Enquanto chove lá fora…
Em sua maioria, observações astronômicas dependem de condições climáticas, embora exista astronomia resistente às interpéries, como a radioastronomia.
Isso se deve primeiramente ao fato que a astronomia começou somente a explorar o que nossos olhos podem ver – tecnicamente chamado de espectro visível. De fato o espectro eletromagnético é composto por muito mais.
Então, se você prefere a astronomia no visível, como eu, e nas horas em que a meteorologia não colabora, há inúmeras possibilidades de se aumentar conhecimento de astronomia, como as minhas preferidas:
1. Explorar softwares tipo planetário (como colecionadora deste tipo de software, vou falar de cada um no futuro);
2. Planejamento de observações futuras (permite otimizar o que ver durante uma noite com tempo bom por meio dos softwares e aprender mais sobre orientação e reconhecimento de céu);
3. Navegação em sites sobre astronomia (a internet permite acesso a muito mais informações sobre astronomia que a escola ou biblioteca mais próxima, além da interação por meio de recursos multimídia);
4. Interação com outros astronômos, profissionais ou amadores (auxiliado pela World Wide Web, pode-se ter contato com especialistas – eu já tive a experiência de falar com o especialista de anãs marrons nos Estados Unidos – e, principalmente com outros clubes de astronomia);
5. E ontem, no meu caso, preencher a proposta do CNPq para execução de eventos durante o Ano Internacional da Astronomia.
Entre outros.
Por isso, eu sempre digo, tempo ruim nunca é desculpa e, se faltar luz, você pode usar uma lanterna e ler um bom livro.
Discussão - 5 comentários
Ou ouvir "Are We Alone" do SETI ou "Astronomy Cast" do Universe Today, ambos ótimos podcasts!
Propostas de eventos no Ano Internacional de Astronomia???
Vc tá chique, hein bem?
Igor,
passe o link de ambos, por favor. Adoraria apreciar!
Abraços
Oi Paulinha!
O Ano Internacional da Astronomia vai disponibilizar eventos de divulgação e observações gratuitas em múltiplas cidades no Brasil e no mundo.
Eu sou voluntária para a cidade de São Paulo (de fato, faço parte deste trabalho de divulgação desde 2007 - ou seja, não é só por causa do Ano Internacional que vamos fazer este tipo de evento).
Dentro em breve farei um post a respeito.
Grande abraço!
http://radio.seti.org/ e http://www.astronomycast.com/
São excelentes. O primeiro é muito bem humorado e fala sobre tudo (mas sendo do SETI, fala sobre A Busca também) e o segundo é bem didático sem ser chato.