Divulga Cientista – Artur Avila

Revista Galileu
Revista Galileu

O matemático Artur Avila é o primeiro brasileiro a ganhar a Medalha Fields, o prêmio mais prestigioso da disciplina, frequentemente comparado ao Nobel. Ele é o primeiro ganhador da medalha formado em uma instituição do hemisfério Sul.

A Fields é o maior prêmio já conquistado por um cientista brasileiro de qualquer área do conhecimento. O anúncio foi feito em Seul, na abertura do Congresso Internacional de Matemáticos, na última terça-feira (12).

Avila “combina as tradições e as culturas matemáticas fortes dos dois países”, segundo um comunicado distribuído à imprensa pela União Internacional de Matemática (IMU, na sigla em inglês), organização que concede a Medalha Fields.

O brasileiro é especializado no estudo dos sistemas dinâmicos, área que investiga a evolução de fenômenos variados no tempo. Avila é doutor pelo Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (Impa), no Rio de Janeiro, e também possui nacionalidade francesa e vínculo com o CNRS, Centro Nacional de Pesquisa Científica daquele país.