Divulga Leitura – Descobertas da Medicina no séc. XX

descobertas medicina
Oswaldo Cruz observando um microscópio ao lado de seu filho Bento e de Burle de Figueiredo, no interior de um dos laboratórios do Castelo de Manguinhos, em 1910. Oswaldo Cruz é citado por suas contribuições no livro A História do Século XX pelas Descobertas da Medicina. (Crédito: Acervo da Casa de Oswaldo Cruz)

“Um crítico literário, num suplemento de jornal, afirma que é maldição perder o prazer da leitura pela atitude profissional instintiva de analisar o texto. Tentava, lendo por lazer, ludibriar a técnica de análise crítica e concluía que ficar no meio do caminho é o pior dos mundos: ler sem profundidade de análise e sem prazer”.

Esta foi a proposta de José da Rocha Carvalheiro, da Faculdade de Medicina da USP de Ribeirão Preto, em sua resenha sobre o livro A História do Século XX pelas Descobertas da Medicina, escrito pelos médicos Stefan Cunha Ujvari e Tarso Adoni: ler a obra com prazer.

Segundo Carvalheiro, o livro situa-se numa zona de fronteira: “os autores elegem fatos científicos, a seu juízo marcantes em determinado período; transitam pelas suas origens (muitas vezes anteriores a esse período), pelo seu desenvolvimento e pelos ambientes, próximo e contextual, em que o processo se deu”.

A linguagem, de acordo com a resenha, “acompanha a complexa relação entre esses dois ambientes e atende, simultaneamente, as maneiras próprias do ambiente científico (esotérico) e do ambiente culto (exotérico) de quem ‘ama a ciência, não sendo dela um profissional’”.

O texto ressalta também uma interessante passagem do livro em que, citando autores de um importante periódico de medicina, concluiu que “o tratamento eficaz e a prevenção da doença aumentou a expectativa de vida e reduziu a incapacidade além das esperanças mais otimistas dos médicos até algumas décadas atrás — e muito além dos sonhos de seus antecessores de mil anos atrás. Nós não somos mais capazes do que eles eram de prever o que este novo milênio nos trará”.

Carvalheiro, ao longo de sua resenha, enaltece a importância do livro, e afirma ainda que “[a obra] oferece o prazer de desfrutar da saga em que a aparente linearidade da produção científica esconde instigantes embates sociais em seus meandros”.

ResenhaO século XX pelas descobertas da Medicina
Autor: José da Rocha Carvalheiro
Revista: Estudos Avançados (vol. 28, n. 82, 2014 – USP)

Share