Divulga Cientista – Homenagem ao químico Angelo da Cunha Pinto

foto_apinto2014

A seção de hoje presta homenagem ao químico da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Angelo da Cunha Pinto, que faleceu na última quarta-feira (7).

O químico nasceu em 1949 no distrito de Porto, em Portugal, mas veio para o Brasil em 1951, onde cresceu em Niterói, no Rio de Janeiro. Seus pais queriam que ele cursasse medicina, mas, tentando não fugir tanto dessa vontade, decidiu cursar uma área correlata, formando-se em farmácia em 1971 pela UFRJ.

Sua carreira na química seguiu porque Angelo abandonou o curso de teatro que frequentava na Escola Villa Lobos e iniciou seu mestrado no recém-criado Instituto Militar de Engenharia (IME) e depois ingressou no Núcleo de Pesquisas de Produtos Naturais da UFRJ, onde conquistou o título de doutor em química em 1985 e se tornou professor universitário.

Angelo também foi vice-presidente da Sociedade Brasileira de Química (SBQ) e membro titular da Academia Brasileira de Ciências (ABC). Em 2004 foi condecorado com o título de Grã- Cruz da Ordem Nacional do Mérito Científico pelo Presidente Luiz Inácio Lula da Silva. O químico também participou da criação e editoria do Journal of the Brazilian Chemical Society da SBQ e da Revista Virtual de Química da Universidade Federal Fluminense (UFF).

Veja sua história no vídeo.

Confira algumas de suas publicações:

Artigo: Fator de impacto de revistas científicas: qual o significado deste parâmetro?
Autor: Angelo C. Pinto e Jailson B. de Andrade
Revista: Química Nova (vol. 22, n.3, São Paulo, 1999)
Link: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-40421999000300026

Artigo: Avaliação da pós-graduação da área de química na CAPES e a internacionalização das revistas da Sociedade Brasileira de Química: Journal of the Brazilian Chemical Society e Química Nova