Imagem em Destaque – Perfil educacional de atletas

faixa salarial

A Revista Brasileira de Educação Física e Esporte em seu último número (vol. 28, n. 4, 2014) traz um artigo referente a um estudo que buscou descrever o perfil escolar de atletas que atuam no Estado do Rio de Janeiro e que se encontram no período da escolarização básica.

Foram realizadas entrevistas com 417 jogadores das categorias de base, inscritos no ano de 2009 na Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro Os resultados apontaram que os atletas permanecem na escola, todavia a troca de turno escolar e o baixo capital cultural podem afetar negativamente a sua trajetória escolar e que a profissionalização no futebol torna-se um projeto familiar e talvez incida sobre o foco que o atleta tenha sobre o processo de escolarização.

Em outras palavras, os dados sugerem que quanto maior os investimentos do atleta na carreira, maior será a probabilidade de secundarizar os investimentos escolares. A imagem da semana traz os principais resultados dessa pesquisa.

Artigo: Perfil educacional de atletas em formação no futebol no Estado do Rio de Janeiro
Autores: Leonardo Bernardes Silva de Melo, Antonio Jorge Gonçalves Soares e Hugo Paula Almeida da Rocha
Revista: Revista Brasileira de Educação Física e Esporte