Um cone de coníferas

005fdc7b25a13efc3026e49c0ae17e7a

Há uma montanha de árvores coníferas plantadas de maneira padronizada numa montanha artificial cônica perto de Ylöjärvi, na Finlândia. Seriam aliens? Claro que não, são finlandeses. Foram 11 mil pessoas de diversos países que plantaram 11 mil árvores dispostas num padrão matemático baseado na proporção áurea.

Mas o que levaria esses milhares de seres humanos a erigir uma montanha cônica e plantar geometricamente em suas encostas? Aliens? Já disse que não. Há uma inteligência por trás disso, é claro, mas ela é bem humana e bem finlandesa húngaro-americana. Seu nome é Agnes Denes e ela concebeu essa floresta artificial em 1982. Mas então era apenas uma ideia. Ela precisaria de uma ajuda superior para executar o projeto.

Não, não foi aí que entraram os aliens. A não ser que o governo finlandês seja considerado alienígena. Em 1992, o governo da Finlândia abraçou a ideia e as 11 mil pessoas puderam finalmente plantar suas 11 mil árvores. As obras da montanha e a plantação só terminaram em 1996, quando a floresta foi inaugurada.

Mas isso não é só um experimento botânico-geométrico. É também uma experiência sócio-econômica. Ou, se preferir, uma cápsula do tempo viva. As árvores têm seus proprietários, ou melhor, guardiões. Um guardião pode trocar de árvore com outro mas nenhuma árvore pode ser derrubada ou vendida. E a montanha não pertence a ninguém, nem ao governo finlandês. Embora seja artificial, a Tree Mountain é pública no sentido mais puro do termo.

Tudo isso está legalmente protegido pelos próximos 400 anos. Só quando a floresta estiver pronta, daqui a quatro séculos, poderá ser explorada. Espera-se que seja, então, substituída por outra floresta artificial devidamente protegida.

chevron_left
chevron_right

Leave a comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comment
Name
Email
Website