Imagem em Destaque – A fotografia na Guerra do Paraguai

guerra do paraguai
Na imagem no topo, de 1867 e de autoria desconhecida, tropas aliadas participam de uma procissão em acampamento em Tuiutí, região sul do Paraguai; abaixo, à esquerda, oficiais argentinos também no acampamento; à direita, retrato de 1860 do presidente do Paraguai na época, Francisco Solano Lopez.

A Guerra do Paraguai, travada entre o Paraguai e a Tríplice Aliança, comporta por Brasil, Uruguai e Argentina, foi o maior conflito armado internacional ocorrido na América do Sul.

O conflito começou em dezembro de 1864, e terminou seis anos depois, em março de 1870. A guerra iniciou-se após a invasão da província brasileira de Mato Grosso pelo exército do Paraguai, sob ordens do presidente Francisco Solano López.

Marcada pelo alto número de mortos paraguaios — que ocasionou em grande redução em sua população, já que fontes indicam que 75% da população paraguaia teriam perecido ao final do conflito —, a guerra foi um marco importante também para o avanço da fotografia.

De acordo com o artigo Entre retratos e cadáveres: a fotografia na Guerra do Paraguai, publicado na Revista Brasileira de História (vol. 19, n. 38, 1999), o registro fotográfico da guerra do Paraguai foi, além de uma continuidade do tipo de fotografia que se fazia na época, mas “a constituição de uma de uma linguagem fotográfica com características próprias em relação à pintura ou gravura do período dedicadas à guerra”.

Para o autor do artigo, “a cobertura in loco e a força do assunto trouxeram maneiras inovadoras de se representar o conflito”.

As imagens desta postagem estão presentes no artigo completo:

Artigo: Entre retratos e cadáveres: a fotografia na Guerra do Paraguai
Autor: André Amaral de Toral
Revista: Revista Brasileira de História (Associação Nacional de História)

Share