Imagem em Destaque – Parque Ibirapuera

Crédito: Divulgação/Parque Ibirapuera
Crédito: Divulgação/Parque Ibirapuera

Na última quinta-feira (21), o Parque Ibirapuera completou 60 anos. Criado para celebrar os 400 anos de fundação da cidade de São Paulo, o parque hoje é símbolo e um dos principais pontos turísticos e de área verde da capital.

O projeto arquitetônico do parque foi realizado pelo arquiteto Oscar Niemeyer e o paisagístico por Roberto Burle Marx, e tem uma área total de mais de 1,5 milhão de metros quadrados. O “Ibira”, como é conhecido entre os paulistanos, oferece várias atrações culturais e esportivas, que acontecem em espaços como o Museu de Arte Moderna, o Planetário, o Pavilhão da Bienal e o Museu Afro Brasil.

O artigo As áreas verde no contexto do planejamento urbano em São Paulo: os parques da gestão Setúbal (1976-1979), publicado na Revista do Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo da FAUUSP da Universidade de São Paulo (vol. 20, n. 34, 2013), analisa a gestão ambiental do prefeito da capital paulista Olavo Setúbal.

A proposta do estudo é investigar a política ambiental do ex-prefeito e sobre a carência de áreas verdes urbanas em São Paulo. De acordo com o artigo, o paradigma de defesa ambiental no Brasil nos anos 1970 – período da gestão de Setúbal – foi formadora de uma tendência de política urbana que está em pleno vigor até hoje.

Artigo: As áreas verde no contexto do planejamento urbano em São Paulo: os parques da gestão Setúbal (1976-1979)
Autora: Ana Cláudia Castilho Barone
Revista: Revista do Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo da FAUUSP

Share