“Além de Dawin” – minhas impressões

Antes de começar eu acho necessário fazer uma pequena ressalva >> Quem me conhece sabe que dificilmente eu pego um livros de contos para ler – não gosto muito, sabe. Aquele texto curtinho que mal você pega, começa a empolgar e… já acabou. Prefiro livro com capítulos longos (Ficadica pra quem for me dar livros de presente).

Pois bem… um dia, lendo os tweets que apareciam na minha página vejo alguém (provavelmente a Bê) comentando de um tal livro… “Além de Darwin”. E depois esse nome foi se multiplicando e junto descobri que o autor (Reinaldo José Lopes) já tem gabarito na área. Depois comecei a ver umas resenhas pipocando ali… outra acolá… todas falando superbem do cara do livro. Pensei comigo mesmo “vou comprar!” – e comprei.

Saí da livraria e quando cheguei em casa, rasguei o plástico que empacotava o livro e fui folheá-lo… Definitivamente esse não seria um livro que eu compraria se estivesse olhando livros na livraria. Provavelmente eu o pegaria, passaria as páginas… mas a estrutura em pequenos textos me faria desistir.

Ainda bem que eu já tinha comprado quando eu vi isso e, que bom, que só ouvi boas palavras do livro.

Além de Dawin – Reinaldo J. Lopes – Ed. Globo

Pois então… “Além de Darwin” é um livro de divulgação científica. Pode ser lido por praticamente qualquer pessoa pois é escrito de maneira fácil sem o uso de termos complexos – os que aparecem são logo explicados de uma maneira extremamente brilhante – e nem por isso é superficial.

Reinaldo começa seu livro fazendo um breve resumo da história da Terra. Depois passeia pelos mais diferentes temas (?) da biologia: da biologia molecular, passando pelas bactéria, os animais, o sexo… tudo isso de forma fluente, em um constante diálogo com o leitor. Reinaldo consegue ainda tecer paralelos com a história, a literatura e as mitologias grega e nórdica.

Só para deixar quem ainda não leu, com mais vontade, alguns dos temas que são tratados no livro:

  1. Como a evolução fez com que seres adultos mantivesse em sua fisionomia algumas características infantis (pedomorfose)
  2. Fala como o mecanismo de partenogênese (reprodução sem sexo) sem mantém apesar de ser aparentemente inviável.
  3. Os corvos são muuuuito espertos (isso realmente me surpreendeu)
  4. A saída dos vertebrados do meio aquático
  5. A volta dos mamíferos com casco para a água e origem dos cetáceos (lendo você vai entender que não é tão absurdo como, aparentemente, parece – só para completar, esse foi, definitivamente, um dos maiores choques que eu tive durante o meu curso)

E assim, mais do que um livro que um livro que mostra exemplos de fatos que suportam a teoria/o fato da A Evolução, “Além de Dawin é um livro que exalta a vida. E, supreenda-se ou não, Reinaldo é “um católico praticante, o que nos mostra que Religião e Ciência apesar de serem “coisas” distintas, não são, necessariamente, mutuamente excludentes.

Gosta de evolução? Leia “Além de Dawin”…

Não gosta? Leia também… é diversão com conteúdo!

6 comentários em ““Além de Dawin” – minhas impressões

  • 2 de fevereiro de 2010 em 17:41
    Permalink

    Eu já vi esse livro pra comprar, mas nem botei fé… Agora que vi vc comentando, fiquei tentada a lê-lo tb =P

    Resposta
  • 2 de fevereiro de 2010 em 19:01
    Permalink

    Eu, uma pessoa super preguiçosa para ler, adoro livros de contos, pq eu não fico perdido no enredo depois de ficar dias sem ler. Apesar de eu não gostar muito de ficar lendo coisas biológicas nas horas de lazer… esse livro pode ser interessante, mas como eu sei que você não vai xerocar ele pra mim … hauhauah… eu vou ter que esperar para comprar ele…

    Resposta
  • 3 de fevereiro de 2010 em 19:24
    Permalink

    grande Samir, muito obrigado pela gentileza, meu caro. E, pessoal, se estiverem mesmo interessados no livro, posso mandar com dedicatória e desconto e frete grátis pra vcs 😉

    Abraço!

    Resposta
  • 4 de fevereiro de 2010 em 22:00
    Permalink

    Eu, como sempre bico os livros do samir, é loooooooógico que vou querer emprestado esse tb!!!!!!!!

    Resposta
  • Pingback: Valinor » Livro do Cisne autografado, com superdesconto e frete grátis

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *