Edições Anteriores – Relação EUA e Cuba

cuba e EUA_foto
O cumprimento entre os presidentes Barack Obama e Raúl Castro no funeral de Nelson Mandela, em dezembro de 2013. Crédito: Chip Somodevilla/Getty Images

Na última quarta-feira, 17, o mundo recebeu a notícia da retomada das relações diplomáticas entres os Estados Unidos e Cuba. Uma das ações propostas pelo presidente norte-americano Barack Obama é a abertura de sua embaixada em Havana pela primeira vez em mais de meio século.

Nestes mais de 50 anos de conflitos diplomáticos entre os dois países, a América Latina também sofreu com as consequências da disputa.

O artigo Os Estados Unidos, a Revolução Cubana e a contra-insurreição, publicado na Revista de Sociologia e Política (n. 12, 1999), da Universidade Federal do Paraná, estudou o impacto da Revolução Cubana sobre as relações das Américas e a herança deixada pela política do ex-presidente norte-americano John Kennedy.

“Nesse período, a América Latina figurou com destaque na pauta do Departamento de Estado e do Pentágono, o que se expressou na multiplicação da ajuda militar americana e no reforço do papel anti-subversão, historicamente desempenhado pelos militares da área”, analisou o estudo.

Artigo: Os Estados Unidos, a Revolução Cubana e a contra-insurreição
Autor: João Roberto Martins Filho
Revista: Revista de Sociologia e Política (UFPR)

Share