Revista

Revista Blogs Unicamp se inspira na relação entre Educação, Ciência e Arte, tema do III EBDC | editorial n. 10 v.1

imagem da capa da revista Blogs Unicamp, com Volume 10, Número 1, e texto de capa "Clima de Eleição"
Além de promover debates cruciais para a comunicação científica no Brasil, a edição aborda diversos assuntos relevantes, como a febre do Oropouche, o cenário político nacional e a conservação dos oceanos.

Jaqueline Nichi

Querides leitores,

É com grande entusiasmo que apresentamos a mais recente edição da Revista Blogs Unicamp e a primeira de 2024, que surge em meio aos preparativos para o aguardado III Encontro Brasileiro de Divulgadores de Ciência (EBDC). Marcado para acontecer de 15 a 17 de novembro no Instituto Principia, em São Paulo, este evento representa um marco fundamental para a comunicação científica em nosso país, reunindo uma diversidade de profissionais, pesquisadores, estudantes e interessados nesse campo.

Com o tema central “Educação, Ciência e Arte”, o III EBDC promete proporcionar um espaço rico em debates, trocas de experiências e reflexões fundamentais para o avanço da divulgação científica no Brasil. Convidamos a todos a participarem. As inscrições para a submissão de trabalhos estão abertas até 26 de maio no site do evento.

Mas nem só de evento vive esse editorial…

Nesta edição da revista, preparamos uma cuidadosa seleção de conteúdos que refletem a diversidade e a qualidade da ciência brasileira. Destacamos o artigo da nossa autora convidada, a biomédica Mariene Amorim, que nos alerta sobre a febre do Oropouche e sua repercussão na saúde pública, especialmente na região Norte do Brasil. A disseminação desse vírus demanda uma resposta coordenada das autoridades e pesquisadores, visando prevenir e controlar futuros surtos.

Em nosso artigo de capa, abordamos o atual cenário político brasileiro em ano de eleições municipais, com uma análise desta autora sobre a importância da adaptação climática nas propostas dos candidatos e o crescente protagonismo das questões ambientais nas agendas eleitorais.

A conservação dos oceanos também recebe destaque com reflexões provocativas de Juliana Di Beo sobre a interligação entre o bem-estar da população brasileira, o sucesso econômico e a preservação dos nossos mares, além da abordagem de Ana de Medeiros Arnt sobre a relevância da Lei “Não é Não” na proteção dos direitos individuais das mulheres brasileiras.

Outros temas relevantes são explorados em artigos que incluem a contaminação por microplásticos em morcegos, a inclusão da PrEP nas ações de 2024 e os desafios do estágio supervisionado.

As duas resenhas desta edição também oferecem reflexões instigantes. Leonardo Dias Nunes analisa a obra “A fratura brasileira do mundo: visões do laboratório brasileiro da mundialização, de Paulo Arantes” e discute a “brasilianização do mundo” e sua relação com a precarização do trabalho. Já Juliana Di Beo narra a coragem da nadadora Nyad em sua histórica travessia pelo Atlântico Norte aos 60 anos, em filme homônimo estrelado por Annette Benning.

Por fim

Esperamos que esta edição seja uma fonte inspiradora de conhecimento para nossos leitores, contribuindo para um debate informado e consciente sobre os temas que moldam nosso mundo. Agradecemos a todos os autores, colaboradores e leitores por fazerem parte desta jornada para valorizar e ampliar a divulgação científica no Brasil.

Boa Leitura!!

Sobre o editorial

O texto editorial foi escrito por Jaqueline Nichi, jornalista e editora da Revista Blogs Unicamp, doutora em Ambiente e Sociedade pelo Núcleo de Estudos e Pesquisas Ambientais (NEPAM/UNICAMP) e blogueira da rede no Blog Natureza Crítica.

Como citar:

Nichi, Jaqueline (2024). Revista Blogs Unicamp se inspira na relação entre Educação, Ciência e Arte, tema do III EBDC. Revista Blogs Unicamp, V.10, N. 01. Disponível em: https://www.blogs.unicamp.br/revista/2024/05/02/editorial-v10-n1-2024/.  Acesso em DD/MM/AAAA

Descubra o futuro na economia espacial! Exploramos dimensões atuais, mudanças desde o século XX e conexão com a transformação digital.