ProFluidics 285D: A impressora 3D para Microfluídica

A CADworks3D, uma fabricante canadense de impressoras 3D e desenvolvedora de materiais, acaba de anunciar um avanço notável no campo da Microfluídica.

Sua mais recente inovação, a impressora 3D ProFluidics 285D, é especialmente projetada para a Microfluídica, redefinindo as expectativas para a fabricação de dispositivos microfluídicos.

Mais facilidade na fabricação de dispositivos microfluídicos

Tradicionalmente, a criação de dispositivos microfluídicos é um processo caro, demorado e que exige muito trabalho. A ProFluidics 285D, no entanto, simplifica esse processo.

Ela é uma máquina versátil capaz de produzir uma variedade de dispositivos microfluídicos, como dispositivos transparentes com características encapsuladas, moldes mestre para dispositivos PDMS e estruturas biocompatíveis.

Com os materiais de impressão 3D da CADworks3D, os pesquisadores podem produzir canais de até 100 µm, ou menores, dependendo do design do dispositivo.

Além da Impressão DLP Convencional

A tecnologia DLP (Digital Light Processing) é comum na impressão 3D de resinas. Ela utiliza um projetor digital que emite luz UV sobre um dispositivo de micro espelhos digitais (DMD), curando a resina fotosensível camada por camada.

A ProFluidics 285D eleva esta tecnologia com sua resolução XY dinâmica de 28,5 µm, permitindo imprimir curvas suaves e formas complexas com alta precisão, reduzindo o padrão em cubos e o ruído em comparação com plataformas disponíveis no mercado.

Uma descrição de como funciona a tecnologia de impressão 3D DLP.

Um arquivo CAD é cortado em camadas, semelhante ao corte de uma tomografia computadorizada.

Cada camada é dividida em uma grade de pixels, com cada pixel correspondendo a um espelho individual no DMD.

Durante a impressão de uma camada, o projetor ativa os espelhos correspondentes aos pixels necessários para construir o arquivo CAD.

Quando os espelhos são ativados, refletem a luz UV na resina líquida e curam-na precisamente nos pixels. Quando os espelhos são desativados eles não brilham, deixando as áreas de resina sem cura.

O tamanho do pixel projetado é expresso em micrômetros (µm) e coincide com a resolução XY listada nas especificações técnicas da impressora.

Aplicações

  1. Dispositivos Transparentes Encapsulados: Com a resina transparente da CADworks3D, é possível imprimir dispositivos microfluídicos em uma única etapa, com canais XY finos como 80 μm.
  2. Molde Mestre para Dispositivos PDMS: A impressão de moldes mestre é mais rápida e menos custosa, com a possibilidade de imprimir canais com largura de até 50 μm.
  3. Dispositivos e Estruturas Biocompatíveis: A impressora suporta um sistema aberto de materiais, permitindo o uso de resinas biocompatíveis de terceiros para aplicações como bioandaime.
Dispositivo microfluídico transparente com canais de 100 µm e uma bobina helicoidal de 200 µm que envolve uma série de câmaras. Impresso na ProFluidics 285D.

Fonte: CADworks3D
Disponível em: https://www.accesswire.com/790458/profluidics-285d-the-multi-application-microfluidics-3d-printer

O conteúdo foi editado para estilo e comprimento

Tags , , , .Adicionar aos favoritos o Link permanente.

Sobre Harrson S. Santana

Doutor em Engenharia Química pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) com enfoque em Microfluídica, Simulação Numérica e Biodiesel. É também especialista em Impressão 3D de microdispositivos. • Atuou como Prof. Dr. da Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR) na área da Termodinâmica Aplicada e Operações Unitárias`; Foi Professor colaborador da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) na área de Microrreatores; Professor Visitante na Universidade de São Paulo (USP) e no Instituto ESSS. • Atuou como Pesquisador na UNICAMP nas áreas de Microfluídica, Manufatura Aditiva, Simulações Numéricas e Processos Químicos. • Ministrou Cursos e Workshops acerca de diversos temas, tais como Modelagem e Simulação de Dispositivos Microfluídicos e Impressão 3D de Dispositivos Microfluídicos, a convite de diversas instituições como Universidade Federal de Minas Gerais, Universidade Federal do Espírito Santo. Também foi palestrante convidado de diversas conferências nos temas de Biotecnologia, Energia, Microfluídica entre outros. • Foi editor dos livros "Process Analysis, Design, and Intensification in Microfluidics and Chemical Engineering" e "A Closer Look at Biodiesel Production". • Atualmente atua como editor convidado dos periódicos “JoVE Journal” e “Frontiers in Chemical Engineering”. • Participou até o momento de 18 projetos de pesquisa, como coordenador e integrante gerando como resultados 33 artigos científicos em importantes periódicos internacionais, 6 patentes depositadas e 7 programas de computador com registro no Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI). • É criador do blog Microfluídica & Engenharia Química, onde apresenta conteúdos dessas duas áreas e como elas influenciam a nossa sociedade. Seu interesse científico se concentra em fenômenos de transporte, engenharia das reações química, simulações numéricas de dispositivos microfluídicos aplicados em processos químicos, físicos e biológicos, impressoras 3D e bioimpressão, além de sistemas robóticos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *