A noite de ontem

A noite de ontem proporcionou diversas boas surpresas.
Primeiramente um céu limpo na Paulicéia Desvairada. Depois de semanas de tempo ruim, nublado, chuvas ao final do dia, o SEEING se tornou razoável e permitiu observação a olho nu de dois planetas (Vênus e Júpiter) na direção Oeste por volta das 20h. Também foi possível distinguir algumas estrelas a olho nu e várias com uso de binóculos 10×50.

Em poucas palavras, SEEING é o termo técnico para qualidade da atmosfera para observação astronômica.

Vênus, visivelmente mais brilhante por estar mais próximo da Terra do que Júpiter, chamou mais atenção que o maior planeta do sistema solar.
Enquanto isso, ao contatar o correspondente do Big Bang Blog na cobertura do ENAST neste final de semana, fui informada que o tempo bom em Maceió também permitiu que ambos os planetas mostrassem suas posições para a região nordeste do Brasil.
A segunda boa surpresa aconteceu por volta das 23h (horário brasileiro de verão). Devidamente divulgado ao vivo pela NASA TV, o ônibus espacial Endeavour decolou do Cabo Kennedy (antigo Cabo Canaveral).

Pena que ainda não foi para consertar o HST (sigla em inglês para Telescópio Espacial Hubble).
Vale mencionar que se o tempo permanecer sem nuvens nesta noite, pode-se observar os dois planetas novamente. Lembre-se que uma boa observação dos dois planetas e das estrelas será significativamente prejudicada pela Lua Cheia.
UPDATE:
O dia de ontem vai ficar para a história da astronomia!
A sonda Chandrayaan-1, que tinha objetivo tirar fotos tridimensionais da Lua o fez na data de ontem. É uma marca ao esforço do Programa Espacial Indiano, apesar de ter se danificado totalmente no pouso.

1. Paula disse:

Gabriela Bia!!!
    Vc chegou pra valer!!! Não entendo nada de observações astronômicas amadoras... Tem que divulgar um evento for dummies pra gente!
    Beijocas

2. Bia disse:

Paulinha,
    se não fosse Lua Cheia ontem, eu teria mobilizado o pessoal de eventos do CASP (Clube de Astronomia de São Paulo) para um TR (Telescópios na Rua) que normalmente acontece às sextas-feiras de Lua Crescente na Avenida Paulista em frente ao Conjunto Nacional.
    A próxima vez que tiver (sempre dependente das condições climáticas), eu aviso sim!
    Grande abraço!

(Aqui no Rio choveu canivetes!...) Posso aproveitar e fazer uma perguntinha besta?...
    Eu costumava observar no céu de Araruama uma conjunção da Lua (nova) com Vênus que dava a impressão que Vênus se sobrepunha ao disco da Lua. Ilusão de ótica ou algum efeito atmosférico?
    (P.S: seja bem-vinda aos Lablogs! 😀 )

4. Bia disse:

Olá João,
    Pena que o tempo não colaborou com a Cidade Maravilhosa. Eu mesma estava aí no ano passado (exatamente no dia 15 de novembro), peguei chuva, mas o céu abriu a certa altura da noite e pude vislumbrar a constelação de Orion muito melhor do que aqui em Sampa.
    Sobre a conjunção lunar que você testemunhou, acredito em uma ilusão de ótica típica da paralaxe permitida entre seus olhos e as posições dos astros, mas nem por isso deve-se perder o fascínio causado pela imagem que você viu.
    Eu teria adorado testemunhar este evento astrofísico, assim como alguns amigos meus, especialmente os astrofotógrafos.
    Abraço e obrigada.

5. Oi Bia, parabéns pela iniciativa, mais agilidade na divulgação dos eventos é sempre bem-vinda!
    A noite de ontem estava mesmo incrivelmente boa quando comparada ao resto do mês, quando saí para o bar com uns amigos e vi a Lua límpida e daquele tamanho quase não resisti à vontade de voltar para casa e apontar o telescópio pro céu. Acabei fazendo isso na madrugada, e como sempre bate aquela vontade de fotografar, lá vai um dos registros que fiz:
    Aproveitei para observar também algumas duplas em Touro e as Plêiades, que são sempre uma bela observação até a olho nu.
    Abraço.

6. Bia disse:

Marcus,
    eu tenho de lhe confessar que já gostei mais da Lua no passado, embora atualmente ela mais atrapalhe as observações de estrelas variáveis que faço.
    Ao ver as suas fotos no seu site, se você me permitir uma dica, tente entrar em contato com o Plocos ou o Diniz (dois astrofotógrafos consagrados e sempre dispostos a ajudar) para melhorar algumas concepções.
    Tenho certeza que suas experiências com objetos celestes serão bem mais fascinantes que as crateras prateadas do nosso satélite natural.
    Abraços e continue assim.

7. Igor Zolnerkevic disse:

Ah, então aquelas duas \estrelas\ super brilhantes que vi a olho nu ontem caminhando de noite eram Júpiter e Vênus? Legal!

Bia, novamente, seja bem vinda!
    Eu estou achando espetacular contarmos com um blogue dedicado a astronomia e espero que você não se incomode com as mil perguntas que lhe farei daqui em diante.
    =¦¤þ