Edições Anteriores – O Ocidente e o Oriente no jornalismo

Crédito: Time/Arquivo

A última edição da Revista Significação da Universidade de São Paulo (vol. 41, n. 41 2014), publicou o artigo A sombra, o tirano e o louco: o dualismo ocidente/oriente no jornalismo visual, no qual estuda as diferenças entre Ocidente e Oriente a partir de três imagens: “a sombra, o tirano e o louco”, respectivamente vinculadas às figuras de Osama Bin Laden, Saddam Hussein e Mahmoud Ahmadinejad.

Tais representações, segundo o estudo, aparecem como estereótipos no jornalismo visual, estando em oposição a valores ocidentais, como luz, democracia e razão, por exemplo.

Para compreender a análise de estereótipos, contexto histórico, jornalismo e memória, o artigo Convergência e Memória: jornalismo, contexto e história, publicado na Revista Matrizes da Universidade de São Paulo (vol. 4, n. 1, 2010), analisou os processos de produção de memória em um contexto de relação entre memória e jornalismo — onde, de acordo com o pesquisador, a concepção de jornalismo é um repositório de memória para a produção de relatos históricos.

Artigos: A sombra, o tirano e o louco: o dualismo ocidente/oriente no jornalismo visual e Convergência e Memória: jornalismo, contexto e história
Autores: Alberto Klein e Marcos Palacios, respectivamente
Revistas: Significação e Revista Matrizes, respectivamente