O texto e seu melhor intérprete/ Textus sui interpres optimus- Centro de Teoria da Filologia

“O texto é seu melhor intérprete” (em latim textus sui interpres optimus) é máxima registrada em obra de Lutero. Mas a ideia de que um texto explica a si mesmo é recorrente a estudiosos de textos – antigos ou modernos, poéticos, prosaicos ou técnicos, filosóficos ou literários.

Contudo, a variedade de pressupostos e de metodologias derivadas de tal ideia deixa claro que seu significado não é evidente, nem uno. Variam os sentidos, por exemplo, de “texto”, “intérprete”, bem como do que é próprio do texto (“seu”), e do que é uma interpretação “excelente”.

O Prof. Dr. József Krupp (Budapeste – Hungria) dará um minicurso sobre este assunto, em inglês, nas manhãs de 5 a 9 de junho de 2017. 

O curso visa discutir instâncias importantes de interpretação e emprego dessa máxima, passando por filósofos alexandrinos e patrísticos, chegando ao deconstrutivismo, à hermenêutica e, mais recentemente à Teoria da Filologia.

O curso será oferecido no Instituto de Estudos da Linguagem da Unicamp e tem vagas limitadas. Para assegurar a sua e receber a bibliografia, os interessados devem escrever até 25 de maio para icardoso@unicamp.br

O evento é uma promoção do Centro de Teoria da Filologia – IEL – Unicamp/Internationale Koordinationsstelle Theorie der Philologie – Heidelberg, com apoio do Centro de Estudos Clássicos

CC BY-NC 4.0 O texto e seu melhor intérprete/ Textus sui interpres optimus- Centro de Teoria da Filologia by André Alencar is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.

Sobre André Alencar 1 Artigo
Estudante de Letras - UNICAMP Interessado em musica e cultura Pop, um eterno critico do sistema. Multi-aprendiz de diversas áreas, que migrou para o universo fantástico da literatura e linguística. Também escritor de conspirações da mídia nas horas vagas. Administra o Twitter do Blog de Linguística.

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*


Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.