Supernovas e History Channel
Na noite passada, consegui assistir a um dos episódios da série Universo no History Channel. Chamou-me atenção por ser um dos meus temas favoritos em astrofísica e evolução estelar: Supernovas.
Apesar de conter partes em que a narrativa passa para um clima dramático, ao comparar o trabalho forênsico da polícia diante de um crime envolvendo morte e o trabalho de astrofísicos ao pesquisar sobre a morte de uma estrela de alta massa – Supernova.
De fato, o episódio explica bem (para iniciantes) do que se tratam estas “explosivas” estrelas, embora os efeitos especiais me remeteram à memória de filmes de ficção científica como Guerra e Jornada nas Estrelas.
Deixou a desejar o breve relato sobre Eta Carinae, a estrela prestes a se tornar supernova mais famosa no Hemisfério Sul. Por ver visível somente desta parte do planeta e que fará com que não tenhamos noite por 2 semanas. Além disso, a estrela foi amplamente pesquisada por um de nossos astrônomos da USP, o professor Augusto Daminelli.
Uma surpresa agradável foi saber mais sobre as alterações de Betelgeuse (da constelação de Orion – aquela que tem as Três Marias), outra candidata a explodir em breve – breve, em termos astronômicos corresponde a um intervalo entre o próximo segundo e um milhão de anos.
Especialmente depois da divulgação de uma onda de choque, observada pelo satélite japonês Akari (ESA), publicada na data de ontem.
Por fim, o seriado contribui para a divulgação da astronomia ao grande público e isso merece aplausos, mas, em minha opinião e experiência, é sempre bom ter acesso a astrônomos empenhados em fazer pesquisa com supernovas.
Como é o caso do BRASS, equipe brasileira que já descobriu 14 supernovas (até a presente data).
Discussão - 12 comentários
Eta Carinae vai explodir? Quando está prevista?
André,
Eta Carinae vai explodir sim, mas não há como se ter certeza absoluta de quando.
Os cientistas têm acompanhado seu ciclo de cerca de 5 anos (picos de oscilação - tecnicamente chamados de curva de luz) e dizem que acontecerá em breve (aquele breve em termos astronômicos que pode significar mais tempo do que a gente pode imaginar).
Depois disso, Eta Carinae vai se tornar um buraco negro.
O resto é estatística e especulação.
Bia,
O q achei mais incrível foi o fato de q não teremos "noites por 2 semanas"...É literalmente isto mesmo ou é no sentido figurado, já que astrônomos do mundo todo passarão este tempo todo observando a explosão? Se for isto literalmente, fora a magnitude da explosão dada a distância da estrela, o que vai ter de gente ("místicos" em geral)espalhando o pânico e vendendo a história do fim-do-mundo não vai ser brincadeira...
Na verdade, já pode ter explodido, né?
André, leia isso:
http://pt.wikipedia.org/wiki/SN_1054
Brilhante o suficiente para ser vista durante o dia!
Durante a noite seria mais brilhante que a lua cheia.
Cara Bia,
Parabéns pelo blog! Irei indicá-lo para meus alunos...
Um abraço!
Primeira vez que visito seu blog... Bem bacana!
Li na versão inglea para Eta-Carinae...A magnitude da explosão é realmente absurda, visto que a estrela está a 7500 anos luz!!!!
Sim.
Realmente, acho que falta nesses programas ensinarem Relatividade Geral.
Sempre que assisto dá a impressão que quando acontece vemos instantaneamente o evento. Ou que seus efeitos acontecem instantaneamente.
Também vale dizer que Eta Carinae praticamente não se põe (ou seja, não fica abaixo do horizonte) no Hemisfério Sul.
Será o "sol da meia-noite" para o Brasil, Chile, África e Austrália.
Isis,
você é aluna do CASP, correto?
Legal! Assisto sempre o "the universe" e este foi um dos meus episódios favoritos.
Começou a sair a terceira temporada nos eua, parece q tem até episódio sobre 'universos paralelos', tá ficando complexa a coisa ehhehe.