Homenagem a Ingedore Grünfeld Villaça Koch

Prof. Ingedore Koch. Créditos imagem: editora Contexto

Lançamento de coletânea publicada pela Editora Cortez

No dia de hoje, 15 de maio de 2018, morreu em São Paulo a reconhecida linguista Ingedore Grünfeld Villaça Koch. Nascida em 1933 na pequena cidade alemã de Eisenbach, Ingedore Koch veio para o Brasil ainda criança com sua família, antes da II Guerra Mundial. Graduada no ano de 1956 em direito pela Universidade de São Paulo, posteriormente se formou em letras pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras Castro Alves em 1974. Em seguida realizou o mestrado e o doutorado em língua portuguesa na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Na PUC-SP começou sua carreira como professora no ensino superior entre 1976 e 1986, ano que ingressa no quadro da Universidade Estadual de Londrina. Também realiza nesse período o pós-doutorado na Universidade de Tubinga, na Alemanha. Docente da Unicamp entre 1987 e 2003, Ingedore Koch titulou-se professora livre-docente em 1990 e professora-titular em 1999  no Instituto de Estudos da Linguagem-Unicamp, onde implementou a área de Linguística Textual. Pesquisadora Emérita pelo CNPq, autora de inúmeros livros e artigos, reconhecida nacional e internacionalmente por sua obra de referência no campo da Linguística Textual, tendo formado inúmeros pesquisadores, foi e sempre será uma importante referência para todos os estudiosos da linguagem por seu trabalho inspirador e por sua generosidade intelectual e pessoal.

A comunidade linguística sente sua perda e se solidariza com seus familiares e amigos.

Colegas e alunos do Brasil e do exterior rendem homenagem à professora Inge, como era carinhosamente chamada, em vídeo produzido pela Editora Cortez, por ocasião do lançamento de importante coletânea de trabalhos que tomam sua obra como referência.

Assista aqui.

1 Comentário

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.