Discursos de séries televisivas sobre as mulheres e a cidade de São Paulo

Mulheres e cidade podem estabelecer alguma relação de sentido? Que mulheres são essas? Que cidade é essa? Como mulheres e cidade vão sendo significadas pelas séries de televisão? Como é possível compreender a produção desses sentidos?
Trabalhando especificamente com as séries Aline (2009-2011) e Antônia (2006-2007), exibidas pela Rede Globo, e com Alice (2008, 2010), exibida pelo canal de TV por assinatura HBO, Valquiria Lima buscou responder essas e outras questões em sua tese de doutorado defendida recentemente no IEL.
Imagem Divulgação – Aline
A pesquisadora se fundamentou nos princípios e procedimentos da Análise de Discurso francesa (AD) e com base neles compreendeu que essas três séries televisivas produzem interpretações sobre as mulheres e a cidade de São Paulo, interpretações formuladas por uma posição urbana e institucionalizada (discurso da TV).
Logo, a relação mulher-cidade não foi entendida como algo natural, mas sim, como algo que foi construído pelos discursos das séries. Analisando as palavras ditas pelas protagonistas das séries, e também as imagens delas e da cidade, Valquiria observou a regularidade de uma relação de enlaçamento, ou seja, uma relação que significa a mulher fazendo parte da cidade e a cidade fazendo parte da mulher, uma e outra estão enlaçadas.
Imagem Divulgação – Alice
De acordo com a autora, esse enlaçamento é significado a partir de diferentes discursividades, tais como, romântica, embate, trânsito/transitar (dentro-fora).
E a seguir você pode conhecer um pouco mais essa pesquisa e os modos como as mulheres e a cidade foram significadas lendo a entrevista realizada pelo Jornal da Unicamp com a pesquisadora.
Divulgação – Jornal UNICAMP
Além disso, caso você queira ter um conhecimento mais aprofundado, indicamos a leitura da tese completa que pode ser encontrada no Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp.
Texto por Valquiria Botega de Lima

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*