Língua, gramática e liberdade

O linguista Ataliba Castilho, professor colaborador voluntário da Unicamp. Foto: Léo Ramos Chaves/Pesquisa FAPESP

Já se questionou sobre a relação dos falantes com a língua e com a gramática? Percebeu que não se trata da mesma relação? Quer compreender melhor como as gramáticas, enquanto instrumentos linguísticos, afetam as práticas linguageiras dos falantes, possibilitando ou restringido os usos da língua? Leia na íntegra a entrevista com o Prof. Ataliba de Castilho, publicada no Jornal da Unicamp.

Fonte: O linguista libertário.

CC BY-NC 4.0 Língua, gramática e liberdade by MONICA GRACIELA ZOPPI FONTANA is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.

About MONICA GRACIELA ZOPPI FONTANA 15 Articles
Linguista. Fez graduação em Letras na Universidad de Buenos Aires (Argentina) e Doutorado em Linguística na Universidade Estadual de Campinas. É professora Livre-Docente e Coordenadora do Curso de Linguística da Unicamp. Pesquisa o funcionamento da significação na linguagem e as formas históricas de produção e circulação dos discursos na sociedade.