Divulga Leitura – Cultura, consumo e pirataria

pirataria

A revista Signos do Consumo, do  Departamento de Relações Públicas, Propaganda e Turismo da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo, publicou em sua edição de 2013 (vol. 5, n. 2) uma interessante resenha sobre o livro Universo Sígnico da Pirataria: Falso? Verdadeiro!, lançado pela editora Inmod.

No texto, o autor Diogo Kawano, mestrando da ECA-USP, narra a importância da obra, que traz “reflexões unindo áreas como antropologia, filosofia, psicologia, marketing, moda e design para compreender de maneira transversal a dinâmica da comunicação e do consumo nas práticas sociais”.

Outro detalhe ressaltado por Kawano se refere a lógica atual de consumo. Segundo ele, por causa da fabricação de produtos piratas, a concepção de autoria se desconstrói, “uma vez em que o criativo passa não mais a ser o foco por sua criação, mas sim assumindo um papel de manter uma marca em elevados patamares de consumo, alavancado pelo desejo simbólico que passa a residir não mais no corpo, mas fora dele, no objeto”.

Por fim, a resenha ressalta que a obra é muito valiosa por causar melhor entendimento, “não somente do consumo pirata em si, mas acima de tudo, da vasta dimensão simbólica de sentidos que envolve a esfera do consumo e da cultura, temas que os autores mostram dominar com toda excelência e rigor científico”.

Resenha: Cultura, marcas e pirataria: o consumo que não tem preço
Autor: Diego Kawano
Revista: Signos do Consumo