Sobre o blog

 

Uma planta química industrial pode ser miniaturizada? Por que deveria? E como fazer?

A microfluídica é a ciência e tecnologia de sistemas que manipulam e estudam pequenas quantidades de fluidos, utilizando estruturas com dimensões de dezenas a centenas de micrômetros. Por outro lado, a engenharia química é um ramo da engenharia que tem a finalidade de desenvolver e projetar processos industriais que resultam nas enormes plantas industriais que nós conhecemos. Então, o que essas duas áreas de escalas bem diferentes podem ter em comum?

As ferramentas desenvolvidas na área de microfluídica possibilitaram obter grandes vantagens nos processos na escala de micrômetros, comparados aos processos realizados na escala convencional. As principais características dos sistemas microfluídicos identificadas são a utilização de menor quantidade de reagentes e amostras, tempo de reações menores, baixo custo de fabricação e área superficial elevada em relação ao volume e elevada transferência de massa e calor. Essas características estão sendo utilizadas por alguns engenheiros químicos para elevar a eficiência dos processos químicos. Por exemplo, uma reação química que é realizada em equipamentos convencionais em horas pode ser realizada em alguns segundos em sistemas microfluídicos, o que eleva consideravelmente a eficiência do processo.

Ainda não é possível responder se é possível ou não miniaturizar uma planta química. Alguns problemas ainda precisam ser resolvidos. Um dos mais importantes está relacionado a quantidade de produto que é gerado pelos sistemas microfluídicos. Outro aspecto que deve ser considerado pelos pesquisadores das duas áreas é o desenvolvimento dos processos químicos em escalas reduzidas. Existem características em cada escala que devem ser respeitadas e consideradas no projeto. Por isso esse blog vai apresentar semanalmente informações sobre a conexão desses mundos e como eles influenciam os processos industrias e a nossa sociedade. Essas informações poderão ser sobre algum artigo científico ou alguma notícia vinculada a algum meio de comunicação. O objetivo é que em um futuro breve nós conseguamos responder as seguintes perguntas: Uma planta química industrial pode ser miniaturizada? Por que deveria? E como fazer?

Os comentários estão desativados.