Novos Artigos – 100 anos com Roland Barthes

Capa da nova edição da "Criação e Crítica", especial Roland Barthes.
Capa da nova edição da “Criação e Crítica”, especial Roland Barthes.

Em 2015, Roland Barthes (1915-1980) comemoraria seus 100 anos de vida.

Nessa data marcante, a última edição da revista “Criação e Crítica”, n.14, publicada pela Universidade de São Paulo, organizou um especial “Barthes.com.Barthes”.

São artigos que analisam os trabalhos desse renomado escritor, sociólogo, crítico, literário, semiólogo e filósofo francês, que fez parte da escola estruturalista, com influência de Ferdinand Saussure.

Confira os artigos que vão desde a análise de sua presença e relevância na academia, passa por análises de sua obra, como o artigo “Roland Barthes, da História ao Haicai”, até exercícios de estilo com jogo Go, este último em francês, “Roland Barthes en Maître de Jeu de Go”.

Retirado do editorial:

“Como um jogo de Go, os textos  de Barthes não se definem pelo ataque. Nem ao autor, nem à cultura de massa, nem  a outros críticos e certamente nem a nós, leitores. Se alguém sai ferido, não é mais do que um acidente, ou melhor, um incidente. Neste número encontramos os amores, espaços e feridas incidentais daquelas que, mesmo depois de 100 anos, ainda continuam vivendo com Barthes.”

Confira os artigos na revista “Criação e Crítica”.