Por Kátia Kishi
A Universidade Federal de Rondônia desenvolveu o projeto de extensão Registrar e desenhar a biogeografia das terras indígenas de Rondônia por meio de mapas mentais, tendo como um dos resultados um material de apoio para o ensino de Geografia nas terras indígenas.
O trabalho foi desenvolvido entre 2011 e 2012 no campus Ji-Paraná com alunos da universidade que fizeram entrevistas e recolheram mapas mentais, desenhos e registros escritos de várias aldeias no estado de Rondônia e do noroeste do Mato Grosso e que tivessem alunos indígenas no Departamento de Educação Intercultural (DEINTER) da universidade.
Os mapas permitiram a reflexão sobre os recursos naturais nas terras indígenas, seu uso, manejo sustentável e conhecimentos da fauna e flora. Além da construção dos conceitos espaço, lugar, território e território.
O estudo foi publicado na última edição da Revista Cultura e Extensão da USP, e defende que “o mapa (no seu sentido mais amplo possível) exerce a função de tornar visíveis pensamentos, atitudes, sentimentos tanto sobre a realidade (percebida) quanto sobre o mundo da imaginação”.
Outros resultados da pesquisa, indicam que “os indígenas valorizam o uso de pictogramas para representação do espaço e seus elementosEstes pictogramas configuram símbolos que são carregados de significados, que extrapolam a representação em si para revelar visões de mundo e experiências.”
Confira o artigo completo na Revista Cultural e Extensão da USP:
Artigo: Registros das terras indígenas de Rondônia por meio de mapas mentais
Autor: Maria Lucia Cereda Gomide e Alex Mota dos Santos
Revista: Revista Cultura e Extensão da USP (vol.13, 2015)