Divulga Cientista – Renato Janine Ribeiro

renato janine ribeiro
Crédito: Marcos Alves/Agência O Globo

Na última sexta-feira, 27, foi anunciado o nome do novo Ministro da Educação, o professor de filosofia da Universidade de São Paulo, Renato Janine Ribeiro — ele tomará posse no dia 6 de abril.

Janine Ribeiro é reconhecido por seu trabalho em Ética e Filosofia Política, cadeira que ocupa como professor titular na USP desde 1994, e que lhe garantiu a condecoração na Ordem Nacional do Mérito Científico, em 1998, o Prêmio Jabuti, em 2001, e a Ordem de Rio Branco, em 2009.

Nascido em Araçatuba, no interior de São Paulo, no dia 9 de dezembro de 1949, o filósofo se destacou por suas pesquisas e estudos, primeiramente, sobre Thomas Hobbes, filósofo inglês do século XVII, e em seguida, sobre temas mais abrangentes na área da filosofia política, como reflexões sobre a sociedade atual e seus antecedentes — escreveu ensaios sobre a Revolução Francesa e a aplicação da filosofia política de nosso tempo às condições de uma sociedade carente de democracia.

Janine Ribeiro se graduou na USP em 1971; dois anos depois concluiu seu mestrado na Universidade de Paris I – Sorbonne, e seu doutorado pela USP, em 1984.

O Divulga Ciência separou alguns artigos científicos e uma entrevista do filósofo:

Artigo: História e revolução: a Revolução Francesa e uma nova ideia de história
Revista: Revista USP (n. 1, 1989)

Artigo: Filosofia, ação e filosofia política 
Revista: Revista Brasileira de Ciências Sociais (vol. 13, n. 36, 1998 – Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Ciências Sociais)

Artigo: Não há pior inimigo do conhecimento que a terra firme
Revista: Tempo Social (vol. 11, n. 1, 1999 – USP)

Artigo: O Brasil e a democracia de protesto
Revista: Revista Matrizes (vol. 8, n. 1, 2014 – USP)

Entrevista: Ética e Direitos Humanos
Revista: Revista Interface – Comunicação, Saúde, Educação (vol. 7, n. 12, 2003 – Unesp Botucatu)

Share