Simpósio de Divulgação Científica da UNICAMP – Mini-Curso: Blogs científicos e mídias sociais

O Blogs de Ciências da Unicamp participou do Simpósio de Divulgação Científica da UNICAMP com o mini curso “Blogs científicos e mídias sociais” –  Nos dias 08/03 e 09/03 – 14h00 às 16h00

Deixaremos nesta postagem o material do curso. Aqui você encontrará os links com a transmissão do evento, a ementa, as apresentações, bibliografia e principais dúvidas dos participantes do dia.

Se você sentiu falta de algo ou ainda possui dúvidas deixe aqui nos comentários desta postagem que responderemos com o maior carinho.

Transmissões do evento:

Transmissão do evento completo: https://www.youtube.com/channel/UCIbv86TkZal7E9QWkatWBLA

Transmissão do nosso mini curso

1º Dia: https://www.youtube.com/watch?v=Xa724vr2VoI

2º Dia: https://www.youtube.com/watch?v=ZAMoHJMwWPE

Ementa

Será que blogs ainda são ferramentas válidas como veículo de comunicação na divulgação científica? Ou os espaços de mídia escrita perderam o lugar para o mundo audiovisual? Neste minicurso, apresentaremos os blogs de ciência como uma plataforma importante como veículo de divulgação científica, articulando com as redes sociais, diversificando linguagens e público-alvo para o acesso a conteúdos acadêmico-científicos.

Dia 01 

Bem vindo ao universo dos Blogs:

Neste primeiro dia vamos conversar sobre o que são blogs, sua importância e o que é importante para começar. Também iremos abordar as linguagens verbais e não verbais para o blog e discutir alguns dos elementos que são importantes para o desenvolvimento do seu blog de ciência, o texto e a imagem. Juntos eles se apoiam para contar uma história.

Dia 02

Combustível para sua jornada:

Neste segundo dia de minicurso vamos conversar sobre o “Para além do post”. Pensando na divulgação do conteúdo para o público, em outras mídias sociais e a responsabilidade de cada um de nós com a informação que divulgamos.

Apresentações:

Dia 1:

Dia 2:

Referências:

Referências colocadas no Twitter durante o evento:

 

Compilação de perguntas no youtube:

    • yanna martins​(Valongo/UFRJ) Oi Ana e Graciele, voces acham que existem areas da ciencia que se adequam mais a certos tipos de mídia? Por ex: falar de humanidades em podcasts, biológicas em vídeos, por aí vai…
    • Camille B. C.​(UFPR) vocês veem o Blogs Unicamp como um veículo ou uma forma de pautar a imprensa? Têm parcerias com mídia? Como contornam pontos de vista dos blogueiros sobre comunicação? Usam técnicas de SEO?
    • Sheina Koffler​poderiam comentar depois se houve apoio e incentivo institucional da unicamp para a criação do Blogs Unicamp? Foi uma demanda que partiu da Universidade?
    • Adilson Roberto Gonçalves​Parabéns! Vemos hoje ser importante não apenas a divulgação das novidades científicas, mas também – e talvez mais relevante – os fundamentos da ciência. Como veem a questão?
    • Mariana Guenther​Como funciona a inclusão de novos blogs e podcasts dentro do blogs unicamp?
    • MIRIAN BARRADAS​na linha das perguntas da @Camille B. C. e da @Sheina Koffler qual a relação/articulação do blogs unicamp com a comunicação institicional da Unicamp?
    • Cibele Aguiar​Vocês conseguem acompanhar as iniciativas pessoais dos professores/pesquisadores Unicamp, que também têm seus próprios blogs? Como avaliar e incluir essa participação?
    • Elian Ribeiro​Como vocês emxergam os alunos de graduação fazendo divulgação? Pois sempre que vejo cursos e coisas do gênero na faculdade é sempre voltado para alunos da pós.
    • Bernardo Amarante​Qual o desafio de vocês numa plataforma de microblogging, como o Twitter, para interagir com público que às vezes é extremamente variado e difícil de identificar de modo estático?
    • ps Alexandre Lobato ​Esse “formalismo” eu acredito ter sido um dos principais motivos de afastamento entre o pesquisador e a sociedade, e estamos pagando um preço altíssimo por isso.. ​”Conversar sobre ciências é comunicar ciência” Jorge Wagensberg
    • Pedro C ​Muito importante a preocupação com a democratização! Mas como lidar com aspecto acelerado e “simplificado” que as redes às vezes impõem, se preocupando em comunicar nuances e o processo da ciência?
    • Nossa UESC ​Gostaria de saber como a Unicamp auxilia o trabalho de vcs de maneira oficial… escutei vcs mencionarem sobre uma Portaria
    • Cibele Aguiar Como avaliam se estão chegando a essa dita “sociedade” ou apenas ampliando o alcance entre pares, estudantes, pesquisadores, etc… Vcs avaliam os comentários para saber qual o público alcançado?
    • Isabela R. B. de Carvalho ​Queria saber como funciona o processo de assessoria de comunicação com os pesquisadores que fazem o conteúdo.
    • Suzana Liskauskas Que métricas vocês usam para verificar a audiência dos blogs?
    • Bernardo Amarante ​Vocês acham que os laboratórios de uma universidade deveriam elaborar e formalizar projetos de divulgação científica em plataformas online para promover seus estudos?
    • Isabella Rocha ​A minha questão é mais porque eu vim da favela e tenha muita dificuldade de alcançar eles. Porque eu percebo que muita gente não se interessa mesmo e de facto outros desconhecem sobre.
    • MIRIAN BARRADAS ​@alesscarv até porque muitas vezes as assessorias de comunicação são pressionadas a cobrir apenas pautas de gabinete ou de interesse da gestão da universidade 🙁
    • Mariana Guenther Muito legal esse ponto que você colocou Graciele. São termos que nos confundem um pouco: divulgação científica, comunicação da ciência, jornalismo científico, popularização da ciência, por exemplo. ​Se vocês puderem comentar um pouco sobre esses termos (se não for fugir muito do tema! 🙂 )
    • Flavia Virginio ​a gente foca muito no instagram.. então podemos dizer que nosso publico alvo é: pessoas de idade X a Y, que tem acesso a internet,​ e que usam o instagram? Porque não existe um “padrão”, pode ter criança, pode ter adulto..
    • Nicolle Martins Carrozzi Começar fazer divulgação científica no começo do projeto poderia ser relacionado com conceitos do projeto e tecnicas que irão ser usadas, já que não teremos coletas e resultados?
    • Sheina Koffler ​poderiam comentar depois se houve apoio e incentivo institucional da unicamp para a criação do Blogs Unicamp? Foi uma demanda que partiu da Universidade?
    • MIRIAN BARRADAS ​qual a relação/articulação do blogs unicamp com a comunicação institicional da Unicamp?
    • Nossa UESC ​Gostaria de saber como a Unicamp auxilia o trabalho de vcs de maneira oficial… escutei vcs mencionarem sobre uma Portaria
  •  Adilson Roberto Gonçalves Vemos hoje ser importante não apenas a divulgação das novidades científicas, mas também – e talvez mais relevante – os fundamentos da ciência. Como veem a questão?
  •  Cibele Aguiar Vocês conseguem acompanhar as iniciativas pessoais dos professores/pesquisadores Unicamp, que também têm seus próprios blogs? Como avaliar e incluir essa participação?
  •  Elian Ribeiro ​Como vocês enxergam os alunos de graduação fazendo divulgação? Pois sempre que vejo cursos e coisas do gênero na faculdade é sempre voltado para alunos da pós.
  •  Mariana Guenther ​Como funciona a inclusão de novos blogs e podcasts dentro do blogs unicamp?
    • Bernardo Amarante ​Qual o desafio de vocês numa plataforma de microblogging, como o Twitter, para interagir com público que às vezes é extremamente variado e difícil de identificar de modo estático?
    • Pedro C. Como lidar com aspecto acelerado e “simplificado” que as redes às vezes impõem, se preocupando em comunicar nuances e o processo da ciência?
  •  Cibele Aguiar ​Como avaliam se estão chegando a essa dita “sociedade” ou apenas ampliando o alcance entre pares, estudantes, pesquisadores, etc… Vcs avaliam os comentários para saber qual o público alcançado?
  • Isabela R. B. de Carvalho Queria saber como funciona o processo de assessoria de comunicação com os pesquisadores que fazem o conteúdo.
  •  Bernardo Amarante Vocês acham que os laboratórios de uma universidade deveriam elaborar e formalizar projetos de divulgação científica em plataformas online para promover seus estudos?
  •  Nicolle Martins Carrozzi Começar fazer divulgação científica no começo do projeto poderia ser relacionado com conceitos do projeto e tecnicas que irão ser usadas, já que não teremos coletas e resultados?
  •  Jana del Favero O que fazer se usarem uma imagem ou um texto seu sem autorização?
  • Kelly Oliveira ​Enquanto professoras formadoras, como vocês enxergam a integração da DC (seja por blog ou pelas demais formas de exercê-la) com a formação inicial de professores e ciências?
  •  Mariana Guenther Vocês tem dicas de uso de # hashtags?
  •  Suzana Liskauskas O que vocês costumam fazer para aumentar o engajamento?
  • Camille B. C. ​Quais revistas?
    • Profa. Andreia Juliana Caldeira ​Também gostaria de saber dicas dessas revistas..
    • Blogs de Ciência da Unicamp | ​Vamos incluir na nossa ementa @Camille B. C.
  • Camille B. C. ​Sou mestranda na Unicamp e queria participar do grupo de pesquisa, é aberto?
  • Rui de Moraes Jr. | ​O Blogs de Ciência da Unicamp formou um blog ring de pesquisadores vinculados à Unicamp. Mas vocês saberiam dizer se existe algum esforço ou iniciativa para uma rede nacional de blogs?
    • alesscarv ​@Rui de Moraes Jr. já existiu essa rede. Chamava-se ScienceBliogs BR
    • Rui de Moraes Jr. ​O ScienceBlogsBr foi incorporado, né
    • alesscarv ​@Rui de Moraes Jr. sim, ele está lá, mas continua sendo o SBBR…
    • Blogs de Ciência da Unicamp @Rui de Moraes Jr. hoje em dia não existe uma iniciativa global. Existiu o Science blogs e o SBBr está incorporado conosco.
  • Nossa UESC | como vcs fazem para diferentes pessoas postarem no Instagram? só compartilham o número e senha??
  • Suzana Liskauskas O que vocês costumam fazer para aumentar o engajamento?

Você pode gostar...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *