Solstício de Verão

Quando vejo a palavra solstício e sua definição: “momento em que o Sol, durante seu movimento aparente na esfera celeste, atinge a maior declinação em latitude, medida a partir da linha do equador“, penso que não é a toa que o público em geral aprecia a astronomia de modo superficial e se satisfaz com isso.
A palavra assusta e a definição confunde quem não possui conhecimento específico. Inclusive, a astronomia de posição (astrometria) é uma das especializações menos populares entre os interessados amadores, assim como entre cientistas.

Apesar desta aridez, sempre percebi o solstício como a data entre a mudança das estações. Particularmente, como amadora, sempre me encantei com a idéia de que nas linhas dos trópicos de Câncer e Capricórnio, os soltícios de verão de cada hemisfério coincidem exatamente com o único dia do ano em que os raios solares incidem verticalmente. Ou como diz a expressão popular: o sol a pino.
É divertido pensar que para quem está nas linhas dos círculos polares Ártico e Antártico, os soltícios marcam o único dia do ano em que o dia ou a noite duram 24 horas ininterruptas considerando a estação do ano. Dia para o verão e noite para o inverno.
Mas, o que mais admiro é o encantamento dos povos antigos pelo solstício e as enormes construções derivadas desta celebração e que marcam, até hoje, estes movimentos astronômicos como é o caso de Stonehenge e Macchu Picchu.
Este ano, em particular, o solstício de verão no hemisfério sul (no norte, acontecerá o de inverno) acontece hoje, dia 21 de dezembro, às 12h04min no horário universal ou seja às 10h04min no horário de Brasília.

Excelente dia para se usar um gnômon ou construir um relógio solar.

Discussão - 2 comentários

  1. Ricardo disse:

    Bia,
    Excelente post. É uma abordagem bastante diferente e simples do solstício. Gostei muito.
    Abordagens como esta é que facilitam o entendimento das pessoas e fomentam o gosto pela astronomia.
    Ricardo

  2. Obrigada, Ricardo.
    Eu realmente acredito que a simplicidade na explicação de todos os conceitos de física e astronomia permitem ao público em geral se fascinar ainda mais por estar ciência maravilhosa.
    Este é exatamente o intuito deste blog.
    Abraços

Envie seu comentário

Seu e-mail não será divulgado. (*) Campos obrigatórios.

Categorias

Sobre ScienceBlogs Brasil | Anuncie com ScienceBlogs Brasil | Política de Privacidade | Termos e Condições | Contato


ScienceBlogs por Seed Media Group. Group. ©2006-2011 Seed Media Group LLC. Todos direitos garantidos.


Páginas da Seed Media Group Seed Media Group | ScienceBlogs | SEEDMAGAZINE.COM