“Bactéria atacando os seios (assunto sério)” – mas que não procede

A Ísis compartilhou [intencionalmente e de forma crítica, que fique bem claro] um email-SPAM e eu resolvi postá-lo aqui no blog. Optei por manter todas as frases em caixa baixa, e utilizar só uma cor no corpo do texto para não destacar coisas desnecessárias. O texto original está em cinza, e os meus comentários em azul…

Bactéria atacando o seio – alerta para as mulheres – urgente.

O título do email já aparece com um tom apelativo e o urgente ali no finalzinho já dá a dica: “abre o olho que é SPAM”

Para conhecimento.

Bora dar um tom de seriedade e deixar esse email com cara de comunicado oficial?

Favor repasse para todas as mulheres (e também homens) de sua lista… É muito forte! As imagens são mesmo impressionantes!… Pessoal é muito importante, por favor, divulguem. O médico já testou que ela pegou uma bactéria que se encontra em tecido novo. (sem ser lavado)

Agora vamos indicar a quem esse email deve ser reencaminhado: às mulheres. Mas também os homens (ou seja: o viral quer atingir todo mundo). Além disso, vamos fazer um drama e implorar para que essa mensagem seja repassada. Mas claro! Vamos usar as palavras: “forte”, “chocante”… E, é lógico, “médico” – afinal precisamos de um respaldo científico!

Leia o texto primeiro. Sómente depois veja as fotos.

Ignorando o acento agudo no somente, o que talvez seja uma mensagem subliminar, me responda: você conseguiria continuar a ler o texto sabendo que tem imagens clamando para serem vistas? Eu acho que não!!

As fotos são realmente impressionantes, causam profundo impacto. Por favor, repasse para todas as pessoas de sua lista, para que elas também as envie e possamos alcançar o maior número possível de mulheres… Ao abri-las, compartilhe-as com outras pessoas, esposas, filhas, irmãs, sobrinhas, primas, mães, avós, amigas.

Ressaltar como as imagens são fortes (e realmente são)… O mesmo comentário feito um pouco mais acima… Enfim: vamos fazer o viral se espalhar, galera, “por favor”!!

O texto fala da importância de lavar as roupas íntimas recém compradas antes de usá-las. Explica que as roupas são feitas em diferentes partes do mundo, transportadas em sacos, caixas, sendo manipuladas por grande quantidade de mãos antes de serem acondicionadas para transporte. Além de estarem expostas a excrementos de animais transmissores de doenças. Esclarece ainda que durante o amaciamento do tecido e, segundo as condições climáticas, as caixas ou embalagens geram umidade, ambientes propícios para a proliferação de germes, parasitas e bactérias.

Quando pensamos na pele, ela é muito mais do que uma simples capa que separa o nosso interior do meio externo. A pele íntegra é uma estrutura que forma nossa primeira forma de barreira contra possíveis patógenos. Somos capazes, inclusive, de produzir substâncias antimicrobianas e secretá-las sobre a pele. Assim, infecções de pele, geralmente, ocorrem apenas quando há presença de lesão no local – assim, os micro-organismos encontram uma porta de entrada para o nosso corpo. Quando a gente pensa nos riscos de contaminação a partir de uma roupa, elas seriam provavelmente algo como uma conjuntivite ou uma diarreia decorrente do transmissão de bactérias pela rota fecal-oral/ocular pelo manuseio das costureiras, empacotadores, vendedores e clientes (nada muito diferente dos riscos que você poderia ter se não lavasse as mãos ao sair de um ônibus – você lava, né?).

Por favor, lavem bem as roupas novas, antes de usá-las, já que não se conhece o causador destas anormalidades, mas sabe-se que eles estão nas roupas novas. Favor lavá-las em água fervente.

Isso aqui não seria tão difícil de descobrir: tentar fazer um isolamento da bactéria. Mas lavar a roupa antes de usar é uma questão mais de higiene e bom senso, existem algumas doenças que podem sim, ser transmitidas por roupas (principalmente DSTs), mas também expandir isso para uma epidemia de ulcerações é exagero. O que manda é o bom senso, você não vai querer usar uma roupa com manchas estranhas, sujas ou fedorenta… ou vai?

Vamos, agora,  finalizar nosso SPAM, citando o nome de algum médico ou de algum funcionário  importante de algum hospital !! – afinal de contas, esse email “tem” credibilidade! – só que não.

Agradecida,
Lúcia Quintão
Secretária, TFD e diretoria clínica – Hospital Yutaka Takeda

Uma coisa que eu gosto de fazer quando recebo esses SPAMS é checar se pelo menos essas pessoas existem . Foi só jogar no Google que eu descobri que essa mulher realmente existe, porém, não trabalha mais nesse hospital – provavelmente ela foi apenas uma vítima escolhida pelo autor do SPAM – confira aqui o link de uma reportagem publicada há poucos dias sobre esse SPAM.

Ah, um lembrete final (só faltou o peloamordedeus):

repassem para todas as mulheres e homens também.

Gente, mas como eu poderia me esquecer das imagens!!! Sério, elas são fortes, então se você quiser realmente vê-las, só clicar aqui embaixo que você será redirecionado – é o MdC respeitando o leitor =D

Pedi ajuda a uma médica para analisar essas fotos.

Algumas, sim, parecem com infecções bacterianas, como as de número #1, #2, #3, #4 e 5. Mas aqui ressalvamos a necessidade da porta de entrada que pode ser um arranhão ou uma picada de inseto. O quadro apresentado em #4 pode ocorrer, por exemplo, devido à infecções causadas por mordedura (seja pelo bebê durante a amamentação, ou pelo parceiro no ato sexual) – a boca tem uma quantidade enorme de bactérias que ali estão em equilíbrio, mas quando são introduzidas em uma outra região do corpo podem causar um “belo” estrago.

Na foto #6 vemos uma mastectomia (retirada da mama) e a queimadura causada pela radioterapia. Já a foto #7 nos mostra um estágio avançado de câncer de mama. A foto  #8 parece ser de um granuloma e a #9 de um câncer de mama ulcerado.

Por fim, repare que em todas as fotos há uma tarja preta – nela está escrito “ogrish.com”. Esse era um site de depósito de vídeos e imagens chocantes que está fora do ar desde 2006. Me diz, se esse é um email sério, porque as fotos não são do próprio hospital, mas de um site grotesco?

Então fica aqui a análise desse SPAM, e o recado/alerta para que você não acredite em tudo que você lê na internet. Procure se informar pelo menos se há uma lógica no email que você recebeu antes de passá-lo para frente (não custa nada abrir o Google e fazer uma pesquisa rápida!). Esse email, por exemplo, parece que já está circulando desde 2009! Fique atento e uso o bom senso sempre!

10 thoughts on ““Bactéria atacando os seios (assunto sério)” – mas que não procede

  • 19 de janeiro de 2012 em 21:56
    Permalink

    "Isto" chegou na minha caixa de email a uns dois anos. Viral não pára mesmo!

    Resposta
    • 14 de fevereiro de 2013 em 13:20
      Permalink

      Eu recebi essa semana, de uma pessoa bem intencionada, mas que não sabe reconhecer um SPAM.

      Resposta
  • 21 de janeiro de 2012 em 14:12
    Permalink

    Olá, não conhecia esse email.
    Mas fugindo um pouco do post, sabe qual a primeira coisa que penso quando vejo fotos assim?
    Como é que a pessoa deixa chegar nesse ponto?!?!?
    Será que não procurou ajuda antes? Não foi atendida? Ou...?
    Porque não é da noite pro dia que surge um ferimento desse tamanho...
    8-o
    C.

    Resposta
    • 21 de janeiro de 2012 em 15:43
      Permalink

      Oi Chloe,
      eu mesmo já me fiz muito essa pergunta... mas então descobri que isso às vezes foge à nossa realidade porque temos um fácil acesso a medicos, por exemplo. Agora, imagine um possoa muito humilde e que tem que trabalhar muito para sustentar a família. Muitas vezes eles só deixam para ir ao médico quando o caso já está bem avançado. Ou pessoas que moram em regiões mais afastadas, que precisam andar muito para chegarem ao hospitam. Ou mesmo desinformação... inicia-se a ulceração e o indivíduo pensa que vai sarar e a lesão só piora. Além do aspecto social, temos que considerar a própria etiopatologia da doença, por exemplo, a fasciíte necrosante causada por Streptococcus pyogenes pode avançar numa taxa de 3 cm/hora!

      Resposta
  • 21 de janeiro de 2012 em 17:11
    Permalink

    3cm/hora!!! Agora fiquei assustada!
    Definitivamente essa vem da noite pro dia, rs...
    Nunca tinha ouvido falar da FN; claro, não sou da área e nunca ouvi falar de um monte de coisa.
    Dei um google e uma lida no que achei; impressionante!
    Bem que esses emails podiam passar informações úteis né...
    Conforme o que li, a varicela que é uma doença comum em criança, em alguns casos, se não for bem cuidada pode levar a um ferimento desses.
    Enfim... pelo menos temos o SBB! 8-D
    Abç e parabéns pelo blog!
    ; )
    C.

    Resposta
  • 3 de fevereiro de 2012 em 11:21
    Permalink

    Se prepare para a futura enxurrada de emails e comentários dos que acreditam em tudo que chega em suas caixas de email.

    Resposta
    • 14 de fevereiro de 2013 em 13:22
      Permalink

      Hoje eu dia eu duvido de tudo e costumo sempre pesquisar, mas a maioria nem de dá ao trabalho de questionar se é verdade ou não!

      Resposta
  • 11 de março de 2013 em 21:35
    Permalink

    Agora tais imagens, acompanhadas de um relato como esse, estão sendo compartilhados no facebook. Muita ignorância alguém passar algo sem a confirmação. Utilizar o google é tão simples. As vezes o usam para tirar a dúvida sobre uma letra de música cantada errada, mas pra procurar saber a verdade sobre uma doença possivelmente grave, o sujeito ou sujeita, tem preguiça e prefere compartilhar sem saber.
    Santa ignorância.. ou preguiça?

    Resposta
  • 30 de maio de 2015 em 23:22
    Permalink

    Maysa, nenhum diagnóstico clínico deve ser realizado pela internet. Não posso te ajudar dessa vez, a não ser sugerindo que você procure um médico. Ele, sim, tem formação para te examinar e emitir qualquer laudo sobre sua situação.

    Resposta
  • Pingback: Lave roupas íntimas novas para o seu seio não ser destruído, diz alerta falso

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *