Divulga Cientista – Gilberto Freyre

Crédito: Divulgação

No último domingo, 15, completaram 115 anos de nascimento de um dos grandes pensadores e cientistas brasileiros, o pernambucano Gilberto Freyre.

Nascido no dia 15 de março de 1900, Freyre construiu uma importante carreira como escritor, e se dedicou à interpretação do Brasil sob ângulos da sociologia, antropologia e história. Foi também autor de ficção, jornalista, poeta e pintor.

É considerado um dos mais importantes sociólogos do século XX, reconhecimento que lhe rendeu o título de Sir pela coroa Britânica, sendo assim um dos poucos brasileiros detentores da honraria.

Natural de Recife, Freyre se graduou em Artes Liberais pela Baylor University, no Texas, Estados Unidos. Também no país norte-americano, em 1922, o sociólogo concluiu seu mestrado pela Columbia University, com a tese Social life in Brazil in the middle of th 19th century (Vida social no Brasil em meados do século XIX, em tradução livre).

Em 1933, morando em Portugal após a tomada de poder por Getúlio Vargas, Freyre publica seu primeiro e mais conhecido livro: Casa-Grande & Senzala. O livro é um dos mais importantes trabalhos e estudos sobre o Brasil. Nele, Freyre rechaça as doutrinas racistas de branqueamento no país, e propõe a ideia de que a própria arquitetura da casa-grande expressaria o modo de organização social e política do Brasil — chamando-o de patriarcalismo.

Freyre foi um dos pioneiros no estudo histórico e sociológico dos territórios de colonização portuguesa como um todo, desenvolvendo um ramo de pesquisa que denominou de “Lusotropicologia”.

Entre inúmeros prêmios e títulos que recebeu durante sua carreira, destacam-se o Prêmio Machado de Assis, da Academia Brasileira de Letras, pelo conjunto de obras, em 1962; o título de Cavaleiro Comandante do Império Britânico, distinção conferida pela Rainha da Inglaterra, 1971; e vencedor do Prêmio Esso em 2005.

Freyre morreu em 18 de julho de 1987, na capital pernambucana.

O Divulga Ciência selecionou alguns artigos científicos sobre a vida e a obra de Gilberto Freyre:

Artigo: Gilberto Freyre e a singularidade cultural brasileira
Autor: Jessé Souza
Revista: Tempo Social (vol. 12, n. 1, 2000 – USP)

Artigo: Gilberto Freyre e a articulação dos níveis micro e macro na sociologia
Autores: Jorge Ventura de Morais e José Luiz Ratton Jr.
Revista: Revista Brasileira de Ciências Sociais (vol. 20, n. 58, 2005 – Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Ciências Sociais)

Artigo: A construção sociológica de uma posição regionalista. Reflexões sobre a edição e recepção de Casa-Grande & Senzala de Gilberto Freyre
Autor: Gustavo Sorá
Revista: Revista Brasileira de Ciências Sociais (vol. 13, n. 36, 1998)