Workshop – GGPlot 2: Uma introdução à gramática de gráficos

Diferentes áreas da linguística precisam lidar com dados quantitativos e qualitativos e vão precisar, em algum momento, elaborar gráficos para ilustrar os dados e resultados de pesquisa. Esse workshop apresenta uma ferramenta criada para esse objetivo: o pacote ggplot2.

Criado em 2005 por Hadley Wickham, o ggplot 2 é um pacote de visualização de dados baseado na Gramática de Gráficos, de Leland Wikinson, que pensa o gráfico como um mapeamento de dados a partir de seus atributos semânticos como cores, formas, tamanho etc.

Esse workshop será ministrado por Mahayana Godoy, professora de Linguística na Universidade Federal do Rio Grande do Norte em Natal. Interessados podem realizar sua inscrição em: http://tinyurl.com/oficina-ggplot2

Website | + posts

Sou linguista formada na USP e docente do Departamento de Linguística do Instituto de Estudos da Linguagem da UNICAMP. Tenho interesse na diversidade linguística, na variação (fonética, morfológica, sintática...) em português e outras línguas românicas, e em como diferentes significados e identidades sociais vêm a se associar com usos linguísticos. Meus trabalhos vêm enfocando a variação na produção e na percepção linguística nas regiões da Grande São Paulo e Grande Campinas, na fala de nativos e de migrantes nordestinos.

Website | + posts

Professor de Psicolinguística e Processos Cognitivos na UNICAMP; Divulgador da Ciência, Scicaster e "Spiner" (Spin de Notícias) no Portal Deviante (www.deviante.com.br); e Embaixador da Olimpíada Brasileira de Linguística (www.obling.org).

+ posts

Doutora em Linguística pela Unicamp e professora do Departamento de Letras da UFRN, onde coordena do Laboratório de Estudos Experimentais em Linguagem. Tenta entender como somos capazes de criar e manipular linguagem na nossa mente.

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.