Uma bactéria alquimista

O sonho de criar ouro a partir de outros metais nada nobres e valiosos sempre fascinou as pessoas…

IMG_1763.JPG

Desde o século III a.C. até o surgimento da química, os alquimistas buscavam não só a transmutação dos metais, mas um elixir da vida eterna e a elevação do homem como um ser perfeito estavam em seus objetivos… Porém, apesar de séculos de tentativas e muitos alquimistas famosos, esses objetivos não foram atingidos.

Nicolau Flamel… ele bem que tentou mas não virou um imortal da ABL
Bom… Pelo menos não por mãos humanas… (pelo menos não diretamente)
Isolada das minas ouro do Chile, a bactéria Cupribacterium auryphera consegue transformar sulfato de cobre residual do processo de mineração em ouro. Ouro puro, pra ser mais preciso. Bactérias que modificam metais não são novidade. A bacteria Cupriavidus metallidurans*, por exemplo, pode transformar cloreto de ouro em ouro puro. Mas note como os professor são distintos.
No caso de C. metallidurans o ouro é purificado a partir de uma substância da qual já fazia parte. Por outro lado, C. auryphera transforma cobre em ouro por um processo ainda desconhecido. Os cientistas estão muito empolgados com a descoberta, mas ao mesmo tempo muito preocupados com os impactos econômicos que podem advir dessa descoberta.
Mas você, caro leitor do Meio de Cultura, não precisa se preocupar. Este post não passa de uma brincadeirinha de PRIMEIRO DE  ABRIL! E a ideia surgiu após uma rápida discussão com minha irmãzinha de laboratório Patrícia Oliveira =)
Como sempre, não custa lembrar: nem tudo que reluz é ouro… Sempre desconfie de notícias estranhas da Internet 😉
*Esse trechinho sobre a Cupriavidus metallidurans é verdadeiro. A parte sobre a Cupribacterium auryphera é fictício!

A figura do He-Man eu roubei dos vizinhos do “Colecionadores de Ossos” (a figura tem um link para o blog deles!)