Microrganismo de Sexta: cometas no interior de células

Esses pequenos cometas que vemos nessa foto são, na verdade, bactérias. Especificamente nesta foto, temos a bactéria Gram-positiva Listeria monocytogenes. Porém, poderia ser outra bactéria, inclusive uma Gram-negativa como a Shigella flexneri ou a Rickettsia rickettisii

Na verdade, isso que vemos é um mecanismo de patogenicidade que essas três bactérias possuem. A imagem abaixo explica o que está acontecendo:

Essas bactérias reproduzem-se no interior da célula hospedeira. Assim, após induzirem a própria fagocitose, o microrganismo escapa do fagossomo ficando livre no citoplasma da célula hospedeira.

Não bastasse isso, a bactéria provoca alterações no citoesqueleto do hospedeiro, promovendo a montagem de uma cauda de actina em um de seus pólos celulares.

Feito isso, essas bactérias adquirem motilidade, sendo capazes de passarem de uma célula a outra!

Voltemos, então, à primeira imagem do post… Ela mostra a microscopia de fluorescência de bactérias em movimento no interior de uma célula. Foram coradas tanto as células bacterianas (em vermelho), quando os filamentos de actina (em verde). As regiões com fluorescência verde e vermelha sobrepostas aparecem em amarelo.

Legal, né? Mas fica ainda mais quando a gente vê isso em vídeo, olha só:

 

 

As imagens foram obtidas daqui.

O vídeo, eu achei no site  “Cell motility“, indicação da Tati Nahas. Lá você consegue ver outras células utilizando a actina para  se movimentar! 


Contribua para esta seção do blogue! Entre em contato com a gente e mande sua sugestão. 

Quer conhecer outros microrganismos curiosos? Fique ligado no Meio de Cultura! Você pode curtir a nossa página no Facebook e ou nos seguir no Twitter. Você ainda pode receber nossas atualizações diretamente no seu email!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *