Perspectivas Astronômicas para 2009
O ano de 2009 será um grande ano para a Astronomia.
Primeiramente por ser o Ano Internacional da Astronomia, no qual se comemoram os 400 anos em que Galileu Galilei apontou um telescópio para o céu, o que permitiu a humanidade iniciar descobertas sobre o Universo.
Aqui no Brasil, será um ano de grande trabalho de divulgação sobre esta admirável ciência, cuja meta é de se mostrar o céu ao longo do ano para 1 milhão de pessoas. Para isso, haverá eventos de observações noturnas e diurnas, palestras, aulas, sessões de planetário, entre outros mais.
Eu, que resido na cidade de São Paulo, estarei coordenando cursos gratuitos de astronomia pelo CASP – Clube de Astronomia de São Paulo, além de participar de eventos de observações diurnas e noturnas durante o ano todo que divulgarei neste blog na hora oportuna.
Mais especificamente sobre a noite de hoje, a astronomia começa 2009 marcada por uma passagem importante para astronômos amadores e profissionais.
Por volta da meia-noite de hoje – início do ano de 2009 – no horário de Brasília, a estrela mais brilhante do céu noturno, Sirius da constelação do Cão Maior chegará a sua altitude máxima no céu, o que tecnicamente é chamado de culminação ao se cruzar o meridiano local.
Meridiano, em astronomia, é a linha imaginária que liga o pólo norte ao pólo sul, dividindo o céu em duas metades e permite a melhor observação astronômica do objeto celeste em estudo.
Para localizar Sirius esta noite é muito fácil:
Por volta da meia-noite, olhe exatamente acima de sua cabeça (cerca de 90 graus) e procure pelo Cinturão de Orion (as populares 3 Marias).
Seguindo a direção do alinhamento destas três estrelas (cujos verdadeiros nomes são Mintaka, Alnilam e Alnitak) em direção ao Sul, a estrela mais brilhante nas proximidades será Sirius.
Feliz 2009 e bons céus!
Discussão - 5 comentários
Olá Bia!
Louváveis as iniciativas vinculadas ao AIA 2009, principalmente as mantidas pelos amadores. A divulgação científica é fundamental para o desenvolvimento cultural de um povo.
A importância do AIA 2009 fica claramente demonstrada no artigo do Damineli e do Napoleão na última Scientifc American Brasil.
Contudo, após ter dado uma olhada na programação prevista para os diversos meses fiquei intrigado com o fato de haver nada, ao menos explicitamente mencionado, relativo aos relógios de sol. Por que?
Este dispositivos permitem relacionar astronomia, geometria, trigonogetria, história e outras áreas do conhecimento de forma bastante natural. Adicionalmente as "observações" podem ser realizadas durante o dia, são acessíveis para as diversas faixas etárias e requerem dispositivos que podem ser construídos de papel ou mesmo com sucata.
Vai ai a minha sugestão: incluir os relógios de sol na programação.
Um Feliz 2009 e muito sucesso nas inciativas do CASP.
Ricardo
Ricardo,
eu vou verificar pessoalmente com o Tasso Augusto Napoleão, coordenador dos amadores, já que ele é meu professor e amigo.
Ele tem contato direto com o Damineli e assim poderei lhe informar se há algum projeto a vista.
Abraços
Bia,
Legal.
Existe uma comunidade internacional bastante grande que se dedica ao tema. Além de se organizarem em diversas sociedades (NASS - Nort America Sundial Society, BSS - British Sundial Society, etc.) também fazem parte de uma grande lista de discussão.
Um abraço,
Ricardo
Essa estrela seria a EtaCarinae? Queria saber mais informações sobre a Eta pois eu li que algum evento estaria para ocorrer agora em janeiro/2009. Obrigado.
Alberto,
a estrela a que me refiro neste post é Sirius.
O evento que você ouviu sobre Eta Carina em Janeiro é somente o ciclo de atividade mais alta da estrela, que dura cerca de 5,5 anos.
Para saber mais sobre Eta, procure a pesquisa do Augusto Daminelli.
Abraços
Bia