É muito comum a lesão do corno posterior do menisco medial após a lesão do LCA. Outra possibilidade é o cisto de Baker, uma espécie de bola de líquido que cresce atrás do joelho. E não podemos esquecer da artrose, que é muito comum após a cirurgia do LCA. Você precisa ser examinado por um especialista em joelho e realizar novos exames de imagem. Abraço!

      Resposta
  • 28 de setembro de 2018 em 16:38
    Permalink

    Ola Dr. fiz uma cirurgia de LCA há mais ou menos 60 dias, não sentir dor nem mesmo no dia da cirurgia, com um mes ja tinha conseguido a flexão por completo, mas a extensão vem sendo meio complicado, deve está em uns 7 a 8º, gostaria de saber se é normal, pelo o tempo de cirurgia… O menisco o médico disse que só “limpou” acho que foi esse o termo que ele usou falando comigo em uma consulta… desde ja agradeço

    Resposta
  • 28 de setembro de 2018 em 16:43
    Permalink

    Ola Dr. fiz uma cirurgia de LCA há mais ou menos 60 dias, não sentir dor nem mesmo no dia da cirurgia, com um mes ja tinha conseguido a flexão por completo, mas a extensão vem sendo meio complicado, deve está em uns 7 a 8º, gostaria de saber se é normal, pelo o tempo de cirurgia… O menisco o médico disse que só “limpou” acho que foi esse o termo que ele usou falando comigo em uma consulta… A… o enxerto usado foi o patelar ..

    Resposta
  • 28 de setembro de 2018 em 16:48
    Permalink

    Ola Dr. fiz uma cirurgia de LCA há mais ou menos 60 dias, não sentir dor nem mesmo no dia da cirurgia, com um mes ja tinha conseguido a flexão por completo, mas a extensão vem sendo meio complicado, deve está em uns 7 a 8º, gostaria de saber se é normal, pelo o tempo de cirurgia… O menisco o médico disse que só “limpou” acho que foi esse o termo que ele usou falando comigo em uma consulta… desde ja agradeço aah, o enxerto usado foi o patelar

    Resposta
    • 1 de outubro de 2018 em 09:15
      Permalink

      Olá Rafael, a perda de extensão é um negócio preocupante. O joelho precisa esticar completamente para ser saudável. Precisa ver se isso vem desde antes da cirurgia, ou se começou recentemente. Existe um quadro chamado “ciclope”. Ocorre a formação de uma “bola” de cicatriz na frente do enxerto, que bloqueia a extensão . Isso é identificado em uma ressonância. Se houver um ciclope, ele tem que ser removido cirurgicamente.

      Resposta
  • 30 de setembro de 2018 em 17:45
    Permalink

    Ola Dr, sou Felipe 20 anos, queria tirar uma duvida, fiz a cirurgia lca e minisco a 5 meses, perdi 50% do minisco gosto muito de jogar futebol, mais depois dá lesão tenho muito medo de voltar a jogar e ter nova lesão e passar pelo que passei sem plano de saúde e esperando cirurgia pelo sus que não saiu, graças meus amigos que contribuiram com uma vaquinha fiz a cirurgia, esse medo passa? Não sinto dor mais guando faço alongamento flexionando a perna pra traz sinto a junta dolorida, o resto não sinto nada, só essa disconfiança do joelho operado.Obrigado pela atenção!!

    Resposta
    • 1 de outubro de 2018 em 09:11
      Permalink

      Oi Felipe, 5 meses ainda é pouco tempo. Em geral, não é aconselhado voltar ao futebol antes de 1 ano, então ainda tem tempo. Você precisa é continuar sua reabilitação com um bom fisioterapeuta. Quando chegar lá, existe uma avaliação para saber se o joelho está bom o suficiente para aguentar uma partida de futebol sem risco. Abraço!

      Resposta
  • 1 de outubro de 2018 em 13:12
    Permalink

    oi boa tarde fiz uma cirurgia de LCA já faz 9 meses e ainda sinto dor e instabilidade, tava fazendo academia moderado, fiz uns 2 meses e a patela estralava muito, meu medico disse que é normal pq tinha que recuperar musculatura e continuei fazendo, só que agora a dor pirou e não sofri nem um trauma ou torção que pudesse ter piorado e não estou mais conseguindo nem andar sem dor. Será que deu algo errado na cirurgia e meu medico não quer falar?

    Resposta
    • 3 de outubro de 2018 em 10:21
      Permalink

      Olá Eduardo, que dureza hein! Realmente, 9 meses é bastante tempo. Você tem razão. É impossível dizer se deu algo errado. Só tem duas formas de descobrir. Uma é retornar com o médico e falar novamente sobre a sua preocupação pelo fato de ainda não se sentir bem. É difícil, concordo com você. A maioria dos profissionais se intimida com queixas após cirurgia e tende a ficar na defensiva. Outra forma é buscar uma segunda opinião. É preciso um exame clínico muito detalhado e uma conversa demorada para saber se existe problema com o joelho após a cirurgia. O RX e uma nova ressonância podem ajudar. Também existe um aparelho chamado artrômetro KT-1000, que mede a folga do joelho. Infelizmente existem poucos no Brasil. Um fisioterapeuta também pode realizar alguns testes funcionais, como o Single Leg Hop Test. Se realmente tiver uma folga, ainda assim não significa que houve erro médico. Sabemos que 10% das cirurgias falham, mesmo fazendo tudo certo. Comentei isso aqui com outra leitora há alguns dias. Isso às vezes não é enfatizado antes da cirurgia. Tomara que você consiga resolver seu problema. Abraços!

      Resposta
  • 6 de outubro de 2018 em 12:00
    Permalink

    Ola,

    Eu sofri um acidente e no meu exame, e fiz uma exame da ressonância magnética do joelho esquerdo e na analise consta:
    -Rotura transfixante da raiz posterior do menisco medial, associada a extrusão do corpo desde menisco. Alteração degenerativa de seu corno posterior e corpo.
    -Rotura parcial de alto grau/ completa do ligamento cruzado posterior.
    -Rotura completa da porção distal do ligamento colateral medial.
    -Fratura subcondral na porção periférica da área de carga no côndilo femoral lateral e do planalto tibial medial, associado a edema medular.
    -Foco de edema medular subcondral na porção periférica da área de carga no côndilo femoral medial
    -Erosões condrais superficiais no terço inferior da faceta lateral da patela, sem edema subcondral
    -Demais estruturas ósseas e superfícies condrais de aspecto preservado
    -Grande derrame articular.
    -Menisco lateral com morfologia e contornos normais, sem roturas
    -Ligamento cruzado anterior, colateral lateral e demais estruturas do canto posterolateral de aspecto conservado
    -Tendão do quadríceps e patelar de espessura e orientação normal
    -Grupamento musculares íntegros.

    Já estou fazendo fisioterapia, mais gostaria de uma segunda opinião do meu caso, pois eu sinto melhora e consigo andar sem muita instabilidade no joelho.

    Obrigada

    Resposta
    • 24 de outubro de 2018 em 10:40
      Permalink

      Olá Juliana, você teve uma lesão grave no joelho. Geralmente, lesões complexas como as que você descreve são abordadas cirurgicamente. Mas o exame clínico é fundamental. Às vezes vejo pacientes com resultados de ressonância horríveis, mas na hora de examinar o joelho está tudo bem, as alterações são mínimas. Isso acontece porque a ressonância é um exame estático. Mostra apenas a estrutura dos ligamentos, mas não mostra sua função. O importante é a função, que só pode ser avaliada pelo exame clínico do médico. A conduta de iniciar a fisioterapia e aguardar me parece correta, caso o exame clínico esteja favorável. Boa sorte !

      Resposta
  • 14 de outubro de 2018 em 22:20
    Permalink

    Olá doutor, diz a cirurgia de lca (segunda vez, sendo a primeira em 98) e agora com uso de banco de tecido para reconstrução do ligamento. Foi necessário um enxerto ósseo na Tíbia (substituição do local do parafuso antigo) e outro no fêmur com placa, além de reconstrução do menisco e cauterização da “cabeça” da tíbia e fêmur.
    A cirurgia foi no dia 15/07, estava indo super bem a recuperação, com fisio já no dia seguinte…. sem dores e extensão total. Ocorre que lá pelo 17 dia, amanheci com uma dor insuportável e um inchaço enorme acima da patela, na coxa e tb no joelho, me impedindo até de encostar o pé no chão (já estava iniciando a caminhada…)
    As dores eram tão intensas que nem morfina passava…. verificado possibilidade de trombose e não tinha nada.
    Ressonância verificou um edema enorme na coxa e custo de Baker, mas garantiu a integridade da cirurgia. Comecei a sentir dores que irradiavam para a panturrilha e tíbia, como câimbras que depois davam dores agudas em determinados pontos.

    O doutor que me operou é excelente, mas como meu caso é muito particular, pensei em ver uma segunda opinião e saber se alguém já pegou um caso parecido.

    Minha percepção é que sofri uma lesão aguda no músculo da coxa acima do joelho…. Já viu algum caso parecido de reclamação?

    Desde já agradeço doutor.

    Resposta
    • 18 de outubro de 2018 em 09:46
      Permalink

      Olá Lilian, você fez uma cirurgia bastante complexa. É preciso muito cuidado ao emitir opiniões através deste canal. O Conselho Federal de Medicina proíbe consultas médicas online e não sei detalhes importantes do seu caso. Pessoalmente sou a favor de consultas de segunda opinião, mas alguns colegas se sentem bastante ofendidos. De uma forma geral, ter dor não é normal. Entendo a sua preocupação e acho que você precisa mesmo ir atrás e descobrir a causa da sua dor. Acho que uma boa conversa com seu médico talvez possa esclarecer melhor o que ele está pensando sobre a causa desta sua dor. Como ele fez a cirurgia, ele saberá detalhes que nenhum outro médico sabe. Se não der certo, acredito que você deve aí sim procurar uma segunda opinião. Abraços!

      Resposta
      • 14 de novembro de 2018 em 12:41
        Permalink

        Olá doutor, estou com uma recuperação bem lenta apos essa possível reação ao Aloenxerto, pelo o que meu médico disse, não encontrou nenhum caso aqui no Brasil semelhante ao meu e disse a ele sobre uma segunda opinião. Ele entendeu e acha válido, inclusive ele tem aproveitado os fóruns e falado sobre.
        Fiz nova ressonância na semana passada e gostaria de fazer uma consulta para segunda opinião. Se for um caso interessante à você, eu agradeceria e muito!
        De qualquer forma, agradeço e muito !!

        Resposta
  • 18 de outubro de 2018 em 17:48
    Permalink

    boa tarde Dr. minha cirurgia de LCA e menisco vai completar 1 ano dia 13/12/2018, fiz fisioterapia e fortalecimento e tudo mais, inclusive voltei em agosto a jogar o meu futebol, mas minha perna não estica completamente ainda, isso é normal ? devo fazer algum exercício para forçar isso ?

    Resposta
    • 24 de outubro de 2018 em 10:32
      Permalink

      Olá Cristóvão, não é normal! É importante esticar completamente o joelho. Se isto não está acontecendo, é preciso fazer o diagnóstico da causa. Pode ser só um encurtamento muscular posterior da coxa, ou algo mais sério, como uma lesão do ciclope, que é uma bola de cicatriz que cresce dentro do joelho e trava o final da extensão. Precisa passar no seu cirurgião. Abraço!

      Resposta
  • 21 de outubro de 2018 em 10:10
    Permalink

    Olá Dr. Hoje completo 30 dias de cirurgia do LCA e menisco. Consigo andar sem muletas, mancando ainda, porém a minha panturrilha dói muito depois de algum tempo andando. Apesar de conseguir a extensão completa da perna na maca durante a fisioterapia ao caminhar ela não fica totalmente extendida. Além disso a minha coxa dói muito durante os exercícios. Será que tem algo errado com a minha cirurgia? Pelo o INSS eu devo voltar a trabalhar daqui a 15 dias. Estou preocupada com isso.
    Grata pela atenção.

    Resposta
    • 24 de outubro de 2018 em 10:24
      Permalink

      Oi Patrícia, dor sempre preocupa, claro! Mas infelizmente só é possível responder se está tudo bem com a cirurgia através do exame clínico do joelho. Acredito que seu médico está sabendo destas dores e deve ter te examinado. Se não, é importante você marcar um retorno e relatar estes sintomas. Ele poderá inclusive fazer uma carta de recurso para o INSS solicitando mais tempo para a recuperação. De um forma geral, 6 semanas (42 dias) é um tempo muito curto para a reabilitação. A fisioterapia é muito mais longa que isso. Costuma durar de 3 a 6 meses.

      Resposta
  • 24 de outubro de 2018 em 10:36
    Permalink

    Bom dia Dr. voltei a trabalhar normalmente dia 19 desse mes depois de 3 meses afastado por uma cirurgia de LCA, e meu joelho operado esta doendo mais que o “normal” que deveria, eu acho, queria saber se isso e’ normal por causa do tempo afastado ou preciso me preocupar? Abraco

    Resposta
  • 24 de outubro de 2018 em 10:48
    Permalink

    Bom dia Dr. Fiz uma reconstrução de LCA a 3 meses e voltei a rotina de trabalho trabalho na sexta feira dia 19 desse mês, e queria saber se é normal sentir um pouco de dor no joelho, será que é questão de se acostumar a rotina de trabalho ou preciso me preocupar? Abraço

    Resposta
    • 13 de novembro de 2018 em 22:55
      Permalink

      OI Thiago. Não é normal sentir dor. Mas as vezes existem dores que não trazem problemas maiores. O importante é ser examinado por um especialista para ter certeza que não existe nada mais sério por trás da dor. Entender a CAUSA da dor é essencial .

      Resposta
      • 19 de março de 2020 em 08:55
        Permalink

        Ola tudo bom? Poderia me tirar uma duvida fiz uma cirurgia do ligamento ja estou no 3 dia pos operatorio,as vezes sinto umas fisgada do nada,quando estou deitada viro o joelho devagararinho movimentando de um lado para outro , mas tem hora da uma impresao que sai algum liquido( más nao escorre nada pela perna e nem molha a faixa,e de vez em quando da uns estalos no joelho,me tire essa duvida por favor estou preocupada 😟obrigado pela atencao.

        Resposta
        • 19 de março de 2020 em 13:42
          Permalink

          Oi Ariane, 3 dias é muito recente. Fica sempre um pouco de liquido dentro da articulação, que vai sendo absorvido aos poucos pelo organismo. Também os cortes na pele em geral produzem alterações da sensibildiade, que também tendem a melhorar com o tempo. É importante comentar com seu médico sobre estas sensações, para que ele possa te examinar e ver se está tudo certo.

          Resposta
  • 24 de outubro de 2018 em 15:49
    Permalink

    Dr. Alessandro, boa tarde.

    Há aproximadamente 20 anos, fiz a ruptura total do LCA e lesionei o menisco no joelho esquerdo, jogando futebol.
    Por motivos de uma prova física, na cirurgia não foi feita a reconstrução, somente a “limpeza” do ligamento e do menisco.

    Fiz fisioterapia, mas não voltei a jogar futebol “a sério”, fiz outros esportes e nunca tive problemas. Não abusava.

    Umas 3 ou 4 vezes, saiu do lugar. Mas sem problemas de maior.

    Estou com 44 anos e após um periodo sem atividade voltei a correr, caminhada, exercícios com o peso do corpo.

    de há uma 3 semanas para cá, além de sentir desconforto no joelho, sinto dificuldades/dores na inserção do fémur com a bacia o que me leva a mancar levemente.

    No passado já me tinham alertado que hj, cirurgia sem restauro do lca, não é feita por causa de possibilidade de tendinites, e outros problemas, sobrecarga nos outros ligamentos, menisco….

    Sempre procurei ter cuidado com as cargas e volume de treino.

    Pode ter sido um “mal movimento” ou devo voltar a fazer ressonância e a nova cirurgia?
    Obrigado

    Resposta
    • 13 de novembro de 2018 em 22:58
      Permalink

      Vai com calma Davi, rsrs! Nada de falar em cirurgia ainda. Fazer uma avaliação médica com novos exames é uma ótima ideia. É bem provável que você esteja desenvolvendo um quadro de osteoartrite, o famoso desgaste. Isso sempre acontece quando a pessoa tem lesão do LCA e do menisco juntos. O tratamento da osteoartrite não envolve cirurgia, pelo menos numa fase inicial. As cirurgias são reservadas para casos refratários.

      Resposta
  • 25 de outubro de 2018 em 14:58
    Permalink

    Boa tarde, Dr! Estou próximo ao 70º dia da minha segunda cirurgia de LCA do JD (enxerto – tendões flexores da perna esquerda, por já ter utilizado o da direita no primeiro procedimento, em Julho/2015). No 1º pós, fiz 5 meses e meio de fisioterapia e finalizei só com academia – aproximadamente 2 meses, malhando perna de 1 a 2x na semana. Voltei ao futebol, portanto, aproximadamente 9 meses após a cirurgia. 2 anos depois, em Maio/17, em um campeonato de futebol que disputava, levei uma pancada na lateral externa do joelho, que o alavancou pra dentro e findou por romper o enxerto, o que resultou nessa minha segunda cirurgia, a qual atualmente estou em recuperação.

    Após explicar a situação, a dúvida é a seguinte: Desde sempre, meus 2 joelhos esticavam totalmente (180º – ou zero), e passavam um pouqinho, como se “dobrassem um pouco pra dentro” (185º, talvez); Mas após a 1ª cirurgia e fisio, a extensão só chegou ao ângulo reto (mas total), de 180º. O joelho esquerdo continua esticando esse pouco a mais, como se ainda dobrasse um pouco pra dentro.

    Teria algum problema quanto a isso? Meu médico quando me examinou após a recuperação da primeira operação me perguntou “vc não estica mais que isso, como o outro joelho?”. Disse que não, e ele disse que tudo bem. Um fisioterapeuta me disse que essa extensão “a mais” era proveniente de uma frouxidão ligamentar, que por sua vez facilita lesões, e que era melhor como está hoje – apenas 180º.

    O que é verdade nisso tudo, pq pra mim, não consigo compreender. Em tempo, lembrando, estou no 70º dia de recuperação da “re-reconstrução” do LCA do JD e minha extensão já chegou aos 180º (ou zero, extensão total reta, etc.) desde uns 12 dias de pós, sem problemas. Devo forçar essa extensão “a mais”, visto que o esquerdo ainda extende? Ou não faz mal essa pequena diferença, tanto na diferença entre as pernas, quanto para o risco em si, da integridade do enxerto novo.

    Desde já, agradeço, e desculpe pelo tamanho do texto. rs.

    Resposta
    • 13 de novembro de 2018 em 23:03
      Permalink

      Oi Pedro, o ideal é ter a mesma amplitude de movimento nos dois joelhos. Algumas vezes, nós toleramos pequenas diferenças, porque elas não trazem nenhuma diferença para o prognóstico. Mas é preciso avaliar a causa desta diferença. Pode ser um ciclope, uma bola de fibrose que cresce na frente do enxerto, pode ser algum encurtamento muscular. Uma informação interessante neste caso seria o quanto você esticou o joelho no final da cirurgia. Se você saiu esticando menos, não vai conseguir recuperar, mas se você saiu esticando mais e depois perdeu, é possível reverter.

      Resposta
      • 20 de novembro de 2018 em 10:10
        Permalink

        Obrigado, Dr., pelo retorno. Também imaginava o mesmo, que o ideal seria a mesma amplitude nos 2 joelhos. Vou perguntar isso ao meu médico, mas desde a primeira cirurgia, não há essa “hiperextensão” na perna direita, ela só chega nos 180º mesmo.

        Resposta
  • 7 de novembro de 2018 em 12:16
    Permalink

    Bom dia doutor. Sou portuguesa e não sei se eventualmente me irá responder, contudo vou explicar a minha situação na esperança de receber alguma resposta.
    Tenho 16 anos sofri uma queda muito forte que fez com que ficasse com o joelho com falseios e uma dor aguda imensa no dia 20 setembro.
    Logo depois fui ao hospital e fiz apenas um raio x que não acusou nada mas o ortopedista marcou me na altura uma consulta externa para 15 dias depois.
    Na consulta o médico analisou me novamente o joelho e suspeitou que eu tivesse um rotura dos lca pelo que me passou uma ressonância magnética ao joelho.
    A ressonância magnetica foi feita noutro hospital e quando o exame estiver com o relatório pronto vai ser enviado entre hospitais para o outro.
    A ressonância foi feita de 6 nov pelo que apenas tenho consulta com o ortopedista para ele me dizer algo sobre a ressonância e dar me alguma solução no dia 31 de dezembro.
    Pelo que sei, se tiver que realmente ser operada terei que entrar para a lista de espera o que me vai causar um transtorno pois isso significa ser operada apos 2 meses e meio/3 meses,(la para fim de março ou algo assim) isto e, fora a recuperação depois e etc.
    Eu ando na escola regular, sou uma aluna aplicada que tira das melhores notas a tudo…infelizmente com as dores imensas que tenho nao consigo ir para a escolar e de canadianas fazer aquele percurso todo, mais estar na mesma posição durante as aulas e etc devido a dor e falta de uma posição sem dor (porque a dor nunca passa) mais o falseio e a sensação de joelho solto e o inchaço, sendo assim apresentei na escola um atestado médico em como não consigo ir as aulas por incapacidade de andar e etc.
    A questao é que os medicamentos passados não fazem efeito quase nenhum. Até para dormir e complicado com as dores imensas. A minha mãe ja falou com a diretora de turma explicando a situação e dizendo que provavelmente este 1 e 2 período não consigo comparecer e, quanto ao terceiro período depois via-se.( já que tudo o que disse em cima e apenas uma estimativa e ainda pode demorar mais ou menos que o esperado)
    Gostaria de ter a sua opinião profissional quanto a situação exposta.
    Um grande agradecimento também pela sua explicação acima feita.

    Resposta
  • 7 de novembro de 2018 em 12:19
    Permalink

    Bom dia doutor. Sou portuguesa e não sei se eventualmente me irá responder, contudo vou explicar a minha situação na esperança de receber alguma resposta.
    Tenho 16 anos sofri uma queda muito forte que fez com que ficasse com o joelho com falseios e uma dor aguda imensa no dia 20 setembro.
    Logo depois fui ao hospital e fiz apenas um raio x que não acusou nada mas o ortopedista marcou me na altura uma consulta externa para 15 dias depois.
    Na consulta o médico analisou me novamente o joelho e suspeitou que eu tivesse um rotura dos lca pelo que me passou uma ressonância magnética ao joelho.
    A ressonância magnetica foi feita noutro hospital e quando o exame estiver com o relatório pronto vai ser enviado entre hospitais para o outro.
    A ressonância foi feita de 6 nov pelo que apenas tenho consulta com o ortopedista para ele me dizer algo sobre a ressonância e dar me alguma solução no dia 31 de dezembro.
    Pelo que sei, se tiver que realmente ser operada terei que entrar para a lista de espera o que me vai causar um transtorno pois isso significa ser operada apos 2 meses e meio/3 meses,(la para fim de março ou algo assim) isto e, fora a recuperação depois e etc.
    Eu ando na escola regular, sou uma aluna aplicada que tira das melhores notas a tudo…infelizmente com as dores imensas que tenho nao consigo ir para a escolar e de canadianas fazer aquele percurso todo, mais estar na mesma posição durante as aulas e etc devido a dor e falta de uma posição sem dor (porque a dor nunca passa) mais o falseio e a sensação de joelho solto e o inchaço, sendo assim apresentei na escola um atestado médico em como não consigo ir as aulas por incapacidade de andar e etc.
    A questao é que os medicamentos passados não fazem efeito quase nenhum. Até para dormir e complicado com as dores imensas. A minha mãe ja falou com a diretora de turma explicando a situação e dizendo que provavelmente este 1 e 2 período não consigo comparecer e, quanto ao terceiro período depois via-se.( já que tudo o que disse em cima e apenas uma estimativa e ainda pode demorar mais ou menos que o esperado)
    Gostaria de ter a sua opinião profissional quanto a situação exposta.
    Um grande agradecimento também pela sua explicação acima feita.

    Resposta
    • 13 de novembro de 2018 em 23:09
      Permalink

      Olá Marta. O seu problema é semelhante ao de muitos brasileiros que dependem do sistema público de saúde. Chega-se a esperar até 1 ano por uma cirurgia de ligamento, às vezes até mais. Uma vergonha! A lesão do LCA pode causar os seus falseias, mas não é comum causar tanta dor. Nestes casos de dor intensa e que não melhora, temos que pensar em lesões associadas, como cartilagem e meniscos. A ressonância nestes casos é importante, porque o exame clínico do médico é bom para detectar lesões do LCA e do menisco, mas é difícil avaliar a cartilagem. Nas lesões isoladas do LCA, é possível pensar em não operar, mas nas lesões combinadas a cirurgia acaba sendo a melhor opção.

      Resposta
  • 13 de novembro de 2018 em 23:02
    Permalink

    Olá, fiz a cirurgia de lca e menisco a 19 dias, porém ainda não consigo andar direito, e ainda estou com pontos e mantenho a ajuda da muleta, isso pode me prejudicar muito?

    Resposta
  • 14 de novembro de 2018 em 09:38
    Permalink

    Bom dia Dr,

    Estou no 16° dia da cirurgia de LCA e Menisco , a minha flexão e extensão estão quase normais , venho fazendo fisioterapia regularmente , ocorre que , desde o 4° dia venho sofrendo bastante com uma dor na panturrilha , no início ela inchou e ficou dura e sensível ao toque , a dor alivia quando ponho a perna pra cima , quando coloco pra baixo parece que todo o sangue desce e começa a dor , realizei ultrassom com Doppler e trombose foi descartada, porém a dor na panturrilha permanece , sentindo bastante dor ao caminhar e por isso não consigo estender totalmente a pena quando estou de pé , a dor limita o movimento . O médico afirmou que pode tratar- de inflamação. O que poderia ser ? Já pegou algum caso semelhante ?

    Resposta
    • 14 de novembro de 2018 em 13:07
      Permalink

      Olá Allan! Ufa, quando comecei a ler seu comentário pensei imediatamente em trombose. Ainda bem que o doppler deu normal. É difícil dizer o porque você sente a dor, isso só é possível examinando o joelho e sabendo em detalhes o que foi feito na sua cirurgia, mas de uma modo geral, algumas pessoas tem um a lesão no corno posterior do menisco medial, principalmente se houve um longo tempo de espera entre a lesão do LCA e a cirurgia. Essa lesão pode estar associada a formação de um cisto de Baker, uma bola que cresce atrás da dobra do joelho. Na artroscopia, por causa do soro que é injetado, essa bola pode romper e causar muita dor. Outra possibilidade é o extravasamento de soro para a panturrilha. Se for isso, tudo bem. Vai melhorar sem deixar sequelas, é só uma questão de tempo. Conversa com seu médico, pergunte se você tinha um cisto de Baker.

      Resposta
  • 14 de novembro de 2018 em 12:29
    Permalink

    Bom dia doutor!
    Há 43 dias consegui minha cirurgia de lca, após 5 anos de fila no SUS. Hoje estou na segunda semana de fisioterapia.
    Tudo correu bem, e meu médico disse que não precisou fazer meniscos. Recuperação satisfatória, porém ainda com bastante inchaço. Também sinto como um caroço localizado onde ficou a cicatriz externa do joelho, acima da patela, seria o quarto corte, visto de baixo para cima. ( Parece ser duro mas sem dor )
    Outro sintoma é que ao caminhar, no início da flexão, quando vamos levar a perna a frente, cinto como se meu joelho enroscasse, com sensação de algo saindo do lugar. Difícil dizer se no movimento da patela, ou na articulação. Não acontece sempre, mas derepente ocorre, ficando a sensação de queda se estiver longe de algum apoio.
    Minhas perguntas:
    *- esse caroço é normal, seria alguma fibrose que some com o fortalecimento?
    *- esses travamentos são normais nesse tempo de cirurgia? ( Isso está dificultando a caminhada, pois acontece ocasionalmente, ficando aquele receio ao movimentar o passo)

    Resposta
  • 14 de novembro de 2018 em 12:30
    Permalink

    Bom dia doutor!
    Há 43 dias consegui minha cirurgia de lca, após 5 anos de fila no SUS. Hoje estou na segunda semana de fisioterapia.
    Tudo correu bem, e meu médico disse que não precisou fazer meniscos. Recuperação satisfatória, porém ainda com bastante inchaço. Também sinto como um caroço localizado onde ficou a cicatriz externa do joelho, acima da patela, seria o quarto corte, visto de baixo para cima. ( Parece ser duro mas sem dor )
    Outro sintoma é que ao caminhar, no início da flexão, quando vamos levar a perna a frente, cinto como se meu joelho enroscasse, com sensação de algo saindo do lugar. Difícil dizer se no movimento da patela, ou na articulação. Não acontece sempre, mas derepente ocorre, ficando a sensação de queda se estiver longe de algum apoio.
    Minhas perguntas:
    *- esse caroço é normal, seria alguma fibrose que some com o fortalecimento?
    *- esses travamentos são normais nesse tempo de cirurgia? ( Isso está dificultando a caminhada, pois acontece ocasionalmente, ficando aquele receio ao movimentar o passo)
    Desde já agradeço!!!

    Resposta
    • 14 de novembro de 2018 em 13:01
      Permalink

      Olá Alceu, duas semanas é muito pouco tempo. É esperado que seu joelho apresente várias “sensações” estranhas, dentre elas dor, perda de força, inchaço, alterações de sensibilidade da pele, travamentos. Em geral tudo isso desaparece em algumas semanas. O importante nesta fase é desaparecer o inchaço, não apresentar secreção na ferida e conseguir fazer a extensão completa do joelho. O tal caroço vou ficar te devendo, porque não sei qual foi a técnica realizada nem qual o enxerto. Existem diversas técnicas para fazer o LCA, cada uma delas com incisões diferentes. Mas fica calmo, duas semanas é pouco tempo. Siga as orientações do seu fisioterapeuta e do seu cirurgião. Vai dar certo!

      Resposta
      • 14 de novembro de 2018 em 13:24
        Permalink

        Ola doutor. Obrigado por responder!
        Na verdade não são duas semanas de pós operatório, são 43 dias. Duas semanas são de fisioterapia. Esse é meu medo…. Não seria para esses travamentos terem desaparecido?

        Resposta
  • 14 de novembro de 2018 em 13:30
    Permalink

    Ola, meu nome é Andre tenho 35 anos e ha 4 anos rompi o LCA e lesionei o menisco hoje faz 22 dias de operado ja estou há 6 dias de fisioterapia , ainda ando de moletas e esta tudo indo bem, gostaria de saber se ja posso dirgir ja que estou flexionando o joelho mais de 90 graus !

    Resposta
    • 3 de dezembro de 2018 em 10:37
      Permalink

      Olá André, desculpa pela demora. Acho até que você já começou a dirigir, kkk. Essa decisão de liberar para dirigir não tem um prazo fixo. Em geral, após 30 dias, se tudo estiver bem, o cirurgião te examina e te fala se pode ou não.

      Resposta
  • 20 de novembro de 2018 em 08:35
    Permalink

    Bom dia Doutor, há cerca de 4 meses fiz a minha cirurgia de LCA, nela tive que retirar cerca de 30% do menisco. No primeiro mês ao abaixar senti um estalo e uma dor enorme na parte de trás do joelho, quando falei com o meu médico ele disse que era normal por ser a região doadora do enxerto e que a dor deveria desaparecer em até 2 meses. Até hoje essa dor continua muito forte, o senhor acha que é normal ela continuar assim? Se sim, com quanto tempo ela vai desaparecer? Agradeço desde já!

    Resposta
    • 20 de novembro de 2018 em 08:41
      Permalink

      bom dia Matheus, fiz a mesma cirurgia a 1 ano e é normal sim…quando voltares a fazer atividades fisicas é normal “abrires” a posterior, tens que fazer bastante fisioterapia e fortalecimento para não ter mais dores.

      Resposta
  • 22 de novembro de 2018 em 20:59
    Permalink

    Oi doutor é um prazer enorme poder conversar com um médico tão experiente
    O meu caso é o seguinte: Fiz cirurgia de LCA a exatamente 1 ano, mas mesmo com fisioterapia diariamente e constante o meu joelho se encontra restrito a esticar e dobrar, ando mancando. Sendo que antes da cirurgia eu so sentia mesmo uns estalos leves ao fazer muito esforço e uma espécie de queimação e agora sinto tudo isso e pior que se encontro incapacitado até de andar normalmente. Eu faço de tudo estimulando o dobrar e esticar com frequencia, academia e nao vejo nenhum resultado. Me diga alguma coisa
    Obrigado!

    Resposta
    • 3 de dezembro de 2018 em 10:26
      Permalink

      Olá Junior. Não está legal. Um ano de pós-operatório e tem mais queixas do que antes da cirurgia, significa que tem alguma coisa aí. Infelizmente, não consigo ajudar online. Seu caso precisa de uma história clínica detalhada, de um exame físico bem feito e da avaliação dos exames de imagem. Tudo isso para chegar ao diagnóstico. Considerando que a reconstrução do LCA tenha sido bem sucedida, pode ser que você tenha uma outra lesão, como por exemplo no menisco ou na cartilagem. Além disso, existe um quadro chamado artrofibrose, que pode limitar bastante os movimentos após uma cirurgia. É importante você relatar para seu médico esses sintomas. Se você achar que as queixas não estão sendo valorizadas, vale a pena sim buscar uma segunda opinião. No site http://www.sbcj.org.br você encontra uma lista com os melhores especialistas em cirurgia do joelho do Brasil, por região.

      Resposta
  • 30 de novembro de 2018 em 16:23
    Permalink

    Boa tarde Doutor, rompi o LCA e tenho lesão nos dois meniscos, já fiz o raio X, a ressonância magnética e o um ortopedista já até me encaminhou para a cirurgia. Sou aluno da Unicamp e queria fazer pelo HC contigo, quais meios devo tomar? Dar entrada pelo CECOM ou pelo HC?

    Resposta
    • 3 de dezembro de 2018 em 10:02
      Permalink

      Olá Davi, te respondi no seu e-mail.

      Resposta
  • 1 de dezembro de 2018 em 19:17
    Permalink

    Boa noite doutor, fiz uma cirurgia do lca, dia 28 agora, é hoje, percebi que saiu umas bolhas na minha panturrilha, isso é normal? Apesar de estar bem inchado, o joelho, desde já agradeço.

    Resposta
    • 3 de dezembro de 2018 em 10:00
      Permalink

      Olá Murilo, bolha não é normal. Precisa passar por um exame médico. Procure seu cirurgião ou o hospital onde realizou a cirurgia para que um médico examine essas bolhas.

      Resposta
  • 2 de dezembro de 2018 em 23:33
    Permalink

    Boa noite depois, obrigada pela excelente explicação, tem algum lugar que opera pelo SUS aqui em SP ? Meu filho precisa realizar esta cirurgia , fico no aguardo

    Resposta
    • 3 de dezembro de 2018 em 09:59
      Permalink

      olá Jussimara, sim. Muitos hospitais operam pelo SUS em São Paulo. Alguns famosos, como o Hospital das Clínicas, o Hospital São Paulo, a Santa Casa, o Santa Marcelina. Procure a unidade de saúde do seu bairro e eles vão indicar muitos outros hospitais menores que também realizam a cirurgia nos bairros.

      Resposta
  • 4 de dezembro de 2018 em 16:21
    Permalink

    Boa tarde Dr. Fiz cirurgia de LCA e menisco a 2 anos, após 1 ano e 3 nesses já praticava esportes normalmente. Ocorre que fazendo esteira na academia a uns 30 dias atrás senti dores, essa semana as dores se intensificaram e o parafuso está muito aparente e doendo.

    Resposta
  • 5 de dezembro de 2018 em 22:19
    Permalink

    Boa noite D.r
    Fiz uma cirurgia de LCA e Menisco Medial no joelho direito, ha exato 10 meses, o joelho não está inchado nem dói durante o dia ou a noite estando parado, mas ao andar ( fazer o movimento para retirar a perna DIREITA do chão, comecei a sentir uma dor na parte externa do joelho próximo ao parado que fixa o ligamento ) será um incomodo causado pelo parafuso ou será que houve alguma alteração ligamentar?

    Resposta
  • 7 de dezembro de 2018 em 21:58
    Permalink

    Boa noite, fiz uma cirugia de LCA a dois anos, comecei a sentir algumas dores a uns 20 dias, hj o parafuso tá bastante aparente e doendo. Será rejeição?

    Resposta
  • 10 de dezembro de 2018 em 01:47
    Permalink

    Boa noite! Meu marido fez a cirurgia de reconstrução da LCA, tem 11 dias, consegue andar, consegue flexionar bem o joelho. Ainda está usando muletas. Mas, oq está nos intrigando é que ele está sentindo muita dor na canela, mas é uma dor q não é muscular, é como se estivesse queimado essa área, muita sensibilidade. E está vermelho, parecendo um início de erisipela. Poderia acontecer uma erisipela pós cirurgia de LCA??

    Resposta
  • 13 de dezembro de 2018 em 10:11
    Permalink

    Bom dia Dr.
    Então, rompi o LCA do JD há 7 anos atrás. Consegui marcar a cirurgia agora para o dia 18. Só que recentemente, acabei torcendo o JE. E já fiz a ressonância e tbm deu rompimento do LCA.
    Como proceder nesse caso?
    Faço as duas cirurgias ao mesmo tempo? ou melhor fazer uma, se recuperar e depois fazer a outra?
    Ah, trabalho como vigilante e passo bastante tempo de pé. Nesse caso, em média quanto tempo demorará para retornar ao serviço?
    Desde já agradeço!

    Resposta
  • 13 de dezembro de 2018 em 23:28
    Permalink

    Boa noite doutor , fiz reconstrução do LCA e menisco, hoje está no sétimo dia, não sinto dor nenhuma no joelho e já desinchou bastante, porém estou com uma dor atrás do joelho qndo tento esticar a perna aí repuxa parece que o músculo é normal ? Não comecei fisioterapia ainda

    Resposta
  • 16 de dezembro de 2018 em 06:01
    Permalink

    Bom dia doutor eu tive um entorse em julho jogando futebol pisei num buraco no campo na hora deu um estalo forte, mas consigo andar e trabalhar normalmente no entanto ainda está inchados dói , e toda vez que eu vou me virar dá um estalo como se ele estivesse fora do lugar, e se eu esticar totalmente o joelho ele dá um estalo seguido de dor geralmente na parte posterior será que pode ser ligamento?

    Resposta
  • 17 de dezembro de 2018 em 23:00
    Permalink

    Olá doutor, tenho uma duvida fiz cirurgia lca( dia 21 completa 30 dias). O médico me proibiu de fazer exercício em cadeia aberta, angulo de ate o quarto mês pois diz que pode afrouxar o ligamento,mais o fisioterapeuta está fazendo exercício de levantar o joelho com peso, faço bicicleta. Agora fiquei na dúvida como pode dois profissionais terem opiniões diferentes. Qual seria o correto seguir as orientações do médico ou do fisioterapeuta?

    Resposta
  • 18 de dezembro de 2018 em 10:53
    Permalink

    Estou com 6 semanas de cirurgia de LCA + menisco (retirada parcial) e condromalácia. O joelho, em si, está evoluindo bem, um pouco inchado mas sem dor, extensão e flexão com bastante progresso. Porém meu calcanhar dói de forma insuportável quando eu levanto após ter ficado um pouco com o joelho dobrado. A fisioterapeuta ignorou quando comentei. Qual poderia ser a relação entre a cirurgia, o joelho flexionado e a dor no calcanhar? Gostaria de entender para poder melhorar!

    Resposta
    • 25 de setembro de 2021 em 21:04
      Permalink

      Olá, boa noite.

      Tenho 5 dias da operação de reconstrução do LCA e já estou conseguindo quase a flexão total do joelho. Fiz alguns exercícios em casa.

      Porém, não sei se é normal já na primeira semana conseguir tamanho progresso.

      Queria saber se foi cedo de mais eu começar a tentar aos poucos dobrar o joelho.

      Resposta
  • 20 de dezembro de 2018 em 14:13
    Permalink

    Doutor, minha primeira lesão foi á cinco anos. Desloquei o joelho, a segunda foi á quatro anos, á terceira á três e a última á um ano. Em todas foi um deslocamento, eu fui em um médico e ele disse que o caso era cirúrgico. Tenho quinze anos, já tinha ido em outros médicos que tentaram fazer uma pulsão em mim. Esse último médico disse que eu teria que reconstruir o ligamento (parece que não o tenho mais pela quantidade de vezes que desloquei e não tratei)

    Resposta
  • 23 de dezembro de 2018 em 22:18
    Permalink

    Boa noite Dr. Eu tive um entorce no joelho, durante uma partida de futebol, resultado da RM foi rompimento do LCA, lesão no menisco, e uma pequena lesão óssea, que o médico disse que só quando ele operar vai poder ver ao certo o que pode fazer, eu tenho 31 anos, estou no meu peso ideal, em plena forma física, o meu médico é um dos mais requisitados da minha região, tenho chances de voltar ao meu futebol 100%?

    Resposta
  • 24 de dezembro de 2018 em 18:14
    Permalink

    Olá Dr.
    Segundo a sua explicação, a ruptura é algo bem perceptível
    Mas eu me machuquei numa competição de tkd, senti exatamente como se alguma coisa dentro de mim tivesse saído no lugar e apenas , o professor passou um spray e eu voltei pra lutar,na hora de levantar a perna boa pra chutar ,e a ruim ficou na base eu apenas me desequilibrei e não consegui mais ficar em pé sozinha,nessa hora que começou a doer um pouco, e nisso a dor foi aumentando ,mas nd grave ainda
    Colocaram gelo, e na hora de ir embora eu não conseguia me levantar, não senti segurança pra tirar a perna daqueles posição pela dor (que só começou bem depois do machucado como eu disse)
    Mas no dia seguinte eu já estava andando mancando
    E depois de uns 2 meses já senti segurança pra voltar a treinar ,mas depois parei apenas por resseio e não por dor
    Então consegui ir no ortopedista e na ressonância deu que eu rompi
    Isso foi em abril de 2017,ainda estou aguardando pra operar pelo sus
    Meus pontos são :
    Difícil acreditar que eu me machuquei dessa forma,sozinha e sem dor inicial
    E msm depois de td esse tempo, ainda preciso dessa cirurgia pra voltar a fazer minhas atividades? Pois eu realmente parei td por medo
    E sim,ainda sinto umas pontadas quando faço posições aleatórias e tbm dor no frio ou quando ando muito
    Obrigada Dr

    Resposta
  • 28 de dezembro de 2018 em 13:00
    Permalink

    Dr fiz um cirurgia do lca ja te 3mes feito 26/09 2018 mas meu joelho esta com falseio quando eu foco ele pra frente isso e nomal.

    Resposta
  • 29 de dezembro de 2018 em 01:34
    Permalink

    Fiz a cirurgia do cruzado posterior a 9 diad e sinto dor na panturilha e na coxa, parece que é os músculos que dói, também esta com uma coloração amarelada não é roxa, é normal? Meu ortopedista falou em 3 semanas com muletas depois posso começar a andar, já posso ir movimentando o joelho? Ainda está pouco inchado é normal? Devo usar gelo ainda? Obg

    Resposta
    • 14 de janeiro de 2019 em 23:27
      Permalink

      Oi Airton, difícil avaliar se está normal ou não sem pelo menos um exame clínico. Siga as orientações de seu ortopedista. A cirurgia do LCP é delicada e ele certamente não se aventuraria se não tivesse treinamento adequado para executa-la.

      Resposta
  • 29 de dezembro de 2018 em 05:35
    Permalink

    Bom dia Dr. Hoje é o 22 dia que fiz uma cirurgia de LCA. E hoje dormindo senti um estalo atrás do joelho e junto uma dor. Até hoje apos a cirurgia não tinha sentido isso.
    O que pode ter sido?
    Obrigado

    Resposta
    • 14 de janeiro de 2019 em 23:34
      Permalink

      Olá Walison, difícil avaliar sem pelo menos um bom exame clínico. Se os sintomas desapareceram em poucos dias, pode não ter sido nada importante, mas se persiste a dor ou se percebeu falseio, é importante procurar seu ortopedista.

      Resposta
  • 31 de dezembro de 2018 em 16:02
    Permalink

    Olá dr. , Tenho 52 anos e a 06 meses fiz uma cirurgia de LCA sempre fui muito ativo em atividades esportivas , rompi ligamento cruzado anterior e correção dos meniscos mediais e lateral , tudo ocorreu bem no segundo dia de cirurgia já tinha toda extensão e flexão do joelho , a minha pergunta é quando fica atrofiada a perna após a cirurgia demora muitos meses até ganhar massa muscular novamente , pois sinto as vezes um grau de frouxidão mas sinto que é por falta de músculos. Principalmente nas laterais do joelho , dor não sinto nenhumas

    Resposta
    • 14 de janeiro de 2019 em 23:48
      Permalink

      Correto Adriano, a recuperação demora mesmo, não só da força, mas principalmente da prorpiocepção (faz parte do equilíbrio). Por isso não é recomendado a prática de esportes de contato antes de 1 ano. O ideal é que o seu fisioterapeuta faça alguns testes antes de te liberar para o esporte.

      Resposta
    • 14 de janeiro de 2019 em 23:51
      Permalink

      Correto Adriano, demora para recuperar a força e a propriocepção (um dos componentes do equilíbrio e da coordenação). Por isso o retorno aos esportes só deve ser realizado após a realização de testes objetivos pelo fisioterapeuta.

      Resposta
  • 31 de dezembro de 2018 em 19:03
    Permalink

    Ola doutor, rompi lca a 9 anos e ainda nao operei, estou aguardando vaga para realizar operacao,porem, gostaria saber se eu com 51 anos e esperando a 9 anos essa operacao ainda assim terei completa e plena recuperacao?? Tenho tambem lesao no menisco e artrose tibial e femural, qual a possibilidade de eu retornar na minha funcao de supervisor de alpinismo industrial em plataforma de exploracao de petroleo???

    Resposta
    • 14 de janeiro de 2019 em 23:56
      Permalink

      Júlio, você tem uma lesão crônica. Neste caso, você tem que fazer um exame antes da cirurgia chamado teste de mal alinhamento. É um Rx comprido para ver se a perna ficou ligeiramente torta. A maioria dos pacientes com LCA crônico precisa desentortar a perna com uma cirurgia no osso chamada osteotomia. Não é só reconstruir o ligamento.

      Resposta
  • 3 de janeiro de 2019 em 00:25
    Permalink

    Olá, doutor
    Fiz a cirurgia de reconstrução do LCA e o médico que me operou utilizou apenas um parafuso, dizendo que essa era uma técnica dele que, se não me engano, consiste em fixar o parafuso na tíbia, mas estou achando isso estranho, porque vejo que é muito comum a utilização de 2 parafusos. Você saberia me dizer se é normal/eficiente a utilização de apenas um?

    Resposta
    • 15 de janeiro de 2019 em 00:02
      Permalink

      Olá Letícia, sim. Esta técnica existe, com apenas um parafuso. Um dos maiores cirurgiões de joelho ainda vivos, o Dr Pierre Chambat, médico francês, gosta de fazer assim.

      Resposta
  • 3 de janeiro de 2019 em 12:36
    Permalink

    Bom dia Dr.
    O meu nome é Rogério tenho 36 anos sou de belém.
    Hoje está fazendo 16 dias que estou operado de uma lca e menisco medial e lateral.
    O Dr. Que me operou, me orientou desde o primeiro dia pós a movimentar a perna e pediu para eu colocar o pé no chão mais isso com o par de muletas.
    Hoje eu tenho sentido mais dor de que nos primeiros dias. Estou apenas na minha 3 sessão de fisioterapia ainda, E já consigo dobrar a perna um pouco mais de 90° graus, e minha extensão também já consigo. O problema é que quando tento estica todinha pernaa sinto uma dor fina Águdatipo na direção do minisco é normal?Quando estou em pé sinto uma dor constante perto menisco e da parte que foi tirada o enxerto é normal?
    Lhe pergunto em média com quanto tempo se deixa de andar de muleta?
    Desde já muito obrigado pela sua atenção e explicações.

    Resposta
  • 8 de janeiro de 2019 em 16:03
    Permalink

    Oi Dr Aessandro Tudo bem?
    Me chamo Fabio João.
    Rompi meu LCA há 5 anos atrás numa luta, quando fui da um chute frontal, doeu muito fiquei 1 semana em casa, mas melhorou e consigo correr saltitar, menos fazer MOVIMENTOS DE ROTAÇÃO porque sempre estrala, meu menisco esta preservado. tenho medo de fazer cirurgia e fica com problemas, consigo viver com essa lesão aparentemente parcial ? fazer musculação antes da cirurgia ajuda ?

    Resposta
  • 9 de janeiro de 2019 em 18:01
    Permalink

    Boa tarde,
    cai de uma escada no dia 01/10/2017 e rompi todos os ligamentos do joelho direito. Estou na fila para cirurgia pelo Into, no RJ, mas devido a tantos problemas de corrupção, a fila não anda.
    Fiz fisioterapia por um ano, o que me ajudou muito, pois na época, fiquei sem dobrar a perna. Apesar de não ter operado, hoje , sinto poucas dores. Minha dúvida é a seguinte, o que pode acarretar no meu futuro, caso eu não faça a cirurgia? hoje tenho 50 anos e não faço atividade esportiva.

    Resposta
    • 14 de junho de 2019 em 12:12
      Permalink

      Olá Rosane, muito triste o que está acontencendo no Rio. Nem toda ruptura de ligamento precisa de cirurgia. Existem casos que vão bem mesmo sem cirurgia. O importante é , no exame clínico, avaliar o grau de instabilidade da articulação. Precisa ver, se tiver muita instabilidade e o tempo passar, pode sim prejudicar a cartilagem e o menisco. Mas tem casos com pouca instabilidade que não causam nenhum problema no longo prazo.

      Resposta
  • 10 de janeiro de 2019 em 08:04
    Permalink

    Olá doutor!! Meu nome é Telles e tenho 31 anos, a 8 meses tive um diagnóstico de ruptura total do LCA, então entrei na fila do SUS para cirurgia que ainda não saiu, devido a trabalhar como autônomo, me recuperei um pouco e continuei trabalhando, mas levei duas quedas ultimaente que fizeram sentir muita dor no joelho e nos nervo que compõem o mesmo, que tipo de agravamento posso ter devido essas quedas? E após a cirurgia, quanto tempo para voltar a trabalhar? Trabalho com manutenção de equipamentos pesados( caminhões e máquinas). Obrigado!!

    Resposta
  • 10 de janeiro de 2019 em 13:45
    Permalink

    Desconheço uma cirurgia mais dolorosa do que LCA e eu tbm saturei o menisco minha perna tá muito inchada roxa do lado da batata da perna e na coxa atrás sinto muita dor não consigo sentar e nem levantar doi muito queima muito fiz a cirurgia por vídeo a 3 dias e normal tanta dor assim ?

    Resposta
  • 13 de janeiro de 2019 em 10:15
    Permalink

    Ola doutor, estou com o LCA rompido faz 1 ano, parei minhas atividades, tem algum problema em eu operar o LCA depois de 1 ano? Minhas atividades fisicas estao paradas, so caminhadas leves.

    Resposta
    • 14 de junho de 2019 em 11:30
      Permalink

      gABRIEL, NEM TODA LESÃO DE lca É CIRÚRGICA. aLGUNS CASOS não precisam de cirurgia. Mas os casos cirúrgicos vão melhor se operados nos primeiros 6 meses.

      Resposta
  • 15 de janeiro de 2019 em 20:22
    Permalink

    Dr. Hoje completo 8 semanas da reconstruçao do LCA, estou há,ando fisioterapia, já ando sem muletas e mancando menos, mas de uns dias pra cá comecei a sentir muita dor no famoso Pata de ganso, é tb alguns falseios no joelho ao andar… posso ter rompido novamente o LCA ou é normal essa dor na lateral e alguns falseios ao andar? Essa dor lateral tem horas que lateja muito e na fisioterapia é o que mais incomoda.

    Resposta
  • 20 de janeiro de 2019 em 00:53
    Permalink

    Boa noite dr.
    Fiz a cirurgia de lca em agosto de 2018,faz 5 meses.
    Hoje ainda sinto dores na lateral interna do joelho,um pouco acima do parafuso do parafuso da tibia,e proximo da incisão do dreno.
    Por vezes ele ainda tem inchaços,ao ficar em pé por mais de uma hora.
    Tenho 30 seções de fisio,a extensão do joelho ja esta quase normal,porem ainda sinto falseio no joelho,como antes do cirurgia.
    Essa dor seria normal,devido ao tempo de cirurgia,e os falseios também,pelo fato do ligamento ainda não está fortalecido?

    Resposta
  • 22 de janeiro de 2019 em 14:17
    Permalink

    Olá Dr. Zorzi, Parabéns por este trabalho.
    Fiz uma cirurgia de reconstituição do LCA há seis meses completos. Já passei pela fase de recuperação e fisioterapia. Iniciei a musculação neste mês de janeiro. A questão é que sinto há meses que a Patela não “responde” rapidamente quando dobro o joelho. É como se ela as vezes não encaixasse direito ou que demorasse para chegar na posição certa.
    Será que é apenas uma questão muscular ou pode haver algum problema na patela?
    Agradeço desde já o auxílio.

    Resposta
  • 22 de janeiro de 2019 em 14:41
    Permalink

    Olá Dr.!
    Fiz cirurgia pra reconstrução do LCA há 6 semanas. O médico ainda não me autorizou iniciar a fisioterapia. Passou vários exercícios isométricos pra serem feitos em casa, 2x por dia. Estou fazendo os exercícios corretamente, com carga de 2 kg. Sinto dores bem suportáveis durante o dia, e depois dos exercícios sinto uma dor mais aguda, mas bem suportável também e tenho colocado gelo. Mas o joelho continua um pouco inchado. O médico também me recomendou não tirar as muletas e andar com as duas. Confesso que de vez em quando ando sem, não tenho dor, mas manco. Percebo que os médicos tratam a recuperação de diferentes modos. O meu médico é mais vagaroso e paciente, e eu sou mais acelerada, quero recuperar logo. Então de algum modo, tem equilibrado. Mas gostaria de saber se essa é também sua opinião a respeito do meu caso. Tenho medo de abusar e ter complicações, ao mesmo tempo que tenho medo de ir muito devagar e demorar muito com a recuperação.
    Agradecida

    Resposta
  • 23 de janeiro de 2019 em 20:13
    Permalink

    Boa noite fiz cirurgia de LCA e menisco já faz dez meses , e voltei a joga bola , mais do nada apareceu uma bola no joelho esquerdo na parte interna , oque pode ser mais não sinto dor ?

    Resposta
    • 4 de fevereiro de 2019 em 16:01
      Permalink

      Olá Vilmar, uma das causas mais comuns de “bolas” no joelho são os cistos sinoviais. O mais frequente se chama cisto de Baker. Faça um ultrassom ou uma ressonância magnética. Se incomoda, da para aspirar ou retirar. Se não incomoda deixa quieto.

      Resposta
  • 31 de janeiro de 2019 em 21:57
    Permalink

    Prezado,
    Boa noite.
    Em 23 de junho de 2017, sofri uma lesão no menisco medial do joelho esquerdo, hoje quando aperto com a ponta do dedo sobre a região sinto dor. Acontece que jogando futebol em 12/08/2018 após prender o pé num buraco torci o joelho e senti uma dor muito forte que me tirou da partida e não conseguia apoiar a perna no chão por alguns bons minutos. Resumindo, realizei ressonância e foi constatado lesão parcial do lca, mas tenho sentido alguma instabilidade e não sinto confiança quando tento correr. Um cirurgião recomendou fazer cirurgia após olhar a ressonância e fazer uma avaliação clínica, já minha ortopedista orientou tentar fisioterapia e fortalecimento. sinto vontade de fazer atividade fisica de impacto(futebol), más já estou com 45 anos, no meu caso a cirurgia é uma boa opção.
    já realizei em 2006 essa cirurgia no joelho direito.
    Obrigado pela atenção,
    Cordialmente,
    fábio!

    Resposta
  • 31 de janeiro de 2019 em 22:31
    Permalink

    Dr., dia 14 agora faz 5 meses que operei LCA e menisco, estou no fortalecimento muscular desde o segundo mês pós operatório, mas meu joelho ainda não estica completamente, falta uns 2% ou 3% para esticar por completo, percebo no movimento do andar que o arco que da perna operada na passada não é o mesmo que o joelho não operado. Isso é normal? pois já ouvi dizer que o joelho nunca será mais o mesmo, ou não é? E quando ando ele fica meio que estalando, ou parece a sensação do osso estar batendo no outro osso, quando estico a perna para andar antes de pisar no chão. Isso é normal? Ele também me recomendou um gel que me esqueci o nome que aplica diretamente no joelho para auxiliar a cartilagem pelo motivo da musculatura estar frágil. Esse gel é essencial, pois é caro, claro que vai concordar na indicação, mas caso eu não usar vai prejudicar na recuperação? Obrigado.

    Resposta
    • 11 de fevereiro de 2019 em 16:15
      Permalink

      Olá Matheus, a falta de extensão precisa ser investigada. Uma nova ressonância poderia revelar a presença de uma lesão do ciclope no enxerto, por exemplo. Isso precisa ser tratado. EM relação ao tal gel, acredito que seja o ácido hialurônico. A indicação é controversa e cabe ao juízo de cada profissional. Geralmente é usado para o tratamento da osteoartrite, para diminuir a inflamação.

      Resposta
  • 1 de fevereiro de 2019 em 17:09
    Permalink

    Dr Alessandro, estou em busca de uma fonte que me dê informações sobre o número de cirurgias de LCA que são feitas no Brasil anualmente. O senhor poderia ajudar-me?
    Desde já agradeço

    Resposta
  • 1 de fevereiro de 2019 em 21:48
    Permalink

    Olá estou com crodopatia patelar profunda e estiramento do ligamento cruzado anterior meu joelho não sobra e está difícil e muita dor que tratamento devo fazer já fiz fisioterapia não melhorou.

    Resposta
  • 12 de fevereiro de 2019 em 22:08
    Permalink

    Boa noite doutor.
    Realizei uma cirurgia de LCA junto a uma mosaicoplastia
    , ambos do joelho direito. Operei apenas o LCA do joelho esquerdo à 9 anos e em menos de 30 dias já estava com 100% de flexão e extensão e sem nenhuma dor. Entendo que a idade hj tenho 38 anos influencia muito na recuperação e tbm que a cirurgia atual foi mais complexa, mas já estou indo para o quarto mês de cirurgia, a extensão está ok mas a flexão parou em 130 graus, não consigo andar sem o apoio de uma muleta pois sinto uma dor muito aguda na região patelar de onde foi retirado o enxerto, tenho a sensação de que o joelho está preso ( como se a pele estivesse grudada por dentro) , os joelhos ainda incham muito e perdi muita massa na coxa , iniciei esta semana o fortalecimento na academia e já realizei 45 sessões de fisioterapia.( faço natação e hidroginástica, não sinto dores dentro da água) .
    Gostaria de saber se estes sintomas estão dentro da normalidade ou se devo me preocupar tbm gostaria de saber o tempo médio de recuperação para que possa voltar a trabalhar, sou professora.
    Grata

    Resposta
  • 12 de fevereiro de 2019 em 22:59
    Permalink

    Olá doutor,tem 4 meses e 10 dias que fiz cirurgia de LCA, sempre que forço ele dói muito na parte da frente,pra baixo da patela,tipo em cima do osso,é normal essa dor? E qdo eu posso começar a correr devagarinho?

    Resposta
    • 14 de fevereiro de 2019 em 11:08
      Permalink

      Oi Alano, essa dor não é normal. É chamada de síndrome da dor anterior e é considerada uma complicação que pode aparecer após a cirurgia do LCA. Precisa avisar seu médico, vai ter que fazer uma avaliação detalhada pra ver se acha a causa. Muitas vezes não se acha nada, mas isso não impede o tratamento desta dor, que é baseado em exercícios de fisioterapia específicos.

      Resposta
      • 21 de fevereiro de 2020 em 02:18
        Permalink

        Oi Dr. Meu esposo fez essa cirurgia ja tem anos, porem ele jogando bola se bateu com um colega e machucou a perna, foi a ortopedista ele disse que estava tudo ok, mais desde então ele passa o dia sentindo dores na região da canela até o dedão do pé, dor intensa. O que se pode dizer, com uma dor que não passa por nada.

        Resposta
        • 28 de fevereiro de 2020 em 07:33
          Permalink

          Oi Ezielma, podemos dizer que não está tudo OK não. Ter dor não é normal e não é saudável. Tem alguma coisa errada. Te aconselho a passar novamente no ortopedista, pode ser até com um profissional diferente, para obter uma segunda opinião. Uma dica, pode ser uma dor irradiada. Talvez o problema não esteja no joelho ou na perna, mas na coluna lombar. O hálux, nome científico do dedão do pé, recebe a sensibilidade da raíz L5. Uma hérnia de disco lombar pegando esta raíz pode causar este tipo de dor. Mas só é possível confirmar isso pelo exame clínico feito por um especialista.

          Resposta
  • 13 de fevereiro de 2019 em 17:49
    Permalink

    Minha filha é ginasta, tem 13 anos e rompeu o LCA sem lesao de menisco.
    Quais os prós e os contras da cirurgia ?

    Resposta
    • 14 de fevereiro de 2019 em 10:50
      Permalink

      Olá Tatyanna. Prós: restabelecer a estabilidade da articulação, permitindo o retorno a pratica de esportes com risco de novas torções. Sem a cirurgia, ela terá que abrir mão de praticar vôlei, basquete, queimada, handball, esqui, futebol. Enfim, tudo o que possa causar torções de repetição, que podem levar a danos no menisco ou na cartilagem e evoluir para artrose. Cons: Nesta idade ela provavelmente ainda não terminou o crescimento. Existe o risco, se não forem tomados os devidos cuidados, de um dano a placa fisgaria, que é a cartilagem onde o osso cresce. Essa lesão poderia causar uma deformidade. É aconselhável parar os esportes com risco de torção, esperar o término do crescimento e depois operar.

      Resposta
    • 14 de fevereiro de 2019 em 10:54
      Permalink

      Olá Tatyanna. Prós: restabelecer a estabilidade da articulação, permitindo o retorno a pratica de esportes com risco de novas torções. Sem a cirurgia, ela terá que abrir mão de praticar vôlei, basquete, queimada, handball, esqui, futebol. Enfim, tudo o que possa causar torções de repetição, que podem levar a danos no menisco ou na cartilagem e evoluir para artrose. Cons: Nesta idade ela provavelmente ainda não terminou o crescimento. Existe o risco, se não forem tomados os devidos cuidados, de um dano a placa fisaria, que é a cartilagem onde o osso cresce. Essa lesão poderia causar uma deformidade. É aconselhável parar os esportes com risco de torção, esperar o término do crescimento e depois operar.

      Resposta
    • 14 de fevereiro de 2019 em 10:57
      Permalink

      Olá Tatyanna. Prós: restabelecer a estabilidade da articulação, permitindo o retorno a pratica de esportes com risco de novas torções. Sem a cirurgia, ela terá que abrir mão de praticar ginástica olímpica, vôlei, basquete, queimada, handball, esqui, futebol. Enfim, tudo o que possa causar torções de repetição, que podem levar a danos no menisco ou na cartilagem e evoluir para artrose. Cons: Nesta idade ela provavelmente ainda não terminou o crescimento. Existe o risco, se não forem tomados os devidos cuidados, de um dano a placa fisaria, que é a cartilagem onde o osso cresce. Essa lesão poderia causar uma deformidade. É aconselhável parar os esportes com risco de torção, esperar o término do crescimento e depois operar.

      Resposta
  • 14 de fevereiro de 2019 em 20:48
    Permalink

    Hoje fazem 7dias que fiz a reconstrução do LCA, já fiz três sessões de Fisioterapia mas não consigo dobrar meu joelho, não consigo sentar com as pernas apoiadas no chão enfim só consigo deixar a perna estendida…é como se meu joelho estivesse “engessado” isso é comum? Qual seria a orientação?

    Resposta
    • 18 de fevereiro de 2019 em 22:18
      Permalink

      Olá Tatiane, 7 dias ainda é bastante recente. É esperado que o joelho esteja inchado, dolorido e com dificuldade de movimento. Se a sua cirurgia foi feita através de video artroscopia, é usado soro fisiológico para distender o joelho e facilitar a visualização. Esse soro não sai completamente da articulação. A presença de liquido intra-articular causa uma paralisia reflexa do quadríceps, que é o principal músculo do joelho. Uma das prioridades da fisioterapia é “despertar o quadríceps”. Isso vai melhorar sua sensação de joelho engessado.

      Resposta
  • 20 de fevereiro de 2019 em 10:34
    Permalink

    DR. Fiz minha cirurgia de LCA e Menisco a 7 meses, fiz fisioterapia e também estou fazendo fortalecimento na academia, quando acordo parece que meu joelho está travado, sinto dor para flexionar nas primeiras vezes, depois vai melhorando, sinto dor também para me levantar e minha patela estala quando flexiono o joelho, isso é normal?
    Já ganhei massa muscular, mais mesmo assim a dor para dobrar o joelho me incomoda e esse estalos também, será que vai voltar ao normal para que possa praticar esportes novamente?

    Muito obrigado.

    Resposta
  • 20 de fevereiro de 2019 em 22:04
    Permalink

    Olá doutor. Eu cai de moto e desde então não consegui mais andar, meu joelho não dobra. Eu fiz a ressonância e deu assim:
    1 derrame articular
    2 lesão de espessura total de ligamento cruzado anterior, recente.
    3 lesão parcial do ligamento colateral medial, notando se tecido inflamatório entre as suas fibras e ao seu redor.
    4 lesão com fissura condral superficial em faceta medial da paleta.
    Qual o diagnóstico. Estou muito preocupada porque eu não tenho plano de saúde e aqui na minha cidade não opera. Temos que ir para uma cidade vizinha que atende mais umas cinco cidades daqui de perto, vou ter que esperar mais de um ano para operar. Aguardo retorno!! Obrigada pela informação.

    Resposta
  • 22 de fevereiro de 2019 em 10:53
    Permalink

    Olá Dr. Alessandro Zorzi, muito bom podermos contar com sua ajuda, admiro seu trabalho.

    Por favor, me ajude… Uns 3 anos atrás me machuquei jogando futebol e foi constatado que houve ruptura do LCA e que o menisco estava “danificado”. A recomendação foi cirurgia mas após a dor eu fui melhorando e consegui viver normal ao longo desse tempo, apenas parei de jogar futebol e para agachar geralmente tentava forçar menos o joelho ruim.

    Acontece que ontem fui abaixar para encher o pneu do carro e deu “um jeito” no mesmo joelho, e não consigo o esticar completamente. Só sinto dor se estender completamente então estou limitado e andando mancando. Sou muito medroso para qualquer procedimento desde uma simples injeção, imagine operar… Será que após esse ocorrido pode ser que volte ao estado anterior? Pois estava tendo uma vida normal.

    Muito obrigado desde já doutor.
    Sucesso!

    Resposta
  • 24 de fevereiro de 2019 em 02:20
    Permalink

    Cirurgia de LCA que se fala né KKK, rompi o ligamento cruzado anterior em dezembro em uma pelada de final de ano, já marquei a cirurgia para os próximos dias com Dr. Gustavo em Campos RJ, vou entrar de férias trabalhista. Qual a recomendação que eu volte a trabalhar ou fique mais de um mês? Meu trabalho é em pé durante 12 horas em indústria.

    Resposta
  • 25 de fevereiro de 2019 em 18:22
    Permalink

    Olá dr, fiz a cirurgia no dia 30/01 – já no dia 3/2 comecei a fisioterapia no hospital mesmo. Hoje dia 25/02 consigo dobrar a perna mais que 90° e extendo co pletamente deitada porém em pé ao andar ainda tenho dificuldades, estou atrasada na recuperação? É cedo para andar se bicicleta ?

    Resposta
  • 27 de fevereiro de 2019 em 18:38
    Permalink

    Ola tudo Bem meu marido safreu um acidente de moto e rompeu o lca e o lcp no entanto ele esta de repouso mas doido pra voltar a trabalha a cirurgia pelo SUS ate hj nao foi liberada e meu marido ta querendo voltar a trabalhar se fazer a cururgia pois esta demorando muito gostaria de saber se ha algum perigo dele voltar a trabalhar com esses ligamentos rompidos desde ja agradeço

    Resposta
  • 28 de fevereiro de 2019 em 08:41
    Permalink

    Bom dia Dr.
    Em 2015 fui operado ao LCA e menisco do JE. Agora voltei a sentir dor forte numa partida de futebol sobretudo na parte interna do joelho esquerdo. Andei mancando intensamente 4dias, e agora já me encontro melhor mas sem realizar extensão completa por dor na parte interna ( junto ao parafuso de fixação que era absorvivel mas que o meu organismo nunca absorveu da anterior cirurgia) Fiz RMN que evidencia no relatorio que presentemente com indefinição das respetivas fibras que atribuimos a re rotura completa. Na ponta posterior do menisco interno realacionamos com rotura longitudinal do menisco). Vou ser reoperado para revisão mas agora com abordagem osso tendao osso com enxerto do rotuliano. Posso fortalecer o quadricepete antes da cirurgia? a recuperação pos cirurgica é identica? Muito obrigado. Cumprimentos

    Resposta
    • 28 de fevereiro de 2019 em 16:53
      Permalink

      olá Daniel, Em geral é bom fazer fisioterapia antes da cirurgia e o fortalecimento ajuda sim a recuperação. Mas cada caso é um caso. Precisa ver com seu médico se tem alguma particularidade no seu caso que possa contra-indicar a realização do fortalecimento. Em relação ao pós-operatório, sim costuma ser parecido. Só precisa ver o que seu médico pretende fazer com o menisco: suturar ou retirar. Isso pode mudar a reabilitação.

      Resposta
  • 28 de fevereiro de 2019 em 13:39
    Permalink

    Boa tarde Dr. Tenho uma lesão no Menisco e uma possível reconstrução do LCA (E) assim me disseram vários médicos que me consultou no HC ,estou passando pelo Hospital das Clínicas UNICAMP pra tratar do joelho já faz 5 anos , gostaria de ter uma posição pra chamada de espera pq sinto muitas dores,passei a usar última vez em Dezembro 2018 e marcaram minha nova consulta em dezembro de 2019 , gostaria de saber se esse tempo e normal de espera para um paciente na UNICAMP, pq já estou muito desanimado com atendimento na ortopedia da Unicamp devido ao tanto tempo de espera

    Resposta
    • 28 de fevereiro de 2019 em 16:21
      Permalink

      Olá Júlio, certamente alguma coisa está errada. Como você já é paciente do HC, pode comparecer no ambulatório o mais breve possível e pedir para me chamar pessoalmente.

      Resposta
  • 3 de março de 2019 em 05:18
    Permalink

    Ola Dr. realizei uma cirurgia para corrigir o rompimento do ligamento cruzado, fiz o curativo hoje notei que além dos furos normais da cirurgia tinha um corte abaixo do joelho o que pode ter acontecido?

    Resposta
    • 6 de março de 2019 em 19:32
      Permalink

      OLÁ ORLEAN, PROVAVELMENTE É A INCISÃO USADA PARA CAPTAR O ENXERTO, OU SEJA, O TENDÃO USADO PARA REFAZER SEU LIGAMENTO ROMPIDO. “THERE IS NO FREE LUNCH”, O NOVO LIGAMENTO NÃO VEM DO NADA. O MAIS COMUM É USAR UM TENDÃO DA SUA PRÓPRIA COXA. OS MAIS USADOS SÃO O GRÁCIL E O SEMITENDÍNEO, QUE FICAM NA PARTE POSTERIOR DA COXA E SERVEM PARA DOBRAR O JOELHO. COMO EXISTEM OUTROS TENDÕES ALÉM DESTES FAZENDO A MESMA FUNÇÃO ( O BÍCEPS E O SEMIMEMBRANÁCEO), É POSSÍVEL RETIRÁ-LOS, COM POUCA PERDA DE FORÇA.

      Resposta
  • 4 de março de 2019 em 16:59
    Permalink

    Saudações Dr!
    Antes de mais nada agradeço pela atenção dada a todos nós.
    Fiz a reconstrução do LCA e a recuperação da cartilagem (condromalacia nível 4) no dia 25/02/2019.
    O médico que me deu alta não foi o mesmo que me operou, me passando 5 exercícios para fazer deitado e a recomendação de muleta até o retorno que, acredito que devido ao Carnaval, será só dia 13/03.
    Espantado com a equimose na coxa, a vermelhidão na canela e a insensibilidade no joelho (ninguém me avisou nada sobre essas coisas), fui pesquisar na internet e me tranquilizei por ver que são sintomas esperados.
    Porém tal pesquisa me fez pensar que o tempo de muletas ficou extenso demais, além de que, manter minha perna esticada 90% do tempo tem gerado uma certa dor na parte interna da panturrilha.
    Infelizmente só vou poder falar com o médico que me operou no dia do retorno. Gostaria muito de sua opinião sobre esse tempo de muletas e sobre essas dor.
    Imensamente grato.

    Resposta
    • 6 de março de 2019 em 19:21
      Permalink

      Olá Alessandro, entendo sua dúvida. Pela reconstrução do LCA, muitos cirurgiões nem usam mais muletas, outros preferem recomendar 2 semanas de uso para conforto. Depende muito do que aconteceu durante a cirurgia. Se houve alguma dificuldade de fixação do enxerto. A questão é o que foi feito para sua condromalácia. Existem diversas técnicas possíveis. Para a maioria delas pode ser necessário o uso de muletas durante até 6 semanas. Então recomendo usá-las até conseguir mais informações sobre o procedimento feito na cartilagem.

      Resposta
  • 6 de março de 2019 em 07:19
    Permalink

    Fiz cirurgia de LCA e sutura de menisco a 7 meses , faço a musculação mas sinto dor no joelho ao forçar tipo andar muito ou tentar correr, minha coxa não tem muito musculo pela atrofia. Quando vai passar as dores e eu poderei voltar a jogar bola e correr ? faço musculação 2 vzs por semana.

    Resposta
    • 6 de março de 2019 em 19:01
      Permalink

      Olá Marcelo, vamos por partes. Primeiro, 7 meses para uma sutura de menisco é pouco tempo. Jogar bola talvez depois de 1 ano, vai depender de alguns testes físicos. Segundo, a dor é algo que preocupa. Precisa fazer o diagnóstico da causa desta dor. Espero que você esteja fazendo acompanhamento com um fisioterapeuta. Ele pode detectar dificuldade com o ganho de força e solicitar que seu médico faça uma reavaliação para entender a causa. Doer não é normal.

      Resposta
  • 7 de março de 2019 em 16:40
    Permalink

    Boa tarde, Doutor!

    Me machuquei treinando muay thai, em uma quinta dia 07/02, coloquei gelo e compressa e melhorei, então no dia 08/02 fui treinar novamente, senti um pouco de dor, mas continuei, descansei 2 dias e fui no dia 11/02 e senti novamente, mas continuai a treinar, depois disso fui ao medico e fiz uma ressonância e constou que tive uma rotura no LCA, o médico me disse que terei que fazer cirurgia, mas meu joelho não inchou, e também estou andando normalmente, sinto as vezes uma pontada no joelho, e todos os casos que vi, o joelho inchava e doía, é normal o meu joelho não unchar?

    Resposta
    • 13 de março de 2019 em 15:33
      Permalink

      Olá Junior, o mais comum é inchar. Mas existem lesões parciais que podem não causar inchaço. Mais importante que inchaço, é saber se vocÊ sente FALSEIOS. É a sensação que o joelho está solto, vai sair do lugar. Em geral, praticantes de artes marciais são aconselhados a fazer a cirurgia, mas existem pacientes chamado de “COPERS”, que em tese não precisariam da cirurgia. O médico é capaz de te dizer se você seria um COPER.

      Resposta
  • 7 de março de 2019 em 17:13
    Permalink

    Boa Doutor.

    Meu nome é Junior Bianchim, tenho 40 anos, no dia 07/02 me machuquei treinando muay thai, cai na mesma hora e senti dor, depois de 2 minutos me levantei mancando e fiz compressa e gelo, melhorei muito, no dia seguinte fui treinar novamente, e senti um porco de dor, mas continuei a treinar, descansei 2 dias e fui treinar novamente e senti dor de novo, depois de 2 dias fui correr na esteira sem muita dor, fui ao medico e fiz uma ressonância, e o exame evidenciou:
    1- rotura no lca
    2- pronunciado edema òsseo medular contusional na margem posterior dos platôs tibiais, com traço de fratura subcontral e com pequena impactação da cortical óssea.
    3- Fissura profunda na cartilagem de revestimento da faceta medial da paleta.
    4-Pequeno derrame articular.
    Mas meu joelho não inchou e não sinto dor, as vezes sinto uma pontada no joelho, mas ando normalmente, minha perguntas são:
    1- Na maioria dos casos que pesquisei normalmente incha o joelho e doí, é normal o meu joelho não ter inchado?
    O médico me disse que terei que fazer a cirurgia, e me encaminhou para outro medico no dia 08/03.
    Depois da cirurgia, em quanto tempo poderei digirir e trabalhar? quando poderei voltar a treinar?
    E será mesmo que terei que fazer a cirurgia?

    Resposta
  • 8 de março de 2019 em 17:30
    Permalink

    ola, doutor e maio faz 3 anos q operei o joelho direito do lca e raspagem de meniscos. 5 meses depois tive q refazer a raspagem dos meniscos. e desde a primeira cirurgia faço fisioterapia ate hj mas continuo sentindo dores, falseios e estalidos.
    ja fiz 3 infiltrações de corticoides e 2 sem corticoides e fiz 8 seções de ozônioterapia e as dores persistem

    Resposta
  • 8 de março de 2019 em 23:31
    Permalink

    Olá, fiz minha cirurgia de LCA dia 25 de fevereiro, estava super bem, com dores aceitáveis, porém depois de 6 dias meu joelho começou a doer muito, não conseguindo mais esticar e ficar muito inchado. Fui ao PS e nos exames deu derrame articular, e enfaixaram minha perna, e deram tramadol. Só que a perna dói muito e fica pulsando, a cada dia é mais difícil esticar. O que devo fazer ? E normal dar esse derrame pós cirurgia?
    Obrigada!

    Resposta
    • 1 de abril de 2019 em 16:41
      Permalink

      Sugiro fazer um exame de imagem para ver se o parafuso está no lugar, aconteceu com meu esposo, com esses mesmos sintomas e ele teve que refazer a cirurgia após 30 dias de pós operatório.

      Resposta
  • 9 de março de 2019 em 00:00
    Permalink

    Olá Dr. Parabéns por esse Trabalho!
    Eu gostaria que o senhor me esclarece-se uma dúvida Por favor, no meu exame Ressonância magnética saiu a seguinte causa: Possíveis rupturas intrassubstanciais leves no ligamento cruzados, na inserção femoral do colaterais bilateralmente, leve do patelofemoral no compartimento medial e do tibiofibular. Gostaria de saber se vai ser preciso uma cirurgia? e se é uma cirurgia de Reconstrução lca?. Muito Obrigado

    Resposta
    • 18 de março de 2019 em 22:15
      Permalink

      olá Guilherme, esse laudo não está ajudando muito. Uma história do que você sente, um exame clínico adequado e a análise das imagens. É disso que você precisa para poder definir a conduta no seu caso. Só pelo laudo não é possível responder sua pergunta.

      Resposta
  • 11 de março de 2019 em 19:53
    Permalink

    Boa noite Dr , hoje tive a informação que tenho q operar o LCA , jogo bola frequentemente e preciso voltar o mais rapido possível , o meu joelho esta relativamente bom ao meu ver , só sinto estalos e um desconforto ao esticar a perna com a panturrilha , é normal isso ? E quanto tempo o senhor acha que ficarei sem fazer atividades físicas (futebol , corrida ) , OBS : tem três semanas do ocorrido , e me sinto bem melhor , ando normal , só não tenho estabilidade para jogar bola .

    Resposta
  • 25 de março de 2019 em 12:35
    Permalink

    Olá Dr. Alessandro Zorz, boa tarde tudo bem ?
    Sofri uma entorse no joelho direito jogando futebol em 25/11/18 porém também sou dependente da rede pública de saúde ou seja (SUS), e até hoje não consegui realizar o procedimento cirurgico, passei com cerca de 11 ortopedistas de diferentes hospitais da rede pública e fiz o exame de raio X foi solicitado a ressonância magnética que acabei até pela demora do ( SUS ) tive de fazer particular, os resultados dos exames foram os seguintes;
    DIAGNOSTICO FÍSICO ( TESTE DE GAVETA )= LESÃO DE (LCA).
    RAIO X: SEM FRATURA SEM TRAUMA.
    RESSONÂNCIA MAGNÉTICA= LESÃO DO MENISCO LATERAL, RUPTURA CRÔNICA COMPLETA DO LIGAMENTO CRUZADO ANTERIOR.
    EDEMA ÓSSEO PÓS-CONTUSIONAL E CONDROPATIA PÓS-TRAUMÁTICA FEMOROTIBIAL LATERAL.
    PEQUENA QUANTIDADE DE LÍQUIDO INTRA-ARTICULAR.
    Nesse período evitei atividades físicas total, fiz compressas de gelo e tomei corticoides e anti-inflamatórios para desinchar e aliviar as dores, provável em 6 meses eu consiga a cirurgia na rede do ( SUS ). Gostaria de saber se está muito tardio a cirurgia ? E se como voltei as minhas atividades diárias normais como ex: trabalho, caminhar mesmo que mancando um pouco ainda, e sem forçar muito se está agravando ainda mais meu quadro de lesão ?

    Resposta
  • 1 de abril de 2019 em 16:38
    Permalink

    Meu esposo fez a cirurgia do LCA e menisco há 30 dias, começou apresentar dores intensas, imposibilidade em estender o joelho e edema importante, fez RM e observou-se que o parafuso estava 0,8 cm fora do osso, teve que refazer a cirurgia para correção, a pergunta é… Qual a probabilidade disso acontecer? O que motivou a isso?

    Resposta
  • 2 de abril de 2019 em 10:20
    Permalink

    Olá Dr. tive ruptura no lca há mais ou menos dois anos, ainda é possível e indicado que se faça a cirurgia? mesmo depois desse tempo?

    Resposta
  • 9 de abril de 2019 em 14:58
    Permalink

    Boa Tarde Doutor, bom, eu tenho 18 anos e em março do ano passado eu lesionei o LCA jogando bola, fiz a cirurgia e suturei o menisco. Fiz 7 meses de fisio, e retornei ao esporte em dezembro, a principio só com meus amigos mas com pretensão de futuramente fazer peneiras, eis que mes passado jogando bola no meu condominio aconteceu uma reruptura. Uma ruptura do enxerto, eu quero operar pra poder voltar a jogar mas tenho duvida com relação a rendimento por se tratar de uma segunda cirurgia no mesmo joelho, eu perco muito no aspecto fisico com relação a velocidade, força e explosão? Passando por alguns medicos, eles deram a entender que a fisio que fiz nao foi das melhores pela diferença entre as pernas. Confesso que me sinto meio perdido no momento, eu tenho boas chances de voltar a jogar? Tenho maior risco de desenvolver artrose? E na minha idade, eu poderia usar o tendao patelar para o enxerto? ou uso o flexor do outro joelho?

    Resposta
    • 17 de abril de 2019 em 15:20
      Permalink

      Peguei outras opiniões e uns falaram que é bom operar o anterolateral junto com o lca. Outros que nao, entao eu admito que estou confuso com tudo isso

      Resposta
  • 17 de abril de 2019 em 11:25
    Permalink

    Bom dia Dr.
    Eu operei do ligamento colateral medial há 15 dias e vou precisar daqui algumas semanas fazer o ligamento cruzado anterior. Levei um “coice” atrás do joelho jogando bola. Minha dúvida é, fiz a RM do joelho, beleza mas não sei se lesionou algo no tornozelo porque eu já tinha trincado ele ano passado e além da parte de cima do pé estar roxa meu tornozelo está inchado. Esse inchaço é em decorrência da cirurgia do joelho ou pode ser mesmo alguma coisa no tornozelo?
    Desde já agradeço.
    Abraço.

    Resposta
  • 18 de abril de 2019 em 22:11
    Permalink

    Boa noite Doutor, sou da cidade de Mococa SP, Rompi meu LCA a 6 meses jogando futebol,tenho 24 anos.. fiz a Ressonância magnética a 4 meses que constatou o Rompimento juntamente com os exames físicos.. Ruptura ligamento cruzado anterior, Meniscos intactos e musculatura boa.
    Conversei com o Doutor, como não tenho condições de pagar a cirurgia ele me encaminhou para a cidade de Divinolândia lá me falaram que vai demorar de 1 ano e meio a 2 anos para me chamar.. não sei mais o que fazer , estou fazendo academia com treinos leves para não perder musculatura, se pedir um encaminhamento para Campinas o tempo de espera será mais ou menos o mesmo ? Queria fazer para voltar a fazer o que eu gosto, fazem 6 meses que eu não jogo futebol e nem faço ciclismo

    Resposta
  • 29 de abril de 2019 em 16:41
    Permalink

    tudo bem dr preciso de uma inf tenho 23 anos tive 2 torção no mesmo joelho o esquerdo a primeira vez ocorreu eu tinha 18 anos n rompeu passou um tempo voltei a correr e jogar futebol sempre tive no alto nivel de esporte mas percebi que meu joelho n era mais o mesmo questão de inchaço ele inchava demais mas n doia nem nada conseguia agachar fazer tudo nomal agora com 21 anos tive outra torção dai n tinha dinheiro na epoca pra mim opera o sus n chamava nem nada juntei dinheiro e me operei na argentina isso eu ja tinha 22 anos passou um ano me operei dia 31 de outubro hj vai fazer 6 mês que me operei desde então n parei de fazer fisioterapia faço 3x na semana e meu joelho continua inchado e quando faço o movimento pra caminhar ele doi atras tipo quando o movimento que a gente faz numa caminhada e o joelho vai para trás isso me doi da umas fincadas na minha opinião ele n faz o movimento para trás porque ele ta inchado mas só doi atras o resto n doi nada já fiz teste pra ver se tinha liquido (água no joelho) mas o teste deu negativo então minha duvida a esse inchaço obs: sou magro n sofro de sobre peso meus tenes dps da segunda torção só usei calçados altos obrigado aguardo a resposta

    Resposta
  • 30 de abril de 2019 em 15:03
    Permalink

    Fiz uma cirurgia de lca e tenho a cessação de que o meu joelho está solto e normal faz 14dias e mesmo com o imobilizados as vezes ele estala

    Resposta
  • 6 de maio de 2019 em 18:50
    Permalink

    Olá, qual seria o melhor plano de tratamento a longo e medio prazo para ruptura de LCa

    Resposta
  • 15 de maio de 2019 em 23:20
    Permalink

    Tomei uma tombo, estava sentado e cai pro lado não sei como mas cai, isso com 18 dias após a cirurgia de LCA e Menisco, não senti dor nenhuma no joelho será que ta tudo normal ou preciso consultar o médico , pois já tenho uma consulta marcada pra daqui dois dias

    Resposta
    • 18 de maio de 2019 em 21:37
      Permalink

      Oi Cleomar, sem dúvida você deve procurar seu médico. Para saber se está tudo normal é necessário examinar e fazer testes.

      Resposta
  • 16 de maio de 2019 em 15:06
    Permalink

    Boa tarde Dr, fiz uma ressonância magnética e tenho um quisto de Baker de 6cm no escavado popliteu, pequena fractura intersticial de grau 1/2a do corno posterior do menisco interno e pequenos traços fracturários no corno posterior do menisco interno. O ligamento cruzado lateral externo do joelho direito sofreu ruptura há já alguns anos sem que tivesse havido cirurgia. Pratico desporto quase diáriamente e já há cerca de um ano com alguma dor no joelho direito.
    Gosto de actividades com saltos e danças que com as torsões têm vindo a piorar a condição do joelho. Tenho já 56 anos de idade e com a menopausa fiquei bastante magra e perdi imensa massa muscular apesar do exercício físico. O meu ortopedista sugeriu uma cirurgia ao menisco e diz que a recuperação seria de 2 meses. Não aconselha a recuperação do ligamento cruzado uma vez que com a minha idade a recuperação seria bastante difícil. Gostaria de saber a sua opinião já que li numa das suas opiniões que nunca se deve tratar apenas o menisco sem se tratar também dos ligamentos cruzados. Agradeço desde já a atenção dispensada

    Resposta
    • 18 de maio de 2019 em 21:17
      Permalink

      Olá Margarida, sim. Como regra geral, retirar pedaços do menisco em um joelho instável causará a piora da instabilidade e dos sintomas. Existe até um quadro chamado fratura por insuficiência pós artroscopia. Na literatura inglesa é conhecida pela sigla PSONK (Post Surgical Osteo Necrosis of the Knee). Toda regra tem exceções e cada caso é um caso. Te aconselho a buscar sempre uma segunda opinião. Para decidir especificamente no seu caso, será necessário avaliar o conjunto de sintomas, de alterações no exame físico e exames de imagem.

      Resposta
  • 20 de maio de 2019 em 20:08
    Permalink

    Olá. Estou na terceira semana pós operatório. Cirurgia em 03/05/2019. Meu LCA estava estirado que com isso deixava o joelho muito frouxo, por recomendação do médico foi feito o novo ligamento. Sou atleta, gosto de caminhar, correr e treinar. Além disso tinha lesão na cartilagem da patela, segundo ele havia uma “enorme cratera” na patela o qual o atrito era muito forte com o fêmur por isso sentia fortes dores. Os procedimentos realizados foi a reconstrução do LCA e o que eles chamam de raspagem da cartilagem. Hoje consigo fazer a extensão completa do joelho, ainda estou de muletas e aos poucos caminho devagar com os pés no chão me apoiando nelas (de acordo com a orientação do meu médico). Não to conseguindo fazer a flexão completa ainda tem travamento, estou sem inchaço apenas um pouco na patela. A minha preocupação é a seguinte vou começar minha fisioterapia há exato um mês pós cirurgia, o que eu achei tarde, tendo em vista que retorno ao trabalho dia 08/07. A perícia me concedeu apenas 60 dias. Trabalho seis horas sentado. Me preocupo se no decorrer dos dias não consiga andar direito, pq ainda estou com muita insegurança para andar, meu médico pediu para soltar as muletas dia 31.
    Agora o que faço?

    Resposta
  • 20 de maio de 2019 em 21:27
    Permalink

    Tem 4 meses que fiz a cirurgia do LCA,porém tem horas que ele parece que sai do lugar e volta e eu sinto algo como se fosse um estralo,é normal ?

    Resposta
  • 20 de maio de 2019 em 21:27
    Permalink

    Tem 4 meses que fiz a cirurgia do LCA,porém tem horas que ele parece que sai do lugar e volta e eu sinto algo como se fosse um estralo,é normal ?

    Resposta
    • 22 de maio de 2019 em 01:11
      Permalink

      Olá Lucas, com certeza não é normal. Procure seu médico para que ele faça um exame físico em você. Se necessário, uma ressonância magnética também poderá ajudar.

      Resposta
  • 24 de maio de 2019 em 13:32
    Permalink

    Thais, 25 anos.
    Operei o LCA há 1 semana, ainda não consigo dobrar o joelho além da dor sinto o ligamemto puxando na parte de cima do joelho, no retorno médico ele disse que estou atrasada que já passou da hora de dobrar a perna e andar sem as muletas, sinto muita dor, estou tomando o Paco, e ainda não comecei a fisioterapia. Queria uma segunda opinião. É normal a dificuldade para dobrar ? E doer tanto? A minha impressão é que o ligamento não tem tamanho suficiente para esticar

    Resposta
    • 24 de maio de 2019 em 18:39
      Permalink

      Meu conselho sincero Thais, comece a fisioterapia o mais rápido possível. É muito pouco provável que o problema seja o comprimento do enxerto. Provavelmente é a patela que está ficando aderida e precisa de fisioterapia para soltar logo antes que evolua para uma artrofibrose.

      Resposta
  • 26 de maio de 2019 em 23:57
    Permalink

    Olá,
    Meu filho tem 19 anos e fez a cirurgia do joelho tem 2 dias, o médico enfaixou a perna e falou q só poderá retirar com 14 dias, no seu retorno a consulta. Falou tbm q não apoiasse o pé no chão. Só q o pé dele tá muito inchado. É normal?

    Resposta
  • 31 de maio de 2019 em 01:59
    Permalink

    Ola doutor, boa noite , fiz uma cirurgia lca e menisco a 8 meses, perdi muita musculatura, meu processo de recuperação foi bem lento , mais enfim não sinto nenhuma dor no joelho, comecei a sentir uma dor na parte de fora do joelho, perto do medial se não me engano, e agora quando agachado doi la, oque pode ser? E algumas vezes quando treino pesado na academia sinto o joelho tremer, agora que estou correndo, mais sem muita confiança pq a musculatura ainda sobrecarrega o
    Joelho, sera que minha cirurgia, foi um fracasso, estou bastante preocupado !!😭

    Resposta
    • 6 de junho de 2019 em 18:44
      Permalink

      Olá João. Dor medial ao agachar pode ser uma nova lesão do menisco, ou uma lesão na cartilagem caso o menisco tenha sido removido. Mas não tem jeito de dar o diagnostico pela internet. Você precisa ir no médico para ele te examinar e fazer um diagnóstico preciso.

      Resposta
  • 5 de junho de 2019 em 14:48
    Permalink

    Olá Doutor, boa tarde.. Operei o lca e menisco plea cirurgia artroscopia há uns 6 dias, é normal sentir um pouco de dor ao lado da panturrilha?dói quando flexiono o pé no sentido do meu corpo, e quando aperto ao lado da panturrilha..

    Resposta
    • 6 de junho de 2019 em 17:00
      Permalink

      Olá Gustavo. Dor nunca é normal. Você precisa mostrar para um médico o local da dor. Ele vai te examinar para entender a causa. Especificamente após a cirurgia de LCA, costuma ocorrer dor principalmente no local da retirada do enxerto. Se for isso, tudo bem. É uma dor esperada, vamos dizer assim. Mas dor na panturrilha pode ser um sinal de trombose. Melhor procurar logo um médico para ser examinado.

      Resposta
  • 13 de junho de 2019 em 08:24
    Permalink

    Bom dia, DR. , andei olhando suas explicações e gostei muito, principalmente pela atenção dada.O meu problema é o seguinte estou esperando cirurgia de LCA, já fiz os exames de imagem, porem ainda não consegui fazer a referida cirurgia, no meu caso o Joelho até não doe, o que tenho é dificuldades para ficar em pé, doe atrás do calcanhar com se fosse nos tendões, atrás do joelho também , mas é mais no momento que fico em pé. O que pode ser. Obrigado.

    Resposta
    • 14 de junho de 2019 em 08:37
      Permalink

      Olá Wilso, muito obrigado pelo comentário! A lesão do LCA não causa este tipo de sintoma. Provavelmete tem mais coisas no seu caso. Teria que passar no médico, para fazer o exame clínico e dar uma olhada na sua ressonancia. Algumas possibilidades: a demora para operar o LCA pode causar um desgaste na parte posterior do menisco. Com o tempo, esse desgaste pode romper ou formar um cisto de Baker, que é uma bola cheia de líquido que vai crescendo na parte de trás do joelho. Outra possibilidade é um problema de coluna. Como o nervo ciático passa por trás do joelho e vai até o calcanhar, se você estiver com um problema de coluna isso pode dar dor na perna.

      Resposta
  • 17 de junho de 2019 em 11:04
    Permalink

    Olá tudo bem ? Fiz a cirugia há 8 meses, fui jogar bola e meu joelho deu uma deslocada, ficou dolorido mas, consegui a jogar, e normal acontecer isso ? ou tenho que fortalecer mais a musculatura.

    Resposta
    • 21 de junho de 2019 em 09:17
      Permalink

      Olá Venâncio. Negativo, não é normal. Converse com seu médico. A cirurgia é justmente para impedir este sintoma. Você corre o risco de romper o enxerto.

      Resposta
  • 25 de junho de 2019 em 07:48
    Permalink

    Faz 7 dias que me operei da LCA, estou sentindo dores fortes na parte de trás do joelho e nos pontos isso é normal?

    Resposta
    • 29 de junho de 2019 em 20:50
      Permalink

      Oi Celso, sentir dor depois de uma cirurgia é esperado. Mas provavelmente você informou seu médico e ele deve ter te examinado só para descartar qualquer complicação. Se a dor for muito exagerada não é normal.

      Resposta
  • 29 de junho de 2019 em 19:04
    Permalink

    Olá dr. estou com quase dois meses pós operatório lca. 57 dias hoje. Ainda não consigo a flexão completa. Falta mais de um palmo pra o calcanhar encostar no glúteo. Meu médico disso que é normal que ainda está cedo e que eu tenha paciência, preciso primeiro fortalecer o quadríceps. Em geral gostei muito do resultado da recuperação pq já ando sem mancar. Gostaria de sua opinião ..

    Resposta
  • 3 de julho de 2019 em 23:51
    Permalink

    Olá Doutor,
    parabéns pelo blog. Desculpe o comentário longo, mas e uma odisseia que já dura quase 1 ano. Tenho 34 anos, tenho EDS (Síndrome de Ehlers-Danlos) e possuo joelho valgo (cerca de 3 – 4 graus).
    Há 10 meses apos uma entorse fui ao medico, que após o resultado da RM (essa indicou ruptura parcial do LCA – 40% rompido – e lesao no menisco lateral ), o médico optou so por uma meniscotomia parcial (disse que n se subtitui um LCA com mais da metade dele intacto). A cirugia ocorreu sem grandes problemas. A recuperacão foi mais lenta do que o esperado (muito inchaço e sinovite) mas apos 45 dias eu ja estava praticando esportes normalmente. Ocorre que no dia 21 de janeiro (100 dias apos a cirurgia), estava andando de bicicleta e numa freada inesperada tive que por a perna direita (o que foi operada) no chão com força para não cair. Imediatamente senti dor e a perna amoleceu. No dia seguinte tornei no mesmo medico que me operou. Após exame clinico nova RM diagnosticou ruptura total do LCA + nova lesão no menisco lateral. No dia 1 de fevereiro realizei uma cirurgia de recontrução do LCA + sutura do menisco lateral.
    O pós operatório foi pior que o primeiro. Foram 2 meses de inchaço e sem a perna dobrar mais que 90 graus. Eu questionava o médico, e ele dizia que não era normal más não era nada de grave. Eu deveria so fazer mais bicicleta ergometrica e fisioterapia.
    Coisas como descer escada, levantar a perna pra entrar na banheira ou entrar no carro são ainda dificeis. La pelo meio de abril (2 meses e meio após a cirurgia), o joelho começou a desinchar. Pude volta a fazer caminhadas leves e bicicleta. Entretanto iniciei a ter uma sensação de falseio nas atividades cotidianas, como vira o corpo, mudar de direção quando ando, levantar da cadeira, além de estalos (sem dor).
    Voltei ao médico, relatei o que passa e após outra RM (que mostrou o novo LCA intacto) ele disse que todos esses sintomas se devem a fraqueza / atrofia muscular da perna (realmente a direita esta quase 8 cm mais “fina” que a esquerda).
    Desconfiado do tratamento resolvi buscar uma segunda opinião. O outro Dr. após ver os exames os relatorios e o exame, disse que a tecnica que o ouro medico usou é “OLD SCHOOL” (acredito que por razões eticas ele não disse que foi erro, mas entendi como sim) e atualmente o problema principal é a angulação do joelho, que poe mais força no menisco lateral. Que essa é a razão dos recorrentes problemas. E a retirada de um pedaço do menisco lateral só acentuou essa angulação. Que o ideal e fazer uma osteotomia femural pra corrigir esse desnivel, e que apos a cirugia o joelho vai ficar alinhado e a frouxidão vai melhorar, alem de evitar novas lesões. Segundo ele com o meu histórico, lesão precedente e reconstrução do LCA, sem a cirurgia é certeza que vou ter outros rompimentos alem de artrose, e que essa angulação tende a piorar (devido a sindrome EDS).
    Resolvi procurar uma terceira opinião. Um outro DR. confirmou que a minha perna angulada mas que não e uma cirurgia de emergencia, disse que nesse momento o que preocupa mais é a instabilidade do joelho. Disse que uma nova cirurgia do LCA é complicada e os riscos serão maiores que na primeira. Que eu deveria recomeçar fisioterapia. Focar no fortalecimento muscular , que até certo ponto pode compensar a frouxidão. Me disse que o outro joelho tambem possui uma frouxidão, natural minha, mas que eu nao sinto tanto pois é compensada pela musculatura bem desenvolvida da perna. Me receitou um tipo de palmilha ortopédica que segundo ele não corrigi a perna mas ajuda a evitar problemas decorrentes do mau alinhamento. E se for preciso um tipo de suporte metalico pra usar no joelho durante o dia. Que se após o tratamento conservador a instabilidade persistir é o caso de pensar numa nova reconstrucao do LCA ou partir pra OSTEOTOMIA do femur. Mas que tudo vai depender de quanto frouxo o joelho estara.

    Resolvi começar a fisioterapia, mas tenho duvida quanto a real chance do tratamento conservador dar certo. Ao memso tempo que fara quase 1 ano que estou nessa de opera/ recupera, é frustrante. Se fosse com o Sr. o que o Sr. faria?
    Obrigado pela atenção!

    Resposta
    • 12 de julho de 2019 em 23:25
      Permalink

      Olá Maurício, o raciocínio do segundo médico parece correto. Entenda que não sei os detalhes do seu caso, não te examinei e não vi seus exames. não dá para te falar se teve erro ou não. Estou dizendo que os dados que você me passa, da forma como você entendeu o que o médico quer fazer, fazem sentido. PORËM, se fosse o meu joelho, eu faria o que o terceiro médico falou: prudência! Vai devagar. Não há garantia que a osteotomia não vai apresentar nenhuma complicação. É uma cirurgia grande. E mesmo que não tenha complicações, também não ha garantia que seus condrócitos ainda estejam vivos. Pode ser que evolua para osteoartrite mesmo com a osteotomia. Invista tempo e vontade no tratamento conservador. Vale a pena.

      Resposta
  • 11 de julho de 2019 em 17:29
    Permalink

    Olá Dr. Fiz uma cirurgia de reconstrução de lca cruzado superior e posterior,e agora tem uma ponta do parafuso apontando e está dolorido no local,gostaria de saber se é normal.
    Obs. A ponta do parafuso apontando pra fora do osso foi comprovado com raio x.

    Resposta
    • 12 de julho de 2019 em 23:13
      Permalink

      Oi francisco , essa é uma complicação frequente. O parafuso precisa ser removido.

      Resposta
  • 15 de julho de 2019 em 13:44
    Permalink

    Boa tarde, fiz a cirurgia já faz 2 meses e pouco, queria saber se eu romper ele após a cirurgia, eu sentirei dor? Ou por ser um ligamento que não está totalmente bom ainda, do sentiria o estralo mesmo?

    Resposta
    • 15 de julho de 2019 em 20:35
      Permalink

      Olá João, parabéns pelo raciocínio! EM geral, após cerca de 1 ano, o enxerto se transforma numa estrutura viva muito semelhante a um novo ligamento , inclusive com vasos sanguíneos e NERVOS. Ou seja dói. Antes de 1 ano entretanto, a lesão do enxerto pode ser pouco dolorosa, a não ser que exista lesão associada de outras estruturas no novo entorse. Também pode haver dor devido a reação inflamatória, chamada sinovite, que ocorre após alguns dias da nova lesão.

      Resposta
  • 19 de julho de 2019 em 22:37
    Permalink

    cai quando ia trabalhar rompi o lca o lml e estou com sinovite e cisto de greber deve ser este o nome do cisto tenho 55 anos trabalho como costureira na linha de produção me disseram pra ficar na fila de espera me preocupo de virar artrose disse o medico que é uma burocracia para operar preciso saber se tem um jeito de acelerar a cirugia sinto dor ao subir escadas ao dobrar o joelho quando fico tempo sentado sinto dor e dificuldade de levantar dor nos dedos do pé como se estivesse repuxando e estou afastada este mes tenho pericia este mes preciso saber se eles vão querer que volta trabalhar e se isto não vai prejudicar meu joelho ainda antes de chegar ao trabalho tenho moro pra descer e subir escadas de 30 degraus mas as da empresa preciso de esclarecimento por favor

    Resposta
  • 24 de julho de 2019 em 18:00
    Permalink

    olá dr boa tarde fiz a cirurgia lCA A 5 MESES não consigo dobrar minha perna toda e tbm ela não está totalmente reta e o joelho ainda está mt inchado,estou fazendo fortalecimento na academia,corro o risco de não voltar ao normal minha perna estou mt preocupado .

    Resposta
  • 25 de julho de 2019 em 08:31
    Permalink

    Bom dia Dr já tem 2 anos rompeu meu ligamento cruzado anterior você acha que com esse tempo todo já pode estar gerando um artrose

    Resposta
    • 25 de julho de 2019 em 14:13
      Permalink

      Olá Danilo. é possível. A lesão do LCA causa uma instabilidade, que altera a distribuição da pressão no menisco e na cartilagem. Após seis meses, isso pode causar danos. Um Rx pode detectar casos já estbelecidos. A ressonancia magnética pode detectar casos iniciais.

      Resposta
  • 30 de julho de 2019 em 11:18
    Permalink

    Olá Doutor, tudo bem?
    Fiz a reconstrução do LCA há seis meses e a sensibilidade da minha canela ainda não voltou. Isso é normal? Muito obrigado!

    Resposta
    • 1 de agosto de 2019 em 17:03
      Permalink

      Helio, deve ter acontecido algum problema com seu nervo Safeno. Isso é muito frequente na cirurgia do LCA, porque alguns raminhos deste nervo podem estar no trajeto da incisão para coleta dos tendões (enxerto). O único jeito de fazer este diagnóstico é pelo exame clínico. O sintoma costuma ir diminuindo, mas demora muitos anos.

      Resposta
  • 30 de julho de 2019 em 19:48
    Permalink

    Boa noite!Dr.Alessandro, fiz uma cirurgia de LCA e menisco há 3 meses. Estou dobrando mais de 140º e já consigo pisar no chão firme. a minha preocupação é com o inchaço e às vezes quando dobro o joelho e piso no chão escuto um estralo e um bolo no joelho. É normal? Estou ainda fazendo fisioterapia para chegar no objetivo final.

    Resposta
    • 1 de agosto de 2019 em 14:10
      Permalink

      Oi Andreia, precisa ver esse inchaço. Com 3 meses o joelho já deveria estar “seco”. Precisa passar por avaliação médica.

      Resposta
  • 1 de agosto de 2019 em 16:55
    Permalink

    Boa tarde, Dr. Alessandro Zorzi. Tenho algumas dúvidas, sofri uma torção no joelho jogando bola, fui no médico ele falou que tinha apenas estirado o ligamento, mandou fazer fisioterapia e fortalecer. Fiz isso, durante 3 meses, mas depois disso voltei a correr e sinto dor no meio do joelho e acima da patela. Fiz ressonância, e o laudo deu estiramento no LCA e pequeno derrame articular. Fiz novamente fisioterapia, mas continuo a sentir dor somente quando vou correr, não tenho nenhum falseio. É normal sentir essa dor somente na hora de correr, pois já faz 5 meses desde a torção? Quando ocorre estiramento no LCA, em regra, tem que operar?

    Resposta
  • 23 de agosto de 2019 em 18:55
    Permalink

    Olá doutor , dia 27 de agosto faço 60 dias de cirurgia LCA , o médico me orientou a não dobrar o joelho até que completasse as 06 semanas , pois poderia comprometer a minha cirurgia , mas lendo alguns depoimentos de cirurgia de LCA , com 3 semanas os pacientes já são orientados pelos médicos a fazer fisioterapia. Por que meu caso está sendo diferente?

    Resposta
  • 28 de agosto de 2019 em 12:11
    Permalink

    Boa tarde Doutor, faz dois anos que eu tive a lesão, porém não fiz a cirurgia, estou pensando em voltar a jogar bola, então preciso fazer a cirurgia.
    Trabalho em escritório, não pego peso, porém fico o dia todo sentado, em quanto tempo mais ou menos eu consigo voltar para o trabalho ?

    Resposta
  • 6 de setembro de 2019 em 09:10
    Permalink

    Olá Dr.
    Hoje fazem 6 meses e 14 dias que fiz a cirurgia de reconstrução de LCA. 3 meses de fisio e 3 meses e 14 dias de academia reforço muscular/funcional já to batendo na bola porem ainda sinto uma dor chata ao estender totalmente a perna bem dentro do joelho parece ser onde foi colocado o enxerto nos parafusos enfim não consigo identificar. E também sinto a perna um pouco travada a extensão não ficou 100% e por mais que tento noto que as vezes ainda do uma mancada. Preciso me preocupar? Ou esse tempo ainda é aceitável para esses desconforto?

    Resposta
  • 9 de setembro de 2019 em 11:02
    Permalink

    Olá Doutor, tem 4 meses que fui operado de LCA e 10 de LCP. Trauma: acidente automobilístico. Estou em fazendo muita fisioterapia, mas mesmo depois das duas cirurgias sinto uma folga para frente e para o lado de dentro como se quisesse sair do lugar. O senhor acha que com muito fortalecimento o joelho vai voltar a ficar estável ? e se um dia poderei voltar ao futebol?
    Desde já, muito obrigado, excelente post.

    Resposta
  • 14 de setembro de 2019 em 00:15
    Permalink

    Fala pessoal… Realmente LCA não é fácil. Operei a mais ou menos uns 3 anos, machuquei jogando bola é claro. Cirurgia correu bem, umas 3h eu acho, fora o LCA, dei uma trincada no osso da tíbia. Desde o primeiro dia de operado o médico já me orientou a pisar no chão com muletas e ir dobrando o joelho, e no retorno depois de 15 dias pra tirar os pontos ele iria ver se precisaria de fisioterapia, achei estranho, mas acatei. No outro dia da cirurgia já sai andando com muleta e apoiando a perna no chão, em casa todo dia eu fazia gelo e ia dobrando o joelho até doer, após os 15 dias já estava andando, um pouco mancando e dirigindo. Chegando no retorno ele me recomendou apenas academia e fortalecimento. Fiz academia por uns 4 meses, já estava 100%, mesmo assim esperei 1 ano para voltar ao esporte. Deus foi maravilhoso para mim, não fiz fisio, não sofri na recuperação, quase nada de dor, inchaço saiu rápido, única coisa é que realmente atrofio meu músculo legal, chega a ficar feio. Mas fora isso tudo maravilhoso…
    Antes dessa cirurgia do LCA, fiz cirurgia no tornozelo, Sindesmose tibiofibular, bola tmb kkkkk. E tmb tive uma ótima recuperação e tmb não precisei de fisioterapia. Boa sorte a vcs, meus sinceros cumprimentos de boa recuperação. Orem muito, Deus é maravilhoso e ajudará a se recuperaram o mais rápido possível, basta crer e pedir para que ele coloque suas mãos sobre as mãos do médico que tudo dará certo na operação. Abraços

    Resposta
  • 25 de setembro de 2019 em 00:51
    Permalink

    Olá Dr. Fiz a cirurgia de reconstrução do LCA há uns 6 anos atrás mas depois de muitas sessões de fisioterapia e exercícios específicos para fortalecimento da musculatura eu continuei com muita dor no joelho e minha coxa estava com a musculatura atrofiada. Em consulta com outro ortopedista este realizou uma eletroneuromiografia que acusou um bloqueio do nervo que passa no joelho provocado por um dos parafusos colocados. Segundo este ortopedista quando o nervo é lesionado não há o que fazer. Em conversa com um fisioterapeuta este me orientou procurar um neurocirurgião para verificar a possibilidade de uma cirurgia específica para recuperar o nervo lesionado. Gostaria de saber sua opinião, será que é possível recuperar o nervo lesionado pelo parafuso da artroscopia?

    Resposta
    • 5 de dezembro de 2019 em 23:53
      Permalink

      ,fiz cirurgia do Lca a 8 meses comecei andar de bike depois de 6 meses de cirurgia,,agora com 8 meses voltei a jogar bola ,depois de dois jogos senti um estralo no meu joelho foi uma dor passageira,,depois de dois dias que aconteceu isso escorreguei e meu joelho saiu fora do lugar precisei de ajuda pra fazer voltar no lugar,,fui no médico fiz raio x e o médico falou que o parafuso estava no lugar e não aconteceu ND com a cirurgia mais teria que fazer academia para fortalecer meu joelho,, após a consulta cheguei em casa deite no sofá,quando virei de lado meu joelho saiu fora do lugar duas vezes sem forçar,,minha dúvida: É normal o joelho sair fora do lugar sem prejudicar a cirurgia ?Se eu fazer fortalecimento, meu joelho não sai mais do lugar?

      Resposta
  • 29 de setembro de 2019 em 21:00
    Permalink

    Boa noite quanto fica opera do lca e lcp? Valor$

    Resposta
  • 30 de setembro de 2019 em 12:52
    Permalink

    Boa tarde, Doutor!

    Meu caso é o seguinte: há cerca de 1 mês, estava fazendo crossfit e ao descer de uma caixa, pós o término do exercício, senti muitas dores no joelho. Fui ao médico no dia seguinte, que constatou nos exames de “toque”, que, provavelmente, tinha lesionado o LCA e menisco.

    Após ressonância magnética, constatou-se a ruptura total do LCA e menisco medial em alça de balde.

    Diante do diagnóstico, me foi foi indicado o procedimento cirúrgico (enxerto de nervo e sutura do menisco – cerca de 15 pontos), o que me assusta muito, porque gosto muito de praticar exercícios.

    A minha dúvida consiste, que logo após as lesões, eu comecei a pedalar e para minha surpresa, não tenho falseios ao andar a pé, nem de bike. Minha única dificuldade, que não era dor, era subir escadas. Ocorre, que isso também está quase zerado.

    Necessariamente, todos os casos de lesão de LCA e menisco, são cirúrgicos? Se não tiver dores, eu posso conviver com essas lesões?

    Resposta
    • 3 de outubro de 2019 em 12:42
      Permalink

      Boa pergunta Cintia. A decisão entre operar e não operar leva em conta idade, atividade física, sintomas, lesões associadas. No final, duas coisas precisam ser pesadas: os sintomas atuais e o risco de progressão para entorses de repetição e consequentemente artrose. Você precisa passar por uma consulta e discutir tudo isso com o médico. Uma segunda opinião nesses casos é sempre bom.

      Resposta
  • 16 de outubro de 2019 em 20:52
    Permalink

    Boa noite Dr.

    Meu caso é o seguinte. Rompi totalmente o LCA em agosto do ano passado e somente agora consegui dar entrada nos documentos do plano de saúde para fazer a cirurgia de artroscopia. Acontece que o médico solicitou para a cirurgia os seguintes equipamentos: 1 Equipo Pump (Tubo e válvula VUE) – Razek, 2 Lâminas de Shaver e 1 Ponteira de Radiofrequencia Eletrodo VAPR. Esses equipamentos são os usados para a cirurgia? Pq estou achando que ele solicitou os equipamentos apenas para uma cirurgia de recuperação meniscal.

    Resposta
  • 17 de outubro de 2019 em 17:47
    Permalink

    Boa tarde Dr. Eu fiz essa cirurgia LSA faz uma semana e,quando não era operado eu fazia um movimento que eu tinha meu joelho saindo do lugar .
    Aí eu foi fazer depois de opero eu senti a mesma coisa. E normal com o tempo e volta ao normal

    Resposta
  • 20 de outubro de 2019 em 11:16
    Permalink

    olá bom dia Dr fiz uma cirugia de lca e menisco a dois meses e meio tudo perfeito pra andar fazer o exercícios porém o pequeno desconforto do lado do joelho tipo uma visgada qual motivo?

    Resposta
  • 2 de novembro de 2019 em 14:08
    Permalink

    Boa tarde doutor. Tenho 33 anos e rompi o ligamento cruzado anterior (conforme ressonância) jogando futebol. Infelizmente ainda estou no período de carência para cirurgia através do plano de saúde e pelo SUS fica mais inviável ainda.
    O quanto é prejudicial operar tardiamente tendo que aguardar os 180 dias (carência) para fazer a cirurgia? E enquanto isso, posso caminhar e utilizar escadas sem o risco de sentir a dor insuportável novamente do falseio (ficou o trauma)? Ademas já houve o desinchaço, não sinto mais dores e já caminho sem ajuda de muletas.

    Resposta
  • 3 de novembro de 2019 em 16:34
    Permalink

    Olá Dr. Alessandro Zorzi, fiz a cirurgia de LCA e sutura de menisco com lesão Alça de balde,estou com 12 dias de cirurgia e agora quando tento firmar o pé no chão para andar sinto uma dor forte na parte interna do joelho, e quando estou deitado levanto o pé e tento esticar a perna sinto essa mesma dor, mas ela veio surgir agora depois do 10° dia de cirurgia, o que pode ser ? É normal ?

    Resposta
  • 5 de novembro de 2019 em 11:35
    Permalink

    Rompi o LCA em outubro de 2011, após um salto jogando vôlei. O médico na época me orientou a fazer fortalecimento muscular pra facilitar a recuperação pós-operatória. Fiz a cirurgia de reconstrução do LCA em janeiro de 2012, com enxerto de algum tendão retirado de trás do joelho (até ficou roxinho na época) . Segui as orientações para fisioterapia e depois fortalecimento muscular em academia. Demorou um pouco pras duas pernas ficarem nas mesmas proporções, mas voltei a jogar vôlei em um ano e tudo bem. Tem duas coisas que nunca entendi e que permanecem até hoje: por que sinto uma fraqueza (e dor ao suspender a perna) no músculo de trás (e na lateral interna) da coxa que pega toda a extensão até a pelve, e por que no local da cicatriz do corte, descendo por toda canela até perto do dedão do pé, tenho uma sensibilidade diferente, tipo um formigamento quando eu toco essas regiões (na época da cirurgia ficou uma linha roxa que desapareceu com o tempo).

    Resposta
  • 13 de novembro de 2019 em 18:20
    Permalink

    Tive ruptura total do LCA do joelho direito jogando futebol em junho de 2019. Fiz a cirurgia de reconstrução do ligamento em 30/07/2019.

    Iniciei a fisioterapia 2 dias depois da cirurgia. Fiquei 14 dias afastado do trabalho (atuo em escritório). Retornei com um pouco de desconforto para caminhar, mas nada limitante.

    A recuperação até aqui está sendo bastante positiva, com muita dedicação à fisioterapia (50 sessões até o momento). O inicio foi bastante doloroso, especialmente toda vez que o fisioterapeuta manuseava a perna com o objetivo de dobra-la. A dor era insuportável! Houve episódios onde foi possível perceber o rompimento de fibroses! Mas hoje já consigo dobrar a perna normalmente e ficar inclusive de cócoras. O sacrifício valeu a pena!

    Tive um episodio de inchaço na panturrilha, que por orientação do fisioterapeuta (e também desse post), procurei o medico, onde se descartou uma possível trombose através de exame de ultrassonografia.

    Nesse período de recuperação, tive ainda 2 estiramentos na região posterior da coxa, no local onde foi retirado o enxerto para o ligamento, por forçar a caminhada na ladeira. É importante pegar leve nisso! O musculo está fraco e não pode forçar.

    Tive também um inchaço mais prologando no joelho (um pouco mais de 1 mês depois da cirurgia) onde precisei fazer um procedimento para retirada de liquido do local.

    Depois de 3 meses, voltei a fazer uma caminhada mais rápida, trotando em alguns momentos, máximo de 10 minutos. Ainda sinto uma leve dor no joelho operado durante o trote, mas que percebo estar diminuindo conforme as sessões. Já recuperei uma boa parte da musculatura da coxa, mas ainda tem diferença em relação à outra perna. Iniciarei musculação em breve para fortalece-la.

    Enfim, fica o relato da minha experiência até o momento, para informação daqueles que, como eu, recorrem a esse post para entender melhor sobre a lesão e a cirurgia. Seguindo todas as orientações médicas e com disciplina na fisioterapia, a recuperação será bem-sucedida com certeza!!!!

    Resposta
  • 6 de dezembro de 2019 em 21:40
    Permalink

    Olá boa noite, eu fiz a cirurgia do LCA, mas uma semana depois eu acabei fazendo um movimento brusco com a perna operada… corro algum risco?

    Resposta
  • 6 de dezembro de 2019 em 21:40
    Permalink

    Olá boa noite, eu fiz a cirurgia do LCA, mas uma semana depois eu acabei fazendo um movimento brusco com a perna operada… corro algum risco?

    Resposta
  • 9 de dezembro de 2019 em 19:45
    Permalink

    Boa noite doutor fiz a cirurgia de lca e menisco a uma semana, tenho dificuldade pra dobrar o joelho, embora meu ortopedista disse que posso, dói bastante, é normal?

    Resposta
  • 19 de dezembro de 2019 em 11:35
    Permalink

    Tive ruptura total do LCA do joelho direito jogando futebol em junho de 2019. Fiz a cirurgia de reconstrução do ligamento em 30/07/2019.

    Iniciei a fisioterapia 2 dias depois da cirurgia. Fiquei 14 dias afastado do trabalho (atuo em escritório). Retornei com um pouco de desconforto para caminhar, mas nada limitante.

    A recuperação até aqui está sendo bastante positiva, com muita dedicação à fisioterapia (50 sessões até o momento). O inicio foi bastante doloroso, especialmente toda vez que o fisioterapeuta manuseava a perna com o objetivo de dobra-la. A dor era insuportável! Houve episódios onde foi possível perceber o rompimento de fibroses! Mas hoje já consigo dobrar a perna normalmente e ficar inclusive de cócoras. O sacrifício valeu a pena!

    Tive um episodio de inchaço na panturrilha, que por orientação do fisioterapeuta (e também desse post), procurei o medico, onde se descartou uma possível trombose através de exame de ultrassonografia.

    Nesse período de recuperação, tive ainda 2 estiramentos na região posterior da coxa, no local onde foi retirado o enxerto para o ligamento, por forçar a caminhada na ladeira. É importante pegar leve nisso! O musculo está fraco e não pode forçar.

    Tive também um inchaço mais prologando no joelho (um pouco mais de 1 mês depois da cirurgia) onde precisei fazer um procedimento para retirada de liquido do local.

    Depois de 3 meses, voltei a fazer uma caminhada mais rápida, trotando em alguns momentos, máximo de 10 minutos. Ainda sinto uma leve dor no joelho operado durante o trote, mas que percebo estar diminuindo conforme as sessões. Já recuperei uma boa parte da musculatura da coxa, mas ainda tem diferença em relação à outra perna. Iniciarei musculação em Janeiro 2020, após completar 5 meses de fisioterapia.

    Enfim, fica o relato da minha experiência até o momento, para informação daqueles que, como eu, recorrem a esse post para entender melhor sobre a lesão e a cirurgia. Seguindo todas as orientações médicas e com disciplina na fisioterapia, a recuperação será bem-sucedida com certeza!

    Resposta
  • 30 de dezembro de 2019 em 19:00
    Permalink

    Boa noite doutor , sou atleta de futebol e operei o joelho direito tem um mês, minha lesão foi rotura de menisco e sutura meniscal .. queria saber qual as chances de voltar a jogar futebol e quanto tempo leva ?

    Resposta
  • 31 de dezembro de 2019 em 18:05
    Permalink

    Boa tarde doutor. Tbm sou da área da saúde e andei pesquisando sobre a intervenção da cirurgia de reconstrução do LCA… Estou com 70 dias de operado aproximadamente devido a uma ruptura total de lca do joelho esquerdo. O enxerto usado foi o quádruplo dos tendões flexores. Sou ex atleta e ativo. Fiz fisioterapia e musculação antes da cirurgia o que facilitou minha recuperação devido a memória muscular. Recuperei força e massa muscular rapidamente… Mas, eu percebi ao sentar no sofá com a perna apoiada forçando levemente a Tibia numa gaveta anterior um leve falseio. Aquela sensação de “sair e voltar”. Com isto fiquei preocupado e fiz uma RM de revisão. Onde pelas imagens e laudo constava que os parafusos estavam bem posicionados e o enxerto íntegro. Mas foi identificado um alargamento de túnel osseo. Que até então me foi dito ser comum no pós cirúrgico. Sobre a posição de túneis ósseos e alargamento de túneis ósseos. E também sobre a tensão que o enxerto suportaria antes de finalizar a ligamentizaçao… Seria normal estes falseios? Com 70 dias de operado já tendo recuperado a musculatura? Pesquisei e não encontrei informações aprofundadas em artigos sobre o processo fisiológico no pós cirúrgico… Os túneis ósseos com o tempo podem calcificar depois de um tempo diminuindo o alargamento? Mesmo após sofrer necrose etc… Ou o enxerto após ligamentizar ficaria mais rígido suportando maior tensão e impedindo os falseios com o tempo? Como a Tibia ganhar graus a mais que o habitual na gaveta anterior? Confesso que fiquei preocupado… A fisioterapeuta usou um protocolo de recuperação acelerada que é considerada “agressiva”… Mas quando tive uma lesão no joelho direito a 8 anos… Foi usado o mesmo protocolo de reabilitação e não percebi falseios. Só que o enxerto usado foi do tendão patelar. Devido a estes conflitos de sintomas tô meio confuso quanto a isto. Irei fazer minha revisão com o cirurgião apenas com 90 dias agora.

    Resposta
  • 6 de janeiro de 2020 em 15:24
    Permalink

    Dr Alessandro, boa tarde e feliz 2020! Fiz o LCA em 2013 e tem uns 20 dias que esta doendo um bocado no parafuso da tibia…o que poderia ser essa dor, por favor? E outra questão é se seria o caso de retirar o parafuso, pode isso? Se tirar, não solta o ligamento de novo?
    Obrigada
    Rafaella Silva

    Resposta
  • 9 de janeiro de 2020 em 00:01
    Permalink

    Boa noite Dr… meu namorado operou o joelho… e teve anestesia local da cintura p baixo… porém após 3h de operado começou a sentir as pernas.. e não consegui sentir a parte íntima! E normal esse procedimento?? Pois depois de 2h ainda n está sentindo.

    Resposta
  • 9 de janeiro de 2020 em 00:01
    Permalink

    Boa noite Dr… meu namorado operou o joelho… e teve anestesia local da cintura p baixo… porém após 3h de operado começou a sentir as pernas.. e não consegui sentir a parte íntima! E normal esse procedimento?? Pois depois de 2h ainda n está sentindo.

    Resposta
  • 9 de janeiro de 2020 em 00:01
    Permalink

    Boa noite Dr… meu namorado operou o joelho… e teve anestesia local da cintura p baixo… porém após 3h de operado começou a sentir as pernas.. e não consegui sentir a parte íntima! E normal esse procedimento?? Pois depois de 2h ainda n está sentindo.

    Resposta
  • 13 de janeiro de 2020 em 01:51
    Permalink

    Boa noite, Doutor Alessandro! Há cerca de um mês e meio, praticamente, tive ruptura total do lca, e após consulta médica, fui aconselhado a fazer a cirurgia. O ponto que me deixa muito preocupado é que não consigo esticar e nem dobrar o joelho (tenho entre 80 e 150 graus de extensao). Sinto, na tentativa de extensão , uma pressão incomoda na patela, e ao dobrar abaixo de 80 graus , dor. Meu médico disse que não deveria sentir isso, já que não há nada relacionado ao menisco medial em alça de balde… E que foi somente o lca rompido. A dor em duas vezes que dobrei a perna sem querer foi muito aguda, e isso tem me deixado preocupado, pois o fisioterapeuta que tenho me consultado não entende o porquê desta dor. Se puderes me auxiliar ou comentar algo, ficaria extremamente grato . (Colo o laudo da ressonância apenas para averiguar se existe algo que justifique esse incômodo na tentativa de extensão da perna. Tenho feito fisioterapia e acupuntura a ver se melhoro essa condição )

    Um grande abraço!

    Rotura completa do ligamento cruzado anterior.
    Estiramento das fibras profundas do ligamento colateral medial.
    Contusões ósseas relacionadas ao mecanismo de trauma.
    Sinais sugestivos de contusão no corno posterior do menisco medial, bem como estiramento da
    junção meniscocapsular.
    Cisto sinovial adjacente à raiz anterior do menisco lateral.
    Peritendinite do semimembranoso.
    Moderado derrame articular.
    Cisto de Baker com altura parietal e extravasamento líquido.

    Resposta
  • 13 de janeiro de 2020 em 01:55
    Permalink

    Boa noite, Doutor Alessandro! Há cerca de um mês e meio, praticamente, tive ruptura total do lca, e após consulta médica, fui aconselhado a fazer a cirurgia. O ponto que me deixa muito preocupado é que não consigo esticar e nem dobrar o joelho (tenho entre 80 e 150 graus de extensao). Sinto, na tentativa de extensão , uma pressão incomoda na patela, e ao dobrar abaixo de 80 graus , dor. Meu médico disse que não deveria sentir isso, já que não há nada relacionado ao menisco medial em alça de balde… E que foi somente o lca rompido. A dor em duas vezes que dobrei a perna sem querer foi muito aguda, e isso tem me deixado preocupado, pois o fisioterapeuta que tenho me consultado não entende o porquê desta dor. Se puderes me auxiliar ou comentar algo, ficaria extremamente grato . (Colo o laudo da ressonância apenas para averiguar se existe algo que justifique esse incômodo na tentativa de extensão da perna. Tenho feito fisioterapia e acupuntura a ver se melhoro essa condição )

    Um grande abraço!!!!

    Rotura completa do ligamento cruzado anterior.
    Estiramento das fibras profundas do ligamento colateral medial.
    Contusões ósseas relacionadas ao mecanismo de trauma.
    Sinais sugestivos de contusão no corno posterior do menisco medial, bem como estiramento da
    junção meniscocapsular.
    Cisto sinovial adjacente à raiz anterior do menisco lateral.
    Peritendinite do semimembranoso.
    Moderado derrame articular.
    Cisto de Baker com altura parietal e extravasamento líquido.

    Resposta
  • 13 de janeiro de 2020 em 11:15
    Permalink

    Olá doutor tudo bem?

    Fiz a cirurgia do LCA e depois de mais de três anos eu resolvi jogar bola com crianças e meninas, ou seja, não era um jogo tão intenso, aconteceu que eu estava correndo bastante dei um pequeno pulo e pra frear usei o joelho da cirurgia acreditando que ele estava recuperado e quando minha articulação sofreu essa pressão senti dor e não conseguia dobrar o joelho, depois em casa com mais calma e achando que tinha rompido d novo eu percebi que meu joelho não esticava tbm e ao tentar esticar eu senti um estalo como se estivesse algo garrado em algum lugar e após fazer essa força para esticar meu joelho voltou a ficar reto e quase q praticamente normal…

    Já aconteceu isso mais de uma vez aí eu faço força para esticar ele e consigo andar de novo???

    Porque será q isso acontece?

    Resposta
  • 20 de janeiro de 2020 em 17:04
    Permalink

    Rompi o LCA, ruptura completa, há 25dias, e estou aguardando o plano autorizar a cirurgia.
    Existe algum prazo Maximo para fazer essa cirurgia sem riscos de complicações enquanto espero?

    Resposta
  • 27 de janeiro de 2020 em 21:59
    Permalink

    Boa noite.
    Operei meu LCA esquerdo ha 15 dias. A parte lateral interna da canela (um palmo pra baixo do joelho) Ficou bem sensível, e ha uns 3 dias tem doido bastante, e quando passo a mão, tem a sensação de ardência, Até para colocar uma meia é estranho.

    O que pode ser ?? Isso passa ??

    Resposta
  • 28 de janeiro de 2020 em 22:07
    Permalink

    Dr.No dia 9 após a cirurgia, minha recuperação estava excelente mas enquanto dormia, devo estar sonhando e devo ter movimentado minha perna acredito que esticando e acordei com uma forte dor até as do joelho, aconteceu isso 2x na mesma noite, ficou dolorido tomei um antinflamario flancox melhorou a dor. Dois de 2 dias estiquei minha perna sentado e a dor foi intensa. Pode ser algum tipo de rompimento?

    Resposta
  • 7 de fevereiro de 2020 em 16:06
    Permalink

    Olá Dr.

    Estou com 4 meses de pós operatório lca…E ainda não dobro o joelho completo….A musculação da cocha está visivelmente um pouco atrofiado…estou a 2 semanas na academia melhor um pouco….mas estou com medo….Aliás eu passe 35 dias iniciais pós operatório com uma tala de gesso sem mexer com a perna por recomendação médica….Será de vou voltar a ter o movimento normais 😣😣😣😣😣😣

    Resposta
  • 14 de fevereiro de 2020 em 14:23
    Permalink

    Boa Tarde, eu Fiz uma cirurgia de LCA e Menisco, e Normal sentir dores agudas? Com quantos dias posso apoiar o pé no chão e começa a andar?

    Resposta
  • 18 de fevereiro de 2020 em 11:49
    Permalink

    Bom dia Doutor.
    Fiz a cirurgia de lca faz um ano e meio já, mas sinto uns estralos quando estico minha perna, ao subir escadas, ou ate mesmo fazendo o movimento de dobrar e esticar a perna, queria saber se isso é normal ?

    Resposta
  • 10 de março de 2020 em 02:27
    Permalink

    Qual o valor mais ou menos de uma cirurgia do joelho com problema no.lca

    Resposta
    • 12 de março de 2020 em 12:34
      Permalink

      Depende de cada hospital, cada empresa que fornece os implasntes e cada equipe medica. Não existe um preço fixo, desculpe não poder ajudar.

      Resposta
  • 3 de abril de 2020 em 18:00
    Permalink

    Boa Tarde Doutor. Fiz a cirurgia de LCA e Reparo no Menisco a 1 ano e 2 meses. Deu tudo certo e estou 100% recuperado. Porém sinto até hoje uma sensação de anestesia na canela. Isso é normal ?

    Resposta
    • 20 de abril de 2020 em 17:50
      Permalink

      Oi altair, isso é relativamente frequente. Pode ocorrer uma lesão do nervo safeno durante o corte de pele para fazer a cirurgia. Fica uma anestesia na canela. Um médico precisa te examinar para ver se é isso mesmo.

      Resposta
  • 6 de junho de 2020 em 12:42
    Permalink

    Olá Dr. Zorzi!
    Me chamo Cristiano e em Agosto de 2018 jogando futebol tive ao testes clínicos lesão de lca e menisco, confirmado por Rm feita ainda com joelho inchado e sem ter iniciado fisioterapia.
    Laudo foi de ruptura total de lca, lesão corno posterior do menisco medial vertical periférica,impactação do osso subcondral e alteração dos contornos da superfície condral, lcm estiramento grau 1.
    Tive diagnóstico cirúrgico por 3 ortopedistas , fiz fisio pré operatória e de repente, tive pânico e não fiz o procedimento!
    Já havia tido um Câncer de estômago há 9 anos com 35 de idade e acabei melhorando com o passar dos meses.
    Passados 7 meses retornei em outro ortopedista que pediu nova RM realizada em outro local que laudou alteração de sinal do lca relacionada a estiramento, não se caracterizando ruptura completa evidente correlacionar dados clínicos para avaliar suficiência ligamentar. Ruptura longitudinalperiférica do corno posterior menisco medialestendendo-se ao corpo, atingindo ambas superfícies meniscais.
    Outros ligamentos preservados, estruturas ósseas de sinal habitutal, cartilagem patelofemoral, ligamento patelar e tendão quadríceps conservados.
    Com esse segundo exame, em nova consulta com com testes clínicos o ortopedista achou não cirúrgico!
    Mas o fato é que não voltei à praticar esportes, tenho quadros de dor tipo ardência e pressão até mesmo no joelho não lesionado, desconforto ao agachar e levantar e não tenho mais desde a lesão flexão completa, passa um pouco da metade…
    Errei ao não operar logo, criei um quadro de dúvida para o médico , sendo que após voltei em um dos 3 primeiros ortopedistas que era sócio colega deste último e que tinha me indicado a cirurgia inicialmente e ao examinar concordou com novo diagnóstico não cirúrgico.
    Tive momentos sem dores , fiz períodos de fisioterapia e academia , mas psicologicamente inseguro quando tinha dores parava pois achava que estava agravando as lesões e não consegui recuperar a musculatura… Passado tanto tempo o que pode ter acontecido ?
    As vezes penso que se tivesse realizado logo o procedimento, estaria recuperado e sem neuras , mas conheço também operou e teve que passar mais procedimentos por artrofibrose, dores, assim como quem fez e enunca mais sentiu nada!
    Não tenho falseio ou instabilidade, apenas leve lassidão maior do que o lado normal mas que segundo fisioterapeuta não é gritante e é vista até em quem opera , mas é mais sensação…
    Tinha consulta e exame que foram cancelados na pandemia, mas agora vou rever situação.
    Qual sua opinião pois a verdade é que não posso reclamar mas não é mais como antes e nesta situação vale a pena uma cirurgia tardia sem a garantia de sutura de menisco?
    Perdão pela extensão , mas aguardo um retorno devido sua competência e atenção que é dispensada aos pacientes que perguntam para o senhor.
    Att: Cristiano Coelho.

    Resposta
    • 8 de julho de 2020 em 08:56
      Permalink

      Oi Cristiano, entendo sua angústia. Pelas contas você deve ter 44 anos. A lesão foi há 2 anos. Nesses casos, nem sempre é indicado cirurgia. Uma boa reabilitação e acompanhamento regular podem ser uma alternativa. A cirurgia melhorou muito e hoje é bem segura e bastante eficaz. Mas você só deve realiza-la se tiver sintomas. Esqueça a ressonância. É um exame estático e que nào mostra muito bem se a lesão é completa ou incompleta. O exame clínico é até mais importante, porque testa o seu joelho em movimento. É como comprar um carro. Não adianta só olhar ele parado (ressonancia), você tem que colocar ele em movimento para saber se é bom (exame clinico).

      Resposta
  • 15 de junho de 2020 em 12:38
    Permalink

    Olá Dr.
    Estou completando um mês após a cirurgia LCA. E tenho dificuldades para andar e dobrar o joelho, e também as vezes sinto dores na parte de traz do joelho. isso é normal? pois comecei a fazer a fisioterapia após 20 dias da cirurgia. Sera que o fato de eu estar mancando, seja insegurança ou psicológico?

    Att: Welisson Oliveira.

    Resposta
    • 8 de julho de 2020 em 08:47
      Permalink

      Oi Welisson, isso varia muito de acordo com cada paciente e também com a técnica cirúrgica utilizada. Não existe um padrão fixo. De forma geral, a maioria dos pacientes consegue deixar as muletas com 2 semanas após a cirurgia. Alguns podem levar 6 semanas. Mas é fundamental, muito importante, conseguir esticar completamente o joelho já nas primeiras semanas. Dobrar é mais fácil de ganhar depois, mas esticar é um problema. Quando o paciente não consegue esticar e fica com o joelho meio dobrado, isso não melhora mais tarde e acaba levando muitas vezes a resultado ruim ou até reoperação. É melhor você ter uma conversa sincera com seu fisioterapeuta e ver qual opinião dele para a sua demora na recuperação.

      Resposta
  • 3 de julho de 2020 em 14:25
    Permalink

    Ola Dr
    Fiz cirugia de lca já fazem 30 dias e ainda não ganhei extensao completa,no qual não consigo andar direito.Nao estou conseguindo ir a fisioterapia devido a covid.Tem algum exercício que eu possa fazer pra melhorar isso?Meu fisioterapeuta colocava peso em cima do joelho .Isso é correto?

    Resposta
    • 8 de julho de 2020 em 08:38
      Permalink

      Pelo amor de D’us Caroline! Não brinca com isso. A falta de extensão após a cirurgia do LCA pode se tornar irreversível e atrapalhar o resultado da cirurgia. A maioria dos fisioterapeutas já se adaptou e está fazendo atendimento por teleorientação. Tenho certeza que seu cirrugião pode te indicar um. Se precisar, manda um direct no meu instagram @drzorzi que eu posso te indicar alguns. Não acho uma boa ideia você tentar esticar esse joelho sozinha sem supervisão. Ainda mais no pós-operatório recente. Se cuida, vai logo atrás de ver isso.

      Resposta
  • 9 de julho de 2020 em 22:19
    Permalink

    Boa noite Dr, estou com cirurgia marcada para reconstrução de LCA e retirada de fratura de menisco medial(uma lesão em alça de balde). Infelizmente estou lesionado há 9 meses e só agora consegui minha cirurgia pelo sus. Nisso o cirurgião falou que irá pegar um tendão da porção posterior do joelho e que terá que retirar essa parte fraturada do meu menisco. Gostaria de saber por quanto tempo fico com os pinos e porque ao invés de suturar meu menisco ele vai retirar, é porque já passou muito tempo desde a lesão ?

    Resposta
    • 14 de julho de 2020 em 11:36
      Permalink

      Olá Pedro. Os “pinos” são feitos para ficar. Não precisam ser retirados porque são feitos de materiais biocompatíveis. Em relação a lesão do menisco, a ideia é sempre que possível suturar. Algumas lesões não permitem a sutura, mas o tempo de lesão já não é um impedimento. Existem formas de estimular a cicatrização.

      Resposta
  • 2 de agosto de 2020 em 20:45
    Permalink

    Olá Dr. tudo bem?
    Então, fiz a cirurgia de LCA e MENISCO, eles reconstruíram o LCA com tendão flexor, porém sempre que me agacho e levanto, o joelho faz um barulho como se tivesse vários ossos estalando… É normal?
    Outra situação: Sempre sinto dor na parte posterior da perna, a cirurgia mexe com o nervo ciático?
    Minha cirurgia tem uns 6 anos.
    Desde já, obrigado!

    Resposta
  • 5 de agosto de 2020 em 00:24
    Permalink

    Boa noite.
    Tenho uma lesão de ruptura do lcp que esta começando a atrapalhar meu desempenho no trabalho, estou com muita dificuldade para agachar e sinto que vem piorando.
    Estou quase decidido a operar, so tenho um pouco de medo por causa do risco de atingir a artéria durante a perfuração.
    O que o senhor pode me dizer sobre este risco?

    Resposta
  • 7 de agosto de 2020 em 12:08
    Permalink

    Doutor, bom dia, fiz a cirurgia de LCA em dezembro de 2020, fiz a fisioterapia e na hora de voltar ao fortalecimento muscular, entramos em pandemia, voltei pra academia agora em junho, mas estou preocupado porque mesmo fazendo os exercicios ainda não consigo a extensão total do joelho.
    É normal?

    Resposta
  • 9 de agosto de 2020 em 21:17
    Permalink

    Boa noite, eu tenho LCA completa, só q continuo correndo e não sinto dor ou incômodo quando estou fazendo minha corrida e chego a correr 12km , 8 km …. estou expondo meu joelho ? O único tratamento e a reconstrução através do processo cirúrgico ?

    Resposta
  • 24 de agosto de 2020 em 20:49
    Permalink

    Fiz reconstrução de LCA e do menisco, mas ainda não tenho firmeza na perna após um ano. O joelho dói dia e noite e não lembro de ter tido nenhum impacto nele. Tenho 50 anos, era atleta antes disso.

    Resposta
  • 10 de setembro de 2020 em 16:09
    Permalink

    Dr, boa tarde!
    Fiz uma cirurgia do LCA e Menisco em 2015, fiz as fisioterapias e voltei a praticar esportes gradativamente, porem, sempre com receio. Até então tudo ok! Um certo dia fui jogar futebol (sintético), isso depois de um certo tempo sem jogar, sempre utilizando joelheira, senti um pouco o joelho durante o jogo até então tudo normal. Porém duas semanas após meu joelho começou a doer, inchar e parece meio rígido ao esticar a perna. Estou preocupada, oque devo fazer?

    Resposta
  • 17 de setembro de 2020 em 15:06
    Permalink

    Boa tarde, dr! Meu esposo fez cirurgia de lca e lcm, onde foi colocado 1 parafuso para melhor fixação de lcm, após 11 meses ele ainda sente dor ao bater na bola (jogador de futebol), onde isso gera bastante dor onde está localizado este parafuso. Isso é normal ou se ele tirar o parafuso pode melhorar essa dor? Já foi ao médico e ele já fez infiltração que não resolveu da dor, mas deram essa opção da retirada do parafuso.

    Resposta
  • 17 de setembro de 2020 em 15:07
    Permalink

    Boa tarde, dr! Meu esposo fez cirurgia de lca e lcm, onde foi colocado 1 parafuso para melhor fixação de lcm, após 11 meses ele ainda sente dor ao bater na bola (jogador de futebol), onde isso gera bastante dor onde está localizado este parafuso. Isso é normal ou se ele tirar o parafuso pode melhorar essa dor?

    Resposta
    • 24 de outubro de 2020 em 17:45
      Permalink

      Oi Tatiane, difícil te falar sem examinar. Mas existem casos sim em que a retirada do parafuso acaba com a dor.

      Resposta
  • 22 de setembro de 2020 em 18:17
    Permalink

    Olá Dr. Boa noite,
    Sofri uma queda e rompi o LCA e o lCM,
    Operei o LCA, estou me reabilitando mas o LCM terá que ser reconstruído, pois não cicatrizou e preciso muito desta perna forte pois tenho deficiência na outra perna e dependo exclusivamente desta que rompi os ligamentos, me diga por favor, há sequelas se retirar enxerto do semitendíneo para reconstrução?
    (da outra perna deficiente não tenho como tirar pois perdi grande parte de músculos e tendões devido a um sarcoma).
    Desde já agradeço a ajuda!

    Resposta
    • 24 de outubro de 2020 em 17:41
      Permalink

      Oi Volnei, fica tranquilo. A retirada do semitendíneo não vai te causar nenhum problema. Tem outros músculos mais fortes que ele que fazem a mesma função. Após seis meses, esses músculos hipertrofiam e compensam a falta do semitendíneo. Fica quase imperceptível.

      Resposta
  • 13 de outubro de 2020 em 18:43
    Permalink

    Boa noite Doutor! Rompi o LCA e ainda não operei, fui consultado e o médico disse que a tendência é piorar o quadro, podendo ter uma artrose. Atualmente tenho 33 anos e o médico disse ainda que futuramente posso precisar utilizar uma prótese que é bem mais complexo. Realmente é vdd tudo isso ? Ou consigo fazer um tratamento conservador e viver bem, praticando ciclismo como gosto ?

    Resposta
    • 24 de outubro de 2020 em 17:28
      Permalink

      Oi Cassius, de forma geral, é o seguinte:
      – atletas de futebol ou esportes com drible: melhor operar
      – lesões de vários ligamentos ao mesmo tempo: melhor operar
      – pessoas que tem muito falseio, sensação de que o joelho sai do lugar: melhor operar
      Se você não se enquadra nas situações acima, pode fazer fisioterapia tranquilo e esperar.
      A cirurgia não impede artrose. As torções repetidas é que são o problema. Se você toma cuidado e não pratica esportes de risco, da para levar sem cirurgia.

      Resposta
  • 16 de outubro de 2020 em 13:36
    Permalink

    Doutor fiz uma cirurgia de lca e menisco porém só tenho a cicatriz da retirada do erxerto, não tenho a da astrocopia, é normal?

    Resposta
    • 24 de outubro de 2020 em 17:25
      Permalink

      Que bom Flipe, significa que você tem boa cicatrização e que seu médico foi caprichoso na hora de dar o ponto no portal da artroscopia, que geralmente é bem pequeno (menor que 1 cm).

      Resposta
  • 21 de outubro de 2020 em 08:31
    Permalink

    Bom dia doutor! Em 2011 tive rompimento do ligamento cruzado anterior e do menisco não fiz cirurgia e em 2015 sofri um outro entorse no joelho também não fiz cirurgia ! Minha profissão é motorista de caminhão agora voltou a doer muito meu joelho passei pelo ortopedista ele pediu uma nova ressonância e o resultado saiu estou com rotura completa do ligamento cruzado anterior do menisco derrame articular artrose cisto de Baker , patela e tenho hoje 40 anos e o médico falou que preciso fazer urgente a cirurgia?

    Resposta
    • 24 de outubro de 2020 em 17:23
      Permalink

      Oi Maykon, esse dilema: operar ou não operar? Eis a questão! Se você está tendo entorses de repetição, melhor operar. Ficar torcendo o joelho com frequência vai te causar artrose precoce do joelho. Mas cada caso é um caso e o médico, depois de ouvir sua história e te examinar, vai poder te aconselhar com mais certeza.

      Resposta
  • 26 de outubro de 2020 em 23:16
    Permalink

    Boa noite , fui Operado a 18 Meses atras fiquei muito bom do joelho, LCA + Menisco

    Apos jogar a bola dia seguinte ficou com inchaço, Liquido nao cai nem nada , passou uma semana passou o inhcaço mas agora com poucas dores ligeiro . É Mau ? Nao consigo correr muito novamente se calhar esforçei joelho ?

    Resposta
    • 29 de outubro de 2020 em 11:42
      Permalink

      Olá! É mau sim! Precisa ser examinado por um médico ortopedista para fazer o diagnóstico. Pode ser uma nova lesão no menisco, pode ser uma lesão na cartilagem. Existem várias possibilidades.

      Resposta
  • 28 de outubro de 2020 em 22:24
    Permalink

    Boa noite Dr. Alessandro. Desde-já obrigado pela oportunidade.

    Dr. Alessandro realizei a cirurgia de LCA, fiquei 15 dias em repouso. Após os 15 dias comecei a fisioterapia e estou no meu 3º dia e tendo muita dificuldade para vencer a amplitude, sinto muita dor em dobrar os joelhos. Gostaria de saber se está dificuldade é normal no início da fisioterapia? ( consigo dobrar o joelho aproximadamente 45º graus. )

    Resposta
    • 29 de outubro de 2020 em 11:34
      Permalink

      Oi Wladock, você chegou a fazer fisioterapia antes da cirurgia? Em geral, o ideal é fazer umas 3 semanas de fisio para preparar para a cirurgia. Isso melhora muito o pós-operatório.

      Resposta
  • 2 de novembro de 2020 em 11:07
    Permalink

    Bom dia Dr. !
    Realizei a cirurgia de LCA a 5 meses estou no processo de fisioterapia a 2 meses porém estou sentindo a sensação como se o joelho desse uma pontada ( sensação de que dobra e não volta ) uma sensação horrível na verdade! Da uma impressão de que vou cair ou vai sair do lugar. Ja perdi o equilíbrio várias vezes e temo por não ter dado certo o procedimento. Aguardo sua opinião ! Obrigado

    Resposta
    • 22 de novembro de 2020 em 10:42
      Permalink

      Oi Elaine, isto não é normal. É preciso examinar para entender se é um sintoma de falseio ou bloqueio. O falseio pode ser causado por problemas no enxerto. O bloqueio pode ser causado por problemas no menisco ou na cartilagem. A mão do médico é o melhor exame nestes casos, seguida de exames complementares como Rx e Ressonancia.

      Resposta
  • 11 de novembro de 2020 em 02:09
    Permalink

    Então fiz a cirurgia do ligamento cruzado anterior , ja faz quase 9 meses mas no caminhar sinto alguma torção no joelho ( tipo querendo sair fora) e normal isso?

    Resposta
    • 22 de novembro de 2020 em 10:37
      Permalink

      Nem pensar Rita. O objetivo da cirurgia é acabar com esse sintoma. Se você continua sentindo o joelho falsear, está com algum problema. Precisa ser avaliada para determinar se ainda existe alteração nas manobras de Lachman, Gaveta Anterior e Pivot Shift. A mão do médico é o melhor exame nestes casos. Também é necessário buscar lesões de outros ligamentos do joelho que podem estar frouxos. Nem sempre a lesão do LCA é isolada. Com frequência vem junto com outras lesões.

      Resposta
  • 13 de novembro de 2020 em 20:20
    Permalink

    Boa noite! À 2 dias meu marido fez uma cirurgia de lca com reparaçao com tendão e menisco! Mas mesmo antes da cirurgia ja sentia dores frequentes no tornozelo(na parte da frente,perto da dobra do pe) que continuaram após a cirurgia, que comentou com o medico mas nao teve uma resposta certa do que poderia ser! Esta tomando remédio pra dor direto, mas a dor murrinha e nao para! O que acha que poderia ser? Desde ja,obrigada!

    Resposta
  • 13 de novembro de 2020 em 20:24
    Permalink

    Boa noite Dr! À 2 dias meu marido fez uma cirurgia de lca com reparaçao com tendão e menisco! Mas mesmo antes da cirurgia ja sentia dores frequentes no tornozelo(na parte da frente,perto da dobra do pe) que continuaram após a cirurgia, que comentou com o medico mas nao teve uma resposta certa do que poderia ser! Esta tomando remédio pra dor direto, mas a dor murrinha e nao para! O que acha que poderia ser? Desde ja,obrigada!

    Resposta
    • 22 de novembro de 2020 em 10:35
      Permalink

      Oi Carla, pode ser um problema local no tornozelo, como artrose, sinovite ou tendinite do tibial anterior. Mas também pode ser algo ligado a outra parte do corpo, como por exemplo, a coluna lombar. É necessário um trabalho de detetive para achar o motivo. O exame físico, ou seja, a mão do médico, é o principal exame nestes casos.

      Resposta
  • 15 de novembro de 2020 em 00:33
    Permalink

    Dr. Alessandro
    Fiz a cirurgia de LCA emenisco medical a 2 anos, com 7 meses de cirurgia, meu pino da parte de baixo saiu e ficou abaixo da pele, achei estranho aquele calombo e no retorno seguinte, o médico constatou que havia saído o pino e estava solto na pele, ele foi removido e desde então, sinto dores todos os dias, falta de mobilidade, muito inchaço e estalos, voltei ao médico, por que tenho muita dor na lateral interna do joelho e ao exame clínico quase morro de dor, especial quando a região e pressionada, muita dormência nos pés, no joelho e dor na lombar e falseios constantes, até agora não consegui voltar as atividades normais de musculação o médico fala que é normal por conta de uma artrose, sempre fui muita ativa e ligada à esportes…porem estou mancando e enfrentando isso a dois anos e me sinto muito frustrada, tem coisas básicas que não consigo fazer, me arrependo da cirurgia.
    Acredito que a cirurgia não deu certo, isso seria possível?

    Resposta
    • 22 de novembro de 2020 em 10:33
      Permalink

      Oi Claudia, depende do que você quer dizer com “não deu certo”. Do ponto de vista funcional, você está com dor e não está satisfeita. Então entendo que não deu certo. Por outro lado, poderia pensar que deu certo no sentido de estabilizar o joelho. Mas você fala que ainda sente falseias. Então realmente os objetivos não foram atingidos. É preciso entender o porque. Só um bom exame clínico e talvez alguns exames complementares poderão esclarecer isso. É um trabalho de detetive. Pode ser que você tenha tido uma lesão de nervo safeno. É uma complicação frequente que pode dar muita dor na parte de dentro do joelho e perda de sensibilidade na lateral do joelho e no pé. Ou pode ser que você tenha por exemplo uma hérnia de disco lombar pinçando a raiz de L4, que dá a sensibilidade do joelho e tornozelo. Uma segunda opinião pode ser saudável nestes casos. Procure sempre especialistas aprovados pela Sociedade Brasileira de Cirurgia do Joelho (www.sbcj.org.br)

      Resposta
  • 3 de dezembro de 2020 em 20:02
    Permalink

    Olá Dr,

    Fiz uma ligamentoplastia do LCA com tendão dos esquitibiais. Estou com 3 meses pós operatório. Sinto estabilidade e já consigo até correr, mas sinto muitas dores a caminhar, a correr ou a estender a perna (muito mais que a dobrar o joelho). Esta dor irradia pela face exterior até à anca. Esta situação poderá ser normal? Tenho feito muito exercício para recuperar e isto está a desmotivar-me…

    Resposta
    • 10 de dezembro de 2020 em 18:16
      Permalink

      Olá Simão, nenhuma dor é normal. É preciso examinar. Com as mãos, através do toque, p médico especialista consegue ver o que está doendo. Do jeito que você conta, aposto que é a patela. Comente com seu médico e se não resolver busque uma segunda opinião.

      Resposta
      • 27 de maio de 2021 em 17:12
        Permalink

        Boa tarde. Estou com 9 meses pós-operatório ao LCA. Infelizmente por causa da pandemia não consegui ser acompanhado no ginásio mas fiz muito desporto, no entanto continuo a sentir dores que irradiam pela face exterior da perna e na zona interna do joelho quando em extensão. Ainda não tenho capacidade para fletir totalmente. É normal nesta fase estar assim? Pode ter consequências no futuro caso a recuperação não seja bem feita?

        Obrigado

        Resposta
        • 7 de junho de 2021 em 09:11
          Permalink

          Olá Simão, não é normal ter dor e limitação de movimentos com 9 meses . Já era para estar perto da alta médica. Com certeza está aconetecendo algum problema que precisa ser analisado pelo seu médico para entender o diagnóstico e tratar a causa dos sintomas. Se você deixar assim, certamente terá problemas no futuro, correndo risco inclusive de ficar com sequela.

          Resposta
  • 17 de dezembro de 2020 em 04:04
    Permalink

    Bom dia Dr. Zorzi,
    Fiz a cirurgia de reconstrução do LCA no passado domingo (a cerca de 4 dias)
    As dores diminuíram imenso a partir do terceiro dia.
    Tenho tido sempre o joelho em extensão completa desde o momento em que saí da cirurgia.
    Tenho algum receio de o dobrar ainda é normal?
    Vou começar a fisio na próxima semana.
    Ainda tenho inchaço.
    Tenho feito gelo de 2 em 2 horas o que tem auxiliado a diminuir a dor.
    Mas a minha principal questão é, quando posso dobrar o meu joelho?
    Muito obrigado

    Resposta
    • 17 de dezembro de 2020 em 08:52
      Permalink

      Oi Pedro, pelo que você descreve está tudo ótimo: a dor melhorou, o joelho estica completamente e você está colocando gelo. Tudo certinho. Dobrar o joelho não oferece riscos, eu costumo liberar meus pacientes para dobrar imediatamente após a cirurgia. Mas é bom conversar com o seu médico para saber se no seu caso específico houve alguma questão que impeça dobrar.

      Resposta
  • 21 de dezembro de 2020 em 00:31
    Permalink

    Boa noite Dr. Zorzi,
    Fiz a cirurgia de reconstrução do LCA no dia 11 e recebi alta no dia 12 (consegui fazer os exercícios e andar de muletas com auxílio do fisioterapeuta). Entretanto, desde o dia 16 não consigo levantar. Sinto uma dor intensa na panturrilha e meu pé começa a ficar roxo. Tudo isso passa quando deito novamente. Voltei ao hospital e me levaram pra fazer o exame de doppler que descartou a possibilidade de trombose. O ortopedista disse que era normal essa dor por conta dos procedimentos cirúrgicos feitos na região. Estou com muito medo, o que o senhor acha que pode ser?
    Obrigado e um abraço!!

    Resposta
    • 23 de dezembro de 2020 em 09:30
      Permalink

      Oi Bruno, quando comecei a ler sua mensagem já fiquei com medo de trombose. Mas se você foi no hospital, o médico examinou e fez o Doppler e não deu nada, melhor. Mas não é comum este tipo de sintoma, eu no seu lugar também ficaria preocupado. Difícil dizer o que é sem examinar. Aconselho você a ser bem sincero com seu médico sobre a sua preocupação.

      Resposta
  • 22 de janeiro de 2021 em 14:18
    Permalink

    Boa tarde Doutor!
    Eu fiz cirurgia de LCA no joelho direito em agosto de 2018 e no esquerdo em maio de 2019 ambos rompidos, fiz todo o procedimento pós operatório e de recuperação, médico e fisioterapeuta falaram que me recuperei muito bem… logo após que me deu alta da segunda cirurgia… voltei a minha rotina no trabalho e comecei a sentir dor… retornei ao médico ele falou que estava ótima minha recuperação e essa dor seria do pino, que mais tarde ele disse que se continuasse sentir as dores iria retirar o pino, isso está acontecendo com a outra cirurgia também… dependendo do exercício ou sentando e levantando da cadeira também sinto dor… a dor é local (onde está os parafusos)… gostaria de saber se adiar essa retirada do pino pode prejudicar toda minha cirurgia?

    Resposta
    • 9 de fevereiro de 2021 em 11:52
      Permalink

      Ola Karen, em geral os “pinos” são feitos para ficar. O material é biocompatível. Então em teoria não haveria problema esperar para retirar. O único problema é ficar com dor.

      Resposta
  • 26 de janeiro de 2021 em 05:27
    Permalink

    Olá Dr, fiquei 1 ano e 5meses com tendao rompido e patela 5 cm acima do lugar normal,fiz cirurgia de reconstruçao de tendao patelar , já faz 3 meses, porém ainda não recuperei o movimento de levantar a perna. Teria alguma possibilidade de não mais recuperar esse movimento perdido?

    Resposta
    • 9 de fevereiro de 2021 em 11:48
      Permalink

      Olá Wanderley. Em teoria você vai recuperar sim a força e o movimento. Mas é preciso ver com seu médico se está tudo bem com sua cirurgia, se o enxerto ficou bom, se ele não rompeu ou não esticou.

      Resposta
  • 8 de fevereiro de 2021 em 17:44
    Permalink

    Boa Tarde, Dr. A exatos um ano atrás fiz uma cirurgia de LCA em joelho esquerdo. Fiz toda a recuperação e já tive alta para prática de esportes. Faço crossfit, porém na sexta passada, senti um incômodo na parte de traz do joelho, onde retiraram o tecido para enxerto e no dia seguinte meu joelho todo estava muito inchado. Fiz gelo, perna pra cima e tomei anti inflamatório, melhorou. Porém agora sinto como se houvesse um nó na parte da frente do joelho, bem em cima de uma das incisões. Isto é normal? Pode ter havido alguma ruptura, pois senti o incômodo após dormir em um horário de almoço com a perna esticada em uma cadeira, faço exercícios e não sinto dor, mas agora incomoda e parece estar com encurtamento… o que acha?

    Resposta
    • 9 de fevereiro de 2021 em 11:33
      Permalink

      Olá Priscila, pode ter havido algum problema com seu menisco. Precisa passar no médico para ser examinada e se houver alguma alteração, ele irá solicitar os exames complementares adequados.

      Resposta
  • 15 de fevereiro de 2021 em 19:00
    Permalink

    Boa noite. Fiz uma cirurgia de LCA há 8 anos e nunca mais senti segurança em praticar exercícios, quando agacho meu joelho parece uma porta enferrujada, estala e faz barulhos que assustam até quem está do lado, parece que está quebrando. Para piorar há uns 3 dias meu joelho parece estar travado, pesado e doendo. Infelizmente com essa pandemia os ortopedistas que eu vou não estão atendendo.

    Resposta
  • 19 de fevereiro de 2021 em 06:34
    Permalink

    Olá Doutor. Meu marido fez a cirurgia de Lca e menisco e acredito que o cirurgião liberou a fisioterapia tarde, vai fazer 3 meses semana que vem e a extensão não está totalmente completa e a flexão passa pouco de 90°. Será que ainda há chances de conseguir o arco? Grata pela sua ajuda!

    Resposta
    • 22 de fevereiro de 2021 em 15:12
      Permalink

      Oi Camila, uma informação fundamental é se ele conseguiu esticar completamente nas primeiras semanas. Se sim e perdeu depois, tudo bem. Mas se ele não teve extensão máxima no começo, acho difícil conseguir alguma coisa agora. Pode ser necessário uma nova intervenção.

      Resposta
      • 3 de abril de 2021 em 03:12
        Permalink

        Oi doutor tenho 1 semana de cirurgia de LCA e menisco, mais no segundo dia de cirurgia indo pra casa fui com a perna flexionada no carro e na hora de levantar pisei um pouco nela dobrada e sentir um estralo na perna doeu um pouco mais depois passou continuei andando de muleta é normal? Fiquei com medo de perder a cirurgia!!!

        Resposta
        • 26 de abril de 2021 em 19:49
          Permalink

          Milena, preocupa se foi feito sutura do menisco. Não sei se você fez sutura ou retirou um pedaço do menisco. A evolução nos próximos dias é importante. Sem dor e sem inchaço significa tudo bem. Com dor e com inchaço significa fazer uma ressonância.

          Resposta
      • 4 de abril de 2021 em 08:07
        Permalink

        Dr. Bom dia… Fiz uma cirurgia de reconstrução de lca há 26 dias e ainda não consigo andar direito e com derrame articular ainda no joelho que dificulta a minha locomoção… Isso é normal? Esse derrame demora quanto tempo para desaparecer da região do joelho?

        Resposta
        • 26 de abril de 2021 em 19:48
          Permalink

          26 dias são 4 semanas. Em geral o inchaço melhora com 2 semanas, mas pode demorar um pouco mais. O problema é que o inchaço faz o músculo da coxa atrofiar. Em alguns casos, a fisioterapia resolve, mas se estiver difícil, uma punção pode ser indicada.

          Resposta
  • 15 de março de 2021 em 00:47
    Permalink

    Olá Drº, me submete a cirurgia de reconstrução de lca há 05 meses. Obtive uma recuperação muito boa, com 10 dias da cirurgia já conseguia andar sem muletas, fiz fisioterapia em seguida, com ativação do quadríceps e posterior da coxa, e sigo com toda a reabilitação. Assim, venho a realizar tudo que foi prescrito. No entanto, surgiu uma dúvida: o enxerto utilizado foram das isquiotibiais. Esse tecido se regenera ?
    Grato.

    Resposta
    • 26 de abril de 2021 em 20:01
      Permalink

      Oi Danilo, isso é matéria de discórdia entre os médicos. Na verdade forma um tecido fibroso no lugar, que é muito parecido com o tendão e que devolve a força para o paciente. Mas a palavra regenerar é meio pesada, porque regeneração é a formação de uma estrutura idêntica a original de fabrica.

      Resposta
      • 2 de maio de 2021 em 22:31
        Permalink

        Muito obrigado doutor por sanar a dúvida. Uma coisa a mais – quanto tempo leva, em média, na formação desse tecido fibroso que devolver o torque às isquiotibiais ?
        grato.

        Resposta
  • 25 de março de 2021 em 21:18
    Permalink

    Olá doutor! Primeiramente, parabéns pelo blog e por ajudar tantas pessoas com ele.
    Fiz a cirurgia do LCA há 16 meses (que rompi na ginástica olímpica), e 15 dias após a cirurgia, comecei a fisioterapia (junto com exercícios de pilates) apenas 2 vezes por semana.
    Depois de 3 meses de fisio, começou a pandemia e acabei ficando 6 meses sem fazer exercício (andando e correndo normal, mas sem praticar esporte de alto impacto), e em outubro do ano passado (2020), voltei pra fisio e pro pilates e fiz mais 3 meses.
    O médico me orientou a fazer musculação pro fortalecimento do joelho pra eu poder voltar pra ginástica. Ja estou ha 3 meses na musculação, sinto meu joelho operado totalmente normal (e forte), mas tem um único movimento que sinto ele frágil. Quando faço qualquer exercicio de afastar as pernas com caneleiras muito pesadas sinto como se o joelho fosse soltar. Tentei fazer um salto afastado (com as pernas esticadas) e tive a mesma sensação. Não chega a ser uma dor gigante, mas é como se do joelho pra baixo a perna fosse soltar por causa da velocidade do movimento (ou do peso das caneleiras).
    Fiquei assustado, algum paciente já relatou isso? Fiz uma ressonância antes de começar a musculação e o joelho estava normal. Será que tem a ver com a demora pra começar a musculação? Só preciso fortalecer mais? Quero muito voltar a treinar logo, ja estou há 1 ano e meio longe da ginástica.
    Obrigado desde já!

    Resposta
    • 26 de abril de 2021 em 19:58
      Permalink

      Eita João, me preocupa um pouco essa sua queixa. Pode ser que você tenha ficado com algum grau de frouxidão. Isso não vai aparecer em exames estáticos, como o Rx e a Ressonância. Só vai aparecer nas manobras dinâmicas feitas no exame físico pelo médico.

      Resposta
  • 26 de março de 2021 em 02:38
    Permalink

    Faz 5 meses que fiz cirurgia de LCA
    Mas fui tentar pegar uma friluta do pe e acabei saltando no termino do salto apoiei com a pegar operada e sentir um falseiu deu uma leve dor será que rompi novamente?

    Resposta
    • 26 de abril de 2021 em 19:55
      Permalink

      Oi Francisco, não necessariamente. Pode acontecer falseio mesmo sem romper o enxerto. Mas isso preocupa, porque significa que a cirurgia pode não estar legal. O enxerto pode estar frouxo.

      Resposta
  • 12 de abril de 2021 em 10:21
    Permalink

    Bom dia Dr. Fiz uma cirurgia de LCA + menisco a mais de cinco anos. Faço exercícios, corrida e jogo futebol, mas após uma atividade mais intensa o joelho e a musculatura próxima ficam bem doloridas. Outra situação que tenho observado é que não consigo dobrar totalmente o joelho porque o quadríceps doe muito no final do movimento e quando fico muito tempo me pé começo a sentir dores e o joelho as vezes que travar, além da amplitude que diminuiu ao longo desse tempo.

    Resposta
    • 26 de abril de 2021 em 19:42
      Permalink

      Certo Wellington, como é um pós-operatório com mais de 5 anos, aposto que você está desenvolvendo artrose. Por isso a dor e a limitação do movimento. Um Rx simples já consegue fazer esse diagnóstico.

      Resposta
  • 13 de abril de 2021 em 08:47
    Permalink

    Fiz uma nova cirurgia de LCA, devido a um acidente, e fiz o Raio x solicitado pelo medico, onde encontrei junto com o fisioterapeuta, 2 problemas. os parafusos estão completamente mal colocados. 1 esta passando para fora do osso, mais da metade. e o outro com a ponta no meio da minha articulação. O fisioterapeuta falou que teremos problemas com isso. Retornei ao medico e para minha surpresa também foi surpreendido pelo Raio x. Alegando que no momento da cirurgia, eles fazem o Raio X e estava normal. Falou que iria solicitar a imagem da cirurgia para comparar. Mais já se passaram 3 meses e ate agora não tive retorno dele…. Claro que penso logo na hipótese de erro medico, ele pediu para que fizesse reforço muscular, e caso eu tivesse sentindo dor ou incomodo, que era para voltar pra remarcarmos um novo procedimento…. Hoje estou com 4 meses de cirurgia, sinto dor e inchaço diariamente. O que o Senhor me recomenda. Caso queira a imagem do meu raio X, posso enviar. Desde já agradeço.

    Resposta
    • 26 de abril de 2021 em 19:40
      Permalink

      Caramba, que história complicada Gleydson. 4 meses com dor e inchaço não é legal, isso precisa ser investigado.

      Resposta
  • 24 de abril de 2021 em 09:57
    Permalink

    Olá dr.. fiz uma cirurgia de lca e sutura menisco medial .. estou focado fiz 40 sessões de fisio e logo após já entrei no fortalecimento .. 3 vezes por semana.. faz 4 meses que estou no fortalecimento .. e entramos na parte dos teste do joelho .. saltos e aterrisagem, ontem em um desses exercícios de descer do step e saltar meu joelho deu um forte estalo e percebi que ele movimentou para dentro .. na hora não senti muita dor .. mais hoje acordei com bastante dor e o joelho inchado .. dor na região menisco medial .. devo me preocupar ? O que pode ter acontecido ? Desde já muito obrigado

    Resposta
    • 26 de abril de 2021 em 19:30
      Permalink

      É Ramon, você deve se preocupar sim. Precisa fazer uma nova ressonância. Pode ter acontecido a “deiscência da sutura”. O menisco pode não ter cicatrizado e a sutura não aguenta para sempre. Acaba rompendo.

      Resposta
  • 25 de abril de 2021 em 20:07
    Permalink

    Ola Dr, boa noite, fiz uma cirurgia ligamento cruzado anterior e menisco, faz uns 6 anos e faz uns 3 dias que está dolorido… Não consigo esticar ele totalmente e está meio febril pode me dizer algo sobre isso???

    Resposta
    • 26 de abril de 2021 em 19:26
      Permalink

      Provavelmente você está com uma “SINOVITE”. É uma inflamação interna que pode acontecer devido lesões do menisco ou da cartilagem, ou quando a pessoa tem artrose. É muito comum isso aparecer muitos anos após a reconstrução do ligamento. Precisa passar no médico para examinar e fazer um exame de imagem.

      Resposta
      • 24 de maio de 2021 em 23:48
        Permalink

        Olá, Dr. Alessandro.
        Fiz uma cirurgia de lca e menisco medial.
        8 dias hj não consigo fazer extensão da perna, as vezes quando fico muito tempo sem mexer os dedos e o pé sinto algo tipo câmbria, mas quando movimento os dedos e o pé normaliza. Quando fico em pé msm de muletas sinto muitas dores na posterior da coxa e na panturrilha, apareceu duas manchas rochas na posterior da coxa e uma na panturrilha.
        Isso tudo é normal?

        Resposta
        • 7 de junho de 2021 em 09:18
          Permalink

          Olá Camila, não é normal. Mas é esperado. Entendeu a diferença? Imagino que seu médico tenha usado os seus tendões da pata-de-ganso (também conhecidos como enxerto de flexores). Nesse caso, a dor e o hematoma tem origem no músculo que foi machucado para retirar os enxertos. Até aí tudo bem. Só preocupa mesmo o fato de você não esticar. Isso é a prioridade número 1 após a reconstrução do LCA. Tem que conseguir esticar o joelho já nas primeiras semanas. Converse com seu fisioterapeuta e com seu cirurgião para entender porque não está conseguindo.

          Resposta
  • 28 de abril de 2021 em 03:15
    Permalink

    Eu sofri um acidente em casa no dia 05/09/2020 e fiz cirurgia de Artroscopia no dia 13/11/20 porque fraturei a patela e faz cinco meses de operada e estou com uma terrível Fibrose no joelho acredito eu que seja também devido a demora da cirurgia e por ter usado muito tempo o imobilizador e também por não ter feito no inicio a fisioterapia adequada ou seja mobilizar o joelho, junto a isso só fez piorar a minha situação, pois fiquei sabendo que era para ter feito a fisioterapia bem antes da cirurgia e o médico em nenhum momento mandou fazer logo de inicio e fiquei o tempo todo usando o imobilizador, apenas faltando 08 dias para cirurgia que ele pediu que fizesse a fisioterapia. Em janeiro 2021 sai da clinica de reabilitação porque o médico falou que estavam fazendo a fisioterapia errada e passei a fazer em casa particular por causa da pandemia e estou fazendo 3 vezes na semana, no dia que o fisioterapeuta não vem eu sigo as recomendações dele e faço sozinha a fisioterapia e meu joelho dobra apenas 90% e segundo o médico não vai precisar fazer cirurgia de novo por causa da fibrose porque meu joelho já estava dobrando até esse nível só que esta demorando muito e as pessoas vivem me dizendo que já era para eu estar 100% dobrando e andando sem mancar, uso a muleta apenas para sair e em casa ando mas apoiando nas paredes pois estou tentando me livrar da muleta mas esta difícil e agora começou do nada a estalar muito forte e doi e não estava assim o meu joelho antes de operar os sintomas começaram depois das fisioterapias com peso no tornozelo não sei o que faço.

    Resposta
  • 3 de maio de 2021 em 04:30
    Permalink

    Boa noite Dr. Fiz uma cirurgia do LCA tem 1 semana, já fiz 3 sessões de Fisioterapia, estou indo bem dobrando bem o joelho operado, porém meu tornozelo começou a inchar e está roxo. É normal?

    Resposta
  • 19 de maio de 2021 em 10:45
    Permalink

    Bom dia Dr. Gostaria muito da sua opinião sobre meu caso.

    Tenho 26 anos e pratico futebol regularmente, não fazia academia, apenas sempre fui do chegar e jogar e fazia alguns treinos físicos, sempre fui muito ativa.

    Minha Primeira RM foi 06/2020:
    Discreta irregularidade e alteração de sinal condral em zona de carga do côndilo femoral medial, com discreto edema da medular óssea adjacente, medindo aproximadamente 1,0 x 0,6 cm. Não há sinais de delaminação ou fragmentação local.
    Impressão diagnóstica:
    Lesão osteocondral focal em zona de carga condilar femoral medial. Pós-contusional? Sobrecarga mecânica?
    Alteração de sinal grau 1 no corno posterior do menisco media

    Segunda RM 05/2021:
    Lesão osteocondral de aspecto crônico, na região de carga do côndilo femoral medial, com traço em formato semi-circular com intenso hipossinal em T1 de aspecto cicatricial, medindo 7 x 4 mm, associado a tênue edema da medular óssea adjacente. Coincidente com esta lesão, observamos irregularidade e leve afilamento do revestimento condral, por extensão de 11 x 8 mm.
    – Fratura osteocondral estável de aspecto subagudo/crônico na área de carga do côndilo femoral medial, com discreto edema adjacente, relacionado a sobrecarga mecânica;

    Desde de 05/2020 não jogo mais futebol devido a dor, dor ate no caminhar, desde então fiz repouso fisioterapia e tomando alguns suplementos como colágeno.
    Fui nos dois melhores ortopedista voltado ao esporte da minha cidade, o primeiro mandou eu fazer fisioterapia e reforço muscular, que cirurgia no meu caso não adiantava, o Segundo tmbm mandou fazer fisioterapia e reforço porem disse que o que tenho é artrose, o primeiro ja discorda.
    Porem ja se passou mais de um ano e ainda sinto dor ao caminhar, porem a dor diminui muito, mas não tenho liberação para voltar a jogar, o segundo medico que é o que estou atualmente disse para esperar mais uns tres meses e fazer mais fisioterapia se nao melhorar terei que fazer cirurgia por conta da artrose.
    Fique com duvida pois o primeiro disse que nao era artrose e cirurgia não iria resolver.
    Não tenho limitação dos movimentos, mais se eu caminhar sinto um incomodo se caminhar muito tempo sinto dor, depois que o corpo esquenta não sinto muita dor. Fazendo os exercícios de reforço muscular não sinto dor. Realmente minha dor seria no andar e subir escadas.

    Por gentileza poderia dar sua opinião, pois no começo todos os médicos deram um prazo máximo de recuperação de 6 meses e agora ja se passou mais de um ano.

    Resposta
    • 7 de junho de 2021 em 09:27
      Permalink

      Nossa Micheli, que rolo! Não conheço os detalhes do seu exame clínico, mas pela sua idade e pelos laudos de ressonancia transcritos aqui, não parece ser artrose não. O laudo fala de uma LESÃO FOCAL da cartilagem. A lesão está evoluindo mal. A cartilagem protege o osso. A lesão da cartilagem fez com que o osso sofresse uma fratura. Isso só vai piorar, não vejo muito sentido em ficar esperando. Pode evoluir no futuro com artrose. A solução é relativamente simples. Hoje existem membranas e hidrogéis de colágeno para fechar essa lesão da cartilagem. Dependendo do tamanho no intra-operatório (a ressonancia subestima o tamnho em no minimo 30% sempre), se for de até 20 mm, pode ser feito um transplante autólogo (OATS) da própria pessoa. TEM SOLUÇÃO!

      Resposta
      • 24 de julho de 2021 em 23:15
        Permalink

        Olá Doutor ..fiz uma re-re-reconstrucao no lca e no menisco medial..há 10 meses..já fiz seções de fisioterapia e estou fazendo ainda academia..sentir por 3 vezes falseio neste joelho sendo a última muito forte….o que pode ser

        Resposta
    • 30 de junho de 2021 em 09:16
      Permalink

      Olá doutor, primeiramente parabéns pelo blog. É o seguinte no dia 25/01/21, fiz uma ligamentoplastia do lca, seguido de una atroscopia devido a uma rotura do menisco interno em asa de cesto, e rotura do menisco externo do corno posterior. Bem estou agora no 5 mês de recuperação, tenho 120° de flexão, e não tenho a hipertensão,sem falar quê ainda tenho o joelho bem inchado. Consigo andar mas bem devagar, ao contrário manco muito e com dores, o doutor é muito evasivo nas perguntas, simplesmente pediu para continuar a fisioterapia seguido de fortalecimento muscular e voltar a vê-lo daqui a dois meses…gostaria muito de sua opinião, desde já agradeço!

      Resposta
      • 5 de julho de 2021 em 08:27
        Permalink

        Olá Ivan, com cinco meses de cirurgia já era para estar sem dor e sem inchaço. Alguma coisa não está boa. Aconselho você a procurar uma segunda opinião se for possível onde você mora, ou ter uma conversa franca sobre sua preocupação com o seu médico. Ter dor nunca é normal. Tem que haver sempre uma explicação para a causa da dor.

        Resposta
  • 30 de junho de 2021 em 09:14
    Permalink

    Olá doutor, primeiramente parabéns pelo blog. É o seguinte no dia 25/01/21, fiz uma ligamentoplastia do lca, seguido de una atroscopia devido a uma rotura do menisco interno em asa de cesto, e rotura do menisco externo do corno posterior. Bem estou agora no 5 mês de recuperação, tenho 120° de flexão, e não tenho a hipertensão,sem falar quê ainda tenho o joelho bem inchado. Consigo andar mas bem devagar, ao contrário manco muito e com dores, o doutor é muito evasivo nas perguntas, simplesmente pediu para continuar a fisioterapia seguido de fortalecimento muscular e voltar a vê-lo daqui a dois meses…gostaria muito de sua opinião, desde já agradeço!

    Resposta
  • 3 de julho de 2021 em 20:37
    Permalink

    Olá, fiz cirurgia de reconstrução do LPFM a 3 meses e ainda não tenho a flexão completa (está entre 125-130 graus)
    porém foi bastante ao forçar, é normal?
    Ainda é possível atingir maior flexão ou tem algo errado?
    Tem essa limitação devido aos parafusos?

    Resposta
    • 5 de julho de 2021 em 08:19
      Permalink

      Olá Ketlyn, a flexão pode melhorar. Três meses é pouco e a prioridade inicial é a extensão (esticar). Mas tem que ver se está tudo certo com a cirurgia. Se o parafuso do fêmur não estiver na posição exata, isso pode causar uma diferença de tensão no enxerto e bloquear o movimento.

      Resposta
  • 13 de julho de 2021 em 19:39
    Permalink

    Boa noite Doutor.
    Fiz reconstrução do LCA, condroplastia de joelho e meniscectomia ha 10 dias, já saí da cirurgia conseguindo estender o joelho por completo e com os exercícios em casa consigo dobrar pouco mais de 90 graus.
    Me desequilibrei no banho e quase escorreguei, apoiei o pé no chão mas não senti dor, tenho medo de romper de novo, se acontecer eu vou saber ? Digo, mesmo sendo um ligamento não fortalecido eu vou sentir muita dor?

    Resposta
    • 30 de julho de 2021 em 08:42
      Permalink

      Lilian do céu!!!!!!! Cuidado! Muitas vezes é difícil perceber se o enxerto rompeu ou não, principalmente nesta fase de pós-operatório recente. Melhor checar com seu médico. Ele vai te examinar e se necessário indicar algum exame.

      Resposta
  • 18 de julho de 2021 em 01:16
    Permalink

    Tenho uma sobrinha que não consegue dobrar os joelhos segundo a minha irmã ela tem tudo só não funciona .
    Teria uma cirurgia pro caso dela?

    Resposta
    • 30 de julho de 2021 em 08:47
      Permalink

      Rosinilda, a primeira coisa é descobrir a causa. Por que ela não dobra. Descoberta a causa, existem várias técnicas cirúrgicas sim.

      Resposta
      • 24 de novembro de 2021 em 07:15
        Permalink

        Olá Doutor, meu filho de 12 anos fez uma cirurgia do joelho, pois rompeu os tendões da patela. Ficou imobilizado por 45 dias, sem colocar o pé no chão e dobrar o joelho. Apos esse período iniciou fisioterapia, até o momento fez 06 sessões. Quando senta consegue dobrar o joelho, mas percebo que as vezes sua panturilha da perna onde fez a cirurgia do joelho fica vermelha. Isso pode ser circulação? Isso começou após iniciar a fisioterapia.
        Katia

        Resposta
        • 27 de novembro de 2021 em 14:51
          Permalink

          Olá Katia, com 12 anos é menos provável que exista uma problema de circulação na perna, mas nada é impossível em medicina. Para resolver essa dúvida é muito fácil, o médico pode examinar e eventualmente se tiver dúvida pode pedir um exame chamado Doppler.

          Resposta
  • 22 de julho de 2021 em 00:14
    Permalink

    Olá Doutor ..fiz uma re-re-reconstrucao no lca e no menisco medical..há 10 meses..já fiz seções de fisioterapia e estou fazendo ainda academia..sentir por 3 vezes falseio neste joelho sendo a última muito forte….o que pode ser?

    Resposta
    • 30 de julho de 2021 em 08:52
      Permalink

      Hernane, que problemão! 3 episódios de falseio significa que o joelho ainda está instável e ponto. Você tem risco de torcer e romper de novo o enxerto. Converse com seu fisioterapeuta e trabalhe bastante os exercícios de equilíbrio e propriocepção. Nem sonhar em jogar bola ou fazer esportes com drible ou contato agora.

      Resposta
  • 29 de julho de 2021 em 02:12
    Permalink

    Olá Dr. A mais ou menos 10 anos fiz uma cirurgia no joelho. E hoje estar insuportável a dor e a inflamação. Muitas vezes ao levantar a perna cinto uma dor insuportável. Oque pode ser?

    Resposta
    • 30 de julho de 2021 em 08:30
      Permalink

      Muita coisa Alan. Uma cirurgia mal sucedida pode ter dezenas de consequências que podem levar a dor ou inflamação. Mas se eu tiver que chutar, apostaria minhas fichas na ARTROSE (nome mais conhecido da Osteoartrite). A artrose é disparado a causa número 1 de dor articular em adultos e muito frequente em pós-operatório.

      Resposta
  • 3 de agosto de 2021 em 15:47
    Permalink

    Com 4 meses de reconstrução LPFL e realinhamento da patela, a flexão total acontece depois de muito forçar, e ainda sinto bastante dor.
    Porém depois de um tempo ele trava novamente, é normal?
    Há possibilidade de voltar a flexão total?
    Como sabe se o parafuso está causando algum bloqueio?

    Resposta
  • 26 de agosto de 2021 em 12:03
    Permalink

    Tenho 57 anos , tive ruptura da LCA, nessa idade é necessário fazer a cirurgia de reconstituição do Ligamento cruzador anterior sendo que não vou mais jogar futebol

    Resposta
    • 6 de setembro de 2021 em 10:58
      Permalink

      Oi Milton, de forma geral não é necessário operar não. Mas o médico precisa avaliar o caso em detalhe. Eventualmente, apesar da idade, pode ser que exista algum fator a mais além da lesão do LCA que justifique uma intervenção.

      Resposta
  • 16 de setembro de 2021 em 14:32
    Permalink

    Tive uma ruptura de LCA, CPL e MM no joelho essas siglas estão no meu diagnóstico cirúrgico. Fazem 4 semanas que fiz a cirurgia e já comecei a fazer as fisios mas não consigo flexionar o joelho nem 50° a fisioterapeuta fica me pressionado que preciso dobrar o joelho logo porque fica mais deífico depois e estou apavorado. É normal não conseguir flexionar o joelho nesse período?

    Resposta
    • 27 de setembro de 2021 em 08:49
      Permalink

      Oi Vaner, isso é um ponto polemico sempre entre o ortopedista e o fisioterapeuta. Percebo uma preocupação de conseguir flexão precocemente entre os fisioterapeutas, para evitar a rigidez articular. Mas a prioridade do ortopedista é conseguir esticar (ganhar extensão maxima). A flexão pode ser alcançada aos poucos e com calma. Como eu converso muito com o fisioterapeuta que reabilita minhas cirurgias, geralmente não temos problemas pois alinhamos as prioridades. Não sei como anda o dialogo do seu medico com seu fisioterapeuta. Pode ser interessante comentar isso que você me relata aqui com seu ortopedista para ele examinar e ver se está tudo indo bem.

      Resposta
  • 26 de setembro de 2021 em 01:18
    Permalink

    Eu fiz uma cirurgia de lca e menisco em 2017, me recuperei bem, porém recentemente comecei a trabalhar em uma nova empresa onde o uso de salto alto é obrigatório no uniforme, após 2 meses no trabalho meu joelho tem estado muito dolorido, e eu escuto uns barrulhos/estalos ao dobrar a perna, isso é normal durante essa adaptação ao uso de salto ou deve ser investigado?

    Resposta
    • 27 de setembro de 2021 em 08:42
      Permalink

      Anne, quase todas as pessoas que tiveram lesão do LCA, independente de ter feito ou não a cirurgia, vão desenvolver alterações degenerativas na articulação. Pode ser essa a causa dos seus estalos. Recomendo investigar sim, procure seu ortopedista.

      Resposta
  • 31 de outubro de 2021 em 11:30
    Permalink

    Olá Dr. Já me submeti a 3 cirurgias no joelho esquerdo, LCA, menisco e fibrose. Fiquei com limitação, estalos e dor, até para realizar uma caminhada é difícil. A última cirurgia foi em 2018. É possível reverter essa situação com a 4 cirurgia? Tenho receio de não ter um resultado satisfatório, me frustrar pela 4 vez. Ao mesmo tempo quero ter a esperança de poder correr, caminhar, fazer exercícios de musculação sem dor.
    O que devo fazer?

    Resposta
    • 11 de novembro de 2021 em 11:33
      Permalink

      Difícil responder Maria, realmente a cada cirurgia o resultado tende a ser mais difícil. O ideal é ficar bom na primeira. Precisa entender muito muito bem o porque da falha das suas cirurgias. Tem que ser uma analise muito detalhada.

      Resposta
  • 24 de novembro de 2021 em 07:10
    Permalink

    Olá Doutor, meu filho de 12 anos fez uma cirurgia do joelho, pois rompeu os tendões da patela. Ficou imobilizado por 45 dias, sem colocar o pé no chão e dobrar o joelho. Apos esse período iniciou fisioterapia, até o momento fez 06 sessões. Quando senta consegue dobrar o joelho, mas percebo que as vezes sua panturilha da perna onde fez a cirurgia do joelho fica vermelha. Isso pode ser circulação? Isso começou após iniciar a fisioterapia.
    Katia

    Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *