“12. Horizontal: cidade ucraniana (4 letras)”

“Poderia ser Kiev, mas não dá porque a segunda letra é um V. E agora?” Se lhe parece uma cruzada de nível muito difícil, é porque você não conhece a maior do mundo. São 19 quadrados de largura por 34 de altura. No total, 38 palavras na horizontal e 40 na vertical. Não parece muito — até você se dar conta de que essa cruzada tem mais de 30 metros de altura e ocupa a parede inteira de um edifício residencial.

lvov crossword

Criada para incentivar o pensamento crítico e a exploração urbana, essa obra de arte é interativa. Não que haja um lápis e uma borracha gigantes por perto ou uma escada que lhe permita escrever nos espaços em branco com algum tipo de pincel e tinta. Além de ser meio arriscado e cansativo, isso seria muito simples e muito óbvio. Até porque não adiantaria nada escrever qualquer coisa ali.

Para completar essa cruzada monumental, é preciso fazer uma verdadeira caça ao tesouro. Como a cruzada de concreto não é direta, as dicas para preenchê-la estão espalhadas pelos parques, museus, teatros, fontes e monumentos históricos de… uma cidade ucraniana de quatro letras, com um V na segunda casa. Sim, a mesma da 12, horizontal. Depois de encontrar as dicas (em ucraniano), você pode encaixar seus palpites (também em ucraniano, é claro).

E a solução? É apresentada na própria cruzada gigante, por letras luminosas que são acesas a cada anoitecer. Toda noitinha, cruciverbalófilos ucranianos e estrangeiros se encontram perto do prédio para conferir seus resultados.

Não, não essa solução. A da 12, na horizontal. É uma cidade ucraniana com quatro letras, com v na segunda posição.

Ah, lembrei! *escreve* L-V-O-V. Deu certo: é Lvov mesmo. Ou seria Lviv? Lvov, que só por isso pode ser considerada a capital mundial do cruciverbalismo.

Parece ficção borgiana, mas é tudo verdade. O maior crossword do mundo fica num prédio no número 82 da rua Acadêmico Sakharov, em Lvov. A instalação foi ideia de Serhiy Petyuk, jovem artista local que buscou transformar a sisuda e banal arquitetura soviética em algo mais instigante. Quase todas as palavras cruzadas têm relação com a arte, a história e a cultura da Ucrânia.

Se você não pode ir para Lvov (ou se está lá mas tem preguiça de caçar as definições), é possível ver uma versão em inglês das dicas e arriscar-se no conforto do lar com base no layout da foto acima. Mas não se esqueça: é uma cruzada ucraniana e só as letras do alfabeto cirílico se encaixam.

Veja também: Estado do oeste norte-americano (quatro letras)

chevron_left
chevron_right

Join the conversation

comment 0 comments
  • Igor Santos

    Eu gosto dessa quase simetria horizontal e das infinitas pareidolias.

  • Uma retrospectiva como esta | hypercubic

    […] e vimos que os problemas de transporte no Brasil são seculares e até tentamos preencher a maior cruzadinha do mundo, só que ela estava em ucraniano. E enquanto milhões gritavam #semviolência, nós acompanhávamos […]

Leave a comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comment
Name
Email
Website