Edições Anteriores – Revista da Faculdade de Direito da USP

direito usp
Na esquerda, a capa da primeira revista da Faculdade de Direito de São Paulo, de 1893; na direita a edição comemorativa de 500 anos do Brasil. (Crédito: USP)

Divulga Ciência publica semanalmente, às quartas-feiras, a seção Edições Anteriores. Nela, nossa equipe sugere um artigo científico publicado anteriormente — como sugere o nome — que tenha alguma relação com temas da atualidade, como política, economia, entre outros.

Nesta edição, porém, o Divulga vai relatar a bela história de uma preciosidade científica: a Revista da Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo.

Com 115 anos de existência, todos seus números e volumes podem ser encontrados no portal de revistas da USP. É uma coleção fascinante de material científico de Direito, disponível gratuitamente.

Figuram como autores de artigos, nomes de juristas como João Monteiro, Frederico Abranches, Alfredo Lima, João Mendes de Almeida Júnior, Brasílio Machado, Aureliano Coutinho, Manoel Pedro Villaboim, Francisco Morato, Ruy Barbosa, Alcântara Machado, entre outros.

Segundo o portal da USP, a revista foi criada com o nome de Revista da Faculdade de Direito de São Paulo, em 26 de abril de 1893, pela Congregação da Faculdade de Direito — sua primeira edição foi publicada em 15 de novembro do mesmo ano.

Em sua história, o periódico “não passou por mudanças radicais nem por longos períodos de interrupção, com exceção do lapso entre 1914 a 1925, em razão da Primeira Guerra Mundial, quando se enfrentou enorme dificuldade para aquisição de papel para impressão”.

Com a criação da Universidade de São Paulo, em 1934, a Faculdade de Direito foi incorporada à USP juntamente com sua revista. A partir de então passou a ser publicada com o título Revista de Direito da Universidade de São Paulo.

Em toda a coleção, pode-se encontrar artigos específicos direito, mas também textos políticos, como no volume 26, de 1930. Nele constam inúmeros artigos que retratam o ano em que Getúlio Vargas tomou a presidência da República.

Acesse os portais da Revista da Faculdade de Direito de São Paulo e da Revista de Direito da Universidade de São Paulo e tenha uma boa viagem no tempo.