Edições Anteriores – Plástico, um novo mineral?

plástico_edicoes_ant

O jornal norte-americano The New York Times publicou uma reportagem, no dia 9 de junho, sobre um estudo no qual teria sido concluído que resíduos plásticos podem se tornar um novo mineral – batizado de “plastiglomerado”, ou seja, um aglomerado de materiais naturais e artificiais.

De acordo com o estudo mencionado no texto, o plástico derretido se funde com areia, conchas, seixos, basalto, coral e madeira, ou penetra nas cavidades das rochas, formando um híbrido de pedra e plástico. A reportagem cita ainda a crença de muitos cientistas de que a Terra entrou em uma nova era geológica, o Antropoceno, na qual a atividade humana está deixando uma marca vasta e durável na natureza.

Sobre a questão da degradação derivada do processamento, uso, descarte, lavagem e reprocessamento de objetos plásticos, foi realizado um estudo por pesquisadores da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) e publicado na revista Polímeros: Ciência e Tecnologia (Out/Dez-99).

Artigo: Estudo da Influência de Resíduos Catalíticos na Degradação de Plásticos Reciclados (Blenda HDPE/PP e PET) Provenientes de Lixo Urbano
Autores: Amélia S. F. Santos, José Augusto M. Agnelli e Sati Manrich
Revista: Polímeros: Ciência e Tecnologia (UFSCar)

Share