Divulga Cientista – Leopoldo de Meis

leopoldo de meis_foto
Crédito: Academia Brasileira de Ciências

No último dia 7 de dezembro, morreu no Rio de Janeiro o cientista Leopoldo de Meis, professor emérito da Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Leopoldo nasceu em 1º de março de 1938, em uma colônia italiana em Suez, no Egito, mas passou a infância em Nápoles, na Itália, para onde a família se mudou após o início da Segunda Guerra Mundial — em 1947, eles se mudariam novamente, dessa vez para o Brasil.

Formou-se em Medicina na UFRJ em 1961, e iniciou sua carreira científica como estudante sob a orientação do Dr. Walter Oswaldo Cruz.

Foi Professor Titular de Bioquímica na UFRJ desde 1978. Suas principais linhas de pesquisa versam sobre mecanismos de transdução de energia em sistemas biológicos, transporte ativo de ions, acoplamento, transporte de ions, síntese e hidrólise de ATP.

Foi membro da Academia Brasileira de Ciências, da Academia de Ciências doTerceiro Mundo e Fundador da Academia de Ciências Latino Americana.

Durante sua carreira, recebeu inúmeros prêmios e distinções, destacando-se o título Doctor Honoris Causa pela Universidade de Louvain, na Bélgica (em 1994), e a Ordem Nacional do Mérito Científico, Classe Grã Cruz, em 1995.

Em 1996, em parceria com Jacqueline Leta, de Meis publicou o importante livro “O Perfil da Ciência Brasileira”, onde analisaram o crescimento da produção científica brasileira, a sua distribuição no país, o seu impacto, a colaboração internacional, as revistas nas quais os brasileiros publicam, e o número de cientistas.

Um destaque no livro: a qualidade dos trabalhos brasileiros é semelhante à qualidade dos trabalhos da média internacional. E conclui que é necessário aumentar o número de cientistas atuando nopaís.

Seguindo a premissa presente no livro, de avaliação da qualidade das pesquisas brasileiras, Leopoldo de Meis publicou o artigo Avaliação da produção científica dos principais periódicos brasileiros de psiquiatria no período de 1981 a 1995, na Revista Brasileira de Psiquiatria (vol. 21, n. 4, 1999).

Artigo: Avaliação da produção científica dos principais periódicos brasileiros de psiquiatria no período de 1981 a 1995
Autores: Leopoldo de Meis, Ivan Figueira e Jacqueline Leta
Revista: Revista Brasileira de Psiquiatria