O que é a dengue?

Nas últimas décadas, todos nós nos acostumamos a ouvir sobre a dengue, fosse um vizinho, amigo ou parente que tivesse a doença, ou lendo e assistindo nos diversos jornais. Mas afinal, o que é essa doença?
Texto escrito por Maurílio Bonora Junior, Mariene Ribeiro Amorim e Alexandre Borin Pereira

A dengue é um grande problema de saúde pública a muitos anos, principalmente aqui no Brasil. Ela é uma arbovirose, isto é, uma doença causada por um vírus transmitido por artrópodes – nesse caso, um mosquito – que tem como hospedeiro final um animal vertebrado. Além disso, ela também é uma doença tropical negligenciada, em outras palavras, uma doença — causada por um microorganismo — que não recebe sua devida importância, por afetar principalmente pessoas pobres e com pouco acesso a serviços de saúde, devido a sua localização (geralmente áreas tropicais, como o Brasil) e situação socioeconômica. Aliado a isso, tais doenças são pouco diagnosticadas e não possuem muitos testes disponíveis.

O problema quanto às Doenças Tropicais Negligenciadas

Existem diversas doenças tropicais negligenciadas, como a doença de Chagas, barriga d’água, lepra, dengue, zika, chikungunya, e várias outras. Ser uma doença negligenciada tem relação com o fato de ser ignorada pelas autoridades públicas de saúde — na maioria das vezes — mesmo estas sabendo de sua existência. Um dos principais motivos para isso é o desinteresse por parte das grandes empresas e laboratórios farmacêuticos em desenvolver medicamentos e vacinas para tais doenças. Essas pesquisas necessitam de um grande investimento financeiro.

Contudo, por serem destinadas a países pobres (que geralmente são os que sofrem com essas doenças) as empresas têm um pequeno retorno financeiro, visto que tais países não têm condições para pagar um grande montante pelos medicamentos e vacinas. Recentementevimos essa situação com as vacinas contra covid-19, em que muitos países ricos chegaram a comprar cinco doses para cada um dos seus cidadãos, enquanto outros países (principalmente da África) não tinham condições de comprar quaisquer vacinas para seus cidadãos.

Voltando a dengue…

O vírus causador da dengue é chamado de Dengue virus (ou DENV), sendo de uma família e gênero conhecidos de vírus, Flaviridae e Flavivirus (respectivamente), os quais são conhecidos por também englobarem outras viroses presentes no Brasil: a febre amarela e o zika vírus. O DENV é um vírus de RNA envelopado (isso é, recoberto por uma camada de gordura). Assim como o SARS-CoV-2, por ser um vírus de RNA, ele tem uma taxa de mutação muito alta, que facilita o surgimento de muitas variantes ao redor do mundo.

Os vírus da dengue (DENV) são também agrupados em quatro sorotipos, do 1 ao 4 (sendo que um quinto sorotipo foi descoberto recentemente, em 2013, na Malásia). Mas o que é um sorotipo?

Essa é uma classificação muito utilizada no meio biológico para microrganismos. Um sorotipo é um grupo de microrganismos que compartilham um mesmo conjunto de antígenos (moléculas capazes de gerar uma resposta imune).

Confuso? Vejamos um exemplo:

Suponha que temos 10 vírus. 5 deles têm antígenos a1, a2, a3, a4, a5. Outros 5 têm antígenos b1, b2, b3, b4, b5. Para facilitar as pesquisas que faremos com esses vírus, nós podemos juntar eles em dois grupos (ou Sorotipos), A e B, visto que o corpo gerará uma resposta imune contra os vírus que compartilham os antígenos A e outra para aqueles que compartilham os antígenos B.

Se quisermos fazer uma analogia com a organização biológica clássica, podemos dizer que um sorotipo é um tipo de subespécie ou raça de microrganismos, só que baseado no conjunto de antígenos que esses possuem e não na similaridade genética entre eles.

Voltando a falar dos sorotipos da dengue, uma vez que uma pessoa se infecta com um deles, ela fica protegida para toda a vida contra esse sorotipo, além de ficar um curto período protegida contra os outros quatro. Contudo, após alguns meses, essa proteção contra os outros sorotipos fica bem reduzida, permitindo que tal pessoa pegue o vírus da dengue novamente. Na prática, isso significa que uma pessoa pode pegar dengue até 4 vezes na vida, entretanto, a partir da segunda infecção, a pessoa vai tendo mais chances de ter a chamada Dengue Hemorrágica (que falaremos mais a frente). No mundo, existem países em que circulam somente um ou dois sorotipos, contudo, no Brasil, todos os quatro sorotipos estão circulando, o que significa que somos o exemplo de pessoa que pode pegar dengue até quatro vezes durante a vida.

Onde ocorre a dengue?

A dengue infecta humanos em mais de 125 países, sendo que 50% da população mundial está sob risco de infecção. Atualmente, é sugerido que ocorram cerca de 400 milhões de casos e 22 mil mortes causadas pela dengue ao redor no mundo por ano. Apesar desse número espantoso de casos, nem sempre as pessoas têm sintomas, o que é chamado de dengue silenciosa ou assintomática. Comparado a 50 anos atrás, o número de infecções por dengue aumentou em 30x!

A Ásia e as Américas são os lugares de maior risco de infecção no mundo. Apesar de termos muitos casos aqui no Brasil — e na América Latina como um todo —, o nosso continente é responsável por somente 14% dos casos no mundo. A maior parte das infecções de dengue acontecem na Ásia (70% do número total de casos), sendo que a Índia é responsável por 34% destas infecções. A África também contribui com 16% do número de casos, apesar de que muitos cientistas sugerem que esse número pode ser bem maior, pois muitas vezes os casos de dengue são confundidos com malária.

Sendo que a maioria dos casos concentra-se nas Américas, Ásia e África, não é estranho supor que as epidemias de dengue também aconteçam nessas regiões.

Contudo, a Austrália também é um grande centro de epidemias da doença. Como hoje vivemos em um mundo onde podemos viajar fácil e rapidamente, seja de avião ou navio, os mosquitos também conseguem fazer isso, seguindo-nos em nossas viagens a trabalho ou lazer. Dessa forma, o mosquito transmissor da dengue conseguiu encontrar na Austrália um clima favorável à sua proliferação e, consequentemente, a dengue começou a se espalhar lá também. Na verdade, nos lugares citados anteriormente, a dengue já é considerada uma endemia, enquanto em vários países da Europa e o próprio EUA, a dengue é considerada uma epidemia.

Uma endemia é quando uma doença acontece durante todo o ano em uma região, com um número de casos e morte esperado em cada ciclo (podendo haver mais casos em alguma estação, como o verão para a dengue ou inverno para a gripe). Já uma epidemia é quando acontece um aumento de casos repentino em uma região (seja uma cidade, estado ou país), mas sem que isso se torne global.

De onde o vírus da dengue surgiu?

Para entender de onde a dengue surgiu, é necessário saber que existem dois tipos de ciclo de infecção do  da dengue: o silvestre e o urbano (que infecta, principalmente, humanos). Acredita-se que o vírus que circula nas florestas evoluiu primeiro, surgindo na África e na Ásia há 1000 anos (o que é MUITO recente para a evolução!), e com o passar dos anos foi ocorrendo saltos entre espécies até chegar nos seres humanos. Esse processo é chamado de spillover  isto é, ao longo do tempo e vários contatos entre animais e humanos, o vírus evoluiu para também conseguir infectar humanos. 

Acredita-se que os DENVs silvestre que circulam na África e Ásia até hoje — tendo macacos como hospedeiros e os mosquitos Aedes como vetores — sejam os ancestrais dos DENVs que nos infectam atualmente. 

Mas e o vírus da dengue urbano?

O primeiro surto registrado de dengue aconteceu em 1779 na Indonésia e no Egito. Os cientistas suspeitam que o vírus chegou nas Américas através da vinda dos mosquitos pelo tráfico de escravos no oceano Atlântico, durante o século XVII. Posteriormente, os mosquitos teriam sido transportados para a Europa e a Ásia.

Durante o século XIX, várias epidemias de dengue começaram a ser reportadas em várias das colônias europeias na África. Os surtos de dengue no sudeste asiático só começaram após o final da Segunda Guerra Mundial, na década de 1950, quando houve a crescente urbanização da região e as epidemias de dengue começaram a ocorrer anualmente. No Brasil, a primeira epidemia de dengue comprovada aconteceu na década de 80, mas há algumas evidências que indicam que a doença chegou aqui no século XIX.

O primeiro vírus da dengue foi isolado em laboratório em 1943. Dois anos depois, em 1945, três outras linhagens já haviam sido descobertas. Foi somente em 1946 que esses vírus foram associados à doença chamada “febre da dengue”.

Agora que já sabemos como esse vírus surgiu, o que ele é e onde ele causa mais problemas, fique de olho pois logo mais postaremos a segunda parte desse texto explicando como ocorre a transmissão da dengue, os sintomas da doença e por que existe um medo em pegar dengue mais de uma vez.

Para saber mais

Outros Materiais:

Be the first to comment

Leave a Reply

Seu e-mail não será divulgado


*