Novelas protagonizam consumo de cosméticos e estilos de beleza em mulheres

As novelas fazem parte da cultura brasileira. Quem nunca viu alguém cancelar um passeio para ficar  assistir os capítulos finais de uma trama ou ouvir nas ruas expressões ou modismos que saíram das tramas televisivas? Se nos anos 1980 as novelas aproveitavam o desenrolar do roteiro para apresentar produtos selecionados adequados a trama, hoje elas modificam o roteiro para inserir o marketing de inúmeros ítens. Em artigo na última edição da Revista Uninter de Comunicação, as pesquisadoras Anna Claudia Soares e Ana Paula Heck, da Universidade de Tuiuti do Paraná, investigaram como as novelas influenciam o comportamento de consumo das mulheres e concluíram que as técnicas de merchandising são bem sucedidas pois influenciam o comportamento de consumo da grande maioria delas.

Mesmo que as novelas não façam parte de nossa programação, atores e atrizes são figuras conhecidas e presentes em uma infinidade de propagandas que nos confrontam em supermercados, bancas de jornais, no noticiário, nos restaurantes e salões de beleza com seus modelos de ideal de beleza, família, gênero e estilo de vida.

Claudia e Ana Paula entrevistaram 259 mulheres por meio de questionários realizados presencialmente em salões de beleza, ou virtualmente via redes sociais e meio online (Google Forms). A maior parte delas pertence às classes C (53%) e D (29%), são casadas (47%), com idades de 26 a 35 anos (35%) e 36 a 45 anos (29%). Cerca de 74% estudam ou concluíram o ensino superior, e 94% acessam a internet diariamente, com enorme acesso do Facebook (97%) e Youtube (71%).

A TV faz parte dos hábitos diários de 83% das entrevistadas, sendo que a Rede Globo (84%) é o canal preferido, seguida pela Record (35%) e SBT (34%), cada uma delas com 4 novelas em sua programação semanal atual. A novela é o programa mais visto (78%) à frente do noticiário (72%).

Personagens modelo de consumo

De cima para baixo em sentido horário, Giovanna Antonelli, Bruna Marquezine, Claudia Raia
e Glória Pires estão entre as atrizes mais mencionadas pelas consumidoras de cosméticos. Imagens: Fragrantica/Divulgação/Jafra/Pinterest

Segundo as pesquisadoras, a grande maioria das entrevistadas se diz influenciada (59%) pelas novelas ao mudar seu visual ou muito influenciada (64%) pelas propagandas protagonizadas por suas personagens para escolher um produto. Estes dados são confirmados pelo grande percentual de mulheres (68%) que afirmaram já ter se inspirado em uma personagem para questões de beleza ou que admitiu (74%) já ter consumido produto que apareceu em cena de novela ou usado por personagem de novela.

Dentre os produtos mais consumidos estão os esmaltes, cosméticos em geral e acessórios ou joias, mas as cores e estilos de cortes de cabelo também sobressaem.

De acordo com pesquisa divulgada no início do ano pela Kantar Ibope Media, os brasileiros assistem a uma média crescente – e chocante – de 6 horas diárias de televisão, sendo que as mulheres despendem 37 minutos a mais que os homens (6h34 minutos) nesta (in)atividade.

Talvez esteja aí a resposta para entendermos a gigante indústria de cosméticos e perfumaria que coloca o Brasil em segundo lugar no consumo mundial de esmaltes e em quarto entre os consumidores de cosméticos, segundo a Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (ABIHPEC).

 

Leia o artigo completo:

Anna Claudia Soares, Ana Paula Heck. Do folhetim para a vida: a influência das telenovelas no consumo de produtos e serviços de beleza. Revista Uninter de Comunicação, v. 5, n. 8, jun. 2017.

Fale com as autoras:

Anna Claudia Soares, email: contatoannaclaudiasoares@gmail.com; Ana Paula Heck, email: ana.h@uninter.com

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