Nos últimos 50 anos, o Brasil viu se consolidar uma moderna indústria da comunicação de massas, que se tornou o principal veículo de informação e entretenimento de milhões de pessoas.
Com o boom da internet, os modelos midiáticos, como televisão, rádio, jornais e revistas, são obrigados a se reinventarem como prática e narrativa, além de serem obrigados a se organizarem no novo meio.
Além de importantes meio de propagação de informação, a mídia atuou também como participante direto de episódios políticos e econômicos do Brasil nas últimas cinco décadas.
O Divulga Ciência sugere ao leitor dois artigos científicos que procuram analisar a consolidação e história da mídia brasileira.
O primeiro, Retrato de uma ausência: a mídia nos relatos da história política do Brasil, publicado na Revista Brasileira de História (vol. 20, n. 39, 2000) analisa a participação política da mídia e discute porque historiadores e cientistas políticos ainda se sentem desconfortáveis com esta influência.
Já o segundo artigo, Uma aventura chamada Tupi: os primeiros anos da TV brasileira, publicado na revista Rumores (vol. 7, n. 13, 2013), destaca a importância da TV Tupi para a história da consolidação da mídia nacional.
“O Brasil, com a inauguração da TV Tupi em 1950, foi um dos cinco primeiros países do mundo a ter televisão e o primeiro da América latina. O invento, que se tornou uma paixão nacional, mesmo restrito inicialmente às classes mais altas, desde o começo demonstrará seu caráter popular”, afirmou a pesquisa.
Artigo: Retrato de uma ausência: a mídia nos relatos da história política do Brasil
Autor: Luís Felipe Miguel
Revista: Revista Brasileira de História (Associação Nacional de História)
Artigo: Uma aventura chamada Tupi: os primeiros anos da TV brasileira
Autor: Flávio Lins
Revista: Rumores (USP)