Edições Anteriores – Mobilidade urbana

mobilidade
Crédito: Sebastião Salgado

Em época de debate público em torno dos modelos de transportes urbanos e implementação de novos sistemas, como a ampliação de ciclovias em São Paulo, e reivindicações por melhorias no sistema de transporte público, que pautou as manifestações de junho de 2013, o Divulga Ciência separou quatro artigos fundamentais para a compreensão da discussão em torno do urgente tema.

Os quatro artigos sugeridos foram publicados na Revista Estudos Avançados, da Universidade de São Paulo, edição com o tema “Transporte público. O espaço na vida social” (vol. 27, n. 79, 2013).

O artigo O plano de mobilidade urbana e o futuro das cidades aborda o histórico sobre a evolução dos problemas da mobilidade — dos cavalos aos carros —, e relata que atualmente, assim como há um século, a priorização do transporte individual levou a problemas sociais, ambientais e de saúde pública.

Já o artigo Mobilidade urbana: um desafio paulistano propõe um enfoque diferente do anterior ao analisar os aspectos antropológicos do sistema de transporte. O estudo enfatiza como as políticas públicas deverão ter no urbanismo um processo de melhor gestão das cidades, diminuindo a necessidade de deslocamentos e alterando o uso dos carros, por exemplo .

Tratando o tema sob a ótica de contexto político, o artigo A mobilidade urbana: uma agenda inconclusa ou o retorno daquilo que não foi, apresenta um resgate histórico das políticas de mobilidade urbana no país.

E por último, o artigo Transporte público, mobilidade e planejamento urbano: contradições essenciais aborda a relação dos problemas do transporte urbano com a manutenção de pactos de poder em determinados setores da sociedade.

Share