Divulga Cientista – José Goldemberg

Crédito da foto: Revista Época

Na próxima quarta-feira (15) a Fapesp premiará o físico José Goldemberg com o 18º Prêmio Professor Emérito – Troféu Guerreiro da Educação – Ruy Mesquita.

A honraria é concedida anualmente a uma personalidade com contribuição ao ensino e ao avanço do conhecimento no país.

José Goldemberg nasceu em Santo Ângelo, no Rio Grande do Sul, em 27 de maio de 1928. É graduado em física pela Universidade de São Paulo, e é doutor em Ciências Físicas também pela USP. Na universidade paulista, foi reitor de 1986 a 1990.

Além disso, assumiu outros cargos relacionados à ciência e educação, como Presidente da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência, e cargos públicos como Secretário de Ciência e Tecnologia, Secretário do Meio Ambiente da Presidência da República, Ministro da Educação (todos no governo de Fernando Collor de Mello) e Secretário do Meio Ambiente do Estado de São Paulo, de 2002 a 2006.

Foi também diretor do Instituto de Física da USP, e professor e pesquisador das Universidades de Paris (França), Princeton (Estados Unidos), High Energy Physics Laboratory de Stanford, (EUA), e por último, Universidade de Toronto (Canadá).

Goldemberg é membro da Academia Brasileira de Ciências e da Academia de Ciências do Terceiro Mundo. É autor de inúmeros trabalhos técnicos e livros sobre física nuclear, meio ambiente e energia, e foi um dos cientistas idealizadores do programa Proálcool, na década de 1970.

O físico recebeu em 1995 a Grã-Cruz da Ordem Nacional do Mérito Científico. Em 2007, foi selecionado pela revista “Time” como um dos treze “Heroes of the Environment in the category of Leaders and Visionaries”. Recebeu também os prêmios “Blue Planet Prize 2008” concedido pela Asahi Glass Foundation, o Prêmio Ambiental Volvo (em 2000).

Em 2013 foi eleito membro da Academia Paulista de Letras para ocupar a cadeira 25 — sua posse ocorreu em fevereiro de 2014.

No artigo Política energética no Brasil, publicado na revista Estudos Avançados da USP (vol.19, n. 55, 2005) o físico promoveu uma reflexão sobre a necessidade da ampliação da infraestrutura energética do país. Segundo o pesquisador, tanto sua produção como seu consumo exigirão grandes investimentos do Governo Federal.

Artigo: Política energética no Brasil
Autores: José Goldemberg e José Roberto Moreira
Revista: Estudos Avançados (USP)