Carregando...
Comunicação para Divulgadores Científicos

Blogs de Ciência da Unicamp: Uma História – Série: Minha Dissertação em DC

Não bastava estar lá vivenciando a história do Blogs de Ciência da Unicamp, era preciso escrevê-la, documentá-la, registrar seus acontecimentos e foi nesta dissertação que pesquisamos e registramos a história do portal.

Sendo assim…

O início do Blogs de Ciência da Unicamp ocorreu em 2015 após o término de sua primeira integração e criação de seus primeiros blogs no portal. 

Idealizada e elaborada a partir do pré-projeto de doutorado do André Garcia, o portal ganhou vida dentro do Espaço de Apoio ao Ensino e Aprendizagem (EA)² como uma proposta de atividades dentro do setor que facilitasse a atividade de divulgação científica a partir dos cientistas dentro da Unicamp. A coordenação do portal ficou com a Profa. Dra. Beatriz Jansen e, posteriormente, a convite do (EA)², a Profa. Dra. Vera Regina Toledo Camargo, do Labjor.

A implementação, execução e administração do portal ficou a cargo do André Garcia que optou por utilizar o WordPress como plataforma de trabalho, pela facilidade de acesso, baixo custo e recursos de publicação, como links, fotos, vídeos e áudios.

1ª Integração ao Portal de Blogs de Ciência da Unicamp Crédito: Fotografado por Clarissa Loureiro, em 12 de novembro de 2015.

Contudo, mesmo sendo uma plataforma intuitiva e de fácil manutenção, observou-se a necessidade de instrumentalizar o cientista para essa atividade, criando assim o escopo do primeiro “Curso de Blogs” que posteriormente passou a ser chamado de “integração do Portal de Blogs de Ciência da Unicamp”. Em sua primeira edição foi abordado a divulgação científica e sua importância, casos semelhantes, como iria funcionar o Portal e a instrumentalização do WordPress para 50 cientistas inscritos.

Até o momento o portal realizou integrações para 438 cientistas inscritos.

Foi  a partir da 2ª edição que começaram a surgir voluntários, que além de ajudarem a administrar o portal, implantaram outras atividades, como: divulgação via mídias sociais, identidade visual, comunicação com o cientista/blogueiro, manutenção do WordPress, participação em eventos representando o portal, além da inclusão de assuntos específicos na integração.

Os voluntários Camila Delmondes, Ricardo Silva, Ana Ricco, Roberto Takata, Érica Mariosa – Euzinha e Carolina Frandsen foram os primeiros, contudo o portal possui atualmente 17 pessoas na equipe, 12 voluntários e 4 bolsistas BAS (confira no link equipe)

Reunião da equipe de voluntários – 10/01/2020

De lá para cá…

O Blogs de Ciência implantou estratégias e atividades para o crescimento do portal, sendo eles:

  • A implantação do ISSN (2526-6187) pra que as postagens realizadas pelos blogueiros fossem incluídas no Currículo Lattes;
  • Criação de especiais temáticos com postagens coletivas sobre um tema em comum. Até o momento dessa postagem o portal havia realizado 4 especiais, o Protagonismo Feminino na Ciência, o Ciência e Política, o Ciência e Cultura Pop, Covid-19;
  • Cursos de aperfeiçoamento e pesquisas de satisfação do blogueiro;
  • Artigos científicos, apresentação em congressos e eventos, publicação na imprensa e mídias de divulgação científica;
  • Em Dezembro de 2018 nos foi concedido a institucionalização do portal pela Unicamp – Resolução GR-049/2018 ;
  • Em Janeiro de 2020 a coordenação do portal passou para a Prof. Dra. Ana de Medeiros Arnt.

 

Para saber mais sobre o Portal de Blogs de Ciência da Unicamp:

Como participar,

Regras de Publicação,

Equipe Atual,

Histórico e Documentação

 

4 comentários
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *