Imagem em Destaque – Padre Cícero

padim ciço

“A chuva que cai no chão para molhar o torrão,
é a linda Juazeiro do Padim Ciço Romão;
a vida de meu Padim dá gosto de a gente ver,
sentado em sua mesinha continua a escrever;
e na sala de jantar tem café para você,
porque ele e os amigos não irão se aborrecer;
lá no quarto suas vestes e sua cama também,
mas ele dorme na rede demonstra estar muito bem;
o nosso humilde pastor foi homem forte e de fé,
por isso é que Juazeiro vai continuar de pé.”

O cordel de Dona Mundinha, 89 anos, deixa claro a adoração e admiração do povo cearense ao Padre Cícero, carinhosamente chamado de Padim Ciço.

Nas terras de Padre Cícero, publicado na Revista USP (n. 98, 2013), não é um artigo científico convencional: é um relato literato e também uma peça jornalística sobre um dos maiores ícones da cultura nordestina.

Atílio Avancini, professor da Escola de Comunicação e Artes da USP, autor do texto, viajou para Juazeiro do Norte, no Ceará, para retratar o culto à Padim Ciço. O artigo conta que a cidade, com cerca de 250 mil habitantes, vive do turismo e das romarias ao “patriarca do Nordeste”.

A Imagem da Semana é o monumento em homenagem à Padre Cícero. Esculpida em 1969, a obra de arte em concreto armado pesa 500 toneladas e possui 25 metros de altura. Segundo Avancini, “o efeito de estar diante do monumento é impactante, sua tonalidade branca ganha luminescência própria, inspirando plenitude como um sopro de origem celeste”.

Na cidade há também um museu dedicado à Padim Ciço, chamado o Santo Sepulcro. Situado na colina do Horto, o antigo retiro e morada de Padre Cícero é hoje um espaço consagrado para a devoção popular.

“No pequeno museu, a nostalgia mesclada de religião e política oferece um universo iconográfico reduzido às fotografias na parede, às esculturas e aos ex-votos (objetos no formato de partes do corpo humano, que teriam sido curadas, oferecidos pela graça alcançada). Assim, a memória e o passado emergem pela sobreposição da história oral, imagética e escrita de Padre Cícero como suporte regulador de equilíbrios”, descreveu o autor do artigo.

Leia o texto completo sobre a viagem de Atílio Avancini à Juazeiro do Norte e veja outras belas imagens do local.

Artigo: Nas terras de Padre Cícero
Autor: Atílio Avancini
Revista: Revista USP

Share