Imagem em Destaque – Ser humano e objeto

teatro

Imagine ser humano e objetos unidos, compondo uma cena de um ato e, por consequência, uma mensagem. Mais que isso, juntos são um só corpo, um só “indivíduo”.

Pois é exatamente o que o leitor vê na Imagem da Semana.

A foto retrata um grupo de atores apresentando um método teatral que estabelece uma relação com objetos a partir da fragmentação do corpo humano. “Nesta relação de coisificação do homem, uma parte do corpo e/ou um objeto representam por si, o corpo todo, criando sentido em cada fragmento revelado”, de acordo com o artigo Técnica Klauss Vianna na construção de uma dramaturgia corporal, publicado na revista PesquisAtor (n. 2, 2013), da Escola Comunicação e Artes da Universidade de São Paulo.

O estudo apresenta e discute o projeto de pesquisa Técnica Klauss Vianna e dramaturgia corporal: estudo sistêmico de movimento consciente em trabalho de atores, cujo o objetivo de estudar os processos criativos do corpo do ator.

O texto apresenta conceitos presentes na construção de uma arquitetura corporal capaz de ser atuante no processo de criação e descreve a técnica como um sistema dinâmico de construção do movimento do ator.

Klaus Vianna foi um importante coreógrafo e bailarino brasileiro, que desenvolveu um método próprio para a expressão corporal na dança e no teatro — posteriormente sistematizado por seu filho, e chamada técnica Klauss Vianna.

Junto com sua esposa, fundou o Balé Klauss Vianna, em 1962, e lecionou na Escola de Dança da Universidade Federal da Bahia, onde revolucionou o curso incluindo na grade aulas de anatomia à capoeira.

Leia o artigo completo e veja outras imagens da técnica Klaus Vianna.

Artigo: Técnica Klauss Vianna na construção de uma dramaturgia corporal
Autores: Ceres Vittori Silva, Érika Toledo, Jessiara Menezes, Kátia Maffi e Vitória Andrade
Revista: PesquisAtor (USP)