Spam pela vacinação…

Sim… estou copiando descaradamente o título e parte do conteúdo do blogue “Brontossauros em meu Jardim” do Carlos Hotta [e espero que ele não se importe].

Começou no dia 03 de março a campanha do Ministério da Saúde a fim de mobilizar a população para a vacinação contra o vírus Influenza H1N1.

A vacinação começou ontem, dia 08 de março e prossegue até o dia 19 de maço para profissionais da saúde e indígenas. A partir do dia 22 de março a vacinação prossegue seguindo a seguinte escala (retirada do site do Ministério da Saúde):

  1. Para entender mais o porquê desta escala, um texto muito legal é ESTE AQUI, do Atila Iamarino do blogue “Rainha Vermelha”. Atualização (17/03): o Átila escreveu mais um post sobre esse tema. Veja AQUI.
  2. Outro texto que vale a pena ser lido é ESTE AQUI, do Karl do blogue “Ecce Medicus”. Atualização (10/03): o Karl tem mais um post, desta vez com alguns esclarecimentos sobre a vacina. Veja AQUI. Atualização (26/03): Mais um post novo do Karl , respondendo dúvidas do post anterior, e comentando as bobagens que têm sido enviadas por email. Leia AQUI.
  3. Atualização (12/03): O Igor Santos mostra AQUI toda sua revolta com a situação de resistência infundada da população em tomar a vacina contra a gripe A H1N1.
  4. Atualização (20/03): Agora quem dar o ar da graça é o Roberto Takata que analisa o tão comentado email que está circulando repleto de informações incorretas sobre a vacinação. Um post de qualidade excepcional [como sempre] que pode ser acessado NESTE LINK.
  5. Atualização (20/03): Carlos Hotta  novamente. Mas, desta vez ele fala sobre a [não] toxicidade das substâncias presentes na vacina: esqualeno e thimerosal. Leia AQUI.

.

E, para terminar, reproduzo aqui o “Spam pela vacinação” que o Carlos Hotta publicou em seu blogue.

.

Por que tomar a vacina?

Antes de decidir não tomar a vacina contra a gripe H1N1, considere o seguinte:

1. como se trata de uma variedade nova, é muito fácil pegar o H1N1 se vc entrar em contato com alguém doente;

2. um número alto de pessoas menores de 65 anos são hospitalizadas devido à piora dos sintomas;

3. você pode até sobreviver à H1N1 mas vc poderá contaminará outras pessoas que não terão esta sorte.

Ao imunizar-se com a vacina H1N1, você não só evita ficar gripado mas também ajuda a proteger as pessoas que você conhece. Ao não tomar a vacina, você arrisca contaminar alguém sensível ao H1N1!

Quem é sensível ao H1N1? Grávidas, crianças e pessoas com doenças crônicas. Conhece alguém que se encaixe nestas categorias? Conhece alguém que conhece alguém que se encaixe nestas categorias? As chances de uma família inteira pegar o H1N1 se UMA pessoa pegar a doença são altíssimas!

VACINE-SE: ao SE proteger, você protege quem você AMA.

Grávidas infectadas com o H1N1 têm DEZ vezes mais chances de ser hospitalizadas que uma pessoa normal.

Se você pensa que não deve ser vacinado porque a H1N1 “não mata mais o que a gripe normal”, pense de outra forma: talvez devêssemos nos vacinar contra a gripe normal também. Certamente o número de vítimas seria menor.

EFEITOS COLATERAIS

É possível que você sofra efeitos colaterais leves após receber a vacina, como dores musculares, febre ou reações alérgicas. Também é possível que você acabe respirando com a ajuda de aparelhos ou até morrer após se infectar com o H1N1.

O risco de efeitos colaterais não é ZERO. É possível que ocorram efeitos na ordem de um em um milhão. Atualmente acredita-se que estas vacinas são tão seguras quanto as vacinas de gripe que usamos ano a ano. Lembrem-se NÃO estamos mais em 1976, os adjuvantes usados nas vacinas NÃO são tóxicos nas quantidades utilizadas. Além disso, estas vacinas já foram usadas no Hemisfério Norte sem fortes evidências de toxicidade.

PESE os riscos antes e tomar uma decisão.

LEMBRE-SE ainda que vacinado, ainda há um risco de se infectar com o H1N1!

.

.

Atualização (10/03): Se você não ficou mobilizado com todos esses textos, sinta-se à vontade para testar outras alternativas. #IroniaModeOn. Se você me permitir, sugiro uma excelente simpatia (quem dá a dica é o Igor Santos). Sim, esta é uma simpatia que funciona; mas, para isto, ela  TEM QUE SER SEGUIDA À RISCA. Para saber qual é a simpatia, clique AQUI.

One thought on “Spam pela vacinação…

  • 10 de março de 2010 em 08:51
    Permalink

    Haha, a sua foto aparece na aba da janela, ao lado do título do post.
    Lido e repassado (com os devidos créditos!)

    Besitos!

    Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *